Britt-Marie esteve aqui Fredrik Backman

Resenhas - Britt: Marie esteve aqui

Isabel 08/02/2024

Acho incrível como o autor consegue escrever personagens com vivências tão tristes de uma forma tão bem humorada. Foi uma leitura completa no quesito emoções, senti de tudo, chorei de rir, ri pra não chorar. Borg é uma cidade muito pequena e funciona de um jeito muito peculiar. Cada personagem conseguiu ser cativante e ter o seu momento de ganhar meu carinho. Torci loucamente pelo time das crianças de Borg, e olhe que eu nem gosto de futebol.

"Nunca torci para time nenhum. Acho que gosto demais de futebol. Às vezes sua paixão por um time pode atrapalhar seu amor pelo jogo."

A jornada de Britt-Marie é sensível, emocionante, engraçada e envolvente! Ela passou sua vida a sombra de outra pessoa, da sua irmã, depois do seu marido. Sempre tentando ser útil para que algum dia pudesse ser notada. Sempre se esquecendo dos problemas com uma faxina bem feita regada a bicarbonato de sódio e faxim.

Amei ver essa senhora de cabelinho arrumado que faz listas pra tudo, descobrir a si mesma em monólogos existenciais dirigidos a um rato comedor de snikers, ou mesmo, não resistindo a vontade de chutar uma bola de futebol.

"Se uma bola vem rolando pela rua, você dá um chute. Você ama o futebol pelo mesmo motivo que se apaixona. Porque não sabe como evitar."

Ao descobrir a paixão pelo futebol, Britt-Marie descobre a paixão pela própria vida. A vida em que o valor da sua existência não se resume a ser necessária, mas ao simples fato de estar aqui.

Bart 29/01/2024

*Fredrik Backman*
Editora Fábrica231
Ano 2019 / 304 páginas

??????????

3° livro massa seguido ?

Antes de falar do livro, existe uma ordem de leitura!

1° - Um Homem Chamdo Ove
2° - Minha Avó Pede Desculpas
3° - Britt-Marie esteve aqui

Existe um "universo" que o escritor criou p/3 livros, eles se mencionam!
Mas caso vc leia como eu...não faz diferença, na verdade, foi um "fruta" de uma surpresa quando li a ligação, muito tocante (resultado direto de Ove)?.

Esse escritor é incrível, ele junta humor, e acontecimentos tristes em sua narrativa e o cara simplesmente tem um estilo que o tempo todo quem ler já quer colocar a personagem no colo, e a gnt já olha p/um quentinho no ??... desse jeito!

A trama fala de Britt-Marie uma sra que estava viúva, que nunca trabalhou num emprego fora de casa (o marido não permitiu), e depois de 40 anos, precisa procurar um emprego. Vc já percebe que ela é bem rígida consigo mesma, beirando o TOC.
Consegue um emprego numa cidade totalmente desolada, chamada Borg.
E lá é que o livro se levanta, reviravoltas muito bem escritas garanto que vc vai soltar alguns palavrões, ficar com o ?? doído, a conexão com o 1° livro é tocante, e no final...vc vai atentar p/"fruta que caiu", garanto! Kkkkkkkkk

A leitora vai reconhecer o relacionamento abusivo como ele deixa sequelas, dos traumas, a resistência, a capacidade de ter coragem de se reinventar, coragem de resiliência, de se permitir ter conexões humanas genuínas!!

Nossa, é um livrão top das Galáxias!

Só leia e depois me diga o que achou!!

Excelente leitura!

Marcelo 29/01/2024

Emocionante ????
Terceiro livro do autor que leio e o resultado é o mesmo, risos e lágrimas. O autor consegue com seus personagens e sua narrativa nos levar do choro ao riso e vice-versa em poucas frases. Favorito da vida!!!!

Ari 24/01/2024

Acho que tbm torço para o Liverpool
Depois de ler "Um homem chamado Ove", não imaginei que daria cinco estrelas pra outro livro do mesmo autor. Mas Britt Marie é encantador, é emocionante e ganhou meu coração!
Thaí 24/01/2024minha estante
Imagine um encontro do Ove com a Britt ?

