O Cortiço

O Cortiço Aluísio Azevedo

Resenhas - O Cortiço

Glayce 17/04/2024

Muito melhor do que quando li no ensino médio
O cortiço é um livro muito melhor aproveitado se for lido no tempo certo (sem ser por obrigação pra fazer um vestibular)

Isabel634 17/04/2024

O que falar sobre: O Cortiço.
Gostei muito da história, todas as revelações e tensões entre eles me enstigavam a ler mais. Mostra realmente o princípio de um cortiço, em minha visão.
Toda a história é muito real e palpável, por não ser nada uma realidade alternativa.
Gostei muito!!

renaas079 17/04/2024

Cortiço vivo
Escola naturalista de Aluísio de Azevedo impecável em suas descrições. Cortiço é vivo. Tem alma. As personagens são meramente composição de um ser holístico, mutável, adaptável.

Obra rica em detalhes, carregada de preconceitos e representação do contexto histórico. Retrata a classe trabalhadora, pobre, vivendo e sobrevivendo sobre o teto compartilhado do Cortiço, ser vivo, em que as personagens são órgãos e as relações interpessoais, seus tecidos.

Recomendo a leitura.

Priscila385 16/04/2024

Clássico
Muito importante pra entender a composição do Brasil, mesmo com vários esteriótipos eh importante ler na clareza de quando foi escrito

Fernanda2594 16/04/2024

Primeiro clássico
É uma obra que tem que tem a leitura difícil mas consegue ser bem envolvente, são personagens cativantes e que com certeza vou levar a história de vida deles comigo, principalmente a Bertoleza que teve um fim muito cruel, demorei um pouco para ler por ser o primeiro clássico que me rendi a conhecer
O final da obra não me agradou tanto quanto pensei, como se o autor apenas queria terminar logo, acho que ele poderia ter escrito mais e desenvolvido a história após o suicídio de Bertoleza, mas deu a entender que João Romão apenas continuou sua busca pelo lucro e a crescer mais ainda o cortiço
É uma obra com bastante características brasileiras e isso que o torna um grande clássico, na escola eu não gostava de ler obras assim, naturalistas, mas quando você lê pela primeira vez é uma sensação muito boa, pretendo ler mais desse autor, eu ainda sim recomendo a leitura, pois os personagens são incríveis e com uma história de vida complicada e triste.

Kah 13/04/2024

Acabei de ouvir no Spotify uma leitura comentada com a Isabella Lubrano e foi bem fácil gostar da história pois ela fez uma excelente leitura. Mas mesmo com as pausas para explicar algumas palavra, boa parte ainda fiquei sem compreender. Tem que ter paciência para ter uma boa experiência. Agora falando da história, os muitos personagens deixou bastante confuso. São páginas e páginas descrevendo as características de todos eles. No geral, creio que compreendi a 'mensagem' que o livro quis passar.

Luiz Rodrigo de 13/04/2024

Tristeza sem tamanho.
O Cortiço de Aluísio Azevedo

Vigésima Quarta leitura de 2024
Período: 28/06/2024 à 10/04/2024
Páginas lidas 363/ 7.747

A historia do Corticio chamado Cabeça de Porco, e seus moradores convivendo com falta de saneamento e de justiça, são muitos personagens.
Porém quero destacar apenas a história da Bertoleza, pois em minha opinião é a mais triste. No começo do livro era escravizada, e estava juntando qualquer dinheiro para a carta de alforria. Conheço um crápula que a enganou,dizendo que iria ajudar com o processo, mas embolsou o dinheiro e disse que ela estava livre. Mas depois de quando quis se livrar ele a devolveu ao seu dono. O que a levou a um ato desesperado.
Esclarecimento levei um perodo considerável pois eu acompanhei a leitura da Izabele Lubrano. E foi muito bom ouvi não apenas a leitura como as explicações no decorrer da leitura.

Nath 13/04/2024

!!!!!!
Entrei pro clube das pessoas que tinham preconceito com O cortiço no ensino médio, mas que, depois de adulta, se apaixonou pela história.

São TANTAS camadas! Tanta história, tantos personagens pra se apegar, tantas mulheres (fortes!!!) pra se apaixonar.

Sem palavras pra esse livro. Virou favorito sem dúvida.

Cristiano123 12/04/2024

O Cortiço
Romance que mostra um pouco da realidade de pessoas pobres, no século XIX, batalhando pelo sustento diário, demostrando ainda o cotidiano destas pessoas.

Ana Paula Teodoro 11/04/2024

Ok!
Fazia algum tempo que estava com vontade de ler algum clássico Brasileiro, optei por esse livro sem saber nada sobre a história... gostei bastante, deu vontade de ler mais obras nesse sentido.
Dark.Passenger 11/04/2024minha estante
"excelente livro. 3 estrelas"

??????

Ana Paula Teodoro 15/04/2024minha estante
Não diria excelente, mas gostei da leitura... a questão é que depois de ler "Tudo é rio, Torto arado, Os miseráveis, Jardim de inverno" e outros que são realmente excelentes, aí a régua muda bastante ?.
Mas a sua observação foi muito boa, foi de gargalhar, obrigada por isso!?

Dark.Passenger 16/04/2024minha estante
É desse jeito msm. Depois que a gente lê um livro muito bom, os próximos sempre deixam o gostinho de que faltou algo.
Mesmo com o livro sendo bom. ????

Thainasleituras 11/04/2024

Muito bom pra quem gosta de fofoca com um fundo de crítica social, mas indico que a leitura seja feita acompanhada por anotações, pois são muitos personagens e núcleos narrativos.

Albaneide.Oliveira 10/04/2024

Admito que foi um pouco difícil no começo por ser uma obra naturalista, mas eu consegui me envolver muito na história, me conectar e entender TUDO, é uma obra incrível!!!

Kalene Magalhães 09/04/2024

Um soco doeria menos
?E, naquela terra encharcada e fumegante, naquela umidade quente e lodosa, começou a minhocar, a esfervilhar, a crescer, um mundo, uma coisa viva uma geração, que parecia brotar espontânea, ali mesmo, daquele lameiro, e multiplicar-se como larvas no esterco.?

De um jeito meio torto e um pouco preconceituoso, Azevedo nesse livro, descreve e conta uma realidade que até hoje é vivida por muitos brasileiros.
É incrível que um livro escrito há um século, demonstra de forma nua e crua os resultados da pobreza e o abandono das instituições na vida de cada pessoa.
Terminei esse livro desejando mais, queria de algum modo um resultado diferente ou novas conjecturas. Desejei com todas as forças uma mudança, um vitória para alguns dos personagens mais queridos por mim. Mas ,como a realidade, não existe vitória em um mundo que poucos se tem justiça! Isso se há essa justiça!
O Cotiço é um livro desolador, mas nada tão distante daquela realidade! Aliás da nossa atual realidade!