Britt-Marie esteve aqui

Britt-Marie esteve aqui Fredrik Backman

Resenhas - Britt: Marie esteve aqui

Rosangela Max 18/09/2022

Britt-Marie e o Ove devem ser alma gêmea.
Li todos os livros do autor publicados no Brasil e, sem dúvida, este é o meu segundo favorito.
Conta sobre uma mulher que está em busca de uma utilidade na vida para justificar e reafirmar a sua existência.
O conteúdo envolve busca de um propósito, até mesmo de identidade, e é tratado com muita competência, sensibilidade e bom humor. Qualidades já características da escrita do autor.
O que achei que poderia ter sido melhor foi o final, achei que ele ficou inconclusivo. Aparentemente, essa também é uma característica da escrita do autor.
Sugiro ler ?Minha Avó Pede Desculpas?antes de ler este porque é lá onde a protagonista aparece pela primeira vez.
Recomendo a leitura.
Paloma 18/09/2022minha estante
Preciso ler mais desse autor! É o tipo de escrita e assunto que gosto. Só li o Gente Ansiosa e amei. Obrigada pela dica?

Rosangela Max 18/09/2022minha estante
Dos quatro livros, ?Gente Ansiosa? é o que eu menos gostei. Acredito que vc irá adorar os outros três. ?

Paloma 18/09/2022minha estante
?? então é investimento de tempo garantido ??

Leticia 18/09/2022minha estante
Está na minha lista de leitura para esse ano! ?

CPF1964 18/09/2022minha estante
Palominha.... Você jamais poderá dizer que não panfletei este autor para você.....

CPF1964 18/09/2022minha estante
Embora tenha gostado Gente Ansiosa está em 4 lugar no meu ranking. Ove é o primeiro.

Paloma 19/09/2022minha estante
Sim sim Cassius ?
É por causa da sua panfletagem que quero ler Ove. O aval da Rosangela só reforça isso ?? e tbm para os outros livros do autor.

Samara 30/01/2023minha estante
Atualmente estou lendo Um homem chamado Ove e decidi que quero ler tudo do autor. Seu comentário reforçou ainda mais essa minha vontade!

CPF1964 30/01/2023minha estante
Se puder leia antes Minha Avó pede desculpas. Um dos personagens aparece no outro livro. Britt Marie no caso. Mas pode ler se quiser. Apenas uma sugestão, Samara.

Larissa F 22/02/2023minha estante
Quero ler esse! Li Gente ansiosa e detestei kkkk mas agora tô lendo Ove e tô adorando!

CPF1964 22/02/2023minha estante
Que coração peludo !!! Gente Ansiosa é o pior livro dele... Mas não e tão ruim assim. É que os outros são maravilhosos....

Larissa F 22/02/2023minha estante
Não disse que é ruim, apenas não gostei.

Thaí 16/07/2023minha estante
Estou lendo Britt-Marie e pensei a mesma coisa, ela e Ove se dariam muito bem!!!

João Paulo 17/10/2021

Perfeito do início ao fim
Não tem palavras para dizer o quanto esse livro é perfeito do início ao fim. Já no primeiro contato com todos os personagens ficamos inteiramente apaixonados. Cheio de gatilhos e muitas reflexões. Mais um favorito para 2021 ?? E sigo ansioso para ler os outros livros do autor .
Igor Del Rey 17/10/2021minha estante
Já leu aquele do homem chamado Ove, do mesmo autor?
Li este ano e achei inesperadamente divertido e emocionante. *..*

João Paulo 17/10/2021minha estante
Ainda não. Mas está na lista já ?

Igor Del Rey 18/10/2021minha estante
Ainda não li esse da Britt (será meu próximo livro desse autor depois que eu ler Gente Ansiosa), mas já li 3 livros do Fredrik e dei 5 estrelas para os 3. *..*

João Paulo 18/10/2021minha estante
Depois de e ler Britt eu pretendo ler todos dele. Leia Britt. Tenho certeza que vai amar ?

