Viagem

Cecília Meireles

Resenhas - Viagem

LiteraLucas 18/03/2024

Impermanência!
É incrível como a literatura de Cecília Meireles é uma Estrela Simbólica e impermanente, num contexto de literatura nacional dogmaticamente realista, materialista e definitiva. O futuro da literatura brasileira está na obra de Cecília!

Elizabeth 25/02/2024

Aos poetas...
Uma leitura rápida, comovente, forte. Sem amarras, fluente, poetisa urgente, doce e contente, eu tentando ser poetisa... que sonho. Acordei.

TalesVR 04/02/2024

Monumental
Livro muito gostoso de ler, os poemas vão aparecendo num misto de melancolia, reflexões pessoais, uma pitadinha de erotismo e o resultado é ótimo. Versos tão pequenos com uma riqueza tão grande por trás.

giandon_vika 10/01/2024

Genial.
A Cecilia tinha uma sensibilidade com as palavras e com os sentimentos... que ninguém jamais teve. A coisa mais linda sobre livros de poesia é que eles nos dão acesso à um compilado de pensamentos, dores, anseios e paixões que habitam na mente de uma pessoa.
Lembro até hoje que ganhei este livro no meu aniversário de 10 anos... lembro perfeitamente de folhear as páginas e me maravilhar cada vez mais.
Perfeito.

Anna1524 30/12/2023

"Meu sonho quer apenas o tamanho da minha alma."
Eu tenho algumas histórias bem marcantes de como eu comecei a gostar de alguns autores, e uma dessas é com a Cecília. No 9° ano, folheando o livro didático de português, eu tive contato com Retrato. Esse poema teve alguma reação química absurda no meu corpo mas ficou lá. Ano passado, recebi outro baque folheando a apostila do ensino médio:
"No desequilíbrio dos mares,
as proas giraram sozinhas...
Numa das naves que afundaram
é que tu certamente vinhas.
Eu te esperei todos os séculos,
sem desespero e sem desgosto,
e morri de infinitas mortes
guardando sempre o mesmo rosto.
Quando as ondas te carregaram,
meus olhos, entre águas e areias,
cegaram como os das estátuas,
a tudo quanto existe alheias.
Minhas mãos pararam sobre o ar
e endureceram junto ao vento,
e perderam a cor que tinham
e a lembrança do movimento.
E o sorriso que eu te levava
desprendeu-se e caiu de mim:
e só talvez ele ainda viva
dentro dessas águas sem fim."
Cecília tem muita importância na minha vida de adolescente e de jovem adulta, e esse livro ficará marcado nela, assim como as histórias de anos atrás.

antuan_reloaded 03/06/2023

[8/10]
"Levou somente a palavra
deixou ficar o sentido."

"Virei-me sobre a minha própria existência, e contemplei-a."

Em "Viagem", Cecília Meireles condensa seu projeto literário no limiar entre a tradição e o moderno. Aqui vislumbramos um conjunto de poemas com métrica e rima bem definidos misturados com aqueles de versos livres e brancos.

Com isso, a poeta desenvolve poética extritamente sensorial na qual sobressaem alguns signos. O mar, o som, as ondas, a música volta e meia se firmam como lugares-comuns. De alguns versos, por vezes, se desprende o cheiro de sal e maresia.

Quanto à temática, boa parte gira em torna da efemeridade da vida e o eu-lírico busca na contemplação dos signos supracitados explicação para a sua existência. São poemas, portanto, que se afastam do simbolismo de outrora.

Kdiaax 27/03/2023

Cecília te prende de uma forma linda, o livro é ótimo para relaxar e colocar a cabeça pra pensar um pouco. Sigo achando Retalhos o melhor de todos.

silveira3 13/02/2023

Viajei
Ler essa coletânea parece uma viagem mesmo. uma sensação constante de estar suspenso no espaço esperando o próximo destino (a maioria, acho que nem sabia que existia em mim, apesar de acontecer uma certa identificação)

alguns dos meus favoritos:

- motivo
- retrato
- canção (pus meu sonho num navio)
- gargalhada
- onda
- pergunta

Aline 18/12/2022

Incrível
Comecei lendo sem esperar nada, mas me surpreendeu muito. Cecilia trouxe diversas reflexões profundas sobre a vida e assuntos que remetem a introspecção do ser humano.
Incrível!
Obrigada Cecilia Meireles
Luíza 19/12/2022minha estante
Morta de vontade para ler por causa dos trechos que vc postou aqui

rafa 27/10/2022

não sou fã de poemas, mas Cecília Meireles tem meu coração
RETRATO

"Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas
eu não tinha este coração
que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
? Em que espelho ficou perdida
a minha face?"

mari 26/06/2022

Uma viagem pela obra de Cecília
Primeiro eu queria expor que eu comecei a ler esse livro há anos atrás e só acabei recentemente. Não sei, talvez eu não estava preparada para ele antes e ele não fazia tanto sentido quanto ele deveria para manter a minha atenção, mas acredito que o tempo que eu passei lendo foi o necessário. E hoje eu posso dizer que ele é um livro tão sutil, mas tão forte e como a Cecilia escreve lindamente, admito que alguns trechos eu não compreendi totalmente, mas teve alguns que eu não consegui segurar o choro.
Não tenho muito mais a acrescentar, mas queria deixar aqui um dos meus poemas favoritos e que eu sempre me emociono:

- Criança

Cabecinha boa de menino triste,
de menino triste que sofre sozinho,
que sozinho sofre - e resiste.

