Chico Science & Nação Zumbi

Chico Science & Nação Zumbi Lorena Calábria

Resenhas - Chico Science & Nação Zumbi

Eduardo Santos 16/04/2021

Muito bom, a todos que curtem Nação Zumbi é uma leitura obrigatória, na imprevisibilidade de comportamento.

Dalton 17/09/2021

Diversão levada a sério.
Lorena Calábria, nesta notória obra, promove uma imersão completa aos idos da década de 90, por meio de um fortíssimo trabalho jornalístico, e nos coloca dentro da gestação do que viria a ser o movimento manguebeat e o desenrolar dessa cena que desabrochou em um fenômeno ímpar da nossa cultura, a autora pincela todos os cenários com a ajuda de construção de atores que vivenciaram o nascer da alquimia de ritmos e como cada um contribuiu e viveu a sua maneira o transcorrer de uma revolução musical, bem como explicita todas as fontes de onde o saudoso Chico Science bebeu para dar a luz, de forma genial, a algo jamais visto no cenário musical brasileiro. E além de toda essa experiência proporcionada, Calábria faz análises riquíssimas das letras das músicas que compõe o primeiro álbum, da banda Chico Science & Nação Zumbi, o Da Lama ao Caos o que me proporcionou uma visão extremamente nova de leitura desse disco que ouvi inúmeras vezes e que sempre apresenta algo novo para ser degustado e para finalizar amarra com maestria toda sua organização textual que aparenta ser uma "diversão levada a sério" como o próprio Chico fazia com suas canções e fecha um lindo ciclo de apresentação imprimindo sobre a obra seus sentimentos aflorados no momento do nascer e crescer do movimento mangue. Obra indispensável aos amantes da música e aos mangueboys e manguegirls fissurados no impacto provocado por Chico Science & Nação Zumbi.

Thiago 28/03/2020

Livro tão bom quanto o disco
Esse livro é uma nostalgia só, a autora viveu o período, acompanhou a ascensão da banda e o lançamento do disco, teve muito contato com Chico Sciente e os membros da Nação Zumbi.

Diria que é uma obra obrigatória para quem é fã da banda e/ou do album. A autoria disseca a obra em pouco mais de 200 páginas, sem floreios, trazendo apenas informações e pensamentos pertinentes sobre a obra.

Primeiro aborda a "pré historia" da banda, as diversas mudanças, com foco em Chico, mas falando dos demais membros. Aborda as questões sociais e econômicas do contexto histórico em que a obra estava inserida. Fornece muitas informações interessantes, mesmo para quem como eu viveu o período. Aborda as gravações, turnês, contatos com outros artistas, o impacto do som da banda no meio musical.

Na segunda parte, ela descreve música por música, trazendo detalhes sobre cada uma delas.

E encerra com o pós gravação e repercussão nacional e internacional da obra.

Como eu disse, Lorena entrega uma obra indispensável para quem é fã de Chico Science & Nação Zumbi.

Iago.Messias 11/12/2021

Caranguejos com cérebro
As histórias por trás do disco-manifesto do movimento cultural mais importante dos anos 90.
De seu estágio embrionário até a gravação, passando pela análise das letras e o contexto geral de Recife e do Brasil

Taiana 14/05/2022

É como reviver uma época que nunca vivi...
A história de um dos melhores álbuns da música brasileira, é como viver algo que nunca vivi. Vale a pena depois escutar o álbum completo após a leitura! CHICO SCIENSE VIVE!