O Último Chefão Mario Puzo

Resenhas - O Último Chefão

elisarss 30/05/2021

O Último Chefão.
Não sei exatamente como descrever este livro. Foi uma mistura de amor e ódio com os personagens e o final do livro compensou todo o resto.

A leitura foi bem tranquila, apesar de algumas partes desnecessárias que tornaram o livro um pouquinho cansativo. Apesar disso, gostei bastante.

karlasampaio 29/06/2010

Sensacionalllll
Confesso que nao tinha lido ainda Mario Puzo e estava a procura de ler O Poderoso Chefão. Como nao achei resolvi ler o Ultimo Chefão e resumo que o livro ultrapassou minhas expectativas. Excelente enredo, os personagens sao fantasticos e o final muito bem desenvolvido. Para quem gosta do tema ou tem curiosidade em conhecer...é uma boa oportunidade.

Sandro 01/04/2023

Saga emocionante dos últimos mafiosos ítalo-americanos que viveram nos Estados Unidos e sua influência em Hollywood e Las Vegas. O chefão é Domenico Clericuzio, homem determinado a assegurar o futuro de sua família numa era de apostas legalizadas, investimentos no cinema e a constante ameaça dos informantes do governo. O velho Clericuzio está bem perto de alcançar seu objetivo quando um segredo do passado ameaça seus planos e provoca uma guerra entre dois primos de sangue. Os bastidores do crime organizado estão muito bem retratados por Mario Puzo neste livro que evidencia uma pesquisa cuidadosa sobre a Máfia, Las Vegas e Hollywood.
Não podemos querer comparar com a saga dos Corleones, mas mesmo assim belo retrato da máfia feito por Mario Puzo, numa leitura gostosa e fluente. Para quem é fã do gênero, altamente recomendado

CR 09/10/2011

Diferente do que eu esperava
Confesso que minhas expectativas p/ esse livro eram as mais positivas possíveis. Afinal, depois de ler O Poderoso Chefão, qualquer livro de Mario Puzo sobre a mafia siciliana só poderia resultar em uma excelente história. Entretanto, a mafia nessa história é apenas um pano de fundo p/ um romance envolvendo o mundo de Las Vegas e seus cassinos e Hollywood e toda a patifaria que rola por atrás da indústria cinematográfica. É um bom livro, mas pra quem espera um livro detalhado sobre a máfia, com todas as traições e as famiglias sicilianas, pode ser um pouco cansativo.

Recomendo p/ quem conhecer mais da obra de Mario Puzo

RogerBoy 08/07/2020

Decepção!
Após ter lido o Poderoso Chefão e O Siciliano, ambos excelentes, tinha a esperança de encontrar outra história intrigante e bem elaborada. Esse livro foi uma grande frustração. Leitura extremamente cansativa e história fraca. A máfia é apenas um leve pano de fundo, em uma história novelesca recheada de devassidão inútil. Não recomendo.

Tuyl 24/07/2020

Apesar de ser de leitura fácil e com boa fluidez, o livro deixou a desejar, tanto pelo enredo como pela fórmula, semelhante ao O Poderoso Chefão, este bem melhor.

Gofh 03/12/2009

Mais uma vez Mario Puzo descreve os bastidores do crime com com perfeição, em "O Último Chefão" ele conta a historias da máfia, de Hollywood e Las Vegas com tantos detalhes que é impossível duvidar de algo escrito. "O Último Chefão" faz parte da melhor trilogia sobre Máfia escrita até hoje, ao lado de "O Poderoso Chefão" e "Òmerta". Recomendo a leitura para quem gosta de romances sobre a máfia ou para aqueles que buscam um pouco mais das historias de Puzo.

Felip 03/03/2011

Não espere nada de bom, decepcionante!
Após ler "O poderoso chefão" achei que "O último chefão" teria a mesma narrativa envolvente, que mexe com jogos de poder nos altos circulos mafiosos, com seus DONs coordenando, traições na família, assassinatos, enfim, aquilo que qualquer pessoa esperaria de Mario Puzo.

No inicio do livro há uma grande esperança, ver mais traições e etc, mas não! Mario Puzo, desta vez, não tem como foco a máfia e sua história, tem como foco um romance chato (é a verdade) comparável a "crepusculo". A máfia fica de lado dando foco TOTAL a vida dos personagens (superficiais), Mario Puzo gasta páginas e páginas explicando toda a vida de cada personagem, tornando o livro entediante. A trama é EXTREMAMENTE superficial e os personagens são superficiais. Não parece ser um livro de Mario Puzo!

Quem espera um livro sobre Máfia e suas histórias esqueça, a máfia é apenas um pano de fundo para a trama, você não se identifica com os personagens e a história é um simples romance de novela da Globo.

Em resumo: Decepcionante!
Auro 07/02/2013minha estante
leia este livro ?O Siciliano? de Mario Puzo...nao vai se arrepender.

Dsuisso 12/07/2011

Don Domenico
A história do "Ultimo Chefão" divide o livro entre o Cinema hollywoodiano e a máfia Siciliana, o livro não possui o foco somente no assunto "máfia", para os que leram o "Poderoso Chefão" pode achar meio massante a ênfase que Mario Puzo dá para o assunto de cinema.
Don Domenico é um excelente estrategista com uma visão ótima sobre o futuro.
Resumindo, o livro é uma ótima literatura mafiosa.

luisfwermann 04/10/2013

O Último Chefão
Admito que apesar de ver muitas pessoas reclamando que esse livro não era nem metade da obra prima - O Poderoso Chefão - de Mario Puzo acho que ele, sim, possuí seus méritos, mas também possuí seus erros.

Em algumas partes a enrolação é bem puxada, disso não gosto muito nos livros, parece que só quer fazer durá-los mais, mas tudo bem, aqui não foi problema. A estória em si também não é nada ruim, na verdade, é ate gratificante, só acho que Puzo saiu totalmente da Máfia em si, aqui tudo se passa praticamente na indústria cinematográfica de Hollywood e nos cassinos de Las Vegas.

O pior defeito, senão o único, do livro é a falta de jogo de poderes entre Dons, que aqui é inexistente a não ser por uma antiga história contada de geração por geração na família. Acredito também que a escolha do personagem principal foi meio errada e demorada a ser aceitada por mim, Cross de Lena não possui nem um terço do carisma de Michael Corleone e muito menos ainda de Vito, mas cumpre seu papel de certa forma.

Gostei de ler o livro e quando achei que o final iria me decepcionar me surgem os últimos três parágrafos que são quase que totalmente recompensadores por ter lido a obra.

Leonardo787 08/03/2014

Mafia com brinde
Acredito que ter muito Hollywood no livro foi o que desagradou muita gente. A parte da mafiosa do livro é excelente, como o foi em Poderoso Chefão, mas agora vem com brinde...Hollywood.
É bem escrito, então até dá para relevar e terminar o livro.

Não ganhou 5 estrelas pelo "brinde" mesmo.

Eddington 25/11/2014

Faltariam palavras para definir o quanto gostei deste livro
Livro inacreditável, apenas isso. O li logo em seguida ao O Poderoso Chefão e, no início, me pareceu confuso por apresentar vários personagens logo de cara e com pouco detalhamento. Contudo, com o passar das páginas vai se aprofundando cada vez mais em cada uma das peças que fazem parte desta trama, tornando o livro digno de uma qualidade altíssima.

Porém, este livro pode ser "complicado" para algumas pessoas que leram ou viram o filme O Poderoso Chefão ao tentar comparar as histórias. Não se trata de um livro que retrata tão bem a máfia, mas em compensação escancara muito bem os bastidores de Hollywood e Las Vegas, incorporando uma amplitude à história. Na minha opinião, vale a pena cada linha de leitura desta obra.

Luiza.Thereza 07/10/2015

O Último Chefão
Família da vez é a Clericuzio, e logo no início da história, don Domenico Clericuzio anuncia, em uma reunião à portas fechadas com os dons de outras Famílias, que o futuro dos Claricuzio avança em direção às apostas legalizadas e investimentos governamentais. Essa revelação acontece durante o batizado dos netos do dom Clericuzio, e desde esse dia, dizem que Dante Clericuzio e Croccifixo De Lena são inimigos declarados.

Confesso que, primeiramente, achei que a história daria voltas e mais voltas antes do enredo principal se desenrolar. No entanto, percebi que todas essas “voltas” fazem mesmo parte da trama, pois explora a personalidade dos personagens envolvidos, seus passados, pensamentos, a relação que eles possuem com os Clericuzio (direta ou indiretamente), a maneira com que um personagem lida com o outro e etc. Acaba que esses parágrafos aparentemente sem sentido tornam o livro ainda mais legal de se ler.

site: http://www.oslivrosdebela.com/2014/04/o-ultimo-chefao-mario-puzo.html

Clara T 20/03/2021

Mais um pouco da Máfia
Apesar de todas as críticas sobre a violência destas histórias eu optei por conhecer.
E não foi tão difícil ler sem precisar ver todo o sangue.
O Poderoso Chefão é uma história emblemática, eternizada na versão cinematográfica. Mas O Último Chefão foi escrito depois com a mesma temática mas NÃO É uma continuação.
E eu comprei achando que era, já que tem mais de um filme, acreditei que a história estava dividida em mais de um livro.
O que não quer dizer que o livro é ruim.
A família Clericuzio acaba de sair de uma grande disputa com os Santadio. E para evitar novas disputas, Pippi De Lena assume o controle do Oeste passando a atuar em Las Vegas. Mas o destino de Cross De Lena e Dante Clericuzio está aberto. Bebês que hoje dividem o carrinho, no futuro podem ter que dividir o controle da Máfia.
Está história é menos estruturada cronologicamente. E tem uma grande passagem de tempo entre o início, com o batizado de Cross e Dante e os momentos em que os jovens passam a fazer parte dos assuntos da família.
E então temos Claudia, que foi criada longe da família, se torna escritora/roteirista em Hollywood mas está sempre procurando por Cross e pedindo a sua ajuda.
E novamente, na história é escrita a preparação dos personagens para a sucessão na Máfia Italiana em Nova Iorque, que controla principalmente o mercado de Drogas e Jogos Ilegais, além de muitas atividades legalizadas.
Fiquei frustrada pelas expectativas que criei mas considero uma boa história. Seria inovador se já não tivesse publicado O Poderoso Chefão.