O Ateneu

O Ateneu Raul Pompeia
Franco de Rosa

Resenhas - O Ateneu

Sheila 14/04/2024

Um clássico que eu gosto muito
Gostei muito. Principalmente do Américo que passou como um relâmpago tocando fogo no parquinho (ops! internato).

Obs: estudei na infância / adolescência num colégio de freiras que muito me lembra o Ateneu: preferências pelos alunos que eram filhos de pais com maior poder aquisitivo, discriminação com outros, um verdadeiro pesadelo. Faltou um Américo na minha época.

Jackson 12/04/2024

Com uma escrita rebuscada beirando a sofisticação, o autor retrata as experiências traumáticas de um jovem em um pensionato, onde há uma relação de poder entre os meninos mais velhos e a submissão dos mais novos que são maltratados e forçados a manter uma certa relação de homo afetividade.

fontffc 03/04/2024

Nhé
É. Li por obrigação da escola. Não esperava absolutamente nada mais do que uma leitura massiva, muitos personagens e leitura lentíssima, e foi o que recebi.

A escrita é extremamente complexa, tediosa em alguns momentos, mas a história consegue te prender, apesar de ser um relato de diversas situações ocorridas com um jovem que passou da infância até a adolescência num internato

Ygor 31/03/2024

"[...] o tempo é a ocasião passageira dos fatos, mas sobretudo - o funeral para sempre das horas."

Demorei um tempo para conseguir engatar essa leitura, mas quanto mais me aprofundava no conceito de "crônica das saudades" mais conseguia apreciar as longas descrições e os diversos causos da vida de Sérgio, já que muitas coisas são Raul relembrando seu próprio passado, faz sentido ele mesmo estar perdido nas próprias lembranças.

Me marcou de uma forma que eu não esperava.

Ivana M. 29/03/2024

Para Refletir
"O Ateneu" é uma obra-prima da literatura brasileira escrita por Raul Pompeia, publicada originalmente em 1888. O romance é narrado por Sérgio, um jovem que relembra sua adolescência passada no internato do colégio Ateneu. A narrativa se desenrola através das memórias do protagonista, que reflete sobre suas experiências e os acontecimentos marcantes durante esse período.

A história se desenvolve em torno do ambiente opressivo e claustrofóbico do colégio, onde os alunos são submetidos a uma disciplina rígida e muitas vezes cruel. O autor retrata de maneira vívida a vida cotidiana no internato, explorando as relações complexas entre os alunos e os professores, além das dinâmicas de poder e hierarquia que permeiam o ambiente escolar.

Um dos aspectos mais marcantes de "O Ateneu" é a forma como Raul Pompeia descreve a transição da infância para a idade adulta, mostrando como os personagens lidam com questões como amizade, rivalidade, sexualidade e a busca pela identidade própria. Sérgio, o narrador, passa por um processo de amadurecimento ao longo da narrativa, confrontando suas próprias ilusões e enfrentando as duras realidades do mundo adulto.

Além disso, o livro aborda temas como a decadência da aristocracia brasileira, a influência da religião e da moralidade na sociedade da época, e as contradições entre a teoria e a prática educacional. Através de uma prosa rica e envolvente, Raul Pompeia cria um retrato complexo e multifacetado da sociedade brasileira do século XIX, oferecendo ao leitor uma visão profunda e perspicaz sobre as dinâmicas sociais e culturais da época.

Em suma, "O Ateneu" é uma obra que continua a fascinar e a provocar reflexões mesmo após mais de um século de sua publicação. Com sua narrativa envolvente, personagens vívidos e temas universais, o livro permanece como um dos grandes clássicos da literatura brasileira, merecendo ser lido e apreciado por leitores de todas as idades.

madu.zi 28/03/2024

Cansativo
O livro não é ruim, de forma alguma, mas é completamente maçante. Por se tratar de uma obra tão antiga, é normal a gritante eloquência e formalidades de escritas, mas pra mim é surreal ler uma criança de 12 anos falando como um filósofo de 60, são detalhes que realmente me estressaram e tornaram a narrativa dolorosa de ser lida. Gostei bastante da intenção do livro, das descrições mais normais da vida num internato e, é claro, da cena dos cacos de vidro na piscina.

Beatriz 25/03/2024

Resenha de O Ateneu- Raul Pompeia
Livro muito, muito bom. Li para realizar uma prova na escola e foi uma ótima experiência. A linguagem do autor é bastante poética e por mais que seja um livro MUITO demorado é uma delícia de ler.
Me senti como se estivesse lendo um livro da Clarice!

My skin 25/03/2024

FOGO FOGO
Comecei porque me foi falado que era a inspiração de uma fanfic que anteriormente eu tinha lido..... linguagem difícil mas ainda assim vc consegue compreender o que se passa, e digo com propriedade nunca li algo tão gay em minha vida kskskss. Um bom livro mas jamais leia se estiver com ressaca literária.

"Comecei a achar a religião de insuportável melancolia. Morte certa, hora incerta, inferno para sempre, juízo rigoroso: nada mais negro!"

Liv. 11/03/2024

Lixo
Simplesmente o pior livro que eu já li. Li pra uma prova do livro e só pontos negativos nele: não tem conflito principal, muitos personagens nada importantes, ações desnecessárias e uma péssima despedida. Li totalmente por obrigação, senão teria abandonado, não recomendo.

Julia5096 10/03/2024

Li esse livro meio que por obrigação da minha professora para fazer prova. Confesso que li meio que me arrastando. A leitura nao ia. A linguagem também não ajudava. A história também não é fluida e são muitos nomes para decorar para fazer uma prova. Péssimas lembranças sobre o livro.

juu 10/03/2024

O Ateneu
O Ateneu foi um livro que li por causa do vestibular e sinceramente, não gostei. E está tudo bem em não gostar de um livro, porque nem todos são do meu agrado e gostar ou não é algo bem pessoal. Mesmo assim, recomendo para aqueles que vão ler para o vestibular, esta versão que li.

Gabriel.Chamma 03/03/2024

Um clássico é um clássico
Sendo honesto, não aproveitei a leitura desse livro, achei extremamente enfadonho, a história é muito boa e interessantíssima, mas a escrita é muito enfadonha. Foi uma leitura verdadeiramente penosa, poucas vezes, depois da adolescência, senti dificuldade e mesmo irritação como essa ao ler em livro, digo isso, não sou ninguém para criticar uma das maiores obras da literatura brasileira, por isso a nota.