O Cortiço

O Cortiço Aluísio Azevedo

Resenhas - O Cortiço

Kah 13/04/2024

Acabei de ouvir no Spotify uma leitura comentada com a Isabella Lubrano e foi bem fácil gostar da história pois ela fez uma excelente leitura. Mas mesmo com as pausas para explicar algumas palavra, boa parte ainda fiquei sem compreender. Tem que ter paciência para ter uma boa experiência. Agora falando da história, os muitos personagens deixou bastante confuso. São páginas e páginas descrevendo as características de todos eles. No geral, creio que compreendi a 'mensagem' que o livro quis passar.

Luiz Rodrigo de 13/04/2024

Tristeza sem tamanho.
O Cortiço de Aluísio Azevedo

Vigésima Quarta leitura de 2024
Período: 28/06/2024 à 10/04/2024
Páginas lidas 363/ 7.747

A historia do Corticio chamado Cabeça de Porco, e seus moradores convivendo com falta de saneamento e de justiça, são muitos personagens.
Porém quero destacar apenas a história da Bertoleza, pois em minha opinião é a mais triste. No começo do livro era escravizada, e estava juntando qualquer dinheiro para a carta de alforria. Conheço um crápula que a enganou,dizendo que iria ajudar com o processo, mas embolsou o dinheiro e disse que ela estava livre. Mas depois de quando quis se livrar ele a devolveu ao seu dono. O que a levou a um ato desesperado.
Esclarecimento levei um perodo considerável pois eu acompanhei a leitura da Izabele Lubrano. E foi muito bom ouvi não apenas a leitura como as explicações no decorrer da leitura.

Nath 13/04/2024

!!!!!!
Entrei pro clube das pessoas que tinham preconceito com O cortiço no ensino médio, mas que, depois de adulta, se apaixonou pela história.

São TANTAS camadas! Tanta história, tantos personagens pra se apegar, tantas mulheres (fortes!!!) pra se apaixonar.

Sem palavras pra esse livro. Virou favorito sem dúvida.

Cristiano123 12/04/2024

O Cortiço
Romance que mostra um pouco da realidade de pessoas pobres, no século XIX, batalhando pelo sustento diário, demostrando ainda o cotidiano destas pessoas.

Ana Paula Teodoro 11/04/2024

Ok!
Fazia algum tempo que estava com vontade de ler algum clássico Brasileiro, optei por esse livro sem saber nada sobre a história... gostei bastante, deu vontade de ler mais obras nesse sentido.
Dark.Passenger 11/04/2024minha estante
"excelente livro. 3 estrelas"

??????

Ana Paula Teodoro 15/04/2024minha estante
Não diria excelente, mas gostei da leitura... a questão é que depois de ler "Tudo é rio, Torto arado, Os miseráveis, Jardim de inverno" e outros que são realmente excelentes, aí a régua muda bastante ?.
Mas a sua observação foi muito boa, foi de gargalhar, obrigada por isso!?

Dark.Passenger 16/04/2024minha estante
É desse jeito msm. Depois que a gente lê um livro muito bom, os próximos sempre deixam o gostinho de que faltou algo.
Mesmo com o livro sendo bom. ????

Thainasleituras 11/04/2024

Muito bom pra quem gosta de fofoca com um fundo de crítica social, mas indico que a leitura seja feita acompanhada por anotações, pois são muitos personagens e núcleos narrativos.

Albaneide.Oliveira 10/04/2024

Admito que foi um pouco difícil no começo por ser uma obra naturalista, mas eu consegui me envolver muito na história, me conectar e entender TUDO, é uma obra incrível!!!

Kalene Magalhães 09/04/2024

Um soco doeria menos
?E, naquela terra encharcada e fumegante, naquela umidade quente e lodosa, começou a minhocar, a esfervilhar, a crescer, um mundo, uma coisa viva uma geração, que parecia brotar espontânea, ali mesmo, daquele lameiro, e multiplicar-se como larvas no esterco.?

De um jeito meio torto e um pouco preconceituoso, Azevedo nesse livro, descreve e conta uma realidade que até hoje é vivida por muitos brasileiros.
É incrível que um livro escrito há um século, demonstra de forma nua e crua os resultados da pobreza e o abandono das instituições na vida de cada pessoa.
Terminei esse livro desejando mais, queria de algum modo um resultado diferente ou novas conjecturas. Desejei com todas as forças uma mudança, um vitória para alguns dos personagens mais queridos por mim. Mas ,como a realidade, não existe vitória em um mundo que poucos se tem justiça! Isso se há essa justiça!
O Cotiço é um livro desolador, mas nada tão distante daquela realidade! Aliás da nossa atual realidade!

