O Ateneu Raul Pompeia
Franco de Rosa

Resenhas - O Ateneu

yasneryst 23/06/2023

Que livro difícil de ler.
A linguagem é ultra rebuscada, a narrativa não é sempre linear, a divagação é comum.
Como leitora, me perdi muitas vezes nos devaneios, e me peguei pensando no jantar enquanto deveria estar absorvendo as palavras do livro. Tive que recorrer à um truque que uso desde muitos anos para me manter concentrada no livro, ouvi o audiobook para acompanhar a leitura.
Funcionou, não abandonei.
No entanto, por várias vezes tive que me lembrar que o propósito do livro é ser “quase bibliográfico” e que as informações ali contidas tinham o objetivo de contar a história de uma pessoa normal com lembranças normais.
Entendo a importância, entendo a escola literária onde a obra está inserida e entendo a relevância histórica, mas não me pegou. Teria compreendido melhor se tivesse lido em meus tempos de escola.
Vitória Marques 05/10/2023minha estante
Eu recorro aos filmes, quando há. Eles ilustram toda a estória. Com isso, o entendimento da leitura é melhor.

Isac.FeijAo 17/06/2023

Incrível
É impressionante a quantidade de pessoas aqui dando notas baixas simplesmente por serem ignorantes e não conseguirem ler a obra. Enfim, pra quem tem um mínimo de senso, vai ver o quão profunda e importante é essa história que não só é sobre um colégio e um aluno, mas sim um recorte perfeito da história da pedagogia brasileira( e o quanto ela tem sido falha).
Jeh.vias 01/07/2023minha estante
Oi, estou lendo resenhas sobre este livro, pois comecei a ler hoje. E quis vir discordar de um ponto seu, se me permite!
A questão da pedagogia brasileira só é falha, porque o ensino é tratado como mercadoria. E eu acho que isso ficou bem claro na obra quanto o autor escreveu "Ateneu era o grande colégio da época. Afamado por um sistema de nutrido réclame, mantido por um diretor QUE DE TEMPOS EM TEMPOS REFORMAVA O ESTABELECIMENTO, PINTANDO-O JEITOSAMENTE DE NOVIDADE, COMO OS NEGOCIANTES QUE LIQUIDAM PARA RECOMEÇAR COM ARTIGOS DE ÚLTIMA REMESSA;"
E em vários outros trechos, o autor deixa bastante claro que o diretor exprimia maior admiração pelos filhos mais abastados, até na forma como "oferecia a mão" par os garotos mais novos beijarem...
Infelizmente o ensino no nosso país está diretamente relacionado ao capitalismo desde a época do império!! Dificilmente isso irá mudar, não há pedagogia que supere questões sociais.
Inclusive, já de início deu para perceber o quanto o livro fala sobre questões políticas! O próprio filho do Aristarco era "Republicano" e por aí vai...

Isac.FeijAo 11/07/2023minha estante
Mas tratar a educação como mercadoria também é um problema pedagógico ué

balajaca 15/06/2023

Miniatura (incompleto)
Às vezes enfadonho, noutras, tocante. Num mosaico de metáforas sobrepostas, o autor emitiu a sensação de memória, das alegrias e dramas passageiros, como suas obsessões. Destoante de outros romance realistas, O Ateneu é subjectivo e naturalista, nos jovens caóticos, traíras, essas miniaturas dos adultos, mas sob a perspectiva do Sérgio, influenciado por Rabelo, mutante alá água, suprimindo, exagerando, romanceando seu cosmos. Como se tudo fosse em miniatura.

Ziggy7 05/06/2023

...
Eu confesso que no começo do livro eu queria estudar lá, mas conforme foi passando o tempo eu comecei a ficar cada vez mais assustado com as atitudes deles. E se você parar e pensar, verá que os adultos e a sociedade em geral agem como essas crianças, com a única diferença de que a escola serve como microcosmo das crianças para mostra-las desde já que a hierarquia social existe e é respeitada por bem ou mau.

Natanael26 03/06/2023

Ainda não era a hora!
Acho que minha mente e meu conhecimento linguístico ainda não estava preparada para esta leitura. Na minha opinião, é apenas um emaranhado de palavras difíceis, que não falam nada e levam à lugar nenhum! Mas vou reler algum dia, quando eu tiver maior conhecimento das palavras!
Vitória Marques 05/10/2023minha estante
Desculpe-me, mas até onde você conseguiu ler?

Natanael26 04/12/2023minha estante
Eu li até a última página, kkkkk. Foi triste. Não tava preparado para essa leitura.

cléo 31/05/2023

A história é bem legal mas a escrita é meio dificil e eu não conseguia manter a atenção por muito tempo

Danicortez 31/05/2023

O Ateneu
Um clássico de Raul Pompeia, romance considerado uma das obras - primas da nossa literatura. É um livro autobiográfico, que relata sentimentos e experiências vividas em um colégio interno que frequentou na sua infância, que incentivou a evolução e amadurecimento psicológico do autor.

Primeiro clássico que eu li, foi uma leitura difícil, pela escrita ser bem diferente da que eu estou acostumada e a história também não me agradou.

Ogusko 27/05/2023

O Ateneu Raul Pompéia - 1888
Foi uma obra que li no semestre da escola.
Um livro que tem um linguajar mais complicado, até por conta da época que foi escrito.
Confesso que me dispensei às vezes durante a leitura e achei desnecessário a sexualização da mulher.
Mas a obra no geral e sua premissa são muito boas.

Isa 24/05/2023

O ateneu
Mais uma leitura para a escola
pareceu ser um livro mais rápido de ler, mas não achei uma história tão marcante quanto outras, por exemplo do Machado de Assis

Gigi 22/05/2023

Monótono, mas interessante
Creio que, pelo fato de viver em meio a uma indústria cultural que nos prende a histórias extraordinárias, com grandes plots, achei esse livro um tanto quanto monótono, porém interessante.

isabela1177 17/05/2023

Amey
Gostei, porém achei desgastante demais as descrições caras, ninguém merece isso aqui (só peguei para comentar com o *, mas nem rolou

Fran 14/05/2023

O ateneu
Essa história não é o meu tipo de leitura, mas é um livro de grande aprendizado. Como a estrutura escolar mudou, virando algo mais humanizado, crianças morreram por negligência, tinham punições terríveis, onde era camuflado pela ?educação ? esse livro é um grande aprendizado.

Betânia 12/05/2023

O Ateneu
Eu lia e ficava esperando, esperando, esperando? esperando nem eu bem sei o que, mas esperando acontecer algo, uma situação, um acontecimento, uma ocorrência marcante? não sei. Um livro bom, agradável, linear.

Camila 10/05/2023

Li obrigada
Literalmente fui obrigada a ler pra um trabalho na faculdade, foi uma tortura... O personagem fica páginas e páginas divagando sobre assuntos irrelevantes e chatos e os fatos concretos ele joga aleatoriamente e de forma porca na história.

Sérgio é chato, indeciso e inseguro.
Vitória Marques 10/10/2023minha estante
Também achei alguns acontecimentos irrelevantes.