Um Inimigo Em Cada Esquina

Um Inimigo Em Cada Esquina Raul Drewnick

Resenhas - Um Inimigo Em Cada Esquina

Clio0 16/05/2022

A obra de Raul Drewnick procura informar de a triste situação de crianças de rua de uma maneira leve, suave, para que as crianças que leem não fiquem traumatizadas com coisas como tráfico, uso de drogas, abuso sexual, sequestro infantil, etc. que obviamente não fazem parte da trama do livro.

Um Inimigo em Cada Esquina traz a história de Bifinho, Gorducho, Simpa e Sujinho que são crianças carentes com famílias desestruturadas. A violência e o abandono são os motivos pelos quais os quatros escolheram as ruas.

A maior parte do texto é ocupado pela recontagem da vida familiar dessas crianças e apenas na parte final do livro temos alguma ação voltada para uma gangue que tenta retirá-los de seu ponto. O autor ainda relaciona a corrupção policial e a ausência de apoio para o trabalhador.

Pode servir como introdução do tema para crianças na faixa do dez anos.

Desnorteada 16/11/2020

A história conta sobre a triste vida que os personagens tinham antes de se conhecerem, e, nas ruas monstra como ficam felizes por terem um ao outro.

Lize 31/05/2020

Um inimigo em cada esquina
"E a gente lembra. E já não dói mais. Mas ainda dá saudade"

Antonio Maluco 20/09/2021

Vidas Brasileiras
O livro de hoje conta histórias de garotos (as) da rua do Brasil que poderia ser um documentário, filme ou um seriado nacional

Tama 22/08/2020

Simples.
Contemporâneo.
Apesar da história fantasiosa, retrata uma realidade fria e difícil, presente em todo e qualquer lugar.

Thabi.Almeida 12/04/2021

Revivendo
Tive um reencontro com esse livro,depois de una 20 anos.
Primeira leitura foi na escola e confesso que não gostava. Uma história triste com meninos que sofriam e era difícil aceitar a realidade que uma criança,assim como eu na época, poderia não ter a proteção e amor dos seus pais.

30 anos depois, a dura realidade bate, o livro voltado para o público infanto-juvenil tem outro sabor, marcante e que deixa um ar de "existe motivos para continuar".

Samira 30/01/2023

Um raio x do Centro de São Paulo
E esse foi meu segundo contato com a escrita do autor que aos poucos já está se tornando um favoritado por sua escrita simples com temáticas importantes de serem faladas.
Aqui vamos conhecer quatro crianças com problemáticas familiares distintas mas que de uma forma ou outra acabam vendo nas ruas do Centro de São Paulo uma forma de solução para os seus problemas mas mal elas sabem que as ruas tem mais perigos e inimigos do que elas imaginam.
Me envolvi muito com esse enredo acho que o que mais choca aqui é saber que não é somente ficção mas faz parte da realidade de muitos jovens. Foi uma leitura que fiz em apenas dois dias e que recomendo muito a leitura!

Will 07/02/2015

O primeiro livro da série vaga-lume que me fez amar e ler toda a coleção, marcou minha adolescência. Minha professora de português sempre pedia seminários sobre os livros dessa coleção e esse foi um que me marcou em especial, ele traz de forma simples os problemas sociais e a realidade vivida por muitas crianças que moram na rua.

Ci 18/07/2023

Gostei
De modo geral, gostei da estória, dos percalços vividos pelos personagens, suas vitórias e revés, o desfecho de cada um e até a surpresa contida no final.

Babi.barbara0 22/03/2023

É bom, mas poderia ter sido melhor.
Um Inimigo em cada Esquina conta a história de quatro garotos, Duda (Bifinho),Simpa, Sujinho e Helinho. Eles decidem fugir de casa por conta dos maus tratos que sofrem pela família, abandonos, e etc ( exceto Helinho que fugiu de casa porque sua mãe não havia lhe contado sobre seu pai). Esses meninos se encontram e viram amigos. Para sobreviver vivem fazendo pequenos furtos, e pedindo esmola.
Fiquei chocada em descobrir quem era o pai de Helinho, isso foi um plost twist muito grande para mim rsrs.
Sendo sincera, não gostei do fato de que o Helinho meio que virou o personagem "principal" da história, e a história começando a focar somente nele, sendo que ele não sofria maus tratos, e pelo contrário, a mãe dele o amava muito .Achei que a história focaria no personagem Duda, que é um dos meninos que mais sofreu.
Enfim, gostei. Mas poderia ter tido mais desenvolvimento na história, e também ter focado mais em outros personagens.

É isso gente! Obrigada por ler 🖤🖤

Hilton Neves 05/02/2022

Arranja um desdobramento belo perto do fim. Também gostei do geito de Raul Drewnick de nos apresentar à maior cidade do Brasil. Engraçada a expressão q'ele usou: dormia escandalosamente. De volta à estória em si, segue triste, ensina-nos coisas de máfias de lojas do Centro e, então... na página 83 o autor se torna o Frank Capra paulistano!

Gabriel.Faria 27/03/2023

Esse ano resolvi selecionar alguns livros da coleção vagalume para ler? lembro da minha infância, o meu pai tinha comprado vários livros e constantemente nos lembrava da importância da leitura. Nesse resgate de alguns livros da coleção, fiquei surpreso com a leitura de clássicos, como Éramos Seis.

Entretanto, o livro ?Um inimigo em cada Esquina? não foi uma leitura agradável. Senti uma romantização da fuga de casa por crianças e adolescentes, romantização do roubo e do crime.

Achei o livro bem fraco!

Jana 09/04/2021

Quatro histórias em uma
Cada um dos 4 personagens possuem uma história que cativa a pessoa para prosseguir a leitura. A amizade entre eles é fortalecedora e dá esperança de uma nova chance de mudança de vida para cada um deles

Mateus 10/04/2010

Um Inimigo em Cada Esquina conta a história de quatro garotos de rua, que se encontram em um momento de dificuldade e se apoiam um nos outros para fazer com que a vida não seja tão dura. Concordo com a sinopse do livro, ele deveria se chamar "Um Amigo em cada Esquina" em vez de "Um Inimigo em Cada Esquina". Os garotos encontram mais pessoas boas do que pessoas más. Será assim a realidade? Com certeza não. A vida é dura, viver na rua não é fácil e garotos de rua não são felizes. Nada mais é do que um livro para abrandanar a verdade da vida e esconder o que realmente acontece das crianças.