Porém Bruxa

Porém Bruxa Carol Chiovatto

Resenhas - Porém Bruxa

Beatriz 18/04/2021

Li no KU e comprei o fisico
Amei tanto essa história, não por causas políticas ou questões mais subjetivas e complexas. Gostei da personagem, do corregedor, gostei da São pulo retratada, gostei dos personagens secundários. Foi uma história muito gostosa de ler, e eu terminei sedenta por mais
bruna 05/05/2021minha estante
li no ku KKKKKKKKKKKKKKKKKKK desuclpa bea

Nise 19/07/2021minha estante
Aha! Não lembrava onde tinha visto recomendarem o livro, foi no seu canal! E que bom que li, amei! Obrigada pela indicação.

Pace 22/07/2021minha estante
Qual a classificação?

Miguel 05/09/2021minha estante
Leu no KU foi otimo

Ronaldo 26/03/2022minha estante
Beatriz, seja sincera.
Qual a profundidade da sua amizade com a Carol?
Com tantos seguidores, indicar um livro desse com uma avaliação desse nível?
Lançar uma resenha "enxuta" e não destacar em vídeos e em resenha os pontos negativos e positivos do livro de forma imparcial...
E você lê muito, sabe o que é uma escrita realmente boa e a qual não é.

A profundidade desses personagens secundários, é zero.

A descrição da cidade de SP e da "Cidade dos Nobres", é zero - a cidade dos nobres, pra quem não leu, é a cidade dos bruxos, cidade essa que não é narrado nem o paver de um calçamento.

Não vi regras e delimitações no uso da magia, não li nenhuma pré-descrição e fundamentação a um feitiço sequer (os perigos, as consequências, os limites).

Esse livro, em minha opinião, tem que melhorar muito pra ser péssimo.

Book.eeu 15/02/2023minha estante
Alguém sabe a classificação indicativa?
Tem algo mto forte?

Nati Morgan 15/08/2020

Que surpresa maravilhosa tive com este livro!! Vi este livro de relance no Kindle Unlimited e me chamou atenção a sinopse, afinal, é um livro de uma bruxa que vive em São Paulo combatendo a cidade de todo o mal que pode existir rs.
Seria um sonho muito distante pedir pra Carol lançar outro livro com Ísis e Victor? Eu realmente gostei de todos os personagens deste livro e não teve um que não me cativou.
A Carol trouxe neste livro temas muito atuais que a gente vê hoje em dia, como abuso de poder de grandes autoridades que deveriam nos proteger, por exemplo.
É um livro que envolve mistério e investigação, e acima de tudo, a importância de se ter bons amigos ao seu lado. Recomendo a leitura pra quem gosta dessa temática e também pra enaltecer a escrita de uma escritora brasileira.
Iris 11/09/2020minha estante
Aaaaahh como eu queria que tivesse pelo menos uma ceninha da isis com o victorrr

Vitoria 17/01/2021minha estante
A Carol tem uma newsletter que ela postou um conto pelo ponto de vista do Victor daquela cena de quando ele vai falar com o conselho, vale super a pena acompanhar ela nas redes sociais :)

Lauraa Machado 12/01/2021

Muito ruim, muito amador e superficial
O ano mal começou, mas já estou disposta a apostar que essa vai ser a maior decepção literária de 2021 para mim. Eu via tanta gente recomendando, gente que eu achava que era crítica e exigente, que comprei sem medo. Aí vi a resenha da G. G. Diniz no canal Usina de Universos e pensei que estava preparada para ver todos os problemas que ela tinha apontado e não me decepcionar. Pois eu já não esperava muito quando peguei o livro para ler por causa da Maratona Literária de Verão (sou do time do Poseidon, que tem esse livro como leitura coletiva) e acabei detestando ainda mais!

Eu não tenho nada contra a autora, tá? Não a conheço e nem acho que ela deve ser uma pessoa ruim ou qualquer coisa assim. Tudo que eu falar aqui tem a ver com o livro, a escrita e a história que ela apresentou em Porém Bruxa só, nada mais. É só a minha opinião. Se você gostou, que bom, mas eu detestei mesmo, estou até agora procurando alguma coisa que tenha sido boa, que tenha me agradado, mas não consegui encontrar ainda. Mas vamos por partes?

