O Ano da Graça

O Ano da Graça Kim Liggett

Resenhas - O Ano da Graça

Rafaely9 24/04/2024

Cruel e Maravilhoso ao mesmo tempo!
Achei essa história incrível, a escrita me encantou demais.
Cada página um sentimento, as vezes era brutal pra ser comparado a vida real. Mas depois da metade do livro entendi que era poético, a vida relatada através da ficção, algo que talvez não seja tão diferente da realidade das mulheres nos dias atuais.
Com certeza o livro poderia ter mais páginas para elaborar melhor algumas questões, mas isso não muda o fato de ser uma história com tanto potencial que chega a doer.

Vitoria 17/04/2024

Uau
Se você é mulher, adianto que esse livro vai pesar muito mais, pq é impossível não identificar a realidade, como facilmente as atrocidades do livro poderiam acontecer, como somos criadas para nos odiarmos e competirmos. Durante toda a leitura eu me pegava pensando como em escolas menores (obviamente), passamos por isso, eu não vou aprofundar no enredo, mas adianto, se procura uma ficção, um romance água com açúcar, não vai achar, pq não é isso que ele promete, é que bom que não é isso que ele entrega. Chorei de soluçar com a reta final do livro, definitivamente está na lista dos melhores livros q já li!

manumoura18 14/04/2024

Um livro bom, mas eu esperava bem mais.

No começo lembra o conto da aia, mas a partir do momentos que entra realmente no momento do ano da graça decepciona um pouco, e achei que tomou muito tempo do livro, sem necessidade, ficou muito grande. Seria melhor se o pós ano da graça, desenvolvesse melhor as histórias dos personagens.

Fora que o final eu achei ruim. Maaaas, para quem gosta do o conto da aia, é um livro interessante, com uma ideia boa.

Tati- Leitora 09/04/2024

A leitura desse livro é super fluida e ele é ótimo para nós mulheres nos relembrarmos do nosso poder feminino.
Teve partes que eu achei a leitura um pouco confusa e além disso ódio finais abertos como esse (apesar que pensando agora, eu entendo o motivo de ter sido assim) e por isso retirei uma das estrelas mas é um livro que super vale a pena ler.

maltheuso 08/04/2024

Extremamente fraco.
Se vende como algo parecido com "O Conto da Aia" mas sinceramente, passa longe!
Esse livro não funciona como distopia, como romance, como nada que se propõe.
Protagonista CHATA. Não consegui torcer ou me importar com ela em momento algum.
Se diz um grande livro sobre a união feminina e etc, mas coloca TODAS as personagens de escanteio pra focar na Tierney, que sinceramente? Não consegue carregar o livro nas costas.
Tem VÁRIAS páginas que poderiam ser apagadas e não modificariam em nada a história. Um bando de palavra pra encher linguiça.
O romance não funciona em momento algum. É fraco. É rápido demais. É MUITO difícil de comprar a relação dos dois.
O Ryker é um bom personagem, mas é tão irrelevante na história que chega ser ridículo o momento final dele, porque fica um sentimento de "ah, fazer o q ne? vida q segue."
Eles introduzem diversos personagens, e não digo 3 ou 4 não, pra mais de 10!!!!! que não tem relevância alguma pra trama. Você não consegue se importar com ninguém nessa história.
Pra não dizer que realmente não me importei, eu senti algo pelas irmãs da Tierney que aparecem numa cena e somem o resto do livro. Foi muito mais fácil ter empatia por elas do que por qualquer outro personagem.
Tentam introduzir um drama sobre o pai da protagonista, mas é muito meia boca. A relação dela com a mãe, totalmente indiferente no final.
Parece que a autora quis muito e não conseguiu se aprofundar em NADA.
A protagonista não passa de uma chata, que fica dando discurso de heroína o tempo inteiro e não faz nada pra deus lembrar. Até pq qd ela decide fazer algo, vc ja encheu tanto o saco dela, que ta pouco se importando pras atitudes de "fodona" que ela tem.

Decepção esse livro. Se esperam algo com a genialidade de O Conto da Aia, passem longe disso aqui. Não consegue ser uma virgula do que uma real distopia deve ser.

