Todo Mundo Tem Uma Primeira Vez

Vitor Martins
Ale Santos

Resenhas - Todo Mundo tem uma Primeira Vez

Biblioteca Álvaro Guerra 25/04/2023

Composto de seis contos escritos por seis nomes de destaque da literatura nacional contemporânea, a obra explora os diferentes tipos de primeiras vezes com as quais podemos ter contato durante a nossa juventude. “Primeiras vezes são importantes, e tudo o que podemos fazer é vivê-las ao máximo.”

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786550080143

Carolina.Neres 14/03/2023

Livros que deveriam ser obrigatórios
Eu comprei esse livro em um sebo por ter me chamado atenção, tanto a capa quanto o título, mal sabia eu que aquela era a parte menos interessante do livro. São tantas pautas sérias dentro de textos comoventes e envolventes. Os meus preferidos foram os 3 primeiros contos, que chorei lendo. O primeiro conto foi o que eu mais me identifiquei, a forma como ele descreve suas primeiras vezes, e eu me enxerguei nele. O segundo, apesar de não me identificar, me ensinou uma importante lição. O terceiro me fez chorar igual louca, um retrato cruel da sociedade em que vivemos. Confesso que os últimos três não são o meu estilo de texto, mas posso dizer que são bem escritos e ainda assim trazem pautas importantes. É um livro representativo e importante para nos conscientizarmos sobre nossas lutas, dores e privilégios. A sociedade ainda é muito cruel com as minorias e o livro nos mostra a realidade com as histórias. A diversidade dos personagens torna o livro mais inclusivo e mais lindo.

Léo 15/08/2022

Incrível conhecer a escrita popular e jovial brasileira!
Confesso que embora não me apegue ao meu escritor ou estilo favorito, não sou muito de escritores jovens e/ou ascendentes. Aiganhei esse livro de contos que mudou meu jeito de ver o mundo e me fez rir e chorar num mesmo conto.
Incrível! E muito obrigado por me lembrar das minhas primeiras vezes e toda a avalanche de sentimentos que elas trouxeram!

Nanda 08/07/2022

Gostei bastante desses contos! Todos eles trazem bastante representatividade.
O que eu mais gostei foi o conto da Fernanda Nia e o que eu menos gostei acho que foi o da Olivia Pilar.
O do Ale eu achei que ia funcionar muito mais como um livro. Senti que ficou faltando saber mais do desenvolvimento da história. Inclusive acho que seria um incrível livro de ficção científica para jovens.

ragnaei 07/06/2022

"Todo mundo tem uma primeira vez" é uma antologia de seis contos, escritos por seis escritores brasileiros que são destaques na literatura nacional contemporânea. Os contos são bem diferentes entre si, mas todos buscam narrar alguma "primeira vez", acontecimento fundamental em qualquer fase da vida.

TW: Violência policial, assassinato/violência contra pessoas pretas.
CW: Término de relacionamento.

Normalmente eu não consigo me conectar tanto com antologias de contos, mas dessa vez, eu não tenho como negar que fui completamente surpreendida. Eu amei todas as histórias, e cada escritor, por mais que escreva de forma completamente diferente dos demais (tanto em relação a temática dos contos quanto na narrativa) conseguiu me conquistar 100%. Pra mim, foi uma das melhores escolhas de contos e autores (e eu chorei mais de uma vez lendo).

Aqui vai um compilado de reações (meu histórico de leitura) pra cada conto (e algumas observações extras):

Sete Frases que poderiam mudar tudo - Vitor Martins (5/5)
Terminei esse conto chorando muito. De verdade, foi extremamente pessoal pra mim. A escrita do Vitor, como sempre, fluida, começa parecendo que vai ser super bobinha, mas é só pra ir te acostumando até começar a te envolver completamente. De verdade, eu amei esse conto e chorei mesmo. Se fosse pra avaliar só ele, 5 de 5.

Dança Comigo - Olivia Pilar (5/5)
aaaa muito fofo!! Fazia muito tempo que eu não lia nada da Olivia Pilar que, como sempre, escreve histórias perfeitas pra mulheres sáficas. Me deixou torcendo por elas!