Eu tive vários problemas com esse livro, mas pelo que eu me lembro da resenha da G. G. Diniz (faz um tempo já que vi), concordo com tudo. Então, depois vai lá no Usina de Universos para dar uma olhada no que ela falou. Super vale a pena. Pode ser que eu fale algumas coisas parecidas aqui, já deixo avisado. Acho que tem um grande problema no jeito que a autora, por exemplo, lidou com religiões diferentes, e com a raça de personagens (ou seja, ela nunca descrevia nenhum), mas a Gabi Diniz falou no vídeo bem melhor do que eu conseguiria, então nem vou tentar. Só vai lá ver o vídeo dela depois.

A coisa que mais me incomodou em Porém Bruxa foi a constante sensação de que a autora tinha escrito uma lista sobre problemas socioeconômicos que precisava abordar e foi incluindo cenas inúteis, desnecessárias e extremamente superficiais só para poder marcar na lista que tinha feito. Uma grande parte disso foram as diversas religiões. Ela parece tentar atirar para todo lado, abraçar o mundo, e aí acaba deixando tudo muito raso e nada trabalhado, além de não passar uma ideia realista o bastante nem quando tenta. Por exemplo, o garoto que cultua deuses gregos ou o terreiro que não é descrito, não é importante para a história e nem tem pessoas diversas envolvidas. São muitas cenas mesmo com assuntos novos que nunca mais são abordados e que poderiam deixar de existir sem ninguém perceber. Uma delas é a do prólogo. É por causa de prólogos como o desse livro que tem gente que diz que não lê prólogos e acha que eles não são importantes. Esse daqui está no topo do mais inútil e sem sentido que já encontrei. Talvez seja o único, na verdade.

Tem várias cenas, por exemplo, cujo único propósito era a protagonista se mostrar feminista, mas muitas nem faziam sentido. Ísis é uma das protagonistas mais insuportáveis que já conheci, e olha que eu costumo amar aquelas que todos odeiam. Ela é a clássica pessoa que diz que tem opinião e personalidade forte, mas que na verdade é grossa e mal educada com qualquer pessoa, sem nunca ter consciência de classe ou empatia. Ela chega a interrogar a irmã de uma mulher desaparecida e ficar irritada com a demora da mulher para dar informações completas, uma mulher mais simples e que devia estar bem abalada. Para que empatia básica, né? Ísis é incrível, independente e forte demais para dar tempo a quem pode ter perdido a irmã (sarcasmo).

Outra coisa que é bem inútil são os personagens secundários que basicamente só existem para apoiar a protagonista. Quase nenhum tem outros rumos, outros problemas, a Ísis nunca se retira da própria vida para ajudar seus amigos, mas eles estão sempre presentes, sempre, absolutamente sempre, até mesmo quando precisam fazer o impossível para descobrir onde a Ísis está e do que ela precisa.

Todas as pessoas próximas dela, aliás, sabem quem ela é, e essa foi a pior ideia que a autora teve para o livro, de longe. Destruiu a possibilidade de criar tensão entre elas, de ter um segredo, de ter o conflito de criar mentiras e de depois ainda ter alguém descobrindo e a protagonista tendo que lidar com as consequências disso, o que teria sido muito mais interessante. Além do mais, isso de ter todos seus amigos próximos sabendo vai completamente contra a ideia de que ela precisa manter bruxaria em segredo dos comuns. Aparentemente, essa é a regra mais ignorada do universo, né?

