Seres Mágicos & Histórias Sombrias

Al Sarrantonio

Resenhas - Seres Mágicos & Histórias Sombrias

@vcdisselivros 18/02/2020

Uma grade decepção
Com mais de vinte contos reunidos, Seres mágicos e histórias sombrias é uma antologia organizada por Neil Gaiman. A edição perfeita e o nome de peso do autor não amenizam a decepção que senti ao chegar ao fim do livro.

Apesar dos pesares, nenhum trabalho deve ser desmerecido! Por mais ruim que seja, devemos ler e tentar perceber o que de bom pode ser adquirido, razão pela qual irei listar abaixo os cinco contos que mais cativam e fazem refletir.

1° A VERDADE É UMA CAVERNA NAS MONTANHAS NEGRAS - NEIL GAIMAN (P.255)

No conto, um homem pequeno contrata outro como guia em busca de uma caverna que guarda riquezas. No decorrer, o leitor acompanha os dois e sente que algo não está sendo contato.

Ao fim, aprendemos que a lei do retorno existe e que não devemos julgar o próximo com base em suas características.

2° INTELIGÊNCIA HUMANA – KURT ANDERSEN (P. 333)

Nancy Zuckerman é uma mulher que trabalha para a Nasa como pesquisadora. No Polo Norte, próximo ao ártico canadense, ela descobre uma estação capaz de revelar muito sobre a humanidade.
A lição aqui, é o quanto podemos adquirir conhecimento quando permitimos que o desconhecido entre.

3° UMA VIDA EM FICÇÃO – KAT HOWARD (P.261)

Uma atriz se torna musa de um roteirista e após encenar a primeira história criada por ele percebe que a vida que tinha não era tão boa ao ponto de sentir falta. Com isso, ela passa a encenar cada vez mais histórias para ter a tão idealizada vida perfeita nas telinhas.
A autora mostra que acreditamos tanto nas mentiras que nos contam e nas que contamos a nós mesmos, que no fim perdemos nossa essência.

4° INDISPOSTA – CAROLYN PARKHURST (P.251)

Arlette e Yvonne são irmãs que decidem fazer um cruzeiro. Durante a viagem, Yvonne conhece um homem e fica noiva dele, despertando a inveja da irmã mais velha. Ao retornar, Arlette descobre um segredo sobre o passado do homem e se pergunta se deve contar para a irmã antes do casamento ocorrer.

Parkhurst apresenta ao leitor que ás vezes as pessoas mais tóxicas são aquelas que estão perto de nós e que a inveja é tão tóxica que pode superar laços de sangue.

5° As estrelas estão caindo – Joe R. Lansdale (P. 87)

Um veterano de guerra retorna para casa anos depois de ter sido dado como morto, surpreendendo a esposa e o filho. Com o passar dos dias, o homem se esforça para reconquistar a família e conhecer os dois. Apesar do esforço, ele não consegue se reaproximar, principalmente quando um antigo amigo volta ao jogo.

O autor exibe que para um relacionamento funcionar, não basta somente um querer, revelando que a verdade nem sempre é absoluta.

Em suma, defendo que o ato de ler é exclusivamente pessoal e que sim, devemos comprar um livro tachado como ruim. A razão? Somente assim é possível parar e formar as próprias conclusões.

site: https://www.instagram.com/vcdisselivros.oficial/?hl=pt-br
ogawajheniffer 12/09/2021minha estante
Péssimo mesmo. Terminei na base do ódio

@vcdisselivros 28/06/2022minha estante
OgawaJheniffer o ódio aqui foi tanto que desapeguei desse, nem tenho mais na coleção kkkkkk

Marcos.Leste 04/06/2023

Algumas histórias excelentes outras nem tanto.
Como o livro se trata de vários contos iremos encontrar excelentes histórias bem construídas com desfechos interessantes.
Outras histórias que acabam desmotivando a continuação da leitura, porém ainda assim vale muito "a pena" ler, pois iremos encontrar situações inusitadas agradáveis e com boas reflexões no geral. A nota não foi maior pois talvez eu estava esperando um pouco mais do livro.

Anabel.Carolina 21/08/2020

Seres Mágicos e Histórias Sombrias
Bom, nem Deus agradou a todos né?! Kkk Esse livro trás uma coletânea de contos de assuntos bem variados. Todos com uma pegada sombria e com muita fantasia também!

