Champanhe

Champanhe Don & Petie Kladstrup

Resenhas - Champanhe

Fernanda 14/12/2010

Se "Champanhe" não é um livro ruim, também não é um livro memorável. Os autores contam a evolução do champanhe através dos séculos, mostrando que não é possível dissociar a evolução da bebida da sangrenta história da Champagne. Não é, portanto, uma história apenas da bebida, mas da região à qual esta deve seu nome.

Particularmente gostei das páginas reservadas à 1ª Guerra Mundial, ou Grande Guerra como os franceses a chamam. Os autores transportam o leitor a uma Champagne rasgada por trincheiras e que teve muitas aldeias e cidades, como a bela Reims, completamente destruída pela artilharia alemã. O esforço de viticultores e produtores de champanhe para manter a produção da bebida em meio ao caos é comovente.

Acredito que minha percepção sobre o livro ficou um pouco alterada porque o li logo em seguida ao excelente "Vinho e Guerra" dos mesmos autores, e a verdade é que este último é muito melhor. Embora "Champanhe" tenha muitos 'personagens' interessantes, como Charlie do champanhe, Madame Pommery e a Viúva Cliquot, o livro não tem o mesmo charme de seu predecessor. Ainda assim, para os amantes da bebida, é uma leitura que recomendo.

Daniel432 07/06/2010

Champanhe versus Vinho
Os autores de Champanhe são os mesmo do livro Vinho e Guerra, mas eles não conseguiram com Champanhe o mesmo resultado obtido com Vinho e Guerra.

Apesar dos autores dizerem que o livro trata não somente da bebida champanhe mas também da região francesa Champanhe, não é o que diz o subtítulo do livro: "Como o mais sofisticado dos vinhos venceu a guerra e os tempos difíceis".

Champanhe mostra-nos boas histórias a respeito da bebida mas creio que se perdeu quando dedicou cerca de quarenta páginas onde o assunto principal foi a Primeira Guerra Mundial. No Vinho e Guerra, que é totalmente ambientado na Segunda Guerra Mundial, os autores, aparentemente, tinham mais histórias a contar.

É um livro interessante, mas que não o leie pensando em Vinho e Guerra, a diferença é grande.