Aliás, vamos falar de bruxaria? Eu não sei vocês, mas quando pego um livro de bruxaria para ler, o mínimo que eu espero é ambientação mágica e envolvente. Quero sentir que estou descobrindo um mundo secreto e mágico que se esconde atrás do nosso também quando leio fantasia urbana. Quero sentir a magia, ficar maravilhada por ela, imaginar as possibilidades e ter uma vontade absurda de desejar fazer parte desse universo, de me tornar bruxa também. Não senti nada disso enquanto lia esse livro. Foi, aliás, a fantasia mais sem sal, sem emoção e sem ambientação que já li. É um mundo completamente raso, nada palpável ou imersivo, nada encantador e incrível, nada envolvente. É tudo mais ou menos o nosso mundo mesmo, e faria pouquíssima diferença ter bruxaria no livro ou não.

Acho que é daí que veio o título, que não é explicado de nenhum jeito no livro. A autora inventou a história inteira e só depois completou com "porém, bruxa!" e incluiu isso sem ser algo necessário e intrínseco no enredo. É extra, dispensável e mal desenvolvido. A descrição das cenas é a parte que mais contribui para esse universo mágico raso, pois não é nada sensorial, nem muito visual na verdade. Não é porque o livro se passa em São Paulo nos dias de hoje que isso dispensa a necessidade de descrição de cena e lugares. O Brasil é bem maior que isso, e eu ainda esperava que a bruxaria fosse mudar alguma coisa na história.

A bruxaria e esse universo, aliás, não são nem um pouco explicados. Os poderes da Ísis são bem improvisados e aleatórios, o que atrapalha mais na história do que pode parecer. Como querem que o leitor fique ansioso e tenso com os acontecimentos quando nunca fizeram questão de explicar para ele os limites do poder das bruxas, do que é possível e do que não é, de por que algo é ruim e quão sem saída a protagonista está? Pela falta de explicação, eu senti o tempo inteiro que a protagonista poderia facilmente fazer qualquer coisa, qualquer coisa mesmo, então nem ficava tensa com seus problemas. E não é que ela nunca teve muita dificuldade em solucionar nada? Também, sempre tinha alguém para desfazer o problema, algum feitiço que nunca tinha sido mencionado para a Ísis usar bem na hora que precisava.

Além de eu ter terminado o livro sem a menor noção de como os poderes dela funcionam, também tenho zero ideia de como é o mundo bruxo, como é a sociedade deles, quais lugares exclusivamente bruxos existem, quantas pessoas bruxas tem, como se tornam bruxas ou se nascem assim. É bem aleatório também, uma aproximação de explicação superficial que na verdade não explica nada. Quando falei com uma amiga sobre isso, ela definiu super bem. São explicações como para crianças, sem qualquer aprofundamento, sem mostrar a complexidade por trás. É porque é e você é obrigado a aceitar, mesmo sem qualquer prova. A protagonista, aliás, contou muita coisa, mas mostrou pouquíssimas, então esse universo inteiro aí não convenceu nem um pouco.

Mas esse nem é o pior problema da escrita do livro. A narração é em primeira pessoa, mas Ísis não tem voz narrativa nenhuma, é tudo bem indefinido. Além disso, ela tem construções absurdamente formais que nem encaixam na história e nem combinam com o resto. Por exemplo: "(...) ela me comunicou a possibilidade de demorar um pouquinho no caminho", isso sendo que quem 'comunicou' era uma amiga super próxima dela. Para que dizer "comunicou" em vez de "dizer"? "A possibilidade de demorar"? Isso é o que o meu professor de gramática e preparação de texto chamaria de hipercorreção, que acaba só poluindo o livro. No meio disso, tem uma linguagem extremamente informal também, por exemplo: "Comi igual uma cavala." Ou seja, a autora nunca encontrou o tom do livro, nunca desenvolveu uma voz para a Ísis, e ela é tão sem personalidade quanto sua narrativa.

Por falar nisso, durante uma boa parte do livro, fiquei com a impressão de que a autora era advogada ou algo assim e acabei descobrindo que ela é pesquisadora. Fez sentido para mim, porque com uma linguagem incerta, sem desenvoltura e tão deslocada, encaixa melhor para um livro acadêmico mesmo, e não algo literário e descrito em prosa.