Alguns deles são bem formulados e interessantes, realmente que te prende ali. Mas outros me deu vontade de sair correndo. Talvez por serem bem curtinhos mesmo, não me apaguei aos personagens e quando vi já estava perdida! Ou talvez eu descobri que não gosto desse tipo de leitura que não te apresenta os personagens e deixa tudo bem superficial!

Enfim, a capa é linda e ele é cheio de detalhes! Mas deixou a desejar. Fiquei me amarrando pra acabar logo.

Os que em partes me interessaram foram:
Sangue
Leif no vento
Uma vida de ficção
O terapeuta

Qnat 07/08/2020

Há contos bons e contos não tão bons.
Esperava um pouco mais pelo editor e por alguns nomes...

Mas imagino que no mercado editorial exista o mesmo do que em qualquer outro grupo humano: os amigos. Assim, convida-se os chegados!

Hoje há escritoras/escritores de contos independentes tão, mas tão boas/bons... Acho que vale mais a pena peregrinar por blogs e kindle do que pegar essas coletâneas.

Laura 02/09/2021

A edição e a qualidade do livro são impecáveis! Os contos são fantásticos. Alguns são mais maçantes e difíceis de entender as entre linhas, outros nos fazem refletir e deixam nossa mente com "O que aconteceu depois?" como o próprio Neil apresenta na introdução.
É uma leitura fluida e tranquila.

Wesley Santos 09/03/2022

Uma grata surpresa
Livro de contos, tem como destaque um conjunto de 27 contos que variam de cômicos até alguns mais dramáticos, em todos os casos contendo uma pitada sombria, alguns dos contos poderiam sustentar um livro sozinho desenvolvendo mais a história porém no meu caso achei que dois desses contos foram  um pouco maçantes mas no geral é um bom livro.

Gustavo.leão.3D2Y 07/08/2020

Sem seres mágicos e histórias nada sombrias
Esse livro é chato demais começando porque praticamente 5 ou 6 histórias tem seres mágicos mesmo assim ainda são chatas pois ao invés de dar medo eles fazem mais você sentir nojo do que o medo.
A maior parte das histórias não tem seres mágicos e muito menos uma história realmente interessante onde você seria mais produtivo dormindo do que lendo esse livro. E falando em dormir ao invés da histórias criarem uma atmosfera legal que dê medo eles fazem mais você sentir sono.
Toda vez que eu ia ler esse livro eu ficava me perguntando se eu ia abandonar ele, E ERA MELHOR EU TER FEITO ISSO MESMO, eu tava com a expectativa que ia melhorar mas não melhorou.
Poxa, as histórias são escritas por diferentes pessoas e o resultado disso são 27 histórias chatas pra caramba onde você fica totalmente entediado.
Krishna.Nunes 28/09/2020minha estante
o título original do livro é "All-new tales", algo como 'contos inéditos' ou algo assim. Acho que o título em português leva as pessoas a criarem uma expectativa completamente errada.

Mara.Mares 10/02/2020

Seres mágicos e Histórias sombrias
Se vc é como eu, que procura sentido no título do livro, vai se decepcionar c/ esse. Não tem nada de histórias sombrias e menos ainda seres mágicos. Há sim, histórias sem pé nem cabeça, que muitas vzs me causaram repulsa. Não recomendo.
Krishna.Nunes 28/09/2020minha estante

drixza 22/01/2021

Peculiar
No geral foi uma leitura instigante, com histórias de finais subjetivos. Embarquei meio temerosa pois não é meu habitual ramo de leitura, mas foi uma grata surpresa, gostei bastante, apesar de no final ter algumas histórias cansativas. Há de tudo, histórias engraçadas, tristes, românticas, violentas, bizarras e insólitas. Tem conto para cada tipo de leitor.

Gisele @abducaoliteraria 11/05/2020

5 motivos para ler
A experiência com Seres Mágicos & Histórias Sombrias oscilou um pouco a princípio. Não consegui me envolver muito com as histórias iniciais, mas depois terminei empolgada e ao mesmo tempo triste, porque queria mais. Como o saldo da leitura foi positivo, decidi tentar convencer você a realiza-lá também.

CONTOS
Fã de contos e histórias curtas? Seres Mágicos & Histórias Sombrias é uma antologia de contos, no qual o título é autoexplicativo. No entanto, se você, assim como eu, prefere histórias longas (quase sem fim rs), pode ser que esteja na hora de dar uma chance àquelas curtinhas, de entretenimento momentâneo. Tenho certeza que há espaço para curtir ambos os estilos. Falo isso porque eu mesma tinha um certo preconceito com relação a contos, mas aos poucos estou me rendendo a eles e compreendendo seu valor.