O melhor de todos - Jim Anotsu (5/5)
Não conhecia a escrita de Jim Anotsu, mas que escrita. Terminei chorando mais uma vez com esse livro. A forma de narrar desse conto é muito bem feita, e mesmo esperando, desde o começo, pelo pior, foi ainda muito mais doloroso quando aconteceu. Além disso, Jim Anotsu me fez ficar complemente envolvida e interessada em um assunto que eu nunca sequer pensei antes, fórmula um. Escrita excelente.

O Herói na Sala 307 - Fernanda Nia (5/5)
HEUEH esse conto tem uma vibe completamente diferente dos outros, pensei que não ia gostar muito mas eu AMEI. Ana e Alex têm uma das minhas dinâmicas favoritas, e foi muito divertido de ler. Achei um pouco mais difícil de identificar o tema do livro, mas acredito que está em "ela ver o mundo de forma mais complicada pela primeira vez". De qualquer forma, eu gostei muito, eu SUPER leria uma série de livro inteira sobre Aninha e Alex!

Confissões - Bárbara Morais (4/5)
A escrita da Bárbara é super divertida, e ler esse conto me fez rir em várias partes. Acho que só a resolução dos conflitos que foi um pouco menos imersivo e interessante pra mim. Mas continuei gostando bastante.

Cangoma - Ale Santos (5/5)
O conto final é bem diferente dos demais, no sentido de se passar em um mundo distópico e futurístico. No começo, me senti um pouco perdida pelo impacto que foi pular para essa história depois de ter lido conto anterior. Mas foi muito bom, também acho que foi meu primeiro contato com a escrita de Ale, embora eu já tivesse ouvido sobre ele! Acho que consegui ter uma boa ideia de como ele escreve e vou procurar ler mais do autor.

Ju Harue 23/05/2022

Gostei muito como trouxe diversas formas de interpretação sobre primeiras vezes, novas experiências e/ou sentimentos, na forma de vários gêneros narrativos.
Foi muito legal conhecer um pouco do estilo de escrita de cada autor e me fez ter curiosidade de ir atrás de mais daqueles que me identifiquei. Me surpreendi ao ver o quanto, em poucas páginas, alguns contos trouxeram uma temática mais pesada, reflexiva e revolucionária. Um livro que traz aquele sentimento de que há esperança, ainda haverão muitas novas primeiras vezes.

Mel Miti 14/11/2021

Eu peguei esse livro na biblioteca por ele ter uma capa bonita, por ele ser nacional, pelo título, e por ser escritos por nomes conhecidos como Vitor Martins e Olívia Pilar (eu já havia lido uns contos da Olívia e eu queria MUITO ler algo do Vitor). Não coloquei muitas expectativas, no entanto, eu acabei me surpreendendo!! Foi uma leitura super gostosa, e eu amei pelo fato de serem contos tão distintos uns dos outros todos baseados em um mesmo tema: uma primeira vez. Foram abordados assuntos como violência policial, racismo, superação, mommy/Dady issues, amizade, a distorção de informações acusada pela mídia, entre outras coisas, e também possui muita representatividade. Enfim, valeu muito a pena dkkdkdkkdk (até usei um dos contos para relacionar com uma matéria q tive na escola dkdkkdkd)

Carol Aquino 07/11/2021

Cada conto tem algo que te faz tremer na base <3
Uma antologia maravilhosa com contos para todos os gostos! Alguns te farão rir, sorrir bobamente para as páginas, derramar algumas lágrimas, te fazer questionar escolhas da vida e nos laços de amizades que construí ao passar do tempo.

Contos com super vilões e super heróis, contos sobre amizade, sobre a força da escolha e na de simplesmente se deixar levar para onde a vida te carrega.

Eu amei a leitura desses contos, cada um me tocou de uma maneira diferente e que deixou uma marquinha.

Criadora de conteúdo 14/09/2021

"Todo mundo tem uma Primeira Vez"
??RESENHA ??