Pois é. Eu ainda tenho mais coisa para criticar. Enquanto isso, vou me perguntando aqui se tem alguma coisa da qual gostei. Poderia dizer que gostei da "representatividade", mas ela é tão superficial que parece ter sido feita só para completar tabela, então não conta. Poderia dizer que gostei da magia, mas seria bem mais mentiroso ainda, porque não teve nada de divertido na magia da Ísis e nas suas possibilidades (indefinidas pelo livro). Quem sabe poderia dizer que gostei da investigação, mas ela serviu basicamente para acabar no maior anticlímax possível e numa solução tão fácil que eu nem sei por que incluíram na história. O clímax de verdade, do final, é tão confuso e aleatório também, que a minha vontade era de abandonar o livro finalmente, mesmo que faltasse menos de 10% para eu terminar e que tudo estivesse prestes a se resolver. Não teve nada no livro que me interessasse, nada que fizesse com que eu me importasse ou me ligasse à história.

Queria não ter lido. Mas li e cheguei a perceber até os menores detalhes, por exemplo, a protagonista tratando um personagem de 12 anos como se ele tivesse menos de dez, ou o fato de que ela ganha dinheiro suficiente para ter um apartamento em São Paulo e eu não tenho ideia de como consegue ser paga desse tanto por não fazer praticamente nada. E, se faz, não aparece no livro. E o romance? Meio inexistente aqui, mas pior ainda é que não tem a mínima química ou tensão, nem deu para eu torcer para os dois ficarem juntos.

Mas o que eu quero criticar a partir de agora é bem mais sério que isso e foi tratado de um jeito absurdamente irresponsável pela autora. Acho que a G. G. Diniz pode ter falado sobre isso no vídeo, mas, senão, falarei aqui.

Vou dar spoiler neste parágrafo, não tem como evitar, mas pelo menos já deixo avisado. Se não quiser saber, pula pro próximo.
A protagonista passou por um abuso indefinido mas que parece ter sido tortura mental pelo seu antigo superior depois de ela recusar um relacionamento com ele. Quando conta isso, quando explica seu trauma ao seu atual superior, a reação dele é dizer que ele se sente atraído fisicamente por ela também. Isso, em si, já é muito ruim, mas pior foi a autora ter mostrado isso como algo bom, quando eu fiquei me sentindo extremamente desconfortável e encurralada. Não sei como um alarme não soou na cabeça da Ísis, já que esse é um sinal bem claro de que ele não sabe se colocar no lugar dela e não conseguiu ter essa conversa sem falar da própria atração. Mas isso é o de menos, já que ele decide ir denunciar o antigo superior sem nem perguntar para a Ísis o que ela acharia, sem perguntar se queria. É bom ter alguém que te apoia e te incentiva a denunciar? Pode ser muito bom, mas essa pessoa nunca, jamais pode tirar de você o poder de decidir sobre o que vai fazer em relação ao seu próprio trauma. Relacionamentos abusivos muitas vezes nascem de uma pessoa que desconsidera a opinião da outra e se acha no direito de tomar decisões das mais pessoais por ela. Foi isso que Victor, o atual superior de Ísis, fez. Ele tomou uma decisão que tem um impacto enorme sem nunca nem saber a opinião dela sobre isso. Ele ainda acabou ganhando uma promoção por isso, o que torna sua atitude ainda mais podre.

Claro que isso é um abuso de poder, é um sinal enorme de que um relacionamento com ele seria tão abusivo quanto o outro (ainda que menos óbvio e mais sorrateiramente abusivo), mas a autora ainda foi irresponsável em mostrar as consequências como sendo incríveis e ideais, transformando sua atitude em algo romântico. Na vida real, quem fica tendo que lidar com as mentiras que vêm depois, as dúvidas, as acusações e todas as piores consequências é a vítima. Seria bem diferente de como foi mostrado aqui. Isso, para mim, é inaceitável. Romantizar uma situação abusiva é inaceitável.