Igor Del Rey 18/10/2021minha estante
hehe lerei, sim Ainda tenho uns 4 ou 5 livros dele para ler. Primeiro lerei Gente Ansiosa, depois esse da Britt e depois outros 3 que só saíram lá fora. Estou bastante excitado com esse autor. ;)

Cris 27/04/2021

Esteve aqui e deixou saudades
Britt-Marie não é um livro que agrada todo mundo, pois é um pouco parado e não é um romance fofinho como a capa leva a crer, conta a história de uma senhora que aos 63 precisa recomeçar e acaba avaliando sua vida.

O livro é de uma delicadeza e profundiade como poucos, fala de amor, amizade, escolhas e da vida, tem muita coisa para refletir.

Britt-Marie é uma figura única que com suas manias vai chegando aos poucos e acaba despertando o melhor das pessoas.

Chorei, ri e refleti, pois a história é tudo, menos banal.

É um livro que merece ser lido.

Recomendo.
Vivi.Montarde 27/04/2021minha estante
Adorei sua resenha. Já coloquei na minha lista.

Cris 28/04/2021minha estante
Obrigada Vivi! Tomara que você goste.

Cris 28/04/2021minha estante
Obrigada Vivi! Tomara que você goste.

Angela.Rocha 29/04/2021minha estante
Também adorei sua resenha. Vou colocá-lo na minha lista.

Cris 29/04/2021minha estante
Obrigada Angela! Depois me fala se gostou.

Douglas 23/11/2019minha estante
Suas resenhas são incríveis! Já comprei este livro.

Alcione13 23/11/2019minha estante
Douglas,querido. Você que é muito gentil. Sempre.
Eu amo leitura simples, adoro personagens como nós mesmos.
Leu outros dele?
São todos incríveis

Douglas 24/11/2019minha estante
Tentei ler Ove e não gostei, talvez tenha lido no momento errado e não envolvi com a história. Este livro será a minha primeira experiência com o livro.

Alcione13 24/11/2019minha estante
O início de Ove é chato mesmo rsrs eu quase abandonei mas persisti apenas por já conhecer o autor do livro minha avó pede desculpas que também costuma ser um pouco confuso no início. Mas valem demais a leitura.

Ana Paula Avila 02/04/2020

Cativante
Quando você lê um livro e sente que gostaria de ter como melhor amiga a personagem principal, é porque o livro deixou marcas. Assim é Britt-Marie, uma senhora cheia de manias de limpeza que vai morar numa cidadezinha descrita como ?o lugar aonde Judas perdeu as botas?. Com uma narrativa em terceira pessoa, o narrador nos diverte e nos encanta, mostrando que coisas simples como futebol e bicarbonato de sódio podem sim fazer uma bela história valer a pena ser lida.
Fatima 02/04/2020minha estante
Adoro os livros so Backman. Um homen chamado Ove é um dos melhores livros que li nos últimos tempos, mas Britt-Marie chega muito perto!!

Ana Paula Avila 02/04/2020minha estante
Vou começar agora Um homem chamado Ove... viciei nesse autor ?

Fatima 02/04/2020minha estante
Ana Paula, leia também Minha avó pede desculpas. É nesse livro que a Britt-Marie aparece pela primeira vez.

Ana Paula Avila 02/04/2020minha estante
Ah que legal. Obrigada pela dica, vou comprar agora pra ler ?

LeSoze 18/08/2023

Bom, mas nada memorável
Confesso que estava com expectativas altas para este livro, pois já li vários outros desse mesmo autor, todos foram favoritados. Então tendo o fredrik como um dos meus autores favoritos, esses livro me chateou bastante kkkkk

Não consegui me apegar aos personagens secundários, achei que a Britt não teve a força nesse necessária para carregar a narrativa, todo o drama central foi meio Bléh !

