A Luz e a Escuridão

A Luz e a Escuridão Karina Heid

Resenhas - A Luz e a Escuridão

@esttrelante 18/12/2021

A Luz iluminará a Escuridão por toda a eternidade.
Na segunda parte de "A Morte e a Donzela" descobrimos o desfecho desse romance proibido e envolvente. Elisa voltou, meio esquecida e cheia de personalidade. A impressão que eu tive é que ela amadureceu, criando coragem e determinação para lutar pelo impossível: seu amor por Valentim. Nada adiantou ter suas memórias cobertas pela neblina do esquecimento, o sentimento que carrega em seu coração manteve a ligação com o do amado que, embora não pulsasse, é leal ao dela. Ambos sofreram com a separação e o reencontro foi tão desejoso que Elisa comete uma pequena insensatez. Mas, o que é o amor se não o sentimento mais insensato (e doce) do mundo, certo?

Por isso, por essa intensidade, Elisa não abre mão de Valentim. Surpreendido, nosso mocinho se vê em uma situação complicada, não há como impedir que seus dois mundos colidem e eu me vi encantada com sua forma de lidar com seus dilemas, e com Elisa. Sempre a protegendo e decidido a sofrer sem ela para não condená-la a uma eternidade de escuridão ao seu lado. Esse drama de "Quero, mas não posso. Desejo,mas não devo" é tudo, gente.

A família de Valentim ganhou bastante destaque, preenchendo o enredo com conflitos intensos e uma verdadeira guerra pelo poder. Foi muito satisfatório ver a maneira que os vampiros foram retratados, muito embora possam ser criaturas capazes de alguma civilidade, de seguir regras e de amar, ainda são portadoras da morte e se alimentam de humanos sem qualquer pesar. Eles são o que são.

Entre os personagens secundários, Clarisse, mãe de Elisa, me chamou atenção pela forma cômica que protagonizou certas cenas. Ela me arrancou risadas com suas tiradas ácidas e tagarelice. Vlad também ganhou meu interesse (ele sempre ganha minha atenção, por questões óbvias) e Miloslav pela servidão amigável e um certo alívio cômico também.

Sinceramente, eu não sabia bem o que esperar. Gostei bastante do desenvolvimento da trama. Mais uma vez, Karina trouxe um conteúdo dinâmico, rico em história, fantasia e paixão, até um dedinho na comédia, contando sobre um amor que é capaz de ultrapassar as barreiras do tempo, vida e morte. Eu não consegui parar de ler até que a última página tivesse sido alcançada.

Tivemos um final previsível, porém extremamente romântico e lindo. Feliz. Assim como o epílogo, que não foi o suficiente para saciar o gostinho de quero mais. Adorei acompanhar a história de Valentim e Elisa. Um casal apaixonante que reformula o significado de feliz para sempre.

"Te iubesc pentru totdeauna"
"Amo você para todo o sempre"

Danimes 28/11/2021

Apaixonada pela história de Elisa e Valentim.
Só parei quando terminei.
?_ Não é questão de a morte ser maior que a vida, ou a vida ser maior que a morte, Valentim. É questão de o amor ser maior que os dois.?
Se você não conhece a autora, leia e se apaixone.

Sandra.Rodrigues 13/11/2021

Fantástico....amei!
Tem de tudo,romance, suspense, traição,inveja, amor...ahhh a parte cômica,fica por conta da mãe da Elise...
Sensacional, uma ótima leitura, inteligente e agradável...
Sucesso Karina Heid!!!
Parabéns

Gabi 09/08/2021

Sangue
Me surpreendi de maneira positiva com o final. Amo a escritora e gostei dessa duologia, vale a pena ler. Personagens rasos e alguns secundários sem desenvolvimento, mas o livro em si é ótimo.

Bianca.vigevani 17/04/2021

Amei!
A proposta toda do livro é bem diferente de tudo que já li da Karina. Todas as teorias que fui criando ao longo dos dois livros, foram caindo por terra e ela criou um universo só dela.
A leitura do primeiro é um pouco difícil no começo, mas depois que começa a engatar, você vai até o fim do segundo numa única marcha e não para mais. No segundo o humor ácido e irônico, tão característicos da autora, está mais presente, com sacadas geniais que te fazem perder o norte.
No geral a história é maravilhosa, mas senti leves falhas de continuidade na narrativa, não atrapalha, mas geram pequenas dúvidas.

Verona 22/02/2021

A escrita da autora está maravilhosa e a história mais dinâmica que o livro anterior, um prato cheio pra quem gosta da temática vampiros

#LiLES #ClubedoFarol #MLCapixaba

Emilly Ferrareis - @emydoslivros 13/09/2020

"Você botou abaixo todas as minhas defesas, e confundiu todas as minhas certezas"
O primeiro volume deixa a gente super ansioso por esse né, e foi ainda mais incrível. Pra mim um dos pontos altos desse livro, foi que o casal resolveu o problema rapidinho (confesso que me irrito um pouco quando os protagonistas só se resolvem no finalzinho kkkk), o que claro não os abstêm de todos os outros milhares de problemas que virão. Eu simplesmente AMEI o envolvimento das famílias, me diverti muito e fiquei ainda mais ansiosa pra saber o rumo de todo mundo. Uma coisa que gostei bastante foi que a autora apresentou outros ângulos da transformação, não ficou apenas no a gente se ama, vira vampira também pra isso durar até a eternidade.
Sou apaixonada na escrita da Karina, e fico cada vez mais com vontade de ler tudo o que ela escreve.

@leiturasdabah 11/09/2020

Aquele que gostei demais <3
"A Luz e a Escuridão" é o último livro da duologia "A Morte e a Donzela" e ele se inicia cinco meses depois do término do primeiro livro.

A história de amor de Valentim e Elisa continua muito intensa e desesperadora e consegue manter nossa curiosidade de como eles farão esse relacionamento funcionar.

A família dos protagonistas ganha imenso destaque neste livro e é simplesmente hilário de acompanhar em vários momentos. A autora soube trazer o humor na hora certa, o que foi fundamental e muito divertido.
Além de hilário, conhecer a família de ambos trouxe situações inesperadas à história.

Os desfechos que ficaram em aberto no primeiro livro tiveram todas as conclusões necessárias e, assim, nada ficou em aberto, o que me agradou muito.

A forma vampiresca permaneceu não sendo romantizada. Conhecemos mais vampiros (muitos mesmo 🤭) além de Valentim e todos são como eu esperava que fossem, possuindo leis que devem ser seguidas, se alimentando de sangue humano e não sentindo remorso disso.

Valentim é muito abnegado, ele prefere ver Elisa bem e segura do que tê-la consigo e vê-la correr perigo. Ao mesmo tempo que isso irrita, me fez admira-lo muito. O que ele sente por Elisa realmente é amor, pois ele demonstra todos os segundos que o bem estar dela está acima do desejo de tê-la consigo.
O cara é foda, somente❤️

Elisa demonstra a cada capítulo porque Valentim se apaixonou por ela.
Ela é incrível em todos os aspectos.

Aliás, a construção de ambos os protagonistas foi feita de forma sensacional. Eles são intensos, apaixonados, tem toda a impetuosidade da adolescência, são debochados na medida certa e é impossível não se apegar a eles.

Todo o enredo é bem descrito, conhecemos ainda mais sobre a Romênia, suas histórias, lendas e cultura, e no início nosso Brasil também é citado, que foi o complemento que faltava.

A história termina bem, de forma um pouco óbvia, mas fielmente necessária ao que a narrativa pedia.

Super recomendo 🤗

site: https://www.instagram.com/p/CE7vhT2DCgH/

duda medeiros 09/09/2020

Não consigo traçar elogios para este livro.
Li o primeiro, não gostei, no entanto, fiquei curiosa para saber o rumo de Valentim teria, e comecei a ler o segundo na expectativa de que a escrita e o enredo tivessem alguma melhora mas, se for possível, o segundo livro foi ainda pior.
É uma releitura de crepúsculo, isso é bastante óbvio, são tantos fatos mal explicados e deixados á vácuo que não consigo contar, a estória é muito ? Sabe ? Nada a ver, não tem sentido nenhum.
Enfim, o arrependimento.

A protagonista é NO MÍNIMO sem noção. Oque fazer quando seus pais estão prestes a serem mortos:
a) ter um troço de preocupação por eles
b) não se importar e falar sobre o ciúmes do namorado vampiro
a resposta deveria ser A, mas óbvio, a sem noção sempre optava por B.
O namorado morto vive indo embora, deixando-a desamparada e a mercê de gente perigosa, fazendo-a esquecer de tudo (literalmente) e quando ele volta, ela cai de amores como se nada estivesse acontecido ? Sem sentido, a protagonista parece que não calcula nenhum ato ao seu redor, parece que tá obcecada, chega a ser bizarro.
E isso ocorreu tantas vezes que até abusei, os dois são entediantes, os diálogos fúteis e previsíveis, nada que prenda o leitor...
enfim, me admira que tenha sido Karina Heid a escrever esse livro, pq eu amo a escrita dela na série Damas de Aço, nem parece a mesma pessoa! Estou super decepcionada.
Izamira 24/01/2021minha estante
Concordo, não terminei o livro ainda, mas a capacidade da Elisa de está 98% pensando no Valentim mesmo com os pais dela em RISCO DE MORTE foi absurda! Ela sentia uma dor imensa por achar que poderia acontecer algo com eles que já tinha vivido mais do que séculos e esquecia em segundos que os pais quase morreram. Também me impressionou que tenha sido a Karina q escreveu, foi bastante decepcionante.

Izamira 24/01/2021minha estante
Com ele** Valentim

Lauren 23/05/2020

ganhou meu coração
Se tiver que escolher um favorito entre os dois, esse com certeza ganha. Não que o primeiro não tenha sido igualmente bom, mas esse foi apaixonante.
Nesse alguns personagens secundários apareceram mais e eu adorei as famílias, a mãe da Elisa é uma tagarela sem limites que dá um tom divertido ao livro.
A entrega dos personagens principais foi maior, teve mais ação e me deu uma expectativa muito grande de muita coisa a cada capítulo (não quero dar spoiler).
Fiquei com um gostinho de quero mais no final, mas gosto quando o autor nos da a honra de deixar um pouco pra nossa imaginação.
To apaixonada pelo trabalho dessa autora.

Jaqueline Felix 23/01/2020

Dragostea mea
Aqui, entramos na segunda parte do meu livro e respectivo novo e-book.
A história adquire, a partir daí, um ritmo eletrizante.
Os fatos vão acontecendo em cadeia e, quando você acha que se recuperou de uma bomba, outra chega em seu encalço.
E o final foi quase perfeito.
Te iubesc pentru totdeauna!