Mesmo sem isso, não teve nada que me agradou minimamente no livro, nem senti que estava de volta em São Paulo, então é claro que não vou ler a continuação. Achava que ia encontrar uma fantasia urbana brasileira como os livros da Cassandra Clare, só encontrei decepção. Queria não ter lido. Queria não ter decidido participar da leitura coletiva pela primeira vez na vida. Queria não ter confiado na opinião de quem tinha recomendado o livro. Queria não ter me decepcionado tanto. Porém, é a vida.
Micaela Cavalcanti 12/01/2021minha estante
Eu também acho que se não tivesse magia, o livro dava na mesma, não consegui senti-la como algo necessário dentro da história. Achei os casos muito entediantes, e a escrita dificultou muito minha experiência, eu não consegui prestar atenção em tudo, porque não estava achando interessante, e algumas vezes relia o parágrafo, mas uma hora cansei de ficar voltando, até porque saí recentemente de uma ressaca literária gigante, não queria outra. Enfim, também achei bem ruim, e nem culpo as expectativas, pois eu não tinha nenhuma, ainda assim, queria muito ter gostado, só pela ideia de ser uma fantasia (gênero favorito) que se passa no Brasil.

Eduarda2103 12/01/2021minha estante
os personagens secundários são extremamente convenientes pra história, chega a ser chato. eles literalmente existem pra ajudar a protagonista. acho que se a autora não tivesse colocado tanta lacração à la quebrando o tabu o livro seria bem menos chato. tbm estava com expectativas por conta da leitura coletiva da MLV e me frustrei horrores :/

gabriela 12/01/2021minha estante
toda vontade que eu tinha de ler o livro agora foi pro saco kskslslsl

Lauraa Machado 12/01/2021minha estante
Olha, Gabriela, acho válido ler pelo menos a amostra, vai que você gosta! Mas as chances não são grandes haha

Lauraa Machado 12/01/2021minha estante
Nossa, Micaelaaa, imagina ter que ler esse livro praticamente duas vezes! Dava para ler por cima sem perder nada direito. Foi tudo muito qualquer coisa a mesmo

Lauraa Machado 12/01/2021minha estante
Então Duds! Toda vez que a protagonista precisava de alguma coisa, um amigo aparecia do NADA para resolver. Como eles escolheram para a leitura coletiva, esperava que fosse bom. Mas acho que foi mais pela autora ter bons contatos

Emilia 14/01/2021minha estante
Eu ODIEI esse livro por vários pontos em comum com os que você já apontou, mas tiveram detalhes na sua resenha que me fizeram abrir os olhos para outros problemas... Realmente, você tem toda razão

Lauraa Machado 14/01/2021minha estante
Dá uma olhada no vídeo da Gabi Diniz no canal dela no Youtube, chama Usina de Universos. Ela fala ainda mais coisas super válida!

BrunaCeotto 15/01/2021minha estante
tava animada para esse, mas depois da sua resenha e considerando nosso gosto parecido...

Lauraa Machado 15/01/2021minha estante
Começa a ler uma amostra, que logo você percebe se gosta ou não. Nos primeiros capítulos, eu já percebi que estava entrando em um buraco haha

bookbymadu 16/01/2021minha estante
Também to participando da Maratona e pretendia começar mesmo sem vontade nenhuma pq não me interessou muito, mas depois da sua resenha tenho menos vontade ainda kkkkkk

Lauraa Machado 16/01/2021minha estante
Começa, vai que você ama. E os problemas do livro aparecem desde o começo, então super dá para você já ter uma ideia nos primeiros capítulos se está gostando e abandonar se não estiver

23/01/2021minha estante
Eu nunca pensei em ler esse livro nem nada. Mas sou inscrita em umas newsletters sobre escrita e, em uma delas, recebi a indicação dessa história que, nas palavras de quem indicou ?recomendo a leitura pelas cenas de tensão, a linguagem ágil e contemporânea da Carol e as reflexões que ele faz de temas da atualidade.? mas eu confio BEM MAIS no que você diz

Lauraa Machado 23/01/2021minha estante
Nossa haha isso daí era o que a autora ou a editora queriam, porque o livro não passa nada disso haha é sofrido. Se quiser arriscar, lê uma amostra. A maioria dos problemas fica clara desde o começo

pâm 24/01/2021minha estante
Linda, maravilhosa, falou tudo! Os diálogos MEGA infantis me irritaram demais! E aquela cena do final com a mãe do Pedro??? Que desnecessário!! A autora tentou fazer algo impactante e falhou demais ? Chegou um momento que todo mundo era filho do Pastor, que até eu já tava achando que era também. Péssimo em tantos níveis.

