Gugu

Gugu Ana Claudia Ribeiro Serrano

Resenhas - Gugu

Bi Faria 27/02/2020

Capa encantadora! Assim como a história, além de ser um livro todo ilustrado para colorir.
Gugu é uma menina linda que está em dúvida sobre seu apelido e suas formas.
Mas seu apelido Gugu sendo coisa masculina ou feminina não importa, pois é legal.
Suas brincadeiras é ser livre, não ter regras sobre menina ou menino .

A autora nos mostra e para as crianças de forma leve as imposições sociais. E as páginas em preto e branco são para as cores surgirem de forma livre, como a criança quiser e gostar. "Afinal quem disse que existe um jeito certo de ser menina ou de ser menino? Porque afinal ser Gugu era bem legal." @meusritmoseditora @goutgou
#dandoumupliterario

Clube do Farol 08/08/2022

Resenha por Elis Finco @efinco
*recebido em parceria com a Meus Ritmos Editora

Olá, leitor/leitora do Clube, tudo bem? O Clube do Farol sempre foi pautado por respeito e por ser um local virtual de acolhida e, principalmente, representação. E, hoje, trago para vocês um livro infantil, que encontrou uma forma sensível e muito criativa de falar sobre a temática de gêneros.

Nessa história vamos conhecer a história de Ana, que está muito chateada por ter um apelido que não parece se encaixar nos padrões. Afinal, ganhou o apelido de Gugu por causa da forma que gosta de brincar. Com uma narrativa em terceira pessoa, e um ponto de vista voltado para as indagações de Ana/Gugu, o livro nos vai contando as dúvidas, descobertas e novos conceitos que vão sendo criados à medida que a história avança. Numa linguagem simples, doce e direta, totalmente adequada para crianças e adultos.

Comparando as formas da escrita das palavras, as próprias formas enquanto pessoa, vem a tentativa de entender porque a viam daquela forma. Enquanto se questiona sobre seu apelido, Gugu reflete e nos faz refletir sobre as imposições sociais que tendem a encaixar pessoas em padrões pré-definidos. Um livro que traz a mensagem da tolerância, respeito e liberdade.

A edição segue o padrão das histórias infantis em tamanho e formato, com lindas ilustrações em preto e branco para serem coloridas após ou mesmo durante a leitura, com as cores surgindo de forma livre, como a criança ou adulto (por que não?), dando vida e cor a essa história.

site: http://www.clubedofarol.com/2020/03/resenha-gugu.html