A verdade é que eu queria um continuação de minha avó pede desculpas, e apesar da Britt ser uma personagem de lá, o livro Minha Avó Pede Desculpas parece até que nunca existiu lendo este!!! Chatiada... Mas isso é uma frustração pessoal minha como leitora

O autor quis fazer um livro completamente independente de Minha Avó Pede Desculpas, mas infelizmente (para mim) o enredo foi pobre e faltou força de vontade de fazer algo melhor, pois sei que ele tem capacidade
Thabata 20/08/2023minha estante
Nossa, me decepcionou um pouco tbm. Favoritei Ove mas não consegui gostar dos personagens aqui. Achei a Britt uma personagem mto fraca

LeSoze 20/08/2023minha estante
Leia minha avó pede desculpas, é muito bom!!!

Thabata 22/08/2023minha estante
Já está na minha lista

Nana 15/11/2019

Este autor já está entre meus favoritos!
Fredrik Backman tem um grande talento para criar personagens diferentes, únicos e até estranhos. Em todos seus livros, ele nos mostra inicialmente uma pessoa desagradável, cheia de manias e que aos poucos vai se tornando simpática aos olhos do leitor.
São estórias originais, engraçadas e que tocam fundo no coração. A medida que vamos lendo , vamos nos apaixonando por estes personagens "através" das suas manias e estranhezas, e não "apesar" delas.
Britt-Marie é rabugenta e cheia de regras, mas ao conhecê-la melhor, descobrimos que na verdade ela só quer se sentir importante na vida dos outros, pois passou a vida toda servindo ao marido e se anulou como pessoa. Ao ir para uma cidade pequena e participar da vida dos moradores ela se transforma, passa a existir e a se sentir parte daquela comunidade.
Aliás, este é um tema recorrente nos livros deste autor, a importância de se viver em harmonia dentro de uma comunidade. Adorei!

Obs: Britt-Marie já é uma personagem conhecida para quem leu "Minha avó pede desculpas". Ela era uma das moradoras do prédio.

Alcione13 15/11/2019minha estante
Oiii
Me lembrava do nome. Mas não tinha associado. Ela era a que negava tudo, não é?? Rsrs
Aliás bela resenha

Nana 16/11/2019minha estante
Olá Alcione.
Obrigada! Isso mesmo, era ela.

Jeff.Rodrigues 30/11/2019

Resenha publicada no Leitor Compulsivo
Certamente você não vai ler nenhuma história que reúna tantas qualidades distintas quanto esta. Mas antes de mais nada, confira sua gaveta de talheres. Garfos, facas, colheres. Caso ela não esteja arrumada dessa forma, sugiro que você corrija isso imediatamente. Não que eu vá julgar você, não sou esse tipo de pessoa. Britt-Marie tampouco o é. Mas entenda. Pessoas civilizadas precisam ter o mínimo de ordem na sua vida. E isso começa pela organização dos talheres. Ah, e pela limpeza…

Britt-Marie Esteve Aqui é uma joia rara entre os lançamentos de 2019 no Brasil! Escrevi o primeiro parágrafo dessa resenha (e farei isso ao longo de todo o texto) baseado no estilo de narração que vocês vão encontrar no livro. Um jeito leve, gostoso, bem-humorado, cativante e envolvente. Isso mesmo! São infindáveis os adjetivos a serem usados para se referir a uma história sensível sobre uma fase da vida em que, talvez, nos sintamos deslocados da sociedade por causa de nossa idade. Mas não dá para resumir esse livro somente nisso. A obra vai além…

Britt-Marie é uma dona de casa. Desde cedo, após tragédias e traumas da infância, ela aprendeu a se colocar em função do outro. E foi assim que construiu a vida do seu marido e dos filhos dele. Note, a vida deles! Ela viveu intensamente aquilo que se esperava dela. Aquilo que uma sociedade machista, presa em costumes arcaicos, enxergava como o papel de uma mulher. Ou seja, ela limpou, lavou, passou, cozinhou… (Dica: não há sujeira no mundo que resista a bicarbonato de sódio). No dia em que flagrou, pra valer, o marido com a mocinha mais nova, Britt-Marie deu um basta e foi tentar construir uma vida só dela. E assim Fredrik Backman nos apresenta um universo tocante em que inúmeras questões fazem refletir, emocionar e inspirar.

“Até que numa determinada manhã você acorda com mais vida às suas costas do que o que tem pela frente, sem conseguir entender como isso aconteceu”.