Aline 09/04/2024

O puro suco de Brasil
Essa é uma releitura que não foi leitura. Eu já havia lido a obra no colégio e agora e ouvi o audiolivro narrado pela Isabela Lubrano no Spotify.
Desde a 1ª leitura eu gostei muito desse livro. Os personagens são cativantes, a narrativa é interessante, a escrita é fluida e a história, por vezes chocante, é o PURO SUCO DO BRASIL.
Nessa "releitura" o livro só cresceu pra mim. Eu adorei acompanhar a leitura da Isabela. Ela narra muito bem e mescla a leitura com comentários e informações relavantes da história do Brasil, do contexto da obra ou do vocabulário do texto. O único ponto negativo é que acompanhei o projeto enquanto ele estava sendo feito e demorou 10 meses para que a Isabela terminasse de gravar todo o livro. Na próxima, eu espero ela terminar de gravar para começar a ouvir!

Jeff Ettore 08/04/2024

Simplesmente Brasil
Sentimento de angústia ao terminar esse livro. Esse cortiço representa demais o que é o nosso país. A desesperança e a certeza da desgraça para o desgraçados que vem desde os tempos de colônia. Livro com muitos personagens interessantes, muitas histórias tristes, partes difíceis de digerir. Mas uma obra fantástica, crua e dura. Feliz por ter lido e adorado esse clássico nacional.
Max 09/04/2024minha estante
Eu também gostei muito, Jeff!

Jeff Ettore 09/04/2024minha estante
Muito bom mesmo. Ainda tô digerindo...

Regis 11/04/2024minha estante
Esse é um livro que preciso muito reler, quando li não tinha o entendimento que tenho hoje e com certeza muita coisa passou batido.

Sandrinha 11/04/2024minha estante
Ótimo livro e resenha!

Jeff Ettore 11/04/2024minha estante
Sério??? Obrigado, Sandrinha. Geralmente eu detesto minhas resenhas. Mas valeu!!!

Mika83 08/04/2024

A riqueza de detalhes me impressionou !
Não li na época do colégio e foi a primeira vez que li um clássico.
Um livro que fala de sociologia, determinista e que mostra muito do Brasil.
Quantos ?João Romão ?existem e existiram???
Quantas Bertolezas? Meu Deus!!!
Não imaginava um final assim ?.
Vale muito a leitura!
Brasil purinho?

space_cowboy11 04/04/2024

O livro para fofoqueiros
Li para uma prova, mas mesmo assim me diverti. O livro é recheado de críticas a sociedade da época, e que se mantém atuais até os dias de hoje. De certo, mesmo com toda a carga crítica, o mais legal são as fofocas e barracos que ocorrem no cortiço. Os personagens, apesar de caricatos, evocam muita empatia no leitor pela condição em que se encontram. O livro é muito divertido, mas a linguagem e a grande quantidade de descrições detalhadas podem incomodar um pouco.

ellen565 04/04/2024

A marca do realismo e naturalismo de mãos dadas.
Como característica típica desses dois movimentos da literatura, o detalhismo é algo que não sou chegada. Mas é sim tudo aquilo que falam, Aluísio toca na ferida como ninguém consegue. Emocionante.
A leitura é cansativa no começo, mas quando se vai conhecendo um pouco mais dos personagens você se entretém mais. São muitas histórias diferentes a serem contadas num só lugar: o Cortiço.
O Cortiço respira, ele fala, dorme, chora, canta. O Cortiço vive.

Yasmin.Valim 04/04/2024

Histórias Crus
O livro apresenta a história de vários personagens e como no final elas acabam se interligando em algo maior.

Quando eu comecei a ler, admito que fiquei mais confusa do que cativada pelos inúmeros personagens e confusões, mas isso logo passou e consegui aproveitar a hilariedade dos problemas e os próprios personagens.

As cenas de brigas, principalmente dos cortiços, me fez rir demais porque era cada frase uma coisa diferente acontecia.

O final mostra bem como a moral e dignidade pode mudar e até mesmo se corromper, apesar de ser triste, também foi muito real e representou como era a sociedade da época. Acho um clássico muito bem elaborado e de suma importância.