Anseios

Anseios bell hooks

Resenhas - Anseios

Karol.Georgette 06/01/2021

Primeira experiência
Amei conhecer essa teórica feminista e ativista social, foi um experiência muito interessante, ainda que livro não fale tanto sobre suas teorias, os ensaios neles me tocaram de diversas formas. Espero em um futuro próximo ter contato com mais livros escritos por ela. E também outras teóricas negras citadas ao longo da leitura.
A única coisa que me deixou incomodada foi que ao longo da leitura as páginas desgrudaram da lombada, mas de todo resto o versão do livro é ótima, e design também é lindíssimo.
Raquel.Fagundes 06/01/2021minha estante
Que demais! Estou lendo ?o feminismo é para todo mundo? e tô curtindo também. Quero ler esse depois. :)

Vitoria 27/07/2021

Demorou, mas valeu!
Uma leitura que demorei meses para finalizar. Em parte porque não conhecia a maioria das obras que bell hooks referencia em suas críticas, como também porque precisei ler cada frase algumas vezes, para assillmilar a potência dos pensamentos expostos. Um livro que chama a atenção para a sutileza da opressão, que se apropria da arte para nos colocar no lugar do Outro.

Geisalanis 29/12/2022

Sempre perfeita o livro é um mix de informações. Algumas partes do livro achei um pouco cansativas quando ela narra sobre os filmes mas os últimos capítulos das entrevistas me retomaram a paixão que tenho pela escrita dela.

Messias 13/03/2023

Não é o melhor dos livros da bell hooks que já li, mas é um trabalho bem interessante. Analisando, especialmente, a produção cultural, a autora consegue construir argumentos interessantes a partir de diferentes perspectivas. Talvez por isso parece um livro menos "temático" que os demais. O ponto negativo é a péssima qualidade da edição, com a capa super mal colada e que, por mais que você tenha cuidado, não resiste à leitura. Lamentável!

Edu 07/05/2023

Mais do que uma crítica: uma denúncia!
Este é o terceiro livro que leio escrito por bell hooks e eu não me canso de pensar que é impossível não ser cativado por sua escrita. A capacidade que ela tem de nos tocar com suas palavras é extraordinária. Anseios é uma obra pós-moderna que busca dialogar sobre nossos desejos e nos conectar por meio deles. Nossa ansia pela extirpação de estruturas opressivas e de dominação são forças irrefreáveis, combustíveis ferozes capazes de nos unificar em comunhão.

De início, senti dificuldade em descrever o conteúdo deste livro, pois é muito vasto, apesar da interconectividade dos capítulos. Ao final da leitura, com suas próprias palavras, bell me deu a resposta. Ele é multivocálico, há muitas vozes presentes nele que a autora emerge. Torna-se polifonico na medida em que ela realiza críticas sobre os diferentes problemas que a comunidade negra enfrenta com a vinda da pós-modernidade, principalmente sobre a história preta e seu legado. Sobre sua identidade.

Ao dar voz as diversas experiências negras, ela põem em xeque o essencialismo sobre a negritude; ela rompe com o nacionalismo negro e com a dicotomia do "nós vs eles". Hooks acredita que a luta contra o racismo é tanto branca quando negra. Ao analisar o processo de outrificação que a pós-modernidade traz, bell denuncia assisuamente em como a branquitude reflete sobre a condição do Outro, do "agente passivo negro", por meio de suas próprias lentes com seu olhar colonizador. A condição negra torna-se objeto de estudo e a autoridade de fala recai sobre o homem branco, ele ainda é o sujeito. O ser negro é apenas o centro de sua fala, de sua própria história branca.

É uma leitura fenomenal, instigante, subversiva e pontual. São críticas culturais de como a comunidade negra é representada na cultura em geral de forma a caber em moldes estereotipados e racistas. Esse livro é um olhar negro sobre o legado e a condição da negritude!