Em Britt-Marie Esteve Aqui vocês vão encontrar uma mulher simpática, obcecada por limpeza, encarando o primeiro emprego de sua vida em décadas, e se tornando treinadora de um improvável time infantil de futebol. Essa experiência vai render boas risadas durante a leitura. Mas Britt-Marie também vai te ensinar que recomeçar pode parecer difícil, mas jamais é impossível. São em coisas simples que encontramos o empurrãozinho para esse recomeço. Um recomeço que pode estar em um casal de irmãos apaixonado por futebol – e o futebol tem um papel tão grande quanto os próprios personagens na vitalidade desse livro; pode estar em se sentir valorizada, desejada e respeitada por outro; ou pode estar em amizades com os mais variados tipos sociais, cada um com jeitos peculiares.

A história de Fredrik Backman reúne muitas histórias e permite muitas interpretações. A terceira idade lidando com um mundo que evolui a cada instante em tecnologia, costumes, hábitos e linguagens. A missão de começar uma vida após os sessenta anos quanto tudo e todos parecem gritar que você deve se trancar em casa porque (talvez) não tem mais função. A convivência, sem julgamentos, com classes sociais diferentes, deficiência física, violência e a capacidade de perceber que há aprendizado em cada um desses itens. A descoberta de que é possível fazer uma piada sem ser julgado ou de que as pessoas não estão te julgando a todo momento por qualquer coisa (pelo menos não todas). O encontro com a felicidade, escondida em um gol, um vidro de Faxin, ou uma estrada que leva a qualquer lugar que seus sonhos quiserem percorrer.

“Se uma pessoa fecha os olhos com força e por um longo tempo, pode se lembrar de todas as vezes em que tomou uma decisão na vida só para o seu próprio bem. E percebe, talvez, que isto nunca aconteceu”.

Britt-Marie Esteve Aqui tem uma das melhores protagonistas que já tive o prazer de conhecer. Sei que não é de bom tom fazer certas afirmações, mas sinto necessidade de ser sociável com essa personagem, então afirmo que vocês vão se apaixonar por ela! E mais que isso, a galeria de personagens desse livro é fantástica! Todos foram construídos de um jeito muito humano. São palpáveis. Reais. São tipos que passam longe da pura e simples ficção. E trazem uma carga de qualidade que tanto nos ensina quanto dá lições para nossa adorável Britt. Perdoem, Britt-Marie. Somente a irmã a chama de Britt.

Gastaria mais um bom número de parágrafos detalhando os muitos aprendizados e momentos emotivos que esse livro me trouxe. Mas não quero ser grosseiro. Longe de mim. Acho que o ponto mais sensível que vale destacar para fechar essa resenha é que quando decide abandonar o marido e buscar um emprego, Britt-Marie faz isso porque ela tem medo de morrer sozinha em casa e ninguém sentir sua falta. Tendo um emprego, eles notariam sua ausência.

A cidadezinha de Borg recebeu Britt-Marie e ambas mudaram. Uma graças a outra. Ambas aprenderam que a vida não precisa ser tão regrada, nem levada tão a sério. Que talvez um porta-copos não faça tanta diferença, mas que bicarbonato de sódio é tão essencial quanto oxigênio… Não importa o tipo de leitor que você é. Do terror, meu caso, à fantasia. Do romance à distopia. Britt-Marie Esteve Aqui é um livro para ser lido por qualquer pessoa apaixonada por boas histórias bem contadas. Enxergue o mundo com outros olhos depois desse livro e venha aqui me contar.

“Chega uma certa idade em que quase todas as perguntas que uma pessoa faz a si mesma giram em torno de uma só coisa: como se deve viver a vida?”

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2019/11/10/resenha-britt-marie-esteve-aqui-fredrik-backman/
Joelma 30/11/2019minha estante
Perfeita sua resenha!
Amei esse livro.
Se ainda ñ leu, recomendo os outros livros do autor.