Lauraa Machado 25/01/2021minha estante
Hahaha será que eu sou filha do pastor também? Foi muito bagunçado né haha

Laura Finesso 13/03/2021minha estante
Nossa, enquanto eu lia eu estava adorando e achando tudo bem dinâmico, mas o fato da autora querer abraçar tantos temas de forma tão rasa tbm me incomodou muito. Caso o livro tivesse umas páginas a mais e ela cortasse algumas das coisas inúteis pro enredo (que não foram poucas), creio que poderia ter sido pelo menos um pouco melhor. Muita coisa poderia ter sido feita de forma diferente.
Fiquei me sentindo mal porque terminei junto de uma Leitura Coletiva e senti que estava problematizando coisas demais na minha cabeça, principalmente porque todo mundo diz que ama esse livro. Agora vi que não fui a única!

Ronaldo 26/03/2022minha estante
Laura, aceita-me no rol de suas amizades?

Brincadeiras a parte, você foi perfeita na resenha.

Eu fui pela ideia da Beatriz Paludello, e joguei meu tempo fora. kkk

@_leandropaixao 24/09/2022

Bem sem gracinha...
Apesar do livro retratar assunto bem bacana com a representatividade, abuso feminino religiões entre outros, todo o livro em si não me atraiu... novamente a Carol, não apresentou na minha opinião o universo criado aqui, o mesmo aconteceu com Senciente nível 5. Definitivamente a escrita dela não é pra mim.
Esse livro conta a trama da bruxa Isis que trabalha investigando crimes envolvidos com magia, porém ela não se contente somente com esses casos que são destinados a ela e acaba se envolvendo com outras situações que não compete a ela, ajudando sua amiga da delegacia da mulher ela irá enfrentar muitos problemas para desvendar esse mistério.

Norberto 17/01/2021

Excelente leitura! Personagens interessantes, fantasia em um cenário próximo e conhecido com elementos que deixam a trama ainda mais rica. Além disso, pontos de discussão muito importantes, como intolerância religiosa, feminismo, abuso entre outros. Fiquei sabendo que vai ter uma continuação, é real? Se sim, quero!
Marry 17/01/2021minha estante
Gostei muito.

Elfa 23/05/2022

Blá blá blá da Cindy ???
MDS não tava dando ND para esse livro mais ele me surpreendeu demais
Não consegui para de ele
Inclusive dei uma enrolada para o livro não acabar rápido kkkkk
Maravilhoso quem tive a oportunidade de ler PF faça esse favor ???

Glo 02/05/2021

Eu mal tenho palavras para expressar o quanto amei esse livro, de começo ao fim.

Os personagens são cativantes e o enredo é um quebra-cabeças que vai se resolvendo gradualmente. Eu amei acompanhar a investigação através de perspectiva da Isís e a sua esperteza para resolver todos os mistérios da vez.

Também nem preciso dizer o quanto amei Helena, Dulce e a Fernanda, né? Perfeitas. Murilo e Victor também. Dois fofos.

A autora sobre trabalhar muito bem a construção da magia urbana e a mescla das diferenças crenças. Particularmente, deu pra sentir muito o carinho que ela demonstrou ao escrever sobre o candomblé e a cultura indígena.

Olha, sinceramente. Dou 5 estrelas, mas se pudesse, dava 100. Por favor, leiam esse livro.
@dandaramurad 02/05/2021minha estante
Eu amei tb!!!! Engoli, sério.

