O Cortiço

O Cortiço Aluísio Azevedo

Resenhas - O Cortiço

Rayssa A 17/03/2023

Livro mais brasileiro do que este não existe! ?
Um clássico da literatura brasileira, livro antigo, mas com críticas sociais tão atuais nas relações dos personagens, com uma narrativa clara de todo o enredo é possível visualizar todos os diálogos. João Romão como um dos personagens principais sempre querendo se dar bem explorando a todos, sendo uma crítica direta ao capitalismo.
Muito bom! ??

Flávio 24/07/2021

O que é uma obra naturalista
Este livro me ronda a muito tempo, acho até que já fui obrigado a lê-lo no colégio ou num vestibular, não li, a paixão me veio tarde. Mas agora, confesso que no começo da leitura me senti meio forçado, muitas descrições de personagens (primeira publicação em 1890) ainda bem que não desisti, os personagens não são criados, com a leitura eu compreendi, Aluísio Azevedo foi um pesquisador, cientista, naturalista, mas não de coisas ou bichos, mas de gente, seus personagens são amostras dessas pesquisas e ele mergulha num cortiço pra provar pra nós que somos frutos do meio onde vivemos. Claro que existem pessoas que nasceram num ambiente violento e sem iogurte na geladeira que se sobressaíram, mas não é regra e dizer que tudo depende do livre arbítrio é balela. Isso é só uma das inferições que se pode tirar do livro, tem muito mais, Azevedo já começa a falar em homossexualidade, ganância, exploração... tudo isso no século XIX. Brasileiríssimo. Para os dias de hoje, pelos temas debatidos, discriminação por exemplo. Super-recomendo.

Ju Cabral 09/04/2023

? O cortiço era o meu livro de bolso, eu levava para tudo que é canto comigo para que eu pudesse ler aos poucos e por isso demorei muito tempo para concluir essa leitura. A complexidade da história, os assuntos abordados e o retrato cru de um passado não tão distante da sociedade brasileira faz você se sentir pequeno, pequeno por serem temas do nosso cotidiano. Uma das minhas melhores leituras do ano.

Ana Lara 18/10/2020

Sempre vale a pena
Li na época do vestibular e acabei relendo esse ano durante a quarentena...
Os clássicos brasileiros sempre valem a pena!!!
A linguagem é um pouco difícil, mas a leitura é cativante.. porém confesso que apesar de ser a minha segunda leitura, ainda não compreendo totalmente a história hahaha

Isabelalalala 26/03/2024

E no seu sorriso já havia garras.
Uma literatura crua, do tipo que te faz fazer caretas de desconforto ou espanto. Primeira obra naturalista que leio e gostei da experiência! Li com paciência para entender tantos personagens complexos, seus cenários e instintos. Muito único! Você de fato consegue sentir muitas coisas ao acompanhar os destinos majoritariamente trágicos dos moradores do cortiço...aqui o contexto social é forte e opressor, além de uma representação da figura feminina muito interessante pela época em que foi escrito. Aluísio Azevedo mudou a nossa arte com esse, sem dúvidas! Mas claro que é importante reconhecer o período apresentado e diferenciar o que ele propõe justamente para incomodar/criticar do "normal" para aquela época.
Vale a pena!

Jessica1248 18/03/2021

Balbúrdia
Pensa em um Cortiço cheio de babados hahaha eu adorei ver os paralelos dos personagens, conhecer mais de cada um.

A cada virada de personagem, uma fofoca nova, cheia de trapaças, traições, mentiras, inveja, oportunismo.

O mais triste, é que é um livro tão atual, a sociedade retratada no livro, é muito parecida com o hoje. Não falo da escravidão, mas das trapaças por cima do outrem por dinheiro, da inveja, traições, mortes por motivos fúteis.

Uma leitura que diria ser, importante que se faça.

rodrigo963 24/11/2020

Desafio 2020 - novembro/livro q virou filme
Sucesso! Essa foi minha segunda tentativa em “o cortiço”, resultando em uma experiência muito positiva e enriquecedora. O cortiço representa um verdadeiro dilema social do Brasil, com uma linguagem mais popular, esse livro apresentou várias questões geográficas, sendo o principal motivo de tentar fazer leitura do livro no ano de 2015, ao processo de entender os contextos geográfico presente na literatura, porém abandonei essa leitura depois de duas páginas lidas, na época, ainda estava em construção minha relação com os livros.

Entre os vários personagens com suas histórias particulares, o próprio cortiço é, ou talvez não, o principal protagonista do enredo. Podemos observar sua participação na construção de uma identidade social nas pessoas, estabelecendo uma relação de apropriação e pertencimento no lugar. O próprio cortiço é um protagonista observador, está ali, observando os demais personagens da estória.

Assim, Aluísio buscou demostrar uma realidade mais vivida pelo povo /sociedade, além de destacar vários temas no seu livro, como: hipocrisia dos seres humanos, conflitos sociais, relação de poder, hierarquia, relação entre nativos e estrangeiros, escravidão e estereótipos. Além desses temas, podemos ressaltar: espaço geográfico, urbanização, apropriação e uso do espaço, hierarquia social, desigualdade social, identidade e geo-história.

No processo de leitura, achei esse livro engraçado em vários momentos do enredo, aquele tipo de engraçado tenso. Talvez seja uma ideia do próprio autor, estabelecer um humor nas tragédias do povo. Enfim, a hipocrisia.

ps: Esse livro é rico e maravilhoso.
Inaiara.LAbo 25/11/2020minha estante
sua resenha me fez querer reler!

rodrigo963 25/11/2020minha estante
Obrigado!! Fico feliz ??

Ps:super recomendo essa leitura ??

Tassio 28/11/2020minha estante
vou dar uma segunda chance! Espero que agora seja uma leitura boa?

rodrigo963 28/11/2020minha estante
Felipe, desejo q nessa segunda tentativa você tenha uma leitura muito produtiva/positiva. ??

Angel 03/09/2020

Incrível
RESENHA: O CORTIÇO

AUTOR: ALUÍSIO DE AZEVEDO

Essa é uma das obras