O Segredo das Larvas

O Segredo das Larvas Stefano Volp

Resenhas - O segredo das larvas

Amanda.Oliveira 27/02/2024

Distopia
Primeiro livro que leio do autor e adorei! A escrita é uma delícia, foi uma leitura que nem vi passar.
A estética do livro me lembrou "o conto da aia" em alguns momentos e "jogos vorazes" em muitos deles, principalmente a personagem principal, uma jovem que é ligada à guerra mesmo não querendo isso e acaba sendo usada dos dois lados. Senti falta de alguns desfechos, como o teor sobrenatural no sumiço de Micaela e sobre a relação da protagonista com o melhor amigo de infância, mas acredito que seja proposital para a leitura de um novo livro do universo. Existem alguns furos na história que fazem a leitura se tornar muito óbvia, mas é algo que vale muito a ler, pela crítica e pela reflexão que ele provoca!

nemlanency 27/11/2023

"Ele não"
No quesito "ação" a história me cativou no começo pela sequência de acontecimentos e pela apresentação do universo distópico que me deixou curiosíssima pra saber no que iria desenrolar. Porém em um certo ponto percebi que, pela quantidade de páginas mesmo, não daria tempo chegarmos a um desfecho e perdi o interesse. A alegoria é um pouco fraca, é um pouco óbvia demais a ideia de uma distopia com algum tipo de segregação. A história deveria girar em torno da resistência contra um sistema opressor, e os momentos de confronto perderam espaço pra descrição gráfica de sequências violentas, sobretudo contra mulheres. Enquanto mulher, preferia ter meu tempo investido em cenas exaltação da bravura de personagens femininas, e não nos abusos. O final deixou a desejar na promessa de uma continuação que não tenho interesse em ler. O "Ele não" nos agradecimentos não me comoveu e só pareceu implicar que a história é obra do desespero pós biroliro (o qual eu até consigo ter empatia). Também fiquei muito incomodada com o emprego de nomes de origem africana ou inspirados em dialetos para dar voz aos opressores (a véia lá meio oráculo falando sankofa, o nome das moças filtradas e dos seus compradores kimani e ohini) enquanto a protagonista de chama FREYA. Sério FREYA? A história se passa no Brasil, tem personagens com sobrenome tipo Santos, a mãe dela literalmente tem o nome da minha avó e ela é FREYA? Meu mais sincero joinha?

Ester 12/11/2023

Não sai da minha cabeça
Esse sim, devorado com sucesso!! Brasileiro ainda haha, fiquei viciada na leitura e me senti super acolhida. Tenho vontade de reler, ouvi ate dizer que haverá continuação, assim espero! Livro ótimo

Amanda 25/01/2023

Uma distopia brasileira maravilhosa que te prende do começo ao fim e traz crítica social, colocando em cena aspectos como o racismo estrutural e a diferença de classes. Vale muito a pena ler e já quero a continuação!

Nathália 16/01/2023

"este é o segredo das larvas:
você nunca sabe no que elas poderão se tornar. vermes de lixo. moscas asquerosas. libélulas coloridas. borboletas livres. garotas enlouquecidas. você nunca sabe."

mais um livro do volp pra conta, desta vez uma distopia e que, como já falei nos históricos de leitura, foi uma das poucas que li e que me agradou. talvez por apresentar uma questão que eu tenho lido muito sobre, que é a questão da discriminação racial.

gostei muito da forma como a história se desenvolve. no começo não me prendeu muito, mas depois de um certo capítulo as coisas fluíram e me empolguei.

o livro é quase um calhamaço, mas tem capítulos curtos que é algo que eu prezo muito. não me apeguei tanto aos personagens mas achei a coragem da freya admirável apesar da imprudência em algumas situações. mas quando somos cercados por injustiças corremos o risco de cometermos atos julgados como inconsequentes, quando na verdade são só reações das ações.

o autor comentou nas suas redes sociais que a nova edição deste livro virá pela harper com algumas mudanças na história. talvez eu leia também :)

Suellen.Alves 13/09/2022

Uma dos - se não o melhor - livro que li esse ano!

A narrativa é muito bem desenvolvida, viciante e, ao mesmo tempo, chia de críticas sociais.

Um futuro distópico onde nem tudo é o que parece ser.

Não quero nem falar muito para não dar spoiler dessa maravilha.

Leiam!

CInt_lo 11/08/2022

Um livro de ficção-científica tremendamente sensível e interessante . As alusões do livro foram sensacionais. aviso que tem muitos gatilhos cenas tensas.

Paula Virgínia 01/02/2023minha estante
Não cheguei a concluir esse livro, mas me lembrou bastante essas obras que você citou

iammoremylrds 26/06/2022

uma leitura eletrizante, única, uma ótima obra distópica, trazendo a tona assuntos importantíssimos como racismo, desigualdade social e objetificação do corpo da mulher, ainda mais da mulher negra

KelenDZ 13/05/2022

Distopia nacional
Até a metade do livro, achei a história um pouco arrastada; porém, depois a história começou a se desenrolar melhor, e a vontade de saber como a história de Freya ia se desenrolar era grande.
Ao final descobri que o livro tem sequência, e estou só à espera.
A história me lembrou um pouquinho de Jogos Vorazes em alguns aspectos.
Recomendo muito a leitura!

Edkarl 02/04/2022

Escrita maravilhosa, porém me lembrou muito outra história
Li bem rápido, gostei muito da leitura, ser produto nacional é incrível pois reconhecemos muitas referências brasileiras, até na escolha dos termos fictícios. O final é incrível. Porém, em muitos momentos, me lembrei do conto da aia, o que não é ruim, mas não sei, parecia que já tinha lido aquelas frases. Mas gostei muito.

Lizandra.Mirelle 29/03/2022

Pelo o livro se tratar de uma Distopia não conseguir me conectar com a história. Meio que fiquei voando na leitura o tempo inteiro e algumas partes achava que estava no mundo de jogos vorazes misturado com mazer runner....

brenda 14/03/2022

gostei porque teve muitos elementos originais e acho isso essencial em uma distopia já que muitos seguem a mesma fórmula e vira praticamente a mesma história.
fiquei bem animada que irá ter continuação, definitivamente irei ler.
recomendo!

Beatriz.Alves 09/02/2022

O segredo das larvas
Gostei bastante do livro. Mas li sem saber que é trilogia. Isso me dá um nervosinho, não gosto de ficar esperando. Livro diferente de tudo que já li de autor brasileiro,lembra distopias americanas.