Sarah 11/03/2024

Caótico ou Inovador?
Tem dias que terminei esse livro e não consegui ainda definir uma palavra para resumir essa leitura! É uma história profunda com várias críticas sociais, com um enredo bem desenvolvido e que provoca várias emoções nos leitores.

No começo foi difícil de ler justamente por se tratar de um tema que aborda trechos meio sanguinários, mas no desenvolver da história você percebe que isso era necessário para entender o contexto que a autora quis trazer.

giovana 05/03/2024

O livro ideal para quem gosta de distopias estilo Jogos Vorazes e principalmente O Conto da Aia.

Repleto de partes perturbadoras e com sementes de revolução ao longo da trama, seguimos Tierney ao longo de um ano no acampamento com várias garotas de sua cidade. Apesar de esperar algo como um treinamento, fiquei ainda mais surpresa ao descobrir que o horror era imposto pelas próprias meninas, mas entendo o que o desespero e a criação fazem com as pessoas.

Gostei bastante do ritmo da leitura, praticamente devorei o livro, mas também me senti estranha ao ler as interações entre Ryker e Tierney. Entendo que todas as relações eram moldadas pelo Condado para acontecer de certa maneira e a deles era como um desafio, mas ainda assim não fiquei confortável com o relacionamento deles, ainda mais com o final do livro. Mas o plot twist ao descobrir quem era a garotinha dos sonhos de Tierney realmente me deixou de queixo caído.

Maih Lima 04/03/2024

A história em si tem uma boa narrativa e aborda um tema muito sério e importante. Porém, o final foi meio corrido, faltou respostas e deixou aberto para uma continuação.

Kallyn 04/03/2024

Uma gracinha de livro
Dizendo francamente, acho que algumas coisas poderiam ser mais trabalhadas para tornar o livro ainda melhor, mas é certo que ele me encantou. Engoli o livro e sinto que simplesmente gostaria de ter tido mais tempo e páginas para apreciar a jornada.
A história é, em si, simples, mas há muitos detalhes que a deixam mais complexa. Em dados momentos, a narrativa é muito bem-sucedida em trazer sutileza e delicadeza para tratar de assuntos complexos e andar com a trama, mas também há momentos em que uma revisão poderia ter aparado mais as arestas.
Foi uma história que eu entrei de cabeça sem a pretensão de prever tudo o que aconteceria, mas o que eu me atentei a adivinhar eu acertei. Algumas coisas, nesse sentido, acabaram me pegando desprevenida, como o final, do qual gostei bastante.
Acho, de modo geral, que alimentar um pouquinho mais a narrativa teria tornado tudo mais profundo, mas entendo que o livro cumpre com um objetivo. As notas da autora, por exemplo, deixam claro para mim os pontos que ela quis trazer e isso me satisfaz.

Enfim, é isso. Eu me diverti horrores, fiquei obcecada e adorei a experiência, mas acho que o livro poderia ser maior.

Vou dar cinco estrelas pela experiência.

Rafa 03/03/2024

"E é ela quem vai mudar tudo"
Que livro bom!
Foi uma grande montanha russa ler esse livro. Fiquei com raiva, fiquei triste, quase chorei, me irritei um pouco com o andamento da história e no fim senti que teve um desfecho quase perfeito.
Comecei sabendo apenas que a história se passava em uma sociedade super religiosa, que as garotas eram mandadas para o Ano da Graça para se livrarem da magia delas e que ninguém que voltava falava sobre o Ano da Graça.
Criei várias teorias sobre como as coisas aconteceriam, mas no fim a autora trouxe de uma maneira bem interessante. Enquanto estava lendo, tiveram algumas coisas que não gostei, mas no fim achei que se encaixaram bem e fizeram a narrativa ficar mais rica.
Há algumas partes um tanto confusas, mas fazem sentido porque refletem a confusão do momento e da própria protagonista. Assim como no final da pra sentir tudo ficando claro, conforme as coisas ficam claras pra ela.
Embora não tenha gostado de um detalhe do final, no geral achei muito bom e que fez bastante sentido.
Recomendo a leitura!