Afetos ferozes

Afetos ferozes Vivian Gornick

Resenhas - Afetos ferozes

Michelle333 14/01/2024

Uma autobiografia que gira em torno da relação da autora com a sua mãe. Uma relação muito complexa e as vezes cansativa, próxima de muitas realidades. Achei uma leitura muito densa e talvez eu volte a ler novamente no futuro com a cabeça mais leve para conseguir absorver melhor a história.

julianii 09/01/2024

Gostei do livro, achei uma narração fácil de acompanhar e a escrita é interessante. não me conectei muito com a personagem mas ainda assim é bom.

Mariana.Chagas 25/12/2023

Bom mas poderia ser melhor
Fluido e interessante. O fato de não ter capitulo me incomodou demais, mas mesmo assim não deixou a narrativa confusa.
Achei meio angustiante a interação de mãe e filha, me trouxe uma sensação de prisão temporal.

Ira 25/12/2023

Bom livro, mas não fluiu pra mim
A leitura foi arrastada, suspendi em alguns momentos. Não me conectei à história, nem à protagonista. Mas senti que é um bom livro e valeu a leitura, principalmente por essa frase: ?Vocês estão envelhecendo juntos. Você e o que lhe dá medo?

Mestizo 15/10/2023

Resenha sincera
Alerta de gatilho
Contém
Homofobia
Gordofobia
Cena de abuso

Tirando isso não é um livro ruim não a leitura acaba se tornando divertida a gente acompanha a história da personagem principal e é tudo narrado sob a perspectiva dela e até aí tudo bem muitas coisas acontecem mais acho que o ponto desse livro é a gente perceber as relações que ocorre subjetivamente no decorrer da história. Eu curti basta apesar dos gatilhos .

@limakarla 09/06/2023

?Dizia que o segredo está em criar tanto mundo quanto possível em toda pequena clareira que se possa obter.?

É sempre uma experiência incrível se deparar com algum autor que facilmente se tornará um dos seus favoritos. Tenho me apaixonado cada vez mais pela autoficção, pelos livros que envolvem memórias, relações pessoais, pensamentos e reflexões sobre a própria vida, é o que faz meu coração palpitar na literatura.

No livro nós acompanhamos, principalmente, a relação intensa e difícil entre mãe e filha, todas as suas camadas e toda a sensação agridoce que envolve estar em uma relação assim. A autora vai nos contando de forma que parecia até que estava lendo um diário, um caderno com lembranças de momentos importantes.

Estou envolvida desde o início e li o mais devagar que pude, realmente aproveitando cada linha, cada palavra escolhida e que se transformou em uma história honesta, forte e bonita de sua forma.

Rodrigo1001 15/04/2023

Agudo, furioso e mordaz (Sem Spoilers)
Título: Afetos Ferozes
Título original: Fierce Attachments: A Memoir
Autora: Vivian Gornick
Editora: Todavia
Número de páginas: 208

Vivian Gornick é autora de diversos livros, memórias e biografias e uma das lendas vivas do jornalismo norte-americano. Atualmente, a autora vive um bom momento: as memórias que publicou originalmente nos anos 80, Afetos Ferozes, foram traduzidas para 13 idiomas nos últimos 4 anos e foram aclamadas pela crítica e também por apaixonados leitores em Português e Espanhol, que finalmente a descobriram.

Começo dizendo que Vivian não poderia ter escolhido um título melhor para o seu livro. Tudo nele é feroz, indômito, impetuoso, intrépido e ousado. Discorre, basicamente, sobre a relação da autora com a própria mãe – relação essa que redefine o que conhecemos como Complexo de Édipo, onde os personagens centrais não são mãe e filho, mas, sim, mãe e filha e onde a rivalidade não é entre filho e pai, mas sim entre a própria mãe e a própria filha.

É um livro cortante, com absolutamente zero floreios.

