O Cortiço

O Cortiço Aluísio Azevedo

Resenhas - O Cortiço

Beatriz3345 27/03/2024minha estante
Um dos meus livros favoritos ?

Isabelalalala 26/03/2024

E no seu sorriso já havia garras.
Uma literatura crua, do tipo que te faz fazer caretas de desconforto ou espanto. Primeira obra naturalista que leio e gostei da experiência! Li com paciência para entender tantos personagens complexos, seus cenários e instintos. Muito único! Você de fato consegue sentir muitas coisas ao acompanhar os destinos majoritariamente trágicos dos moradores do cortiço...aqui o contexto social é forte e opressor, além de uma representação da figura feminina muito interessante pela época em que foi escrito. Aluísio Azevedo mudou a nossa arte com esse, sem dúvidas! Mas claro que é importante reconhecer o período apresentado e diferenciar o que ele propõe justamente para incomodar/criticar do "normal" para aquela época.
Vale a pena!

Amandinha 25/03/2024

Uau?
Essa foi a primeira obra do meu projeto de leitura que envolve clássicos dos vestibulares(o objetivo é ler os principais que caem nas provas). Admito que foi uma leitura um pouco desafiadora e cansativa inicialmente. O livro foca em inúmeros personagens e suas famílias, além de caracterizar cada um e as coisas em volta. Tudo isso enriquece a obra, mas cansa quem não está acostumado com isso(eu?kkk). Mas com o passar do tempo, você vai não só acostumando, mas entendendo o processo de formação de tudo. É incrível como uma obra pode te ensinar tanto sobre o processo social, urbano e (pré)industrial de uma cidade. O livro é maravilhoso e ?quebrei a cara? por julgar ser chato, o final me surpreendeu com todos os detalhes e acontecimentos. Hoje entendo o porquê de ?O Cortiço? ser uma das maiores obras da literatura brasileira.

Gilcimar 25/03/2024

Uma leitura que vai além de sua época
A leitura começa bem arrastada, com muitas informações, principalmente dos personagens que farão parte da narrativa. Porém, ao longo da trama, o enredo vai se desenvolvendo em diversas histórias paralelas, surpreendendo o leitor a cada desfecho.

Rafaela.Banar 24/03/2024

Típico cotidiano brasileiro
Traição, abuso, prostituição, assassinato, poder, capitalismo, preconceito, agressão. É engraçado (de um jeito desesperador) o quanto a realidade de 1890 ainda se mostra tão presente, mesmo depois de 134 anos.
O livro é caracterizado como um romance, mas acredito eu que isso acaba limitando-o. Já que os acontecimentos românticos ocorrem em sua minoria.
O que mais diverge dos tempos antigos (tirando o racismo extremo) é a relação dos indivíduos com a polícia. Eles não se apoiam a ela e nem a temem, eles detestam-a e fazem de tudo para manter-la distante.

Solinercia 24/03/2024

Um retrato do Brasil
Um livro que é quase que uma metáfora para a formação do Brasil, essencial para entender de onde viemos e como chegamos até aqui. É denso, pesado, sujo, mas acima de tudo, de uma crueza da realidade que somente um autor naturalista poderia tratar.

Por ser das artes visuais, estou muito familiarizada com esse movimento na pintura e escultura, mas ver ele na literatura, e abordando tão fundamentalmente algo como um Brasil desigual e em processo de formação social, é bastante chocante. Talvez porque, justamente, isso seja mais como um espelho da realidade do que como um retrato por alguém pintado.

A leitura é fluída, rápida, e envolvente. O impacto emocional que nos causa a cada acontecimento tem relação direta com a forma com a qual o livro nos prende. Recomendo pra todos aqueles que gostam de um olhar metafórico (talvez nem tanto assim) sobre o Brasil como um todo.
Sarah587 24/03/2024minha estante
Esse livro mudou o rumo da minha vida, bom demais

Solinercia 25/03/2024minha estante
Sim!! Caramba, é genial

Wania Cris 23/03/2024

Clássico nacional
Na polêmica da censura a livros nacionais, peguei esse para ouvir na Audible e, gente do céu, o bichim é pesado...

Mais pesado ainda por mostrar que não é de hoje que o brasileiro é hipócrita. O que tá no livro é o retrato da sociedade brasileira, não apenas da época do império, mas a da atualidade também.

A narração de Maitê Proença é boa, menos quando ela faz um sotaque português que não convence nem permite o entendimento. Ficaria melhor sem.

Miriamarela 21/03/2024

Uma novela
Esse livro parece uma novela, com vários núcleos de personagens, cada história se desenrolando de cada vez, e no final tá todo mundo casado e tendo filho.
É válido reparar que as diversões do pessoal do cortiço são racismo, pedofilia, assédio e violência doméstica.
Dito isso, bom livro.