14/12/2019minha estante
Adorei sua resenha. Terminei de ler esse livro e tô aquele sentimento de que todo mundo precisa ler tbm. Que história maravilhosa. Amei

Nicoly Mafra 12/01/2022

Sobre "Britt-Marie Esteve Aqui"
Confesso que quando conheci Britt-Marie pela primeira vez em "Minha Avó Pede Desculpas" achei ela tão, tão, tão chata que fiquei completamente destruída psicologicamente em saber que teria que ler um livro todinho dela (pois, sim, obriguei-me a ler todos os livros do Fredrik Backman após o icônico "Gente Ansiosa). Contudo, para minha grata surpresa, foi tudo muito bem elaborado, construído e preparado para o aclamado espetáculo chamado "Britt-Maria Esteve Aqui".

Britt-Marie é uma senhora cheia de regras e hábitos. Em sua rotina não existe a possibilidade de acordar tarde, a casa tem que estar impecavelmente limpa todos os dias e o bicarbonato de sódio é o seu fiel amigo e companheiro, principalmente agora, em que Britt-Marie resolveu deixar para trás seu infiel marido e recomeçar a sua vida.

Após anos e anos lavando camisas, preparando seus jantares pontuais e deixando a casa limpa e cheirosa para seu ingrato marido desfrutar as horas longe do escritório, Britt-Marie resolve que, para recomeçar sua vida, ela precisa de um bom emprego; e é assim que ela acaba em Borg, uma cidadezinha isolada onde tudo está à beira da falência. Lá Britt-Marie será responsável pelo Centro Recreativo, mas não imagina que tal tarefa lhe trará tantas realizações, surpresas e provações caóticas.

Em um local repleto de crianças agitadas e desorganizadas, moradores peculiares, perigosos e divertidos, Britt-Marie se vê obrigada à se adaptar à uma nova rotina, uma nova realidade; e sente que, pela primeira vez em muito tempo, ela pode ter sonhos, desejos, planos e sair um pouquinho de sua rotina restrita; ela pode finalmente viver!

Ah, o quanto eu amei esse livro! Foi tão bonito acompanhar o desenvolvimento de Britt-Marie; ver a mulher "socialmente desajeitada" encontrando um local onde ela foi tão bem aceita e pode viver experiências tão transformadoras. É um chuchu de livro, um amor! Acompanhar uma protagonista madura, que possui tantos medos, inseguranças e vícios, desbravando o mundo sozinha pela primeira vez em anos foi absolutamente tudo!

Além de Britt-Marie (adoro ficar falando o nome dela) temos outros personagens super marcantes e especiais nessa obra, e Fredrik dá espaço e traz o desenvolvimento deles de uma maneira muito bonita e emocionante também - até os mais odiados acabaram me conquistando um pouquinho.

Uma leitura rápida, meiga, doce, especial e inspiradora! Acho que ficou claro que amei, né?

Recomendo que esse livro seja realmente lido após "Minha Avó pede Desculpas", pois, assim, a jornada fará completo sentido e assim o desenvolvimento da protagonista será ainda mais bonito e marcante. E preparem-se para terem o coraçãozinho de vocês tocados por essa obra perfeita!

P.S.: queria só um pouquinho mais do final, só para ter um vislumbre do futuro de Britt, mas aceito o gostinho de quero mais que o Fredrik deixou.
Faline.Ferreira 06/03/2022minha estante
Eu amei esse livro, agora lerei gente ansiosa. Leia um Homem chamado Owe, maravilhoso também.

sylvia 28/07/2022minha estante
Em muitas passagens me senti Britt-marie.

Julia 08/06/2022

não é horrível, mas também não é bom
certamente não é o pior livro que já li, mas também não é um livro que eu recomendaria caso alguém me perguntasse se vale a pena ler.
Hay 08/06/2022minha estante
Nossa jura?! ? Eu estou com vontade de ler esse livro, amei "Gente Ansiosa" que é do mesmo autor, é um livro perfeito ? então tava botando fé nesse ?

Julia 09/06/2022minha estante
eu também quero ler gente ansiosa, porque vi ótimos comentários! por acaso, só quando acabei britt-marie que descobri que é do mesmo autor. assim, a escrita é boa, só a história e os personagens que não me agradou nadinha.

