Menino de Engenho

José Lins do Rego

Resenhas - Menino de Engenho

leitordamadrugada68 26/01/2023

Para refletir
Ao realizar a leitura, consegui entender e perceber alguns aspectos sobre o período do fim da escravatura no Brasil que não me foram ensinados na escola. O livro possui uma leitura fácil e fluida, intrigante e com diversos personagens com vidas sofridas.

Kaique.Furquim 19/01/2023

Menino perdido, menino de engenho
Que livro bonito, fofo e aconchegante. é um clássico da literatura brasileira, aborda muitos temas, o crescimento de carlinhos, ele entrando em uma vida sexual mas com medo da religião condenar kkkk Além de falar muito sobre pessoas negras e a situação da época.

Débora 14/01/2023

Nunca li nada parecido!

É um romance que narra, sem fazer juizo de valor, ou seja, que se resume a descrever as relações interpessoais e de trabalho do período pós escravagista do nordeste brasileiro.

O personagem principal, num formato que se assemelha a um diário, descreve a sua infância de herdeiro e a dinâmica da casa de um senhor de engenho onde os empregados há pouco deixaram de ser escravos. Ele cresce nesse ambiente, e cada personagem secundário tem ocupações muito distintas e rígidas, determinadas sobretudo pela origem de sua família e classe social.

O passado de escravidão é ainda pouco distante, então com frequência são contadas estórias do que acontecia quando os senhores de engenho eram donos de pessoas.

Muito impactante.

Biaaa_Pascotto 30/12/2022

"Menino perdido"
O amadurecimento precoce de um menino que teve sua vida mudada por uma tragédia!!
A partir da história de Carlos podemos compreender muito sobre o ambiente em sua volta e ter uma visão sobre o tempo após a abolição

Adriana 24/12/2022

Que livro maravilhoso!
Eu adorei conhecer a vida no engenho pelos olhos de Carlinhos. Ele consegue nos transportar para um mundo que para quem vive nessas regiões é como reviver o passado.

Vic & Tori ! 06/12/2022

Menino de Engenho
Se esse livro me marcou? Sim, minha infância é baseada em ler esse livro praticamente todos os dias. Foi o primeiro livro que me ajudou a ter um maior entendimento da realidade.
?Menino perdido, menino de engenho.?

Beatriz 16/11/2022

"Menino perdido. Menino de engenho"
Carlinhos narra no livro tudo que essa frase significa, com as várias fases da infância crescendo na fazenda de engenho do avô, com suas aventuras, perdas e alegrias. E num todo o livro me cativou, prendeu minha atenção, não sei porque mas fiquei feliz em ler...

Mila 12/10/2022

O menino de engenho
Literatura nordestina da época da cana de açucar, relata a história do próprio autor. Periodo já pós abolição narra os dilemas vividos por Carlinhos, sua vivência no engenho e sua iniciação sexual precoce, a vida de um menino criado sem o pai e a mãe e que vai morar com o avô na fazenda do engenho, tudo é muito novo pra ele de muitas descorbertas e aprendizados.

jesscso 07/10/2022

Menino de engenho
Leitura arrastada. Entendo e reconheço como clássico da literatura, mas foi uma experiência massante. Salvo alguns contos especificos que me prenderam a atenção.

Deby 06/10/2022

1,5/5
Não tenho muito o que dizer, odeio livros dessa época do Brasil pq todos tem cenas tenebrosa da vida aqui, me da náusea só de lembrar o que acontece. Escola vc me paga por me fazer ler isso

Diego 07/09/2022

Uma história bem contada
Um livro bom de se ler. Conta as relações na sociedade de produção açucareira pernambucana no início do século XX do ponto de vista de uma criança, até sua pré-adolescência (pelos nossos padrões de hoje).
Sugiro que, nesta edição, o prefácio só seja lido após a obra, para que possa ser feito um contraponto entre a escrita do autor e a interpretação feita pelo prefaciador com base em recortes bem específicos que, montados, dão um direcionamento bastante específico é que não me pareceu ter todo esse peso na obra propriamente dita.

Annali.Rocha 02/09/2022

????????????????????????????????????
????????????????????????????????????

Wagner47 01/09/2022

Uma obra de cronista bulindo de realidade
Carlinhos narra o cotidiano e peripécias vividas no engenho, aventuras que uma criança vive em sua inocência até que ela seja perdida. E mesmo sendo um livro de pequenos e rápidos casos, Zé Lins não esquece de aprofundar a respeito do protagonista.

O livro que começa de uma maneira muito forte, a partir de um acontecimentos trágico. E mesmo com um ar cabisbaixo inicialmente, me percebi sorrindo várias vezes no decorrer do livro.

Acho a escrita por si só sensacional, com alto toque de regionalismo dos engenhos e do ambiente rural em si.

Conhecemos, mesmo que brevemente, personagens importantes para o crescimento de Seu Carlinho até o início da adolescência. Conflitos, costumes, culinária e comportamentos dos mais variados tipos que enriquecem ainda mais o ambiente.

É uma obra que me atingiu com uma felicidade imensa ao concluí-la, mesmo passando por momentos difíceis (e preocupantes com sua "doença") vividos pelo protagonista.

Gabby.Jorge 20/08/2022

Uma leitura bem tranquila
Menino de engenho era uma leitura que eu devia a mim mesma desde os 15 anos. Iniciei, mas não sei por qual motivo abandonei a leitura no início. Talvez a época de agora seja melhor. É uma leitura tranquila, sem muitas dificuldades. Tem sim uma palavras regionais, mas nada do outro mundo. E na versão que li, tem um glossário.