A Corrente da Vida

Resenhas - A Corrente da Vida

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

ricardoliberal 24/06/2020

Minha primeira leitura
Li aos meus poucos 12 anos porque fazia parte de um trabalho escolar. Essa foi a minha primeira experiência perante a literatura. Fica evidente que o público-alvo são os jovens pela sua escrita excessivamente simples e pela previsibilidade da história. Aos 12 anos, meu conhecimento sobre a AIDS se limitava ao biológico, aprendido na escola, ou preconceituoso, ouvido no nosso cotidiano. Além de quebrar preconceitos pessoais naquela época, "Corrente da Vida" trouxe uma linda mensagem de amor e empatia.

Sah Imperia 15/08/2020

A minha escola propôs esse livro para lermos nessa etapa para a matéria de produção de texto.Confesso que não estava muito animada pra fazer essa leitura,mas como ele tem menos de cem páginas,resolvi pegá-lo hoje e concluir a leitura em duas horas.E assim foi.
Em "A Corrente da Vida",acompanhamos a jornada de uma garota chamada Raquel que descobre que o seu melhor amigo,Nel,é portador do vírus da Aids.Sabemos o quanto as pessoas têm preconceito com essa doença que afeta o sistema imunológico e,por falta de informação,existiam e existem muitos estigmas e mitos sobre esse vírus,como por exemplo: muitas pessoas acham que ele é transmissível pelo contato com o ar,e isso não é verdade.
O livro é emocionante e bem voltado para jovens,já que tem poucas páginas (infelizmente,o Brasil não é exatamente um país com muitas pessoas que lêem ou valorizam a literatura),tem personagens adolescentes e fala sobre um assunto importante,que é a prevenção e o vírus da Aids.Por ser um livro pequeno,eu não consegui me conectar com as personagens e com a estória,não me envolvi muito com o enredo apesar de ficar sensibilizada pela situação.Além disso,achei que às vezes haviam muitas reflexões repetitivas,que deixavam o livro previsível e cansativo.
É um livro importante para entendermos certas coisas mas não é um livro que eu provavelmente vou me lembrar.É muito bom pra fazer a leitura em um dia e é uma obra bem voltada para área escola.

Gih 14/11/2021

Sério não esperava por isso
Fiquei receosa por começar a ler esse livro, já tinha lido um livro do mesmo autor que me fez ficar traumatizada kkkkk mas esse livro me surpreendeu!!
Comecei esperando pouco e olha, li tudo em uma tarde. A história é muito bem escrita e consegue resumir um assunto tão importante em pouco mais de 100 páginas.
O mais triste é pensar que histórias como essa realmente acontecem, existem muitos Nelson's por aí e esse história nos faz sensibilizar ainda mais com pessoas que carregam esse vírus.

Dou 5 estrelas, porque além de muito bem escrito, leve de ler e muito boa, não me traumatizou kkkkk.

Maria Xavier 16/08/2020

Não é ruim,mas também não é tão bom
O livro tem como trama principal a aids e o preconceito que se tem ao redor das pessoas que a tem. É uma discussão bem interessante devo admitir,porém não foi muito profunda,entendo que em um livro de 50 páginas é meio difícil de se aprofundar,porém acho que faltou um pouco,foi um livro corrido,e o final mais ainda,era algo que estava previsto pra acontecer,porém quando aconteceu,foi muito pouco descrito,o processo até esse acontecimento foi longo,mas o acontecimento em si,foi pouco descrito.
Li esse livro pra escola,que adora colocar todo e qualquer livro do Walcyr Carrasco,e esse não foi muito diferente dos outros que já li,não foi uma leitura ruim,mas também não vai me marcar de eu no futuro contar prós meus filhos que foi muito importante,como já disse é uma discussão importante,e que deveria ter mais espaço,hoje em dia apesar de um intervalo de somente 17 anos desde o lançamento do livro,acredito que ainda há muitos preconceitos ao redor,porém se desenvolveu um pouco as pesquisas,porem não sei muito bem como está as campanhas de prevenção ao redor do mundo e do nosso país,é um livro bem rápido, com alguns acontecimentos meio desnecessários porém em geral é bom,mas não é marcante,transformador,mas acredito que não tenha sido esse o objetivo do autor ao escrever o livro.