Ari 25/01/2024minha estante
eu ia amar!

Jamilli Farineli 23/01/2024

No começo é bem cansativo, nada de muito interessante e é uma característica do livro ser monótono e sem grandes acontecimentos, mas isso também é inerente da personagem, que é uma senhora que a vida é assim: parada. E esse é justamente o foco da história toda e isso torna instigante do meio em diante, porque podemos observar toda a evolução dela a cerca disso, ser solitária e ranzinza e ela lidando com isso e crianças. Amo livros com crianças e a percepção delas. O livro é lindo, vale a pena mas tem o momento certo pra ler e não abandonar porque ele cansa um pouco, tem que tá no momento certo.

foreverlark 20/01/2024

Todo mundo saberá que Britt Marie esteve aqui.
Um livro sensível e engraçado ao mesmo tempo, a gente acompanha a Britt Marie, uma mulher em seus 60 e poucos anos que está tentando se encontrar no mundo e se sentir pertencente a algo ou a algum lugar, uma pessoa que viveu sua vida na sombra de outras pessoas e que precisa se conhecer e conseguir se sentir como parte de mundo, se sentir valida e necessária pra algo ou alguém.

Não canso de dizer como a escrita do autor me encanta...terceiro livro que leio dele, e sempre fico impressionada com a capacidade de escrita dele.

Mayara.Ladeira 13/01/2024

Britt-Marie esteve aqui
Um livro que nos faz refletir em muitos aspectos de nossa vida. Como estamos vivendo nossa vida? O que vamos deixar por onde passar?

O livro no início foi um pouco lento, pelo menos pra mim, mas depois de 40% mais ou menos a leitura fluiu muito.
Britt Marie tem suas menias como qualquer outra pessoa e só quer ser notada, além de deixar algo por onde passar.

Uma escrita muito fluida com assuntos importantes e tratadas de forma respeitosa.

Jaqueline.Xavier 13/01/2024

Todo mundo saberá que Britt-Marie esteve aqui
Primeira resenha do ano, bem o que falar sobre esse livro sem parecer tão clichê, que foi algo sensível, engraçado e ao mesmo tempo tratou de temas de extrema importância? Não tem como não ser exatamente tudo isso e muito mais, palavras não são suficientes. Eu me surpreendi demais, principalmente com a sensibilidade do autor. De início você acha que a Britt-Marie é uma chata kkkk, não entende aquele jeito sisudo dela, pensando bem nem a própria Britt-Marie se entende e o legal é que essa é uma descoberta que vcs irão fazer juntos. Imagine uma mulher aos 60 anos, sair de casa, cair de paraquedas em uma cidade falida, sem saber o que fazer e como se encaixar dentro de várias problemáticas e ao mesmo tempo em que tenta recomeçar, reconhecer a si mesma? Quando passou uma vida toda fazendo de tudo para ser útil e agradar aqueles que estavam ao seu redor. Quando ouviu a vida toda que vc não era boa para isso ou para aquilo. Nossa foi uma grande jornada e não pense que é uma história repleta só de dramas, não mesmo. É uma história sobre amizade, família, amor próprio, perdão e com muitas cenas hilárias e não vamos esquecer é claro do rato kkkkk. Amei demais 5 estrelas ?

Livros.da.Sofia 13/01/2024

Amo este autor e amei este livro, ficou em terceiro lugar no meu top dele. A personagem de britt marie é fantastica adorei-a com todo o meu coração , nunca foi irritante apesar da personalidade forte, fez-me rir e entristeceu me e percorri imensas emocoes como de costume com fredrik backman. Fiquei também com bastantes citações bonitas ??

biacrz 13/01/2024

Sobre rotina
?Chega uma certa idade em que quase todas as perguntas que uma pessoa faz a si mesma giram em torno de uma só coisa: como se deve viver a vida?
Se a pessoa fechar os olhos com bastante força e por um longo tempo, talvez possa se lembrar muito bem de tudo que a fez feliz.?

