El Ateneo

Franco de Rosa

Resenhas - O Ateneu

Liv. 11/03/2024

Lixo
Simplesmente o pior livro que eu já li. Li pra uma prova do livro e só pontos negativos nele: não tem conflito principal, muitos personagens nada importantes, ações desnecessárias e uma péssima despedida. Li totalmente por obrigação, senão teria abandonado, não recomendo.

Julia5096 10/03/2024

Li esse livro meio que por obrigação da minha professora para fazer prova. Confesso que li meio que me arrastando. A leitura nao ia. A linguagem também não ajudava. A história também não é fluida e são muitos nomes para decorar para fazer uma prova. Péssimas lembranças sobre o livro.

juu 10/03/2024

O Ateneu
O Ateneu foi um livro que li por causa do vestibular e sinceramente, não gostei. E está tudo bem em não gostar de um livro, porque nem todos são do meu agrado e gostar ou não é algo bem pessoal. Mesmo assim, recomendo para aqueles que vão ler para o vestibular, esta versão que li.

Gabriel.Chamma 03/03/2024

Um clássico é um clássico
Sendo honesto, não aproveitei a leitura desse livro, achei extremamente enfadonho, a história é muito boa e interessantíssima, mas a escrita é muito enfadonha. Foi uma leitura verdadeiramente penosa, poucas vezes, depois da adolescência, senti dificuldade e mesmo irritação como essa ao ler em livro, digo isso, não sou ninguém para criticar uma das maiores obras da literatura brasileira, por isso a nota.

Camila 27/02/2024

Minha humilde opinião!
Tem umas partes boas, mas no geral a leitura é bem maçante. Foi luta pra terminar! Porém terminei, na força do amor!

Jessica Moraes 18/02/2024

Ok
Sergio conta como foi estudar no colégio interno, conhecido como O Ateneu; entrou no inicio de sua adolescência, narrando os 2 anos que passou lá; os personagens vão desde os alunos, professores, o dono do colégio.. ele nos conto como foi difícil crescer ali dentro já que devido a terem somente garotos, é criado uma certa separação entre eles: os garotos homens, os valentões e os garotos mulheres, sendo os mais fracos, tímidos. Acontece muita coisa entre os personagens, precisei assistir um vídeo no youtube de um professor explicando algumas tendencias, já que pelo deboche do autor, podemos não pegar na primeira leitura.. é um clássico brasileiro com leitura obrigatória em algumas escolas (que ñ foi meu caso), achei maçante mas o final é legal.

maymenlei 11/02/2024

Por uma reforma educacional URGENTE!
?Um bom livro resiste às escolas, e este leva ao pé da letra a resistência.?

Parece que todos que leram esse livro no último ano foram motivados pela lista de leituras obrigatórias da Unicamp, e eu não escapei dessa trajetória (quer dizer, mais ou menos, levando em conta que eu resolvi fazer a leitura depois da prova e meu foco nos vestibulares não era a Unicamp ? culpa dela própria por não ter o meu curso!). De qualquer forma, foi a vida de vestibulanda que me apresentou aO Ateneu.
Minha visão do livro é um pouco deturpada pelo fato de que eu não podia esperar para dizer que tinha acabado. A linguagem é realmente complexa muitas vezes, tanto devido à época, quanto à capacidade insana de descrição de Raul Pompéia. Apesar de cansativo, o livro retém passagens lindamente escritas e reflexões interessantes e bem feitas sobre educação, política e arte.
Em relação à narrativa, a partir dos 40% comecei a ficar extremamente entretida. Vi alguém dizer que O Ateneu seria um dos primeiros livros ?coming of age? e, salvo as diferenças históricas, acho que isso faz muito sentido. A narrativa não tem um curso exato, mas se ancora em acontecimentos marcantes e mundanos da vida do protagonista, analisando os relacionamentos dele com diversos personagens enquanto ele cresce e tenta descobrir sua identidade e seu lugar no mundo.
O final é extremamente simbólico e construído durante os capítulos de forma nada previsível. Raul Pompéia narra o apogeu e a queda (literal e figurada) de uma figura autoritária que representa um modelo de educação cínico e indiretamente violento que com certeza marcou a juventude do autor. Definitivamente merece ser um clássico da literatura nacional.