Dan 23/04/2021

Livro maravilhoso e super necessário!!! Amei a narrativa curta e rápido e a escrita como sempre encantadora e emocionante

mari 24/09/2021

...
Quando Nelson, seu melhor amigo, desaparece da escola, Raquel se preocupa e procura descobrir o que aconteceu.
Ao visitá-lo, acaba descobrindo que há uma conspiração que envolve família e professores.
Nelson estava doente, o vírus da aids havia tomado conta de seu corpo, e quando a notícia chega nos ouvidos dos alunos, o preconceito e a rejeição tomam conta da escola.
Indignados com a situação, Raquel, Marcelo e Joca se unem no combate à injustiça e ao preconceito, para dar a Nelson seu direito de viver.
Esse livro te faz pensar em como vivemos em uma sociedade opressora e egoísta e em como as coisas infelizmente funcionam nela.
?Nossa sociedade é cheia de doenças,
algumas malígnas e mortais.
Mas a pior de todas, a mais cruel e injusta
chama-se preconceito?

la.almeiida_ 16/06/2023

Achei muito legal! me apaixonei, senti raiva, e muitas outras emoções me rodearam ao ler esse livro. gostei da leitura, super tranquila e de fácil compreensão! o final me surpreendeu por causa do Nel, mas também me trouxe um grande ensinamento. recomendo pra quem gostou de Irmão Negro, também do Walcyr Carrasco.

Aline.Rodrigues 08/07/2020

Livro com uma história tocante
Os livros que mais marcaram a minha vida,foram os que li durante a minha juventude e esse aqui em especial me toca muito.
Esse é também o primeiro livro que leio do autor de novelas Walcyr Carrasco,antes de ler esse livro não sabia que ele também escrevia livro.
Um livro com uma história simples,bem escrita,e que nos toca profundamente.
Através desse livro descobrir muitas informações a respeito do HIV também.
Walcyr além de escrever boas novelas é um excelente escritor também.

Desnorteada 06/12/2021

Um livro tocante sobre a Aids e de como se deve ter amor em vez de preconceito e se informar em vez de fazer fofoca.

Nathaliagcosta 10/08/2020

Li esse livro a alguns anos atrás, através do colégio, e simplesmente me apaixonei pela história, é um livro bem curtinho, que trata de um tema muito relevante e necessário, e eu como uma boa noveleira não poderia deixar de ler Walcyr Carrasco.

Rodrigues 23/09/2020

Sempre podemos ajudar as pessoas
Esse foi o livro a qual eu descobrir que o autor de novelas Walcyr Carrasco também era escritor. E me deparo com um livro extremamente encantador.
Aqui temos uma história de amizade,luta, superação e muita,mas muita força de vontade.
A personagem principal se chama Raquel e ela acaba descobrindo que um amigo seu da escola,o Mel,está com HIV,ela e seu amigo Marcelo vão fazer de tudo pra ajudar esse amigo.
Uma aluna da escola acaba descobrindo também sobre a doença de Nel e conta para a escola inteira.A partir de então Walcyr nos mostra como as pessoas são mesquinhas e preconceituosas.
Mas o que mais gostei desse livro foi a mensagem que o autor quis nos passar:Que não devemos ser preconceituosos e sempre ajudar o próximo.
O livro é lindo e eu não sabia que Walcyr Carrasco era tão bom escritor quanto autor de novelas.Gostei demais da história.

Dani 03/08/2021

Um livro que, apesar de curto, preenche um grande espaço quentinho no peito em cada um dos seus capítulos.
Recomendo a todo mundo que tem ou não alguém próximo com o vírus HIV/AIDS.
Muitas vezes acabamos preocupados com os motivos que levaram a tal acontecimento em nossas vidas e esquecemos do mais importante: o amor.

Su Alves 04/08/2010

Lindo Livro!
Além de quebrar os estereótipos existentes sobre os portadores do vírus HIV, o autor Walcyr Carrasco traz uma mensagem linda, através de um menino que descobre que tem que aproveitar a sua vida o máximo possível, junto dos seus amigos e familiares, pois a dor dele cessa com a alegria, com o amor. Recomendo!

arth 08/06/2021

eu li esse livro por que minha escola pediu, mas ele me surpreendeu.
tem poucas páginas, então da super pra ler em um dia, mas mesmo com uma escrita fluida e um desenvolvimento rapido, a gente se apega muito aos personagens.
esse livro também traz muitas informações sobre a aids, e aprendi muito com ele.
mssmo assim tiveram alguns momentos um pouco chatinhos. mas mesmo assim o livro tem um otimo enredo, e eu recomendo muito a todos!!

Sthefanie.Almeida 18/06/2021

Maravilhoso
Todos deveriam ler esse livro.
Graças a ele pude adquirir a paixão pela leitura.
E foi um livro paradidático o que me deixou bem surpresa.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6