Glo 02/05/2021minha estante
@dandaramurad nossa sim! comecei ontem a noite e não conseguia largar de tão bom que é

warmchapters 20/01/2021

é muito gratificante ler um livro nacional tão a cara da gente mesmo, sabe?
eu não sou a maior fã de fantasia, mas a ambientação urbana de porém bruxa + todos os aspectos que eu conseguia entender (como os conceitos religiosos e tal) deixaram a leitura muito fluída e gostosa.
acabei com um gosto de quero mais, e muito grata à MLV por ter me feito ler esse livro (porque, de primeira vista, é muito fora da minha zona de conforto). já quero continuação!

Joel.Martins 18/09/2021

Porém É BOM DEMAIS ??
Como não ter orgulho da literatura brasileira??!?!
Com magia a bruxa Ísis Rossetti nos apresenta um Brasil real.
Um Brasil cheio de dificuldades e diversidades.
Acompanhar Ísis e seus amigos nessa investigação é muito legal ? A luta aqui não é apenas contra poderes sobrenaturais - também é contra a intolerância, o preconceito, a injustiça...

Já estou esperando a sequência!

Merece 5? por ter tudo em tão poucas páginas. Parabéns à autora Carol Chiovatto????

"Somos as filhas de todas as Bruxas que vocês não conseguiram queima"

Lorena.Naben 29/01/2021

Demais!
Leitura fluída, história rica de informações e detalhes, personagens apaixonantes! Livro diferente do que estamos acostumados a ler! Realmente muito bom!

Anae 19/08/2021

Coloquei muita expectativa e acabei me ferrando
Só que como já disse, coloquei muita expectativa. Achei que o livro ia ter mais ação mas eu achei ele bem parado na maioria das partes, foi uma leitura bem cansativa pra mim. Talvez seja pq eu esperava que ele fosse totalmente diferente

Pedro Manso 14/03/2021

MA-RA-VI-LHO-SO
Autores brasileiros tem que ter mais destaques, esse livro é mais um de autores atuais que devemos começar a acompanhar com mais atenção.
A ambientação foi feita de uma maneira perfeita.
Colocar no livro frases típicas, maneiras de se expressar, situações comuns do nossos dia a dia, só demonstra a preocupação da autora de passar uma boa história com cenário brasileiro.
Livro para pessoas que estejam dispostas a uma visão mais aberta sobre religião e bruxaria, livre de preconceitos.
Basicamente um livro policial/investigativo com uma pegada mítica e mágica.
"somos as bruxas que vocês não conseguiram queimar[..] a inquisição nunca conseguiu queimar uma bruxa sequer."
Lhyz 23/03/2021minha estante
Assino embaixo de cada palavra!! Eu super amei esse livro!

Perdida_nas_Estrelas 03/05/2023

Recomendadíssimo!
A escrita da Carol Chiovatto é muito fluida: quando você vê, o capítulo já acabou e você está doida para saber o que irá acontecer. Isso por si só já dá uma ótima recomendação de leitura, mas o que tenho para falar é que tudo fica ainda melhor quando a trama se desenrola a partir de assuntos muito relevantes, como intolerância religiosa, abusos psicológicos, abuso de autoridade, pessoas em situação de rua, feminicídio, questões de sexualidade, dentre outros. De início imaginei que a autora não daria conta de desenvolver nem três desses assuntos citados em um enredo tão curto, porém ela dá conta disso, sim, e de muito mais!
Uma das coisas mais empolgantes é ler e se sentir andanado por São Paulo, eu nem sou muito de ir pra lá e me senti uma paulistana enquanto lia os capítulos, o que me causou uma paixão maior pela obra, por ser tão natural e por se demarcar como algo brasileiro.
Para mim, acaba sendo uma obra muito recomendável a várias faixas etárias por conter assuntos muito importantes e atuais, e pelo simples fato desses assuntos serem incluídos com tanta naturalidade no enredo de "Porém Bruxa", e claro que tem uma fantasia e um romance que deixa tudo mais gostoso. Leiam porque vale muito!