Kallyne 21/03/2024

Os clássicos brasileiros PRECISAM fazer morada na mente das pessoas de hoje
Realmente...há de se tirar o chapéu.
Acho que naturalismo brasileiro clássico pode facilmente virar meu gênero favorito, mas preciso agora dar uma pausa com algo que dê um pouco de esperança na vida e humanidade.
Esse livro meus amigos... Se prepare pra sentir nojo da sociedade, repugnar o capitalismo, a avareza, a vaidade...
MaatSantos 25/03/2024minha estante
Realmente, mude um pouquinho pra uma coisa café com leite se não fica difícil kkk

Nazrat 20/03/2024

Uma miniatura do Brasil
Como é possível um livro desses? Impressionante o quanto é revelador de dos preconceitos, das relações sociais e de trabalho, do "jeitinho" brasileiro, e até mesmo desde quando são datadas (no mínimo) determinadas expressões utilizadas até hoje.

São complexas as relações das pessoas dentro do personagem principal da história, que é o próprio Cortiço, com sua construção (figurativa e literalmente), indicentes e evolução.

Li este livro na adolescência e retormar a ele mais de vinte anos depois foi muito positivo. Parecia estar redescobrindo personagens e situações que minha memória não mais conseguia resgatar. Isso sem contar que a visão agora, mais madura e captando mais nuances da história e toda ironia nas situações.

E o fim, por favor, como que uma história termina desse jeito? Apoteótico! (e que raiva!)

Reafin 20/03/2024

Mão de Vaca Desgraçado
Nesta história irão ter vários miseráveis e - muito provavelmente - você vai se importar com cada um deles por todos serem bem escritos.
Não obstante eles irão lhe decepcionar, como quando um amigo decepciona outro fazendo algo sabendo que iria dar ruim, como quando uma mãe tem um filho irresponsável não querendo nada na vida, como quando você pega seu (sua) cônjuge com outra pessoa.
É sujo, é animalesco e ainda de alguma forma, muito bom.

Vanessa1973 20/03/2024

Estou surpresa que gostei...
A primeira coisa que pensei é que logo desistiria de ler esse livro. Bom, os dois primeiros capítulos foram difíceis de passar, mas quando comecei o terceiro facilmente fui envolvida pela história.

Fico impressionada que um livro lançado no final do século 19 retrate algo tão atual. Então eu acho que muita coisa não mudou na nossa sociedade. Acompanhar a história de criação do cortiço e de alguns dos seus habitantes, meio fez eu me sentir uma das moradoras.

O final me pegou completamente de surpresa e fiquei surpresa ao não ver continuação, o desenrolar dos fatos. Só me resta especular, imaginar como as coisas ficaram para João Romão. Que homem desagradável. Bom, gostei. Me surpreendeu.

Israel.Leite 20/03/2024

Livro de extremos
O Cortiço é um livro de extremos.
Primeiramente, sou obrigado a dizer que este é um livro extremamente imperfeito, como já vi frases por aqui: "fruto de seu tempo". O livro é cheio de esteriótipos e linguagem racista e colonizadora, deprecia o brasileiro em favor do português, entre outros problemas...
Mas ao mesmo tempo, é inegável como é um livro de boa escrita e cativante. Seus personagens, inclusive o próprio cortiço, são muito bem retratados (apesar do viés preconceituoso). Você consegue se importar com cada um e ao mesmo tempo odiá-los, de tão desprezíveis que alguns são.
Além disso, o livro retrata muito bem sua época, com sua mentalidade e seus problemas, como a exploração, o preconceito, a miséria, a violência, a ganância, e por aí vai. Mas ao mesmo tempo, esta retratação segue sendo extremamente atual. Tenho certeza que cada leitor será capaz de observar paralelos entre o tempo do livro e a atualidade.

Logo, indico este livro para todos os leitores brasileiros, para, é claro, ser lido de forma crítica. Apesar de seus problemas, é um livro que merece ser lido e conhecido, e, acima de tudo, discutido.

Ps.: Dos textos que acompanham o final da edição do livro lançada pela Antofágica, o melhor é o último, por ser mais simplificado e retratar bem os paralelos do livro com sua época e a atualidade. Os outros dois são escritos de forma muito rebuscada e complicada, e pouco se pode retirar do conteúdo destes.

NatAlia1573 19/03/2024

Ler O cortiço foi uma experiência intrigante. A princípio temos uma história bem interessante e com alguns momentos até divertidos envolvendo alguns personagens. Mas à medida que o livro engrena as coisas começam a tomar rumos mais catastróficos. Os acontecimentos muitas vezes são desconfortáveis e você começa a repensar se quer mesmo terminar de ler. As últimas páginas foram angustiantes e o final do livro me deixou bem chocada.

Como já dito em outras resenhas do livro, a maior parte das personagens são estereótipos. Um problema do livro é a falta de atenção do autor para algumas pessoas da história. Um exemplo disso é a Bertoleza que é introduzida já na primeiras páginas e quase não é citada ao longo do livro.

Acho que eu gostei da leitura porque em muitos momentos senti uma identificação com algumas situações. De vez em quando eu pensava em como muitas daquelas coisas ainda acontecem por aí em regiões mais pobres como a que eu cresci.

Por fim, é importante entender o contexto da época que esse livro foi escrito e já ter em mente que ao longo da leitura você vai encontrar alguns pensamentos e falas que são claramente racistas, machistas e etc.