Cabecinha boa de menino ausente,
que de sofrer tanto se fez pensativo,
e não sabe mais o que sente.

Cabecinha boa de menino mudo
que não teve nada, que não pediu nada,
pelo medo de perder tudo.

Cabecinha boa de menino santo
que do alto se inclina sobre a água do mundo
para mirar seu desencanto.

Para ver passar numa onda lenta e fria
a estrela perdida da felicidade
que soube que não possuiria.

É isso, leiam Cecilia ela tem muito muito para mostrar e tocar esse seu coraçãozinho como uma boa poesia sempre faz.

andré 24/01/2022

?Se eu nem sei onde estou,
como posso esperar que algum ouvido me escute?

Ah! se eu nem sei quem sou,
como posso esperar que venha alguém gostar de mim??

Katia Rodrigues 08/11/2021

"...com a Morte aprendi essas relações entre o Efêmero e o Eterno"
Considero esta como uma das melhores leituras da vida. Viagem reúne poemas de profunda sensibilidade que flertam com a melancolia de temáticas como a da transitoriedade da vida, do amor, do infinito e do tempo. Com destaque para a fugacidade do tempo e a efemeridade das coisas.

Nessa obra, Cecília traça o caminho da reflexão filosófica e existencial, porém sem assumir uma postura de racionalidade, a reflexão se dá a partir das próprias experiências e do exame aguçado dos próprios sentimentos: a morte dos pais quando menina, a morte da avó que a educara, o suicídio do primeiro marido, o silêncio, a solidão. Foi antes de tudo uma escritora intuitiva.

Nas palavras da própria poetisa: " Acordar a criatura humana dessa espécie de sonambulismo em que tantos se deixam arrastar. Mostrar-lhes a vida em profundidade. Sem pretensão filosófica ou de salvação - mas por uma contemplação poética afetuosa e participante". Maravilhosa, né?!

Cecília faz parte do grupo de poetas da segunda geração do Modernismo brasileiro, junto, por exemplo de Vinícius de Moraes. Ambos Espiritualistas. Vinícius desenvolve um caminho em direção à percepção material da vida. Enquanto que Cecília desenvolve uma poesia intimista e reflexiva, de profunda sensibilidade.

A frequente presença de elementos como o vento, a água, o mar, o ar, o tempo, o espaço, a solidão e a música dão a poesia de Cecília um caráter fluido e etéreo. A musicalidade também é um elemento marcante desse livro. Como no poema Fim:

Ó tempos de incerta esperança
que assim vos desacreditastes!
Cresceram nuvens sobre a lua
e o vento passou pelas hastes.

Vinde ver meu jardim sem flores
no presente nem no futuro,
e a mão das águas procurando
um rumo pelo solo escuro!

Vinde ouvir a história da vida
no sopro da noite deserta.
Caíram as sombras das vozes
dentro da última estrela aberta.

Ai! tudo isto é letra do horóscopo...
E só tu, Estátua, resistes!
— Mas, embora nunca te quebres,
terás sempre os olhos mais tristes.

Viagem marca o início da maturidade poética de sua obra e afiança Cecília como a principal voz feminina de nossa poesia moderna. Por fim, Cecília merece ser lida.
Gio 08/11/2021minha estante
Que beleza de resenha! E esse poema hein... segunda-feira animada.... kkk

Katia Rodrigues 08/11/2021minha estante
Valeu ? eu sempre acho minhas resenhas chatíssimas kkkkk

Ahhhhh eu amo uma poesia melancólica ? E esse da Cecília é até esperançoso, entra na categoria realista esperançoso, como diria Ariano Suassuna "O otimista é um tolo. O pessimista, um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso"

Gio 08/11/2021minha estante
Chatas nada! Traz até o contexto da escritora, inclusive fazendo paralelo com outro poeta. Eu, que conheço pouco de ambos, já posso me situar um pouquinho.

Realista esperançoso é um jeito bonito de dizer pessimista-otimista, kkkk.

Poesia melancólica... coloca o Alberto Caeiro neste potinho? Acho que gosto tbm...

Caeiro é 100% realista esperançoso kkkkkkkk

Essa pegada de apreciar a realidade da vida, sem idealizações, sem complicações reflexivas, encaixa no realista e a parte esperançosa fica por conta da exaltação da prureza das coisas, da simplicidade e tals

Gio 08/11/2021minha estante
Eh, definitivamente, gosto disso.

Quando tiver lido algo muito potente, que esteja te transbordando e tu queiras compartilhar com alguém, não me importo nem um pouquinho se escreveres num bilhete e deixar lá na minha caixa de correio. ?

Combinado hein ?