Le Pendu de Saint-Pholien

Le Pendu de Saint-Pholien Georges Simenon

Resenhas - O Enforcado

Rafa 20/03/2024

O livro já começa frenético e misterioso. Gosto dos finais pouco convencionais do Simenon e aqui é o caso outra vez. Uma história, curtinha, bem pipoca para ler em uma tarde. Recomendo para quem gosta de detetives e mistérios.

Alexis.Sodre 04/05/2023

Não lembro quem me recomendou, e nem cheguei a ler a sinopse antes de começar. Me surpreendi bastante. Achei o caso do detetive bem desenvolvido mas extremamente triste, fiquei torcendo pra no final ele ter um pouco de piedade kkkkkk gostei bastante do livro

kaw.b.s 02/05/2023

O enforcado de Saint-Pholien
Como todas as obras de Simenon, ?O Enforcado de Saint-Pholien? é um livro curto que capta a atenção do leitor já nas primeiras páginas. O ritmo da narrativa é ágil, porém nada apressado.
Nesse livro, Maigret não investiga por obrigação e sim por remorso e curiosidade. Assim, todos os caminhos são trilhados por ele, quase sem ajuda de seus colegas e subordinados da Polícia Judiciária.
O comissário Maigret viu o suicídio com seus próprios olhos e, pela maneira como ocorreu, sabe que não foi uma decisão planejada. Mas ele não sabe quem era aquele homem, o que fazia e, principalmente, porque usava um nome falso. Ao melhor estilo Simenon, toda a trama se constrói ao redor do mistério de porque as pessoas fazem o que fazem e o que em suas vidas as levaram a chegar ali. Um estranho que surge no caminho do comissário no necrotério, e que parece estar sempre um passo à sua frente em qualquer direção que tome, acaba por conduzi-lo ao passado do suicida onde estão as respostas.

Christiane.Sérgio 18/07/2021

Simenon...

Um grande amigo me indicou os livros deste escritor. Não que eu duvidasse do meu amigo, mas adiei a leitura por vezes e hoje me pego apaixonada na primeira leitura.

O enforcado de Saint-Pholien tem um ar de mistério que me surpreendeu. Nada do que pensei era o correto e eu gostei muito disso.

Sou uma apaixonada por Agatha Christie e, com certeza, Simenon já tem um espaço nas minhas estantes ao lado dela.

Adilson R 14/01/2021

Este conto com Maigret foi muito bem escrito por Simenon. Um história misteriosa, e por fim até triste. Recomendo para que gosta do estilo investigativo.

Lis 13/12/2020

Investigação
Achei que o livro prometia muito, um suspense, uma narrativa policial bem feita. Mas o investigador não descobre quase nada por si só, os culpados é que entrelaçam e revelam todas as pistas. Alguns pontos ficam soltos ao final da narrativa... Achei meio fraco, superficial, banal.

Fábio Nogueira 07/09/2020

Maigret, outro detetive pra ficar na história.
Cada autor consagrado deixou sua marca na literatura policial, não poderia ser diferente com Simenon.
Suas histórias valem a pena serem conhecidas. Uma melhor que outra! Todas tem o seu valor...

Jessé 05/08/2018

Um mistério inusitado
O enforcado de Saint-Pholien é um romance policial do autor Georges Simenon. A história e focada no comissão Maigret, um membro da polícia especialista em resolver crimes. Em uma de suas viagens ele se depara com um homem maltrapilho que carrega uma mala velha e um pacote cheio de dinheiro, e a estranheza dessa cena o faz segui-lo por uma jornada que se mostrará bem mais grandiosa do que a sua intuição policial havia crido.

Com uma técnica de escrita muito clara e acessível, o autor nos brinda com uma história muito interessante e convicente, passando por vários países da Europa no século XX, que havia acabado de se recuperar de uma Guerra Mundial e já se preparava para entrar em outra. Os personagens secundários são bastante complexos e demonstram bastante humanidade, o que acrescenta verossimilhança à história e convence o leitor.

Esse foi o primeiro livro do Simenon que li, e foi uma grata surpresa nessas férias. Sempre fui apaixonado por romances policiais, então eu gostar desse livro não é de fato nenhum espetáculo, mas reforço a sua genialidade e recomendo a todos que queiram conhecer uma boa história.

site: http://sobreoquelievivi.blogspot.com/2018/08/o-enforcado-de-saint-pholien.html

Jamille Santos 01/05/2015

O enforcado
O livro é leve e envolvente. Gostei da história e da forma como o autor vai dando dicas para o leitor tentar desvendar o mistério, mas acredito que ninguém consiga dar o desfecho que este deu ao livro.

Wellington Ferreira 05/05/2014

No final, nada é o que parece ser...
Olá pessoal!

Conforme relatei ontem, separei 3 livros para ler neste feriadão prolongado e um deles foi este: "O Enforcado", de Georges Simenon. Que acabo de terminar agora.

Como neste Grupo prezo pela sinceridade nos comentários e indicações, achei o livro regular. Esperava mais do Simenon.

A história gira em torno de um suicídio cometido por um homem de aparência modesta e atos suspeitos, dentro de um hotel barato na cidade de Bremen, na Alemanha. Como presencia o fato de forma indireta, o detetive Maigret, que acaba se envolvendo na história sem querer, vê-se na obrigação de investigar o porquê daquele homem tirar a própria vida!

A partir daí ele dá início a uma investigação independente, repleta de armadilhas e de falsas pistas, onde acaba colocando em risco a própria vida, pois os "inimigos" estão mais perto do que ele imagina, são muitos e estão decididos a não revelarem a verdade sem antes lutarem.

Porém, no final, nada é o que parecia ser... Suspeitos e vítimas se confundem na história fazendo com que o nosso detetive se veja num dilema e sem saber que decisão tomar!

O livro é uma boa opção para quem gosta do gênero policial. Simenon está, ao lado de Agatha Christie e Conan Doyle, entre os maiores romancistas do gênero. No entanto, "O Enforcado" passa longe de ser um dos seus melhores livros. Fica a dica, mas com ressalvas, procure depois outros livros dele para ler e tire as suas próprias conclusões e impressões sobre este autor.

E aí amigo leitor, já leu este ou algum outro livro do Simenon? Deixe um comentário e compartilhe a sua opinião conosco.
Um abraço e boas leituras!!!

Kika 06/05/2009

Não conhecia o Simenon. O título é bem atraente, a narrativa até certo momento também. Mas chega um ponto em que tudo vai se tornando óbvio demais. Fica evidente para qualquer leitor que os quatro amigos tem algum interesse no caso do suicida e também tem alguma culpa no "cartório". O final não foi o que eu esperava.