AUTORES
Acredito que este seja um dos maiores trunfos dessa antologia. Há contos de escritores renomados, como os próprios organizadores, Neil Gaiman e Al Sarrantonio. O mais interessante é conhecer a escrita e a dinâmica de um novo autor, por ele não ter suas obras lançadas aqui no Brasil, ou simplesmente porque ainda não havia chegado a hora de conhecê-lo. O último conto da antologia é de Joe Hill, um autor que eu ainda não havia lido por não ser tão próxima do gênero terror. No entanto, fiquei bastante surpresa com a forma com que ele construiu sua trama, então confesso que agora há um interesse de conhecer outras histórias do autor.

ANTIRRESSACA LITERÁRIA
E não é que este livro me salvou da ressaca literária? Apesar das primeiras histórias terem me frustrado um pouco, não posso negar o quanto elas se mostraram instigantes. Sem conseguir ler muito, todo dia antes de dormir eu conseguia consumir pelo menos uma ou duas histórias. Isso porque a maioria dos contos são curtos e intrigantes, então você não consegue iniciá-lo sem conseguir concluí-lo no mesmo dia.

DIVERSIDADE DE GÊNEROS
Qual o seu gênero literário favorito? Tem de tudo neste livro, e essa foi uma das minhas maiores surpresas. Toda história tem algo em comum, é claro: a atmosfera sombria. Porém, você irá se deparar com histórias contemporâneas, mitológicas, de fantasia épica, de ficção científica e muito mais. Particularmente, adorei os contos que continham elementos sombrios com sci-fi, porque são dois estilos que combinam muito, mas que não vejo muito por aí.

SERES MÁGICOS & HISTÓRIAS SOMBRIAS
O livro carrega esse título porque, conforme já mencionado, existe uma gama de temas abordados nele, mas todos possuem ares sombrios de suspense e toques de terror. Os seres mágicos estão presentes em algumas delas, como sereias, vampiros, figuras mitológicas e outras. A cada nova história você se pergunta sobre o que ela irá se tratar, sobre algum ser mágico ou alguma trama carregada de mistério.

Desde que o finalizei, estou à procura do próximo livro de contos, um que seja capaz de substituí-lo e me fazer companhia toda noite antes de dormir. Se você ainda não se sentiu convencido a tentar essa experiência, há um bônus: a edição, para variar, está um espetáculo. Preparei um vídeo especial mostrando os detalhes, espero que goste.

site: http://abducaoliteraria.com.br/
Lydia.Fernnanda 16/06/2020minha estante
Indico Os melhores contos fantasticos, de Flávio Moreira da Costa

Nicolas.Rodrigues 22/02/2020

Em ?Seres Mágicos e Histórias Sombrias? Gaiman e Sarrantonio propõem que a percepção de fantástico nada mais é do que lançar uma nova luz em direção àquilo que já conhecemos, nos fazendo ver o conhecido com outros olhos. Falsos gurus, gêmeos de relacionamentos complicados, famílias enlutadas. Tudo vale desde que em algum momento o leitor sinta a vontade de dizer aquelas quatro palavras que são as que realmente dão o tom de mágica a uma história: ?O que aconteceu depois??

MarAlia63 09/03/2024

Meta de 2024 - 06/23
Complicado avaliar um livro de contos no geral, ainda mais quando são contos de vários autores diferentes.
Fiquei frustrada pelas histórias não corresponderem ao título do livro. Não achei nada sombrio (talvez uns 4 ou 5) e sim, mais voltados pra uma pegada meio ?nonsense?.
Alguns muito enrolados, outros sem final e alguns que me lembraram algo como ?anjos da noite? ou ?sin city?
?Pegar e soltar? e ?O demônio da Escada? ganharam MUITO meu coração, uma pena os outros não seguirem essa linha.

Renan583 01/08/2022

Decepção do início ao fim
Parece que alguém resolveu reunir em um livro todos os contos chatos que encontrou por aí. Alguns contos além de chatos são longos, o que torna a leitura mais torturante ainda. O título não tem nada a ver com as histórias. Como leitura, esse livro só serve como um bom objeto de decoração, pois é muito bonito, mas os contos, deixa pra lá.

Avaliei os contos de 0,0 a 5,0:

24. Histórias - 1,0
25. O primeiro voo do Belerofonte de McCauley - 1,0
26. O diabo na escada - 4,0

iammoremylrds 06/01/2024

No geral, uma obra bem interessante que acaba trazendo alguns elementos diferentes em cada obra dos mais diversos autores, se tendo o seu diferencial, adorei a seleção de contos, tendo contos para todos os gostos!

