Britt-Marie esteve aqui

Britt-Marie esteve aqui Fredrik Backman

Resenhas - Britt: Marie esteve aqui

Luiza Helena (@balaiodebabados) 31/01/2022

Originalmente postada em https://www.balaiodebabados.com.br/
Britt-Marie é uma senhora que largou o marido e agora quer recomeçar sua vida. Assim ela arranja um emprego de administradora de um centro comunitário na pequena (e bem esquecida) cidade de Borg.

Britt-Marie me lembrou bastante Susan (Susan Não Quer Saber do Amor). Ela é cheia de manias e julgamentos, chata e não tem muito filtro nas coisas que diz. Aos poucos você vai percebendo que esse é o seu jeito de tratar a solidão que sempre sentiu. No fundo, Britt-Marie é uma mulher que dá muito, mas recebe pouco de volta.

Apesar de não ser o meu livro favorito do autor, não é difícil se identificar com Britt-Marie. Ela é uma senhora de 63 anos que sempre viveu para os outros e agora ela se vê com um branco no seu futuro e sem saber o que fazer. É bem bonito seu desenvolvimento, de uma mulher que ainda se prende à sua rotina para uma mulher que se permite abrir para novas experiências e a esperança de ter seus sonhos realizados.

Vocês sabem que eu amo histórias em cidades pequenas e aqui não foi diferente. Eu amei os personagens secundários e como eles vão tomando seu espaço na vida de Britt-Marie, mesmo que ela diga o contrário. Até os personagens que prometiam ser um pé no saco, você acaba se afeiçoando. As interações entre Britt-Marie e as pessoas de Borg são um misto de diversão e, claro, vergonha alheia. Mas dessas conversas há reflexões sobre recomeços, sensação de pertencimento e sonhos.

Britt-Marie Esteve Aqui tem um pouco da energia caótica que foi Gente Ansiosa. O autor consegue bem equilibrar temas tristes com uma narrativa divertida. Temos vários personagens em cena, muitas conversas que às vezes não fazem sentido, mas que ao final você acaba recebendo um tapa na cara.

Por conta de um acontecimento na reta final, eu fiquei bastante preocupada em como iria acabar essa história. E mais uma vez Fredrik me surpreendeu e eu não poderia outro final para Britt-Marie e os habitantes de Borg. Pois, assim como eu, eles poderão dizer que Britt-Marie esteve aqui.

site: https://www.balaiodebabados.com.br/2022/01/resenha-761-britt-marie-esteve-aqui.html

Majuh_sousa 15/09/2023

Esse livro é como se fosse casa de vó, um lugar quentinho e cheio de amor, que um dia a gente fica com saudade. Foi lindo. Mostra que não existe idade para a gente começar a se entender e aprender coisas novas, mudar de hábitos e conhecer pessoas novas e amar e ser amados por elas.
A escrita do autor é BOA demais, engraçada, reflexiva, triste e emocionante. Eu quero ler mais dele, quero ler tudo. Sério. Me senti conectada. Nossa esse final me quebrou de vez, eu tava no ônibus e não conseguia parar de chorar. Eu quero ler ele pelo menos mais cinco vezes. Cinco estrelas, favoritado.

Bela 11/10/2023

A minha experiência ao ler esse livro não foi muito marcante. Demorei muito tempo para ler, ficando semanas sem nem lembrar dele e quando lembrei, foi mais pelo sensação de obrigação em ter que terminar. É uma boa história para se distrair.

Ana Paula Avila 02/04/2020

Cativante
Quando você lê um livro e sente que gostaria de ter como melhor amiga a personagem principal, é porque o livro deixou marcas. Assim é Britt-Marie, uma senhora cheia de manias de limpeza que vai morar numa cidadezinha descrita como ?o lugar aonde Judas perdeu as botas?. Com uma narrativa em terceira pessoa, o narrador nos diverte e nos encanta, mostrando que coisas simples como futebol e bicarbonato de sódio podem sim fazer uma bela história valer a pena ser lida.
Fatima 02/04/2020minha estante
Adoro os livros so Backman. Um homen chamado Ove é um dos melhores livros que li nos últimos tempos, mas Britt-Marie chega muito perto!!

Ana Paula Avila 02/04/2020minha estante
Vou começar agora Um homem chamado Ove... viciei nesse autor ?

Fatima 02/04/2020minha estante
Ana Paula, leia também Minha avó pede desculpas. É nesse livro que a Britt-Marie aparece pela primeira vez.

Ana Paula Avila 02/04/2020minha estante
Ah que legal. Obrigada pela dica, vou comprar agora pra ler ?

Aninha.Fillinger 18/03/2021

Arrebatador
Uma das histórias com maior desenvolvimento que já li, inicia de uma forma parada e completamente confusa, até te situar dentro da história e te fazer torcer (e sofrer) junto com os personagens.
Uma história triste, emocionante, e de auto descoberta incrível demais, vale muito a pena a leitura.

Augusto Stürmer Caye 10/10/2021

Augusto Passou por Aqui
Dos 03 livros de Fredrik que li, esse é o que mais me identifiquei. Poderia muito bem substituir Britt-Marie por Britt-Auguste, com os mesmos toques, a mesma ansiedade em atender os outros, a necessidade extrema de servir aos interesses e desejos das outras pessoas.

Britt aos 63 anos começará a fazer a mudança na vida de um pequeno vilarejo chamado Borg (a quem esteja curioso, acredito que seja Berg, uma localidade dentro de Åtvidaberg, ou Berg, uma localidade dentro de Gävle. Suspeito da segunda pois passeando no Google Maps vi várias fotos de caminhões, recomendo olhar ambas e ver como é a ?pobreza? na Suécia, rs). E a partir disso é que a autoestima dela começa a surgir e a?s suas vontades a serem feitas.

Essa resenha está sendo péssima pois quando o coração toca a gente fica sentido demais para escrever direito. Resumindo, é o livro sobre uma senhora que procura um emprego para que o cheiro não atrapalhe os vizinhos, e tudo depois muda.

O livro é engraçado e tocante ao mesmo tempo, cheio de passagens cômicas indiretas que te fazem rir. Muito bem escrito, recomendo a todos que sejam um pouco como Britt-Marie. Como Augus-Marie. Como Britt-Auguste. Como Britt-Augus-Caye-Marie.

Malle 17/04/2024

Quando ela foi feliz? Em uns poucos momentos.
Simplesmente apaixonada por esta leitura, que iniciei com poucas expectativas mas animada. Com uma protagonista principal em uma senhora idosa e ? apesar de não confirmado, todos os indícios estão lá ? autista, a trajetória de Britt-Marie se torna um deleite de se acompanhar. É uma história refrescante, com personagens secundários igualmente interessantes em suas peculiaridades e caracterizações.

Um verdadeiro "slice of life", a história busca essencialmente providenciar para Britt-Marie, cuja trajetória de autodescobrimento apenas se iniciou, uma pergunta inquietante: como se deve viver a vida? A narrativa gira em torno de quebras de paradigmas dentro da personalidade de Britt-Marie, cujo pano de fundo para desenvolvimento, uma pequena cidade fictícia (mas com problemas bem reais) somente fomenta a flexibilidade da trama para desenvolver e movimentar seus principais pontos. Mesmo em terceira pessoa, o tom do livro é intimista e cuidadoso ao retratar o raciocínio de Britt-Marie, algo que se tornou extremamente precioso para mim. É um livro cujo enfoque está na jornada e não no desfecho, este o qual achei satisfatório diante da proposta.

Talvez o único ponto ligeiramente negativo que encontrei é que algumas vezes, algumas cenas pareciam se demorar demais em mostrar o que desejavam mostrar. Mas como um todo, posso dizer que "Britt-Marie" foi uma leitura extremamente agradável e que consumi em um dia!

Jaque233 17/03/2023

Lugar no mundo
Na sinopse do livro fala que à primeira vista, Britt-Marie parece uma sonhadora intrometida e cheia de não-me-toques e nas primeiras páginas do livro, realmente fui tendo essa impressão, mas quanto mais eu lia, mais eu me envolvi na historia e mais eu queria conhecer a Britt e todos os muitos personagens que aparecem no livro.
Uma história profunda, cheia de momentos engraçados e intensos na mesma proporção.
Um livro que apresenta com intensidade diversos aspectos do ser humano e através da amizade cresce a esperança de tornar o mundo um lugar melhor.
Um livro do qual eu não esperava muito, mas conquistou meu coração ao longo das páginas e me entregou uma história linda a profunda. Leia!!!!

lorainyalm 27/01/2023

fredrik backman nao brinca em serviço
um livro sobre como o luto e um relacionamento ruim podem acabar com a sua essência e fazer voce se esquecer de quem voce é e como é possível se reencontrar em um comunidade pobre, com gente maluca e um esporte emocionante.

se eu parasse pra elogiar esse homem, seria um texto corrido do tamanho de os miseráveis entao nao vou me dar ao trabalho, mas a forma que o fredrik escrever uma historia boba, com personagens bobos mais bobos ainda mas de um jeito tao real e profundo que voce se pega refletindo mil vezes durante o livro sobre assuntos que nem achava que seria possível.

apenas leiam esse livro e vejam como uma senhora e uma comunidade foram capazes de mudar historia uns dos outros.

(spoiler: se voce gosta de futebol, principalmente da premier league, esse livro é pra voce)

Junomundi 13/09/2021

Melhor livro que li esse ano!
Todo mundo que me segue já está cansado de saber que eu amo o Fredrik mas dessa vez ele se superou! Ele foi além de todas as minhas expectativas com esse livro. Isso aqui é uma aula de desenvolvimento de personagens, eu estou sem palavras. Quem viu Britt-Marie em Minha avó pede desculpas imaginaria que um livro sobre ela poderia ser ótimo, mas esse livro vai além! Eu estou aqui completamente apaixonada, esse é sem dúvida o meu livro favorito do ano!

Francisco240 08/01/2023

Leve adorável e muito tocante
?E aconteça o que acontecer. Onde quer que ela esteja. Todo mundo saberá que Britt-Marie esteve aqui??

lou.gchiavegato 30/07/2023

O que falar dessa perfeição...
Meu Deus, esse é o segundo livro do autor que leio e que favorito.
A escrita é maravilhosa, extremamente envolvente.
A história é incrível: triste na medida certa, e engraçada muitas vezes; a cada parágrafo lido, havia uma reflexão. Personagens complexos e cativantes, esse livro é sensacional.
Não sei por que não tem hype.

Paulinha 23/06/2020

Lindinho!
Não gosto de romances, mas amei esse livro.
Britt- Marie é um daqueles personagens que a gente torce para ser feliz, sabe?
No começo achei muitooo enjoada, chata mesmo,mas no decorrer da leitura consegui compreende-la.

Larissa Tabosa 27/01/2022

Livro lindo!
Completamente apaixonada por Britt-Marie e Borg. O livro fala sobre recomeços, sobre aceitação, sobre encontrar o seu lugar no mundo, sobre amor e perdão, sobre seguir em frente e é linda a forma como tudo acontece.

Britt-Marie é aquela personagem que não amamos logo de cara, ela é difícil, é chata, cheia de pequenas frescuras, mas ao conhecê-la melhor nos apaixonamos perdidamente. Não tem como não aprender a amar e admirar essa mulher. Que mulher!

Todos os personagens coadjuvantes são bem construídos e interessantes, todos. Até os homens de barba que nada falam, ou as vizinhas do andador, ou Kent, por quem nutri uma certa raiva. Alguém, Sami, Bank e todas as crianças do time de futebol são maravilhosos demais!

O primeiro livro que li de Fredrik foi Gente Ansiosa, amei bastante a escrita dele, esse humor delicado e inteligente. Fiquei curiosa para ler as outras obras dele e decidi começar por Britt-Marie sem ter lido nada sobre. É que grata surpresa! Por enquanto é o meu preferido dele. É delicado e forte, é emocionante e engraçado. É maravilhoso. E amei o final!

Com toda certeza lerei os outros livros do autor.