O assunto do Céu

O assunto do Céu C. S. Lewis

Resenhas - O assunto do Céu

Pucca.Farion 28/01/2024

Você quer um devocional anual e quer conhecer os textos de C.S. Lewis? Esse livro é perfeito.

Esse devocional seleciona partes de vários livros de C.S. Lewis e os separa por temas. Assim, você tem contato com as principais ideias de autor sem ter que ler todos os livros.

Gostei de como os devocionais foram separados, normalmente por um ou dois temas por mês, então dá para sentir uma continuidade na leitura. E, melhor parte, ao ver os textos que você mais gosta, fica mais fácil escolher qual livro de C.S. Lewis ler depois.

Eu recomendo para que quer conhecer o autor. Quem já leu todos os livros dele apenas vai se deparar com textos que já está em outros livros, então se é o seu caso, fica o aviso.

Outro ponto importante, é um livro que traz parte dos textos religiosos de C.S. Lewis, então não espere encontrar reflexões sobre literatura, educação e mitos.

Eu gostei muito do livro e achei um devocional maravilhoso, que te leva apensar sobre vários temas.

"Uma das características que notabilizaram o acadêmico, escritor e crítico C.S. Lewis foi sua extraordinária capacidade de abordar qualquer tema com perspicácia, fosse em seus escritos ou suas palestras. Tal habilidade se mostrava ainda mais peculiar pelo fato de boa parte das observações, dos comentários e das análises que fazia serem fundamentadas em seus valores cristãos. Assim, deliberadamente ou por acaso, disponibilizou um vasto material com evidente teor devocional e moral ao longo de suas obras.

O consultor literário norte-americano Walter Hooper se dispôs a selecionar trechos especialmente inspiradores dos tesouros de Lewis ― tarefa que não poderia ter sido cumprida por melhores mãos, já que Hooper foi secretário particular do autor de As crônicas de Nárnia em seus últimos anos de vida. O resultado de sua pesquisa foi uma compilação de reflexões cotidianas e mensagens inspirativas para os 365 dias do ano."

Nina 05/01/2024

Não é/deveria ser um devocional
A ideia do livro é ser um compilado de trechos de textos/livros de Lewis em forma de devocional diário, a premissa é boa, mas não acertou o alvo, para devocional não considero adequado, tendo em vista que o ponto inicial deveria ser a leitura bíblica, e nesse livro não há referência bíblica diária, nem mesmo menção de capítulos/trechos específicos, apenas os textos de C.S. Lewis de maneira crua.

Como fã do autor, considero importante ler tudo o que ele produziu e vez ou outra recapitular textos já lidos, para este fim, considero O assunto do Céu uma boa leitura, agora se o objetivo é um devocional diário, não o consideraria.

Se vale a pena a leitura? vale, com a ressalva mencionada.

Dayse.Ariane 02/01/2024

Um ano com C.S. Lewis...
Li este livro em 2023. Trata-se de um conjunto de textos contendo vários trechos das obras do autor (um para cada dia do ano e também apresenta uma parte com "datas móveis"). É uma excelente introdução para quem nunca leu nada das obras do C. S. Lewis. Foram reflexões maravilhosas! Gostei e recomendo!

Luliane.Machado 31/12/2023

Confusa
Esse livro é composto por recortes de outros livros desse mesmo autor.
Os textos em sua grande maioria estão desconexos.
De início tentei extrair uma frase principal de cada texto, desisti... alguns textos complexos demais...
Aff.

Sabriss 23/12/2023

Como sempre mais de C S Lewis pra esse ano,li uma página por dia porém em alguns dias adiantei um pouco.

Sarah Santiago 18/12/2023

Muito bom ! Ele é tipo um livro de ler um capítulo por dia, pois eh descrito por datas do ano ! Os capítulos são meses, mas como eu sou ansiosa eu lia mais de um por dia kaka

Marco Antonio da Silva Filho 20/08/2023

É bom para quem quer relembrar o que já conhece
O conteúdo é excelente, reúne muitos textos importantes de Lewis, com alguns insights magníficos. Entretanto, o livro foi pensado como leituras diárias para um ano inteiro. Por conta disso, os trechos são pequenos, de forma que muitos textos acabam ficando sem contexto, algumas discussões se prolongam por vários dias e, lendo um pouco a cada dia, o leitor pode se sentir perdido - principalmente se nunca tiver lido as obras citadas.

Eu li por blocos de dias, ao invés de apenas um dia por vez, o que ajudou um pouco a compreensão de alguns textos, mas alguns dias de trechos de obras de Lewis que ainda não li ficaram mais difíceis de apreender o que o autor pretendia. A leitura é melhor aproveitada por leitores de Lewis, que queiram relembrar ideias e conceitos que já conhecem.

Aloha 19/03/2023

Um livro perfeito para quem está procurando conhecer a outra faceta de C.S.Lewis. Funciona muito bem como devocional, e te instiga a procurar as obras que ele se refere.

Claudia Canazart 14/01/2023

Excelente devocional.
Leitura memorável.
Me acompanhou diariamente nesse 2022. Leitura que nos conduz à "feliz terra da trindade".

Como Lewis disse - "que alegria é o assunto sério do Céu".

Nessa obra Lewis nos leva a olhar para nosso interior e absorver a totalidade daquilo que somos.

Super recomendo...

Jéssica 07/01/2023

Amei a experiência de passar um ano lendo C. S. Lewis diariamente. No entanto, achei a leitura de alguns dias um pouco desconexa, pois Lewis tende a ser uma leitura complicada e colocar apenas trecho de determinada obra sua nem sempre funciona. Em alguns dias a leitura simplesmente não fazia sentido, mas de maneira geral a proposta é boa.

key Z 31/12/2022

Gostei de passar o ano com Lewis, um dos meus escritores favoritos!
Só não gostei quando parecia que colocava um livro inteiro por vários dias seguidos, mas tirando isso, tudo certo.

Josue.Sousa 31/12/2022

É um livro compilado por Walter Hooper, responsável pela publicação de várias obras após a morte de Lewis, na qual são apresentados trechos de vários livros de Lewis sendo ordenados por data, de 1° de janeiro até 31 de dezembro.
É ótimo para devocionais e para recordar dos outros livros, caso tenha lido, já que, segundo Hooper, cada trecho foi escolhido de modo a fazer correlação entre trecho e data.

Arthur Peixoto 31/12/2022

Textos avulsos...
O livro traz um copilado de textos de Lewis para ler em todos os dias do ano. Achei a idéia bacana, porém muitos textos ficaram desconexos, não fazendo muito sentido, até porque, na maioria das vezes, a escrita de Lewis é difícil de se entender, e reduzindo o texto, compromete o entendimento. Sem contar que foi um pouco cansativo também.
Dayse.Ariane 31/12/2022minha estante
E eu pensando em usar no próximo ano, agora fiquei em dúvida ?

Bruno 28/12/2022

Cansativo e desconexo
A ideia é ser um devocional ou leitura diária. Mas não gostei como os assuntos foram dispostos dentro do livro.
São vários textos de suas obras, vários dos quais já li, mas se lidos assim isolados não tem muito sentido, e ainda lembrando que Lewis é complexo.
A capa é uma das mais bonitas.
Arthur Peixoto 28/12/2022minha estante
Já? Kkkkk

Bruno 28/12/2022minha estante
Ansiedade pra terminar esse livro.

Angelo129 24/02/2024minha estante
Estou curtindo bastante, é uma ou outra reflexão que o negócio pega ?

May 21/12/2022

Meditação diária
Os textos de cada dia me levaram a refletir, alguns mais que outros, mas todos com grandes lições.
C.S.Lewis não nunca decepciona.