Zé Vinicius 03/02/2024

Fraco
Eu já não esperava muito e recebi menos do que eu esperava. O Ateneu começa bom mas ao decorrer da leitura, encontrei uma obra tão maçante que quase desisto pela 5° vez, mas dessa vez deu certo ler.

Danilo Moreira 25/01/2024

Clássico cheio de nuances
Na obra, conhecemos o relato de Sérgio, que na infância, foi enviado para o Ateneu, colégio interno de alto prestígio no país. A partir daí, o narrador-personagem descreve os tipos de colegas, professores e demais pessoas, bem como as situações que ele vivencia no colégio. Os fatos servem como catapultas para críticas à elite da época.

A escrita de Raul é enigmática. Às vezes precisamos ler com os olhos nas entrelinhas. Se você não tiver essa disposição, talvez a experiência de leitura pode ser difícil. Também é perceptível a riqueza de vocabulário do autor, e esta é uma oportunidade de também aprimorar o nosso.

No mais, eu diria que é uma experiência de leitura meio desafiadora, mas quando terminamos o livro, especialmente as cenas finais impactantes, dá uma certa satisfação.

Nandinh4 17/01/2024

Mas Raul Pompeia conseguiu fazer com que a crítica ao sistema educacional brasileiro descrita no livro fosse atemporal e me cativasse.

Neste livro crescer não é fácil e depender dos outros para ser protegido é pior. Mas é necessário ser forte!
A famosa frase ?A escola não faz o aluno, ele a faz? ecoa pelo livro.
Indiretamente Raul nos faz pensar que se nos questionarmos um pouco sobre meios e as ações das pessoas em uma instituição, jamais iríamos nos submeter a esse processo mas devemos seguir os padrões da sociedade, é o aceitável.
O livro tem sua complexidade mas garanto que irão se identificar com o livro!

Larissa3409 01/01/2024

Perspectiva dos descobrimentos da juventude
O Ateneu é um dos livros de leitura obrigatória da Unicamp e eu li por causa disso. Da minha sala do cursinho, eu fui a única a adorar, a maioria detestou.
Mas Raul Pompeia conseguiu fazer com que a crítica ao sistema educacional brasileiro descrita no livro fosse atemporal. Gosto de pensar também de uma maneira pessoal, quantas pessoas conhecemos que se dizem organizadas e morais, mas seu interior está um caos?
É interessante também como a curiosidade e a descoberta da sexualidade são trazidas no livro. Mesmo Sérgio não sendo adepto aos valores cristãos, essa discussão ainda é trazida de forma muito sutil, mas presente.
É um ótimo livro pra ler quando se tem tempo e está disposto a tal.

Adila13 29/12/2023

Muito bom caraaaaa
Esse livro é maravilhoso, acredito que tenha sido minha primeira leitura de livro nacional, li a primeira vez por recomendação de um professor na escola e simplesmente não consegui deixar de ler novamente.
As vezes pode parecer uma leitura cansativa, mas no final vai valer muito a pena.

manô 28/12/2023

Honestamente? li por ser uma leitura obrigatória da escola, mas me peguei gostando mais do que achei que fosse gostar. realmente te deixa presa naquela história.

HULK AGIOTAAA 11/12/2023

O Ateneu
Embora seja, em um primeiro momento, apenas um livro de recordações acerca das memórias estabelecidas em um internato, O Ateneu, nas entrelinhas, esconde muito de subjetividade, que não pode ser apreciado em uma leitura desatenta. Um exemplo são as icônicas figuras desenhadas pelo próprio Raul Pompeia, que chamam atenção para momentos importantes da obra, não como meras ilustrações, mas flashs de eventos que foram, são ou vão ser discutidos no decorrer da obra, no qual, uma boa memória é capaz de perceber o quão bem são intrincados tais momentos.
O Ateneu é uma obra abrangente, de escrita densa, mas que não jorra em enumerações, embora haja alguns momentos, que merece ser destrinchada, estudada o peso de cada palavra, para se perceber o quão rica e elaborada é.