O Segredo das Larvas

O Segredo das Larvas Stefano Volp

Resenhas - O segredo das larvas

Denise 19/08/2020

Distopia para impactar
Eu tive o privilégio de ler O Segredo das Larvas um pouco depois da produção e fiquei com essa história na cabeça por muito tempo. É um livro pesado e ao mesmo tempo sensível; fala sobre opressão e racismo de maneira cirúrgica, te dá os tapas na cara necessários para entender as problemáticas que, mesmo numa distopia, são tão presentes na nossa sociedade hoje. Abre espaço para falar sobre violência misógina e dá voz a uma personagem negra que carrega força e fragilidade. Uma obra importantíssima que merece ser lida por todo mundo.

Jhennifer 11/09/2020

Essa obra deve ser lida!
O livro contém muita discussão importantíssima, cenas representativas e emocionantes.

O autor tem uma escrita muito fluida, gostosa e que prende o leitor.

Só posso dizer que todos deveriam ler e refletir sobre as questões ali apresentadas!

Fernanda1156 19/08/2021

É um livro muito complicado de desenvolver a leitura
Nossa o início do livro foi super lento e desanimador, não estava entendendo nada. Não entendia o lugar (o mundo distópico criado), os personagens, em 4 capítulos não foi explicado nada para eu me inserir e me conectar com a história e com os personagens, mas ainda sim eu insisti na leitura, pois já tinha um bom tempo que estava doida para ler e expectativas foram criadas, ruim é que esperava muito mais desta leitura... Foi arrastada e não foi só no início não, teve momentos de fluidez e nos quais a história fica mais legalzinha com uma ação mais interessante e com diálogos mais fluidos, mas no geral ela é chata e arrastada, sem emoção, sem conexão com um início, meio e fim. Sem contar que enche muita linguiça, a personagem principal é forte e decidida, mas tem momentos que toma decisões que não tem nada a ver com a sua personalidade, ou seja, se contradizendo e o final do livro foi bem diferente do início, o início foi grande e massante, já o final foi muito rápido, corrido, faltou desenvolver melhor, tudo foi jogado para acabar rápido, logo na hora que pensei que ia aumentar a minha nota por estar ficando interessante, acaba. Enfim não tem jeito não gostei mesmo da leitura ?

Freya e Arthur são amigos e moram na colônia de Absinto. Após o Breu, que foi o corte de energia em todo o país por um longo tempo, sim a luz foi desligada por 61 dias, isso foi chamado de novo Gênesis, quando a luz voltou e tudo já tinha estragado, uma nova maneira de viver e sobreviver foi instaurada, a regressão foi visível, não existia mais nada, as pessoas acreditavam que estavam vivendo o apocalipse.

A proposta do livro é interessante, sendo uma distopia nacional futurista que aborda um tema central que nunca vi em nenhuma outra distopia que li que é o racismo e achei as reflexões super válidas, aborda ainda mais temas complicados e super polêmicos que podem inclusive ser gatilhos para outros leitores, são temas que tem que ter cuidado ao abordar meritocracia, colorismo, desigualdade social, fascismo, poder e abuso do poder, exploração sexual, escravidão, violência, estupro... Temas pesados mas infelizmente muito atuais no Brasil e no mundo de agora, mais do que nunca ?.

Depois de 10 dias viajando pela BA e sem nenhum tempo para ler ?, terminei este que foi o livro que mais demorei para ler nos últimos 3 anos ?????, consegui mas em vários momentos pensei em desistir, acho que coloquei muita expectativa nesta história, mas me decepcionei muito, o início é chato, lento, maçante, a história é sem emoção e muito, muito confusa. Já no meio começa a melhorar a ação e a história começa a ficar mais legalzinha, mas ainda sim é uma leitura lenta, já no final a história é literalmente atropeladas, fica tudo muito corrido, a ação melhora muito ?, mas acaba tudo muito rápido, acho que uma revisão seria bom para tirar a encheção de linguiça do início para poder explicar melhor o final que ficou até bem legal.

