O Cortiço

O Cortiço Aluísio Azevedo

Resenhas - O Cortiço

Vitor.Cruz 25/04/2024

Após a leitura de 'O Cortiço', fiquei impactado pela intensidade com que Aluísio Azevedo retrata a vida naquele ambiente. A obra é um retrato claro e cru da sociedade da época, abordando de forma linda, dramática, triste e cômica ao mesmo tempo as críticas sociais e culturais do Brasil e de Portugal. A forma como o autor descreve a convivência entre a elite e a pobreza é impressionante, deixando claro o contraste entre esses dois mundos. No entanto, não pude deixar de sentir um forte desprezo pelo personagem principal, João Romão, que representa perfeitamente a extrema direita e cujas atitudes são lamentavelmente ainda presentes nos dias atuais. Além disso, o triste fim da personagem Bertoleza me deixou incomodado, mostrando as duras realidades enfrentadas pelas mulheres negras naquela época. A leitura me fez refletir sobre as relações humanas e a dinâmica social, despertando uma série de emoções e pensamentos profundos. Recomendo a todos que buscam uma leitura impactante e reflexiva.

Ju 25/04/2024

O que falar deste livro? Não lembrava de várias coisas ? mostra a real mentalidade dos viventes dos períodos anteriores

Aivyn0 24/04/2024

Mt bom
Simplesmente perfeito, por mais que a escrita seja complicada, quando você se acostuma e percebe as referências do livro você fica abismada e simplesmente ama tudo nele. ?
Percebi que João Romão pode ser representado pelo capitalismo, porque o que ele mais quer enriquecer de qualquer maneira, ou seja, não importava os meios e sim os resultados resultados.
Já Bertoleza pode identificada como a mulher escrava na época da abolição da escravidão. Pq naquela época por mais que os escravos tivessem conseguido sua liberdade, eles ainda estavam atrelados a uma figura considerada superior.
Esses são apenas dois exemplos de muitos outros.

Procrastinavel 23/04/2024

Minha honesta reação foi: "Eu juro que eu gelei, eu congelei, eu travei, eu paralisei, eu não consegui olhar para o lado, eu fiquei pasma, eu fiquei Branca, eu fiquei fria". Que final foi esse?! juro, uma obra prima!!

Talita324 23/04/2024

Considerando a época que foi escrito, não vou problematizar as questões de racismo, etc e entendo ser um relato interessante dos costumes da época e o quão interessante a vida dos outros pode ser, cheias de alegrias, desgraça, dor e amor.

Guil 22/04/2024

Leitura comentada
Uma releitura de uma obra muito boa pra relembrar a história, mas dessa vez escutando na voz da jornalista Isabela Lubrano do canal Ler antes de morrer, que faz vários comentários para auxiliar na contextualização do texto e também na tradução de alguns termos da época.
Essa é uma leitura obrigatória para quem tem interesse em conhecer um pouco da história desse nosso Brasil preconceituoso, escravocrata e corrupto apesar de belo.

Jamille Madureira 19/04/2024

O livro retrata a diferença de classes, a luta e as mazelas dos pobres e trabalhadores enquanto são explorados pelos ricos. Publicado em 1890, mas infelizmente é a realidade que ainda se faz presente.

Marcos Toledo 19/04/2024

Que bagunça, que confusão, bom demais! É o Brasil do Brasil ?

Não dá pra ler com o olhar de hoje para o livro. O autor é um homem do seu tempo e é isso. Não tira a grandeza da obra também. Muito legal ver os elementos da época, o que tava em moda na literatura brasileira. Ver o tanto que ele inovou pra época, em coisas que hoje já são mais comuns.

Albino foi meu personagem favorito, pioneiro demais para época no Brasil.

Bertoleza? chorei demais.

É um romance naturalista que retrata a vida no Rio de Janeiro no século XIX. Senti que o autor está sempre criticando esse povo que é pobre, vendo eles como inferiores. Determinista ao mostrar que não tem escapatória, o fato deles serem do cortiço, de serem do povo assim, vai levar eles, categoricamente, a serem problematicos, subjugado e inferiores.

Mas o que deixa esse livro tão bom, é justamente esse suco de Brasil. Essa cacofonia de personagens, todos muito bem construídos, todos muito reais, todos muito complexos.

Imelfo 18/04/2024

Li pro colégio
Li pro colégio e lembro que gostei bastante. Pra um adolescente é bem legal se deparar com toda história e os conteúdos de violência e sexualidade. Recomendo pra estudantes.

Glayce 17/04/2024

Muito melhor do que quando li no ensino médio
O cortiço é um livro muito melhor aproveitado se for lido no tempo certo (sem ser por obrigação pra fazer um vestibular)

Isabel634 17/04/2024

O que falar sobre: O Cortiço.
Gostei muito da história, todas as revelações e tensões entre eles me enstigavam a ler mais. Mostra realmente o princípio de um cortiço, em minha visão.
Toda a história é muito real e palpável, por não ser nada uma realidade alternativa.
Gostei muito!!

renaas079 17/04/2024

Cortiço vivo
Escola naturalista de Aluísio de Azevedo impecável em suas descrições. Cortiço é vivo. Tem alma. As personagens são meramente composição de um ser holístico, mutável, adaptável.

Obra rica em detalhes, carregada de preconceitos e representação do contexto histórico. Retrata a classe trabalhadora, pobre, vivendo e sobrevivendo sobre o teto compartilhado do Cortiço, ser vivo, em que as personagens são órgãos e as relações interpessoais, seus tecidos.

Recomendo a leitura.

Priscila385 16/04/2024

Clássico
Muito importante pra entender a composição do Brasil, mesmo com vários esteriótipos eh importante ler na clareza de quando foi escrito

Fernanda2594 16/04/2024

Primeiro clássico
É uma obra que tem que tem a leitura difícil mas consegue ser bem envolvente, são personagens cativantes e que com certeza vou levar a história de vida deles comigo, principalmente a Bertoleza que teve um fim muito cruel, demorei um pouco para ler por ser o primeiro clássico que me rendi a conhecer
O final da obra não me agradou tanto quanto pensei, como se o autor apenas queria terminar logo, acho que ele poderia ter escrito mais e desenvolvido a história após o suicídio de Bertoleza, mas deu a entender que João Romão apenas continuou sua busca pelo lucro e a crescer mais ainda o cortiço
É uma obra com bastante características brasileiras e isso que o torna um grande clássico, na escola eu não gostava de ler obras assim, naturalistas, mas quando você lê pela primeira vez é uma sensação muito boa, pretendo ler mais desse autor, eu ainda sim recomendo a leitura, pois os personagens são incríveis e com uma história de vida complicada e triste.