O Ateneu

Franco de Rosa

Resenhas - O Ateneu

Vanderkump 30/04/2023

O menino de 13 anos que fala igual ao meu avor
O Ateneu, é uma história narrada na visão de Sérgio dentro de uma escola de elite que leva o nome o livro. Ao decorrer do livro, várias situações são narradas e a maioria bem cansativa de ler, essas situações são na maioria das vezes coisas ruins que aconteceram com o Sérgio, uma vez que esse colégio é marcado por bully, corrupção e até humilhação.

Não gostei do livro, mas ele teve alguns momentos interessantes, como o final e a visão de Sérgio a respeito da instituição no qual o Ateneu era reflexo das coisas ruim da sociedade. Ademais teve cenas bonitas como a da enfermeira cuidando do Sérgio.
gabrielle.brambilla 03/05/2023minha estante
KKKKKKKK a minha dúvida é se falavam mesmo, acho que nunca saberemos

Luana 29/04/2023

A arte é uma consequência e não um preparativo!
O ateneu é uma leitura difícil, a escrita é robusta e em certos pontos entediante, mas o livro não é ruim. Tem muitos pontos de impacto e certamente o enredo é um tanto quando chocante para a época. Apesar de não estar explícito, é fácil decifrar a crítica de Raul Pompeia e, talvez isso me deixou com um certo ponto de curiosidade. Em especial, a passagem do capítulo VI é sensacional, a entrega de Raul nessa parte é expendida e certamente minha passagem favorita do livro. Ao meu ver, o que deixou o livro menos interessante, foram os capítulos extremamente longos, o que acaba deixando a leitura exaustiva, no mais a obra é boa e certamente a leria de novo.

soro fisiológico 29/04/2023

Nada demais
Li esse livro para fazer um trabalho para escola e foi o pior que eu já li. Não é nem por conta da escrita ser difícil, é só porque a história não acontece praticamente nada de relevante e o plot também não tem nada de inovador.

Thalyta52 27/04/2023

O ateneu é chatinho
Para mim a história foi bem chata, senti que o livro deu muitas voltas e termina não deixando as coisas muito claras... as relações não se mostram bem desenvolvidas e as histórias de vida são chatas...

s 22/04/2023

Naturalismo e realismo
Li com o propósito de entender melhor esses movimentos, acho que a história em si é interessante, mas as divagações do autor tornam muito maçante, se fosse tiradas, juro que o livro reduziria em 80%

mica 20/04/2023

Esperava mais
Mto ruim! relutei mto p sair das primeiras páginas. embora seja um livro curto, o fato de não ser fluído parece q ele tem 1000 páginas de um assunto que você detesta. o final é uma das melhores partes, porque tem uns acontecimentos que dá pra comentar (na minha humilde opinião, dá p comentar com colegas de curso ou com professores, porque eu jamais indicaria esse livro ou comentaria sobre ele de forma espontânea com outras pessoas). o funcionamento da escola, os amigos que do personagem principal, o romance... achei tudo construído de maneira ruim. 1/5 estrelas só pelo final!
Vitória Marques 10/10/2023minha estante
Espero chegar nesse final e ter a mesma opinião que a sua, pois a parte mais interessante até agora foi o plano de Franco.

Karen 16/04/2023

Maçante pra dizer o mínimo
O Ateneu conta a história da infância de Sérgio que se passa no internato homônimo ao título do livro.
A narrativa sem diálogos, cheia de adjetivos e descrições que não se prendem ao roteiro da história, acabam por tornar um livro de 150 páginas uma leitura chata (nenhuma palavra descreve melhor), o autor se perde em mínimos detalhes desnecessários, como se devaniasse ao escrever, o que faz com que o leitor entre nesse mesmo ritmo e quando percebe está apenas lendo sem absorver coisa alguma.
Talvez na época em que foi escrito fosse um choque dizer que uma criança tinha uma tensão sexual com seus colegas que também eram todos meninos. Mas havia e era nítido! Quando não eram seus amores velados por seus colegas, era seu complexo de Édipo por mulheres que o tratavam como filho. Só esses dois temas tornariam o livro interessante, além de outras situações como o assassinato na escola, o colega morto pelo descaso do internato. Porém todos esses acontecimentos foram relatados muito rapidamente, não tiveram a devida atenção que mereciam.
Se realmente foi inspirado na infância de Raul Pompéia no internato, não me admira que após adulto tenha dado fim à própria vida porque ele com certeza tinha muitos problemas psicológicos e muitos esqueletos nos armários.
Nota 2,0

Enzo 15/04/2023

O ateneu
O ateneu é um colégio onde Sérgio narra seus acontecimentos do colégio, este livro mostra a religiosidade, homossexualidade e a corrupção da época em um colegio interno

maria 08/04/2023

Confesso estar decepcionada
Senta que la vem história.
Sempre tive muita curiosidade e expectativa nesse livro, além dele estar na lista de leituras da unicamp, sempre foi uma obra do meu interesse e por isso o meu golpe foi tão grande.
Vamos aos fatos: Raul Pompeia foi um ator incrivel e revolucionário pro seu tempo. Falar sobre homossexualidade já é chocante em pleno 2023 então nem vamos falar sobre 1888.
Eu gostei da obra, do enredo, personagens e da temática mas a escrita rebuscada com o uso excessivo de alegorias acabou comigo. A minha leitura foi chata, foram momentos insuportaveis até o final porque mesmo com a minha leve bagagem de clássicos a escrita de Machado de Assis não se compara a de Raul, suas obras tem suas semelhançad (obviamente) mas ainda prefiro Machado, rs.
Eu não pretendo reler essa obra e nenhuma outra do Raul porque procuro evitar a minha tortura psicológica.
O que me sakvou foram as análises de livro para vestibular, professores de literatura salvando vidas.
Confesso estar meio decepcionada - 3,5

me_mel 06/04/2023

Um livro bem interessante. O enredo é legal, mas a leitura acabou por ser bem arrastada, oq deixa cansativo

Sofia435 05/04/2023

O livro conta a história do Sérgio no colégio interno "o ateneu"(nome do colégio) q era onde gnt rica estudava, com 11 anos ele teve q aprender a viver em uma sociedade corrupta onde sobrevive os mais fortes

se passa mais o menos no sec XIX e é um romance naturalista

no livro o narrador (o Sérgio) personagem já é adulto e conta suas experiências de quando ele era interno q passou 2 anos de sua vida o colégio ateneu

na maior parte do tempo a história se passa no ateneu, tempo cronológico

critica o comportamento tanto dos pais quanto do diretor que tentavam resolver os problemas que os filhos representavam com uma disciplina imposta duramente.

ele também retrata a difícil transição da adolescência para a vida adulta

O diretor com um jeito um pouco "paterno molda as crianças crianças do ateneu

o incendio ocorrido na escola foi para Sérgio como um "rito de passagem"

o fogo foi "ateado" pelo Américo um aluno q tinha acabado de chegar e deixado ali contra a vontade, o pai pediu que lhe curasse o mau comportamento.

ema a esposa do diretor (Aristarco) acabou fugindo no final do livro, ela era como uma mãe para os alunos

o franco acaba morrendo no final do livro de uma doença misteriosa causada pelos maus tratos do internato, e o diretor recebe um busto de cobre em sua homenagem

Sérgio: protagonista e narrador da história.

Senhor Aristarco: pedagogo e rígido diretor do colégio.
Dona Ema: esposa do diretor.
Rebelo: aluno muito aplicado do colégio.
Sanches: colega de Sérgio o nerd do colégio.
Franco: colega travesso de Sérgio e estudante do colégio.
Vitória Marques 10/10/2023minha estante
Não dá spoiler!!!

soyumve 01/04/2023

Ateneu
Em primeiro lugar: eu não entendi quase nada desse livro. Em segundo lugar: o Sérgio, (personagem principal), claramente tem alguma tensão sexual com seu colega além de também estar no complexo de Édipo. Em terceiro lugar: eu só entendi sobre esse livro que o Sérgio era uma criança bem difícil e então o mandaram para o ateneu pra ver se ele aprendia uns modos e a ser bom segundo o sistema. Só li esse livro porque é cobrado pelos vestibulares, mas sinceramente, só não digo que não vale a pena porque é curto e dá para ler em um dia. Mas sei lá, têm coisas melhores pra se ler quando você não está fazendo nada.