Achei um livro muito bonito, e triste, e engraçado. Esse escritor faz isso com a gente.
É um livro sobre uma rotina normal, talvez pra mta gente, mas pra Britt-Marie foi uma grande experiência.

São mtos personagens, me perdi várias vezes pra lembrar de cada um, mas gostei de todos e de como acolheram Britt-Marie, inclusive o rato, que foi um grande amigo.
Assumo que esperava um pouco mais, pois antes li ?um homem chamado Ove? que não tem nem comparação de tão bom e perfeito ??
Mas, achei que o livro aquece o coração e mostra pra gente que nunca é tarde pra deixar o medo de lado e viver.

Monica Quintal 07/01/2024

"Britt-Marie não suporta bagunça. Uma gaveta de talheres desorganizada está no topo de sua lista de pecados imperdoáveis. Para ela, o dia começa às seis da manhã, porque apenas lunáticos acordam mais tarde. E ela não é passivo-agressiva. De forma alguma. Acontece que às vezes as pessoas interpretam suas sugestões construtivas como críticas, o que certamente não é a intenção. Britt-Marie não é do tipo que faz julgamentos ? não importa quão mal-educadas, desleixadas ou moralmente duvidosas as pessoas possam ser.
Mas, por trás do jeito socialmente desajeitado, exigente e intrometido há uma mulher cheia de imaginação, com sonhos maiores e um coração muito mais afetuoso do que qualquer um ao redor dela é capaz de perceber.
Quando Britt-Marie resolve deixar o marido infiel para trás e se virar por conta própria na cidadezinha "onde Judas perdeu as botas", também conhecida como Borg ? sobre a qual o maior elogio que se pode fazer é que é construída ao longo de uma estrada ?, ela está mais do que despreparada. Contratada para cuidar de um centro recreativo prestes a ser fechado, a meticulosa Britt-Marie precisa lidar com pisos enlameados, crianças indisciplinadas e um rato (literalmente) como colega de quarto. Ela se vê envolvida no cotidiano dos moradores locais, uma estranha variedade de canalhas, bêbados e desocupados ? e um policial boa-pinta que mal consegue esconder seus sentimentos pela recém-chegada. E, para completar, a ela restou a impossível tarefa de treinar e conduzir um time infantil de futebol sem o menor talento rumo à vitória."

Gente, esse autor NUNCA decepciona, é impressionante! Esse é o quarto ou quinto livro dele que leio e me deixa impactada, emocionada e de coração quentinho.
Os personagens são totalmente cativantes, mas o mais bonito aqui são as relações construídas. Que coisa mais linda é acompanhar Britt-Marie, com seu jeitinho único, encontrando a si mesma, em meio a um lugar com habitantes tão incríveis e carismáticos quanto Borg.
A leitura é muito tranquila, muito leve e divertida. A escrita do Fredrik Backman é perfeita, intercalando momentos de leveza e risadas, com mensagens, trechos para reflexão e passagens tristes. E AMEI a referência ao futebol, especialmente depois de ler "Things My Son Needs to Know about the World"! Eu sou obcecada com a forma que ele inicia os capítulos, com uma frase "fora de contexto" ou uma mensagem, que ele simplesmente amarra com a história no final do capítulo!
Recomendo a leitura, vale MUITO a pena!

"? Se você pode ser ouvido, então você existe.
[...]
? Estou aqui."

Beatriz 31/12/2023

Que alegria observar a vida cotidiana e maluca da Dona Brit, foi tão intenso que eu sinto que até já conheço ela.
Esse é o livro que me lembrou que histórias simples podem ser extraordinárias, porque a realidade também é.

Rosana Miyata 21/12/2023

Eu insisti nessa leitura porque não sou de abandonar e ainda mais esse livro que ganhei de presente.
Mas é uma leitura chata...a protagonista Britt-Marie é muitoooo chata, então a leitura fica lenta, maçante; mais para o final do livro é que a história fica um pouco melhor, tem um pouco de emoção, mas aí vem o final e estraga tudo. Achei péssimo o final.
Não recomendo a leitura.