@viajeira.literaria

Adriana.Calhado 23/09/2020

Muito bom!
Fogo na terra!!! Haha adorei a história, me envolveu bastante. Apesar de eu não conseguir me apegar muito a personagem principal Freya
Tem muitas coisas marcantes, reais e atuais.

(Não podemos limpar sua pele, mas podemos clarear sua alma...)

Resistência total, ansiosa pela continuação.
Feliz por ser escrito por um brasileiro! (:

Luiz 24/10/2020

É uma história bem parecida com coisas que já lemos antes, mas que se destaca pelo plano de fundo e pela discussão que se propõe a fazer. Me tocou como poucas outras distopias poderiam fazer. Ansioso pela continuação da trilogia já ^^

Bruna 23/07/2021

É um livro surpreendente. Geralmente não tenho paciência para distopiasjuvenis pois muita de xam de trabalhar o sentido principal do gênero, mas eu sentia que seria diferente com essa história e fico feliz de ter acertado. O Stefano foi muito certeiro na maneira que trabalhou as características de livros distópicos adaptando-os bem para a nossa realidade, para nosso país. Você se sente como se estivesse num Brasil futuro e distópico. É bem escrito e muito fluido de ler. Vale super a pena dar uma chance pra essa história. Vamos apoiar escritores nacionais, principalmente de scifi.

Felipe Saraiva 18/09/2020

Distopia Brasileira? Temos sim!
Compre Aqui com este link https://amzn.to/3iJjXIJ e me ajude com uma comissão sem pagar nada mais por isso

Silmara Cunha 07/12/2020

Pontos positivos e negativos.
No início dessa jornada distópica, com semelhanças horríveis com os tempos atuais, eu estava alucinada para saber onde tudo ia parar. O autor escreve bem e é fácil te prende à trama, muito mais pelo cenário apresentado do que pelos personagens, e infelizmente do meio para o fim a leitura acabou se arrastando pra mim, justamente por não me conectar com os personagens, especialmente a protagonista. As opiniões e decisões dela são muito voláteis e acabaram não me convencendo o bastante. No entanto a construção dessa sociedade foi ótima e a forma como nos faz relacionar com a realidade atual é um tapa na cara.

Iza 24/09/2020

UAU, o que foram esses capítulos finais??
Que livro incrível. Eu fiquei impressionada com a sociedade distópica brasileira intrigante e sensacional que o Volp apresentou. Tem reflexões e certas frases que nos colocam do avesso. É angustiante acompanhar a trajetória da Freya, e a leitura me fez pensar várias vezes sobre como alguns pontos se aproximam assustadoramente da nossa realidade. Eu fiquei nervosa e bem surtada nas partes tensas do livro, tem bastante ação e momentos que te deixam totalmente apreensivo. (prendi a respiração várias vezes e só percebi depois haha)

Por outro lado, a maneira como algumas partes do livro foram se apresentando me deixaram um pouco confusa e as reviravoltas me geraram dúvidas se não houve ali alguns "furos", sabe? A construção da protagonista e suas motivações poderiam ter sido melhor desenvolvidas também.
A protagonista é impulsiva, tem uma personalidade complicada mas isso eu até gostei (nem sempre a gente gosta de todos os personagens, e tá tudo bem, um livro não se torna automaticamente ruim por isso kkk). Só achei que muita coisa em relação à Freya foi meio "do nada", ou seja, aconteceram muito rápido e um pouco fácil demais. Foram poucas coisas que me incomodaram, mas no geral o livro é muito bom e vale a pena ser lido.

Se houver mesmo uma continuação, quero muito ler!

Lanna 13/09/2020

Forte
História densa que retrata racismo, desigualdade social, machismo e escravidão. Após uns 60% do livro fica quase impossível não notar a semelhança com Jogos Vorazes, entretanto, não acho que isso seja um ponto negativo. O livro termina com um ótimo gancho pra continuação.