À medida que eu ia avançando na leitura, me perguntei várias vezes se a mãe da autora ainda estaria viva em 1987, ano de lançamento da obra. Me questionava isso porque nunca antes havia visto uma relação mãe e filha ser dissecada de forma tão escancaradamente aberta. É uma plena renúncia ao amor romântico, ao amor materno onipresente, uma forma maravilhosa de descrever os altos e baixos de um vínculo mãe-filha. Tão honesto e transparente, de fato, que chega a ser assustador... me peguei várias vezes relendo parágrafos e fazendo pausas na leitura somente para pensar a respeito, absorver e depurar os choques e os impactos. Uma liberação em maré montante de introspecção. Ouso dizer que nenhuma outra autora me impressionou tanto em sua forma de expressar e entender muitos aspectos das relações pessoais de forma tão inteligente e excepcional. Me deparei com um romance contado a partir de uma visão tão universal quanto a literatura masculina, mas muito menos transmitida.

De um outro extremo, me pareceu uma exibição corajosa de uma vida com aparência de normalidade. As nuances, as sensações pessoais de frustração e angústia, são vivenciadas pelo leitor quase como se fossem suas, tal é a empatia que a autora produz com esse livro.

Confesso que Afetos Ferozes me agitou durante toda a leitura, talvez porque nele eu tenha reconhecido as mulheres da minha vida, reconheci atitudes de algumas mães, da minha própria mãe, e de mim para elas. A autora retrata de forma muito vívida ideias e pensamentos com que muitas mulheres têm de lidar, tentando construir uma vida daquilo que lhe incutiram ao longo dos anos, em casa e na sociedade, e sentindo as suas próprias mães apoiando-as, mas também julgando-as ao mesmo tempo em cada movimento.

Por fim, poucas coisas posso dizer sobre este magnífico romance autobiográfico que ainda não tenham sido ditas. A escrita mágica de Vivian Gornick nos leva pela mão nos passeios com sua mãe pelo Bronx e por suas vidas, sempre juntas, mas nunca se idolatrando. Um relacionamento que, de alguma forma, iria levá-las à destruição. Sem dúvida, a minha parte preferida é a descrição do prédio onde elas moravam, sempre movimentado, numa comunidade onde viviam homens, mas onde simplesmente eles nunca estavam. E por isso mesmo, a autora se constrói como mulher a partir dos diferentes modelos femininos que a cercam. Acho que todos podemos nos ver refletidos em Gornick e nossas mães na mãe dela.

PS: só perdeu 0.5 estrelas por cometer o pecado de dissecar um relacionamento amoroso da autora já no fim do livro, desfocando o tema central mãe-filha. Fora isso, um livraço que todos deveriam ler.

Leva 4.5 de 5 estrelas.

Passagens interessantes:

“O amor de papai tinha de fato propriedades extraordinárias: não apenas compensava o tédio e a ansiedade de mamãe como era a razão de seu tédio e de sua ansiedade.” (pg 30)

“Hoje, o amor é uma coisa que se conquista. Mesmo entre mães e filhos.” (pg 51)

@emedepaula 26/02/2023

Ferozmente!
A definição de feroz. Furiosa, e escandalosamente lúcida, Vivian Gornick provê ao longo das duzentas páginas dessa memória, um caldo de emoções cruas, entregado na porta do leitor com uma rispidez e agilidade encantadores. É o relacionamento difícil com sua mãe o motor dessa autobiografia luminosa, e o embate entre as duas vai da primeira a última página com um apetite devorador. É muito intenso, e por isso li o livro em apenas 3 dias. Teria lido em 2 se ontem não estivesse tão quente e eu pudesse ter me dedicado a leitura atenta como fiz hoje ao terminá-lo. O relacionamento de Vivian com os homens da sua vida também merece atenção. Os embates travados com eles também elucidam bastante a riqueza de seu mundo interior. Gosto muito da forma que ela dá ao texto, alternando entre presente e passado, sem seguir uma linearidade. Apenas usando recuos e avanços temporais, que vão costurando uma imagem maior. Que livro perfeito!!!! Imensamente tocado por essa leitura. Com certeza entrou na lista de favoritos de 2023.

