O Seminarista

O Seminarista Bernardo Guimarães

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

janierisonsantos 18/03/2024

Este clássico acabou de marcar minha vida.
Eu entrei nessa leitura com algumas ideias em mente, mas muita coisa fugiu do previsto. A maneira que o autor conduziu o enredo um pouco polêmico, principalmente pra época, foi bastante apreciável. A melancolia. O drama. A tristeza. Tudo incisivamente belo e poético, por mais que muitas vezes deixasse um oco no meu coração. Ha, ha!

O Eugênio foi um personagem que logo me cativou e senti muito por vê-lo entrando em um abismo profundo ao longo da trama. O seu final foi um dos finais mais tristes de um personagem central que eu já li.

Imagina não ter o poder de escolha para viver o amor...
Ivy 20/03/2024minha estante
Um dos meus favoritos da vida???

janierisonsantos 20/03/2024minha estante
eu não dava nada por ele e agora é um xodózinho ?

arqueofarias 25/02/2024

Um clássico romance proibido de um padre e uma mulher. A mesma vibe de O crime do Padre Amaro, mas gostei muito da escrita poetizada e sem rodeios. História curta e direta. Uma ?denúncia? sobre o celibato e uma ode aos amores proibidos a la Romeu e Julieta.

Interessante. Gostei.

Elizabeth 28/01/2024

O poder
Se não fosse a vontade do pai seria um casal feliz, mas a tradição do dinheiro, fez uma mulher sonhar e sofrer e um rapaz sofrer e enlouquecer.

Amanda.Lima 18/01/2024

Que dor ?
O livro conta a história de um amor inocente cultivado por anos em forma de amizade. Um amor que venceu o tempo e a distância, mas que sucumbiu diante de uma mentira.

Marcos 09/01/2024

Os jovens Eugênio e Margarida são carne e unha; alma gêmea.

Morando no interior de Minas Gerais, Eugênio e Margarida passam a maior parte do dia juntos, tocando gados e se metendo em grandes aventuras um do lado do outro.

Mas com o anúncio de que Eugênio seria alocado na escola para ser padre, o laço entre os dois sofre um rompimento devido o caso.

Ambos se amavam a ponto de não poder enxergar seus destinos separados, mas com a trama que a vida lhes impôs, isso terrivelmente acontece.

Destinados a viver um amor proibido, os jovens enfrentarão seus próprios medos, tentando minar o amor que foi nutrido há anos. Será que no final, o laço que une os dois será rompido de uma vez por todas, ou a chama desse amor queimará tudo o que os rodeia e impede de continuar juntos?!

Esse livro é nacional e me surpreendeu a ponto de me fazer dar nota ????, pela trama, pelos personagens, pelos cenários e pelo final.

Jackson 24/11/2023

Como uma forma de agradar seus pais, um filhog entra no seminário abrindo mão de um amor de infância. Do mesmo autor de 'Escrava Isaura', esse romance destoa dos demais pela sua história simples e romântica, trazendo elementos regionais do local onde o autor nasceu.

MariTolari 17/10/2023

...
Me surpreendeu positivamente, a linguagem é um pouco rebuscada mas nada que atrapalhe no entendimento, o final foi incrível e me deixou perplexa.

nutsbtch 10/10/2023

Livro ruim do krl vtmnc
não tem história, não tem romance decente, não tem desenvolvimento, final de merda, nao tem um nada aí que salva

Alessandra.Bonavin 27/07/2023minha estante
Quem leu? O que achou? Concordam?

Riche Tenenbaums 17/10/2023minha estante
O final é revoltante, e dá uma leve esperança de que ele de fato fosse lutar por ela. Acredito que a personalidade dele tenha lhe atrapalhando, pois com um pouquinho de atitude e coragem ele teria dado uma resolução melhor para esse final triste. Lembra um pouco Dom casmurro, porém, bem diferente. Kkkk

Rachel 24/07/2023

Li porque está na lista de obras literárias da uel, mas até que eu gostei, é meio difícil de ler por causa da linguagem e só desgraça que acontece com os personagens, bem triste na verdade.

Witor2 16/07/2023

Eu até q gostei desse livro, e gostei um pouco do enredo da história, li ele em 1 dia, mas o final me pegou de surpresa (msm q em parte eu já esperasse) e meio q me deixou meio mal, pq eu n imaginava, mas pra qm gosta de um romance clichêzinho ( no bom sentindo ) ele é bom!!!

BArbara1326 25/06/2023

Um amor proibido que não merecia esse final. A linguagem trava um pouco a leitura, mas a história vale a pena. É triste acompanhar toda a manipulação que o Eugênio sofre, e todo o drama do romance. O livro trás muitas referências e "críticas" sobre a igreja (considerando que é um livro de 1800, imagino que gerou muita repercussão)

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6