Fábbio (@omeninoquele) 30/05/2020

Esperava mais!
#OMeninoResenhando
⠀⠀
❝...A tristeza vem do amor. A tristeza é uma espécie de privilégio terrível.❞
⠀⠀
Seres mágicos & histórias sombrias é uma antologia composta por vinte sete contos relacionados ao terror e ao fantástico de autores com trabalhos já conhecidos como Neil Gaiman, Peter Straub, Chuck Palahniuk e Joe Hill autores versáteis que já possuem um nome e são referências nesses gêneros. Tirando o Neil Gaiman, ainda não havia lido nada dos outros autores e essa antologia, serviu meio que como uma porta de entrada pra eu conhecer suas escritas, bem como a dos outros autores que formam o livro.
⠀⠀
Pois bem, me decepcionei! O livro que tinha tudo pra ser interessante, mas no fim se tornou só um tanto entediante mesmo. Não sei o que houve, porque quando pegava pra ler esse livro, o sono vinha. É porque eu não curto fantasia? Creio que não. Acho que na maioria dos contos, tive uma total falta de entendimento do que estava lendo e os poucos que eu curti a história do fim ao começo foram uns cinco, de vinte e sete histórias. Daí nem sei dizer se o problema foi eu mesmo, ou é a falta de conexão com o que lia.
⠀⠀
Demorei uns três meses pra acabar esse livro, e só terminei porque sou muito persistente e não gosto de deixar coisas inacabadas, mas conheço amigos que não deram essa mesma chance que eu. A seguir vou contar um pouco do enredo dos contos que pra mim valeram a pena.
📖 As estrelas estão caindo - Joe R. Lansdale (pág. 87);
⠀⠀
Um veterano de guerra retorna pra casa após ter sido dado como morto, pra surpresa do filho e esposa. E agora está disposto a recuperar o tempo em que esteve longe da mulher e enfim conhecer o filho, mas vai encontrar dificuldades nessa reaproximação porque um antigo amigo está também no jogo e pode estar dificultando as coisas. Esse foi o que eu mais gostei porque trata de um assunto mais real, que é focado nos relacionamentos e o quanto eles precisam de que as duas pessoas estejam dispostas a fazer com que dê certo.
📖 Pesos e Medidas - Jodi Picoult (pág. 145);
⠀⠀
Sarah e Abe estão passando pelo processo do luto de terem de enterrar sua filha de sete anos, com toda uma vida pela frente. E quando passam por todo esse processo eles sentem que a vida depois parece seguir normalmente, mas pra eles a dor permanece e a vida diariamente já não faz tanto sentido. Eles tentam viver um dia de cada vez, mas mesmo assim a dor parece não se distanciar, até que quando mais as coisas vão acontecendo eles se dão conta de que não são mais uma família. Esse conto trata muito de como fazemos pra superar a perda e como lidamos com a morte quando chega e é inevitável.
📖 O diário de Samantha - Diana Wynne Jones (pág. 215);
⠀⠀
É Natal em 2233, Samantha vai a mais uma festa de compromisso da mãe, ela já casou várias vezes que Samantha perdera as contas, e acha que a mãe gosta mais do dinheiro que os homens lhe proporcionam. Mas depois que acaba o encontro, Samantha vai pra casa e pede ao seu robô, que não seja incomodada, mas logo a campainha toca e ela recebe um presente inusitado: uma árvore e dois pássaros, e isso se estende pelos próximos dias. Daí ela sem saber o que fazer liga pra seu ex, perguntando se não havia sido ele que havia mandado os presentes e depois do não, descobre que tem um admirador secreto muito exótico e passa os dias tentando decifrar o cara por trás dos presentes e tenta não surtar com as coisas inusitadas que recebe. Não sei o que o conto significa, mas notei muita futilidade na vida de Samantha que é modelo e acho que com essa situação ela foi obrigada a pedir o ex em casamento só pra se livrar do outro doido.
⠀⠀
Enfim, não vou dizer que não é um livro que não recomendo, porque está longe de mim fazer isso. Não funcionou comigo, mas pode ser que com você seja uma experiência incrível, então se te interessa leia-o e tenha sua própria experiência.
#SeresMagicosEHistoriasSombrias #NeilGaiman #AlSarrantonio #Darkside #Antologia

site: https://www.instagram.com/p/CAyPVzyjNVN/