Livro: "Todo mundo tem uma Primeira Vez"
Editora: Plataforma 21
Autores: Ale Santos, Bárbara Morais, Fernanda Nia, Jim Anotsu, Olivia Pilar e Vitor Martins.

? A vida passa rápido demais, e no decorrer dela, vamos aprendendo o que realmente vale a pena e onde devemos depositar tal valor.

Encontramos nesse livro seis contos de seis autores, que nos apresentam maneiras diferentes de "primeiras vezes" abordando assuntos polêmicos como, pré conceito, sexualidade, família entre outros, nos levando á uma grande reflexão, usando o gênero ficção realista, fantasia urbana e distopia.

A narrativa de todos os autores sao fluídas, reflexivas, cheias de aprendizado, e uma inteligência fantástica. Amei a leitura e indico para todo tipo de público.

Sem contar a descrição perfeita e atual que Socorro Agiolo faz na Apresentação do livro, nos impactando desde o início.

Alehandro 14/09/2021

Só dois contos realmente bons
Gostei apenas do conto do Victor Martins e o de Fórmula 1, que no começo era chato e depois eu ameeei
ximenesbru_ 18/09/2021minha estante
Quero ler!! Vou gostar ?

Alehandro 18/09/2021minha estante
Tu gosta de tudo, bruna

ximenesbru_ 18/09/2021minha estante
você é muito crítico

Julian.Amaral 17/06/2021

Amei
Sou suspeito para opinar, já que gosto muito de todas as pessoas que escreveram. Mesmo não sendo minha "primeira vez" em contato com suas histórias, todas me surpreenderam.

O conto do Vitor Martins, "Sete frases que poderiam mudar tudo", é um bom jeito de começar o livro: leve, divertido, fofo. E com um final que quero/preciso levar para a vida.
"Dança comigo?", da Olívia Pilar, é uma primeira vez recorrente, para a qual não há experiência que prepare completamente. Adorei o desenvolvimento das personagens, a construção dos conflitos e a influência da ambientação na história.
Chorei muito com "O melhor de todos", do Jim Anotsu! Que pancada! Tem o humor peculiar do autor, agora inserido num enredo, difícil, maduro. Contrasta dois momentos de um mesmo personagem e é recheada de "primeiras vezes".
Mal dá tempo de se recuperar para o conto cheio de ação da Fernanda Nia, "O herói na sala 307". Heróis e fake news... familiar, não? (tive vontade de gritaaaar!) Tem luta, investigação, reviravolta, humor, mentira e muita teimosia.
Teimosia, aliás, é um elemento importante em "Confissões", da Bárbara Morais. Adicione uma casa abandonada e uma boneca esquisita, o que poderia dar errado? Dei boas risadas com a Nandinha.
O último conto é do Ale Santos, "Cangoma". História afrofuturista passada na quebrada, repleta de conflitos morais e oralidade na narrativa. Excelente!

É difícil dizer o quanto gostei sem revelar muito, menos pelo spoiler e mais pela experiência. Cada pessoa vai se reconhecer em diferentes momentos. Toda primeira vez é única, só a leitura para revelar.

@bibliotecadaana 17/04/2021

Resenha @bibliotecadaana
Hoje Eu vim falar com vocês sobre esse livro de contos incríveis. ?
Em Todo mundo tem a sua primeira vez, vamos encontrar seis contos. Cada um escrito por um autor e sobre um tema diverso. A única ligação entre eles é que todos trazem uma mensagem sobre alguma "primeira vez". ?
Todos os contos também são vividos por adolescentes e trazem uma mensagem de representatividade, amizade, e lealdade. ?
Eu adorei cada um dos contos. Meus favoritos foram os dois primeiros. ?
Em todos fiquei com aquele gostinho de quero mais. Indico muito. ?
??

Cicin 07/04/2021

Adorei todos os contos e como eles abordam temas distintos entre si, mas está tudo ligado a alguma primeira vez.

@lidosporwendy 24/03/2021

O conto que mais gostei foi O melhor de todos do Jim Anotsu, me lembrei de quendo eu estava assistindo pela primeira aquela corrida de fórmula 1.