Emilia 31/12/2020

Fraaaaaaco
Comecei Porém Bruxa com as expectativas lá em cima por causa da nota alta aqui no skoob e da recomendação de Pam Gonçalves... No entanto, a decepção não podia ser maior!
Somos guiadas, pela história, por uma personagem principal mal educada, chata e com uma militância tão irritante que na minha cabeça eu chamava ela de ?Administradora do Quebrando o Tabu?. Na verdade, o livro todo é marcado por situações e comentários feitos pela autora propositais para lacrar, o que se torna cansativo e previsível durante a leitura... Revirei os olhos diversas vezes, mas as partes em que a autora cita menstruação só para ?normalizar? o assunto foram as PIORES!
Também estamos inseridos em um contexto de magia e fantasia, mas nunca somos propriamente introduzidos nele, porque a autora nunca explica direito ao leitor como a magia acontece, a instituição para a qual ela responde e todas as outras nuances fantásticas que PRECISAM ser expressas logo no início de um livro desse gênero! Me senti perdida e desinteressada sobre o sistema mágico, porque a autora nunca explicava direito sobre ele!
Sobre os casos que Ísis investiga: foi tudo uma bagunça, eu fiquei perdida o livro inteiro (e talvez nem tenha entendido direito o que aconteceu)! A impressão que deu é que a autora tentou abraçar o mundo, inserindo várias problemáticas, mas não conseguiu executar muito bem... O resultado final foi uma história bagunçada, com um mundo mágico incompreensível e personagens que nunca me cativaram!
Livia.Maria 08/01/2021minha estante
Estou no começo e já senti tudo o que vc sentiu com esse livro
Vontade de abandonar

Emilia 08/01/2021minha estante
Amiga, pois saiba que o livro só piora :(

isa gusmão 10/01/2021minha estante
resumiu tudo que senti lendo!!!!

Emilia 10/01/2021minha estante
é bom saber que eu não fui a única que me senti assim!!!!

Bianca 10/01/2021minha estante
Porém, lacradora. Eu tô em 40% e querendo desistir. Peguei pra participar de uma leitura conjunta mas ai, tô aguentando não. Umas cenas tão mal escritas também....uma cena dela interagindo com o tal do corregedor lá eu coloquei uma nota escrito "credo parece que uma criança escreveu isso" tosco pra dizer o mínimo. Tenho zero costume de ler fantasia nacional e queria mudar isso, mas assim não dá não viu....putz

Bianca 10/01/2021minha estante
Ai e a formação de representatividade parece o começo de uma piada ruim: ai q um travesti, um bissexual com relacionamento aberto e uma bruxa feminista entram em um bar...
Óbvio que é maravilhoso que tenha representatividade, que tenha mais, super importante. Mas tem que ser bem feito, de forma orgânica ne, se não fica totalmente raso e ridículo....

Emilia 10/01/2021minha estante
Nossa Bianca, eu concordo muito contigo!!!!!
A representatividade realmente foi bem rasa, muitos personagens diversos inseridos naquele contexto sem ser realmente desenvolvidos...
Em relação a escrita, eu só posso te dizer que ela se mantém do mesmo jeito até o final :(
Eu particularmente achei o final do livro super bagunçado, mas espero que você tenha uma experiência de leitura melhor que a minha!

Lauraa Machado 11/01/2021minha estante
Bianca, foi você que falou lá no grupo do Poseidon que abandonou o livro? Haha eu li na leitura coletiva também e achei beeem ruim. Vou escrever minha resenha depois, mas nossa. Achei muito mal escrito e com muita informação jogada por nada. Não melhorou nem um pouco até o final. Foi tudo representatividade mal feita e só para dizer que tinha

Livia.Maria 11/01/2021minha estante

N sei q nota dar
Mas dei 3 estrelas
Jesus

Ju Brezolin 05/11/2021

Leve, divertido e reflexivo!
A história de Ísis é leve e engraçada em muitos pontos. Achei muito legal a ideia de uma bruxa que monitora crimes na cidade de São Paulo, pois geralmente esses enredos se passam fora do Brasil .
Além disso, achei muito interessante a forma como a autora levantou pautas importantíssimas no meio da história principal, pois ao mesmo tempo que o leitor lê uma história leve e misteriosa, também reflete sobre problemas sociais existentes no Brasil.
Queria a parte 2 desse livro ??