Karol 30/09/2020

Me lembrou muito a repressão do Holocausto
Primeira distopia que li na vida e achei bem interessante. O livro traz temáticas importantes sobre preconceito, racismo e a luta e resistência contra um sistema opressor. Amei principalmente as personagens femininas: Freya e Lígia. Achei que a história demorou um pouco a evoluir, mas é um livro bom. Quero ler a continuação para saber o desfecho da história.

busbus 01/05/2021

Universo distópico e no Brasil?
Stêfano Volp entregou tudo nesse livro! Estou até agora impactada!
A minha melhor leitura de 2021.
Me apaixonei pro Freya, Daniel e Lígia.
Não vejo a hora do segundo livro.

João 09/09/2020

Antes de tudo quero enaltecer o autor desse livro, que é brasileiríssimo!! Stêfano Volp faz tudo! Ele apresenta uma distopia numa região, onde no passado foi o Brasil. O mundo não é mais como conhecemos. A terra ficou sem energia por pouco mais de dois meses, num episódio chamado o Breu, que foi responsável pela mudança da civilização. Se não bastasse o caos da falta de energia, a Terra sofreu ainda com uma chuva de meteoros e zonas radioativas se formaram impedindo a existência de vida em diversas partes. É nesse contexto que são formadas as Metrópoles, detentoras de toda a riqueza e poder, habitadas apenas por brancos, e as Colônias, regiões periféricas e sem acesso a qualquer tipo de tecnologia ou recurso, habitadas por pretos, que são obrigados a trabalhar para manter os luxos de quem vive na capital. É nessa realidade que conhecemos a personagem principal, Freya Andara. Habitante de Absinto, uma das Colônias de Éden (Metrópole), Freya trabalha como costureira e é responsável por sustentar seus pais. Sua mãe, foi filtrada no passado. É assim que eles chamam, as moças que são capturadas ainda jovens para servir a Éden. Ela é a única mulher de Absinto que retorna depois de ter sido levada para a Metrópole, sendo conhecida como A Marcada. Mas ela já não é mais a mesma! O que a população das Colônias não sabe é que essas moças quando são levadas são obrigadas a esquecerem seu passado, suas crenças, seu povo, sua cultura e sua raça. Elas precisam aprender a serem brancas e a servirem o homem branco. Só podem falar, andar, comer, e até respirar, apenas quando recebem autorização do seu senhor. Aqui é nítido como o preto é visto como um animal, bruto, feroz e sujo. E o branco é o inverso, ele é bom, amoroso e delicado.
Volp nos apresenta personagens duros, com uma carga emocional pesada. É possível sentir a tristeza dos personagens como algo palpável. E é Freya que nos apresenta um ar de esperança, uma válvula de escape, mesmo com as dores da sua vida. Freya é a centelha da resistência. O Segredo das Larvas é muito mais que um romance para entreter, é um livro para fazer pensar. É um livro com um roteiro forte, que fala da cultura negra, que fala de luta, fala de resistência, fala de sentimentos. E apesar da realidade de Absinto ser distante da nossa, é possível perceber que temos mais em comum do que imaginamos. Leiam O Segredo das Larvas!!

Guacira.GonAalves 13/09/2020

Gostei da história, principalmente, até a metade do livro, mas fiquei decepcionada por ver que há uma continuação. O livro merecia uma pequena revisão, pois encontrei vários erros.

Evambertson 10/09/2020

#pamdle
Seria esse um dos melhores livros que já li?

Uma distopia maravilhosa, aquele livro que te prende e você simplesmente devora, não consegui parar de ler depois que comecei. O autor fez um trabalho incrível na sua história, nos seus personagens, além de que ele abordou de forma genial temas como: descriminação social e racial, além de exploração sexual e escravidão. Mesmo para quem não gosta do gênero distopia, deveria ler esse livro, por mais que seja em um ambiente futurista, vemos esses fatores na nossa sociedade atual, isso é muito triste e revoltante.