Sidvania.Moraes 16/02/2023

Sentimentos confusos
Livros de memórias geralmente não são confiáveis, mas com sua sinceridade escancarada, Vívian nos mostra o quão prejudicial podem ser nossas relações familiares.
A ausência de uma linha temporal foi bem elaborada, para entendermos o reflexo de sua mãe em sua juventude e vida adulta.
O título é literalmente o que as protagonistas viviam e sentiam, uma mistura de amor e ódio, que nós faz reconhecer que somos mais parecidas com nossas mães do imaginamos.
Às vezes me pego pensando como Vívian: ?Por mais que desejasse me diferenciar, pelo jeito acabaria como mamãe, deitada no sofá, contemplando o espaço. ?

Manuela 30/10/2022

Eu amei esse livro!
O leitura corre muito bem com as memórias da autora acompanhadas com as figuras femininas da sua vida e presença forte da sua mãe. O livro não tem capítulos e só fui perceber isso no final. Uma leitura muito gostosa que flui, não tem clímax e grandes momentos, apenas memórias

Rodolfo 02/08/2022

Que a vida seja feita de afetos ferozes
Uma história real, que traz aspectos extremamentes exóticos, mas intensamente naturais, comuns e até banais da vida humana. Afetos Ferozes conta sobre uma filha e sua mãe, mulheres que se desentendem, se amam, respeitam, se distanciam e se reaproximam, mas acima de tudo, se afetam.

Jess 24/06/2022

Uma escrita muito boa e fluida, nem sentia o tempo passar quando estava lendo. Adorei acompanhar a história da protagonista e sua relação com a mãe e as outras mulheres do prédio, contando sobre como elas viviam e o desenvolvimento pessoal da própria protagonista foi muito interessante de acompanhar, recomendo bastante a leitura.

Rute31 20/04/2022

Afetos Ferozes
Esse é o tipo de livro que não me despertaria o interesse numa livraria, mas eu peguei por causa do grupo de leitura da Editora Voz de Mulher, "Queria Filha, Amada Mãe" e foi uma ótima experiência.

Gostei muito da linguagem franca e direta do livro, e em muitos aspectos, (considerando muitas particularidades, é claro) me identifiquei com os afetos ferozes que a autora menciona.

A relação entre mães e filhas é quase sempre densa, pesada. Esse livro mostra isso enquanto acompanhamos a vida da autora e de sua mãe, uma senhora judia "que teria sido uma excelente oradora" se não fosse mãe.

Pensar nessas relações é sempre delicado, e a narrativa desse livro nos envolve dessa maneira, enquanto alterna passado, presente e um futuro em aberto - mas que bem sabemos qual é.

Thaís 09/03/2022

O livro explora através de caminhadas casuais da personagem com a mãe, o passado de ambas.
Explora a percepção do papel da mulher em uma sociedade patriarcal, da herança que nossos pais deixam, e da construção de mundo e significados que atribuímos quando somos crianças.
Me vi diversas vezes no livro e cada passagem é um poema. Cada frase cheio de significados ocultos.
É um livro pra se reler e encontrar uma nova parte da historia.

Vania.Evangelista 17/11/2021

Afetos ferozes, honestos e brutos.
Vivian Gornick nos presenteia com uma autobiografia realista e brutal. Um livro escrito em forma de memórias sobre a relação da autora com a sua mãe. Uma relação ruidosa e conflituosa narrada nas memórias da infância (no prédio para imigrantes que moravam no Bronx), até a fase adulta durantes as caminhadas pelas ruas de New York.

Ao longo dessas caminhadas, mãe e filha conversam, brigam, se provocam e lembram do passado. Nessas lembranças somos apresentados a uma terceira personagem importante, a vizinha. São 3 mulheres cheias de conflitos, defeitos, erros e decepções ao longo da vida.

O livro aborda as relações humanas e todos os seus paradoxos e suas complexidades, explorando a percepção do papel da mulher em uma sociedade patriarcal que mesmo sendo publicado há mais de 30 anos, apresenta questões feministas atuais. Uma leitura que reflete o nosso cotidiano, principalmente nos conflitos na relação mãe x filha... tudo muito honesto e brutal.