Um Inimigo em Cada Esquina

Um Inimigo em Cada Esquina Raul Drewnick




Resenhas - Um Inimigo Em Cada Esquina


25 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Henrique Fernandes 19/11/2023

Peguei esse livro de forma aleatória pra ler, confesso que o início foi bem interessante, a história dos meninos em situação de rua é algo que desperta o interesse na leitura, mas o final é que nem os livros do Stephen King kkk acaba de uma vez e do nada.
comentários(0)comente



Ci 18/07/2023

Gostei
De modo geral, gostei da estória, dos percalços vividos pelos personagens, suas vitórias e revés, o desfecho de cada um e até a surpresa contida no final.
comentários(0)comente



Gabriel.Faria 27/03/2023

Esse ano resolvi selecionar alguns livros da coleção vagalume para ler? lembro da minha infância, o meu pai tinha comprado vários livros e constantemente nos lembrava da importância da leitura. Nesse resgate de alguns livros da coleção, fiquei surpreso com a leitura de clássicos, como Éramos Seis.

Entretanto, o livro ?Um inimigo em cada Esquina? não foi uma leitura agradável. Senti uma romantização da fuga de casa por crianças e adolescentes, romantização do roubo e do crime.

Achei o livro bem fraco!
comentários(0)comente



Babi.barbara0 22/03/2023

É bom, mas poderia ter sido melhor.
Um Inimigo em cada Esquina conta a história de quatro garotos, Duda (Bifinho),Simpa, Sujinho e Helinho. Eles decidem fugir de casa por conta dos maus tratos que sofrem pela família, abandonos, e etc ( exceto Helinho que fugiu de casa porque sua mãe não havia lhe contado sobre seu pai). Esses meninos se encontram e viram amigos. Para sobreviver vivem fazendo pequenos furtos, e pedindo esmola.
Fiquei chocada em descobrir quem era o pai de Helinho, isso foi um plost twist muito grande para mim rsrs.
Sendo sincera, não gostei do fato de que o Helinho meio que virou o personagem "principal" da história, e a história começando a focar somente nele, sendo que ele não sofria maus tratos, e pelo contrário, a mãe dele o amava muito .Achei que a história focaria no personagem Duda, que é um dos meninos que mais sofreu.
Enfim, gostei. Mas poderia ter tido mais desenvolvimento na história, e também ter focado mais em outros personagens.

É isso gente! Obrigada por ler 🖤🖤
comentários(0)comente



Samira 30/01/2023

Um raio x do Centro de São Paulo
E esse foi meu segundo contato com a escrita do autor que aos poucos já está se tornando um favoritado por sua escrita simples com temáticas importantes de serem faladas.
Aqui vamos conhecer quatro crianças com problemáticas familiares distintas mas que de uma forma ou outra acabam vendo nas ruas do Centro de São Paulo uma forma de solução para os seus problemas mas mal elas sabem que as ruas tem mais perigos e inimigos do que elas imaginam.
Me envolvi muito com esse enredo acho que o que mais choca aqui é saber que não é somente ficção mas faz parte da realidade de muitos jovens. Foi uma leitura que fiz em apenas dois dias e que recomendo muito a leitura!
comentários(0)comente



Marcel.Trocado 06/01/2023

UMA HISTÓRIA DE NATAL
No mês do Natal, um grupo de garotos de rua, cujo drama é vivido no centro de São Paulo, estão em uma situação lastimável, porém, entre eles há uma forte amizade e muita ternura que os ajudam a vencer as adversidades na realidade desse meio.

Essa história é sobre as aventuras de Bifinho, Simpa, Sujinho e Gorducho, com exceção desse último, os demais garotos fugiram de suas casas para escapar de sérios problemas domésticos: surras, castigos físicos e exploração de trabalho infantil, tudo praticado pelos pais e responsáveis. Eles foram expostos a todo tipo de desesperança, mesmo assim, tentam um novo percurso de vida por meio da solidariedade. Na rua o quarteto é formado na carência de família.

Trata-se de um título muito importante para jovens leitores, pois traz uma visão sobre os problemas sociais e a realidade vivida por muitas crianças que moram nas ruas, explicando como menores carentes muitas vezes não tem outra saída senão a rua. A forma como é tratado o que levou cada garoto a situação de sem-teto é bem convincente e, infelizmente, muito comum na sociedade brasileira. O autor, Raul Drewnick, narra a história enfatizando a dureza de alguns fatores do dia-a-dia do grupo: fome, insalubridade, desconforto, falta de abrigo e insegurança.

A parte dos problemas de abandono os garotos descobrem a criminalidade presente na cidade. Um pequeno esquema ilícito descortina-se por meio de uma taxa de indevida, no qual seguranças particulares extorquem lojistas para não sofrerem furtos, esses seguranças fazem acordos para que certos marginais e gangues não ataquem os que colaboram com o esquema, até policiais corruptos estão envolvidos. Em outro âmbito da criminalidade são expostos a forma como alguns produtos de roubo são repassados a receptadores por valores abaixo do mercado.

Todo o enredo se passa em São Paulo, com muitas referências a locais próximos da Praça da Sé, como a rua da Direita, Praça João Mendes, Rua Quintino Bocaiúva, Rua 15 de Novembro, Rua Benjamin Constant, Catedral da Sé, entre outros locais. Essa riqueza de locais reais é interessante para valorizar e fazer referência à realidade social contemporânea, pois as personagens dessa história têm seus equivalentes reais nesses lugares, a ser conferido a qualquer momento.