Ari 24/01/2024

Acho que tbm torço para o Liverpool
Depois de ler "Um homem chamado Ove", não imaginei que daria cinco estrelas pra outro livro do mesmo autor. Mas Britt Marie é encantador, é emocionante e ganhou meu coração!
Thaí 24/01/2024minha estante
Imagine um encontro do Ove com a Britt ?

Ari 25/01/2024minha estante
eu ia amar!

Cris 29/04/2021minha estante
Amei sua resenha.

Carolina165 29/04/2021minha estante
Eba!! ?

Michelle 21/11/2023

Britt-Marie Esteve Aqui
Britt-Marie não suporta bagunça.
Uma gaveta de talheres desorganizada está no topo de sua lista de pecados imperdoáveis. Ela não é do tipo que julga os outros ? não importa quão mal-educados, desleixados ou moralmente suspeitos eles possam ser. Acontece que às vezes as pessoas interpretam suas sugestões úteis como críticas, o que certamente não é sua intenção. Mas escondida dentro da intrometida socialmente desajeitada e agitada está uma mulher que tem mais imaginação, sonhos maiores e um coração mais caloroso que qualquer pessoa ao seu redor percebe. Quando Britt-Marie abandona seu marido traidor e tem que se defender sozinha na miserável cidade remota de Borg - da qual a coisa mais gentil que se pode dizer é que há uma estrada passando por ela - ela encontra trabalho como zeladora de um centro recreativo prestes a ser demolido. A meticulosa Britt-Marie logo se vê envolvida nas atividades diárias de seus concidadãos, uma estranha variedade de malfeitores, bêbados e vagabundos. O mais alarmante de tudo é que ela recebeu a tarefa impossível de liderar o time de futebol infantil extremamente sem talento à vitória. Nesta pequena cidade de desajustados, Britt-Marie conseguirá encontrar um lugar ao qual realmente pertença?
CPF1964 21/11/2023minha estante
Parabéns pela resenha, Michelle. Ficou perfeita.

Léo 24/09/2022

Um livro necessário!
O que falar desse livro incrível escrito pelo audacioso e magistral Fredrik Backman (Gente Ansiosa)! Britt-Marie é uma personagem que nos cativa muito com a sua língua afiada e sinceridade sobre tudo. Seu envolvimento com a cidade de Borg é divertido e caótico ao mesmo tempo, rendendo assim cenas pra lá de instigantes.

A obra de Backman passeia pelo drama e comédia, e contém momentos bem tristes em relação a vida de Britt-Marie, como o fato de sua mãe a rejeitar por ela não ser a filha favorita e por Kent debochar dela em vários momentos. Mas isso não impede que ela faça o seu trabalho em Borg e principalmente depois que ela se afeiçoa com as crianças do centro recreativo, que também possuem os seus próprios problemas.

A narrativa é 100% flúida, e o autor trabalha a escrita como forma de nos apegar aos personagens, seja sentido suas dores e se afeiçoando a eles. Há romance também, entre Britt-Marie e o atrapalado policial Sven, como também cenas divertidas de Britt-Marie com a velha cega Bank.

Só posso dizer que esse livro me ensinou muito coisa sobre a vida e de como ela não acaba quando estamos mais velhos e sem esperanças. Recomendo!
Dudu 27/09/2022minha estante
Personagens com língua afiada e sinceridade intensa rendem situações inusitadas, assim como na vida real.

VinAcius49 21/07/2022

Vou levar todas as minhas ?notas negativas? em consideração, mas aqui eu vou deixar meus elogios.
Em Britt-Marie Esteve Aqui, principalmente se você já leu Minha Avó Pede Desculpas, você aprende a amar o jeito peculiar, já conhecido, dessa personagem que agora é a protagonista. Você a acompanha em uma jornada emocionante de autoconhecimento, novas aventuras, amizade, amor, perdão e libertação.
?E aconteça o que acontecer. Onde quer que ela esteja. Todo mundo saberá que Britt-Marie esteve aqui.?
DANILÃO1505 22/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro