Eu, Tituba

Eu, Tituba Maryse Condé

Resenhas - Eu, Tituba

Cláudia 03/04/2024

"Poucos indivíduos têm esse azar, nascer pela segunda vez"
É um livro fascinante que me fez mergulhar profundamente nas sombras da história, recontando a vida de Tituba, uma mulher negra esquecida pelos registros históricos após ser uma das primeiras acusadas de bruxaria em Salem. O livro, que mistura realidade e ficção, não só retrata a luta de Tituba contra a opressão racial e de gênero, mas também me fez refletir sobre a força de uma mulher que, apesar das adversidades, permaneceu guerreira e desafiadora.
A história começa com um golpe ao coração: o nascimento de Tituba, fruto da violência, e segue narrando sua vida de rejeição, perda e sofrimento, marcada pela perda da mãe e o poder curativo das plantas aprendido com Man Yayá. O aspecto que mais me impressionou foi como a sociedade puritana utilizou as práticas culturais de Tituba para depois acusá-la de bruxaria, revelando a intolerância e o medo do diferente que infelizmente ainda vemos em nosso tempo.

Amei ?

Naraujoo 02/04/2024

Finalmente terminei este livro!
Uma historia com muitos fatos historicos e repleta de informação. A autora utiliza um vocabulário muito complexo. É preciso bastante atenção e ótima memoria para lembrar tantos nomes e tantos acontecimentos.
Esse livro é muito triste, pois trata de uma realidade que realmente existiu em nossa sociedade. Por mais que o final desse livro seja bem óbvio, ao decorrer da leitura vamos criando um pouco de esperança de que "o bem vença o mal".
Tituba é uma otima personagem. Vamos nos apegando a ela é querendo protege-la daquela época em que o mundo era extremamente cruel com o diferente.
Ótimo livro. Recomendo a aqueles que buscam um outro ponto de vista ao acontecimento em Salem.

Marcia 02/04/2024

Minhas impressões sobre o livro
Bruxas de Salem! Quem nunca ouviu alguma história que falasse dessas bruxas!? Foi com esse tema que a escritora Maryse Condé escreveu esse livro que considero arrebatador. Não é uma história de fantasia, muito pelo contrário. Nesse livro vamos conhecer a história de uma mulher negra, a Tituba, que quando criança viu sua mãe sendo enforcada por se defender de um estupro. Um homem branco a atacou e ela se defendeu. Nao o matou, mas pagou com a própria vida sendo enforcada.
Numa época de escravidão, Tituba aprende a riqueza das plantas medicinais e pagou caro pois será rotulada como bruxa. Passou sua vida querendo o bem, querendo ajudar a curar doenças com as plantas mas a ignorância do ser humano é enorme e a consideraram uma bruxa.
Uma jornada de vida que nos ensina muito sobre os escravizados, sobre fé, esperança, perda... Também conheceremos um pouco sobre a região de Salem, a cultura e crenças da época.
Esse livro foi uma releitura que gostei muito de fazer.
Um livro que nos emociona.
Valeu!!

Juliara.Hoffmann 25/03/2024

Tituba: a Bruxa negra que tem tanto a nos ensinar ?
Tituba é uma história embasada em fatos reais, uma história silenciada por três séculos devido à implacável historiografia racista.

"A vingança de Tituba consiste em ter persuadido um de seus descendentes a reescrever seu momento na história, em sua própria tradição oral africana".

Ler Tituba me fez sentir confidente desta personagem tão cheia de força, sabedoria e magia. É uma leitura pra carregar no coração pro resto da vida.

Gratidão, Tituba, bruxa negra de Salém, por fazer seu testemunho atravessar séculos e fortalecer nosso compromisso na luta por um mundo mais justo para todxs. ???

Ana 25/03/2024

Dolorido, mas necessário.
Que livro maravilhoso.
A Maryse foi ótimo em escrever tudo, cada página eu sentia exatamente o que ela queria passar, e foi extremamente necessário sentir cada palavra.
Tituba, eu tenho um respeito enorme por você!

paulajustino13 19/03/2024

Muitas emoções
Que história incrível. Me apaixonei pelo livro! Não conhecia Tituba, e assim que acabei a leitura fui pesquisar mais sobre ela. Amei a narração em primeira pessoa, me senti mais próxima, mais envolvida e imersa. Torci por ela o tempo todo, mas se a realidade já é mto difícil em 2024, imagina naquela época? Fiquei mto triste/frustrada quando ela não ouviu as mães e tomou outro rumo, mas as vezes precisamos vivenciar coisas por conta própria. E apesar de tantas dores, Tituba foi uma mulher extraordinária ??

Mari 17/03/2024

Um abraço para Tituba
É um romance histórico, baseado no julgamento das bruxas de Salem e focalizado na vida de Tituba, uma mulher escravizada de Barbados (que existiu na vida real, mas sobre a qual temos menos informações do que as que foram criadas por Maryse no livro). O livro é narrado por Tituba, em primeira pessoa, e conta como é dura a vida de uma mulher que passou por inúmeros sofrimentos desde o ventre de sua mãe (uma escravizada que foi abusada por um marinheiro). Apesar da sequência de de desgraças que ocorrem na vida de Tituba, o livro tem um ar lírico e poético e nos sentimos como que uma amiga/confidente de Tituba. O livro é maravilhoso!!!!!!!!

Isis Michele 14/03/2024

Recomendo
Curto muito ficção histórica e a leitura desta foi maravilhosa. Muito bom acompanhar a vida de Tituba, seus sonhos, encantos, sofrimento.

Barbara.Duarte 01/03/2024

Muito muito brilhante
É uma obra ficcional a partir de fragmentos de uma história que se perdeu no tempo de uma mulher que existiu e foi incriminada em Salem.

A autora costurou muito a história dela a partir dos fragmentos e deu um tom poético com muita reflexão sobre a escravidão, sobre os colonizadores cruéis, sobre o patriarcado e tudo que venha disso...pesado! Mas muito bom! Uma ótima leitura

Marcos Junior 22/02/2024

A história da Tituba é muito interessante, mais interessante ainda é a reflexão que ela traz.

o livro é bom, bem estruturado e de fácil leitura.

Rafa 16/02/2024

Sempre encontro dificuldades em expressar minha opinião sobre a escravidão e as injustiças do mundo, me embrulha o estômago, me deixa com raiva, revoltada e me questionando o motivo de tanto preconceito e intolerância?

Me desesperei lendo a Tituba dividida entre "preciso falar, não posso ser tratada como um lixo" e entre ficar em silêncio para sobreviver. Que preço tem essas duas escolhas?

E realmente Tituba, concordo demais, sendo branco ou preto, é muito mais fácil ser homem...

Sabrina 15/02/2024

Você fala de liberdade. Você sabe o que é liberdade?
Pesado, doloroso e sofrido, como a vida dos escravizados e seus descendentes foi desde sempre. É uma obra que parte de um fato real, a morte de Tituba, mulher negra escravizada que foi condenada por bruxaria na histeria de Salem, preenchendo com ficção as lacunas que sofreram apagamento histórico. É forte, denso e cheio de tristes verdades. A conta da colonização é impagável.

Lau 15/02/2024

Maravilhoso
Maryse Condé, autora caribenha de Guadalupe mistura realidade e ficção, contando em primeira pessoas a história de Tituba.
Tituba mulher negra e escravizada que consta nos registros dos tribunais de Salem, condenada por bruxaria, não teve sua história contada, como outras. Recebe ajuda da autora que preenche as lacunas desses registros para contar essa vida de dor, de luta e amor.
Tituba ?

"Elas me riscaram do mapa dos humanos. Eu era ausência. Um invisível. Mais invisível que os invisíveis, pois eles ao menos detinham um poder que todos temiam. Tituba, Tituba não tinha mais que a realidade que aquelas mulheres queriam lhe conceder."

"O sofrimento e a humilhação tinham plantado seu império. A vil esquadra de navios negreiros continuava fazendo girar a roda da miséria. Quebre, moinho, com a cana, ante meus braços e que meu sangue tinja seu doce sumo!"

Laura 08/02/2024

??Se eu tivesse qualquer noção de tempo, saberia que era época de Carnaval, único momento do ano em que os escravizados tinham liberdade para se distrair como bem quisessem. Então, eles vieram correndo de todos os cantos da ilha para tentar esquecer que não eram mais humanos.??
Nos autos do processo das ?bruxas de Salem?, há uma breve menção a uma das acusadas como ?Tituba, uma escrava que veio de Barbados e que aparentemente praticava hoodoo?
Nada mais se sabe de Tituba: de onde era, que idade tinha, como foi parar em Salem, o que se passou com ela, quem a comprou depois, pelo preço de sua ?estadia? na prisão, suas correntes e algemas?
A grande lacuna da vida de pessoas que foram submetidas à escravidão, que perdem não apenas a liberdade, mas também o direito a saber a história de suas origens, é preenchida pela linda escrita de Maryse Condé, escritora nascida na ilha de Guadalupe (departamento ultramarino da França no Caribe).
Com grande habilidade e com uma escrita poética e, ao mesmo tempo, bastante dura, Maryse cria para Tituba uma história prévia a Salem e, também, posterior ao julgamento, do qual saiu inocentada porém, não livre.
Um livro bastante diferente e que dá vida e história de vida a uma personagem que, segundo pensamento vigente a sua época, não merecia qualquer outra nota ou informação que não ?Tituba, uma escrava que veio de Barbados e que aparentemente praticava hoodoo?
A edição brasileira que eu li, traz prefácio de Conceição Evaristo, que traz uma análise bem interessante da obra. Como eu sempre faço, deixo o prefácio para depois de concluir a leitura da obra. Prefiro criar a minha própria interpretação conforme vou lendo.
Eu, Tituba - Bruxa Negra de Salem | Maryse Condé | Rosa dos Tempos | 250p | ??

Cida Luz 04/02/2024

Uma pequena grande mulher!!!
Por ser um livro narrado em primeira pessoa acompanhar os pensamentos e ações de Tituba tornou-se o livro pra mim dinâmico, de uma sensibilidade e empatia a escritura transmite uma cultura da condição da mulher negra escravizada, uma história de dor e muita batalha!!
Dessa edição O livro da editora rosa dos tempos a capa é linda, a tradução muito boa! De fato uma obra implacável.