Durante o enredo há um espírito de Natal no ar, o título faz pensar um pouco mais sobre a natureza do ser humano, o valor da solidariedade e, principalmente, a amizade em situações difíceis. O final é um tanto romântico ao revelar-se uma grande surpresa, mas o contexto do todo é bem real.
comentários(0)comente



Clio0 16/05/2022

A obra de Raul Drewnick procura informar de a triste situação de crianças de rua de uma maneira leve, suave, para que as crianças que leem não fiquem traumatizadas com coisas como tráfico, uso de drogas, abuso sexual, sequestro infantil, etc. que obviamente não fazem parte da trama do livro.

Um Inimigo em Cada Esquina traz a história de Bifinho, Gorducho, Simpa e Sujinho que são crianças carentes com famílias desestruturadas. A violência e o abandono são os motivos pelos quais os quatros escolheram as ruas.

A maior parte do texto é ocupado pela recontagem da vida familiar dessas crianças e apenas na parte final do livro temos alguma ação voltada para uma gangue que tenta retirá-los de seu ponto. O autor ainda relaciona a corrupção policial e a ausência de apoio para o trabalhador.

Pode servir como introdução do tema para crianças na faixa do dez anos.
comentários(0)comente



Vasya - A Corsária 14/04/2022

Realmente Um Inimigo A Cada Esquina Pois Eu Criei Uma Inimizade Com O Escritor Disso
"- Obrigada, meus filhos. Nunca vou esquecer isso que vocês fizeram. Espero que a gente se encontre outra vez... Mas como vocês vão ficar? Vocês têm mais dinheiro? - preocupava-se a mulher diante da oferta dos garotos. Deu três passos no rumo do táxi, depois parou. Abriu a bolsa, tirou um cartãozinho dela e o entregou a Simpa.
Ai entrou no carro e mandou tchauzinho para os meninos. Eles deram tchauzinho também, até o táxi se perder no trânsito. Todos estavam com os olhos úmidos. Bifinho perguntou o que estava escrito no cartão. Simpa disse que era um número de telefone e uma frase. Esta, ele leu em voz alta, com dificuldade. Não era bom em leitura.

- Quem ajuda o próximo tem Deus no coração "

#57 - Que livro chatinho meu Deus!!!
Eu estava esperando muito mais dessa leitura, claro que não estava esperando o livro do século mas tinha expansivas que foram destruídas.

O livro é sobre esse grupo de crianças que se juntam depois de fugirem de casas por causa de situações incrivelmente violentos e de maus tratos e acho que é aqui que o negócio pega pra mim, porque o escritor escolheu justamente o menino que tinha o passado menos problemático e neh pra focar, sim, eu to ciente que ficar esperando que o mais sofrido ganhe um destaque parece meio esquisito da minha parte mas mano... a história do pai desaparecido era tão sem graça - na verdade o rumo que esse livro levou foi algo assim fora da curva pro que eu estava achando que seria esse livro.
Alias - spoiler à frente - esse lance do bigode querer dar um chá de sumiço na turminha foi algo que eu fiquei "????????????? ele vai ficar bem depois de descobrir que é pai do guri e vida que segue??????????????????????????????? céus, cadê a policia??????"

Sério, eu sei que era pra ser uma história emocionante mas eu achei um inferno, todos os pontos bons para uma discussão legal foram destruídos pela breguice que eu achei do final.

Enfim, não é nem de longe o pior livro dessa coleção, mas eu desgostei horrores.

Ps: tem outros pontos que eu achei bem esquisitinho ao longo da leitura mas vamos deixar quieto.
comentários(0)comente



Hilton Neves 05/02/2022

Arranja um desdobramento belo perto do fim. Também gostei do geito de Raul Drewnick de nos apresentar à maior cidade do Brasil. Engraçada a expressão q'ele usou: dormia escandalosamente. De volta à estória em si, segue triste, ensina-nos coisas de máfias de lojas do Centro e, então... na página 83 o autor se torna o Frank Capra paulistano!
comentários(0)comente



Antonio Maluco 20/09/2021

Vidas Brasileiras
O livro de hoje conta histórias de garotos (as) da rua do Brasil que poderia ser um documentário, filme ou um seriado nacional
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Thabi.Almeida 12/04/2021

Revivendo
Tive um reencontro com esse livro,depois de una 20 anos.
Primeira leitura foi na escola e confesso que não gostava. Uma história triste com meninos que sofriam e era difícil aceitar a realidade que uma criança,assim como eu na época, poderia não ter a proteção e amor dos seus pais.

30 anos depois, a dura realidade bate, o livro voltado para o público infanto-juvenil tem outro sabor, marcante e que deixa um ar de "existe motivos para continuar".
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Jana 09/04/2021

Quatro histórias em uma
Cada um dos 4 personagens possuem uma história que cativa a pessoa para prosseguir a leitura. A amizade entre eles é fortalecedora e dá esperança de uma nova chance de mudança de vida para cada um deles
comentários(0)comente



Desnorteada 16/11/2020

A história conta sobre a triste vida que os personagens tinham antes de se conhecerem, e, nas ruas monstra como ficam felizes por terem um ao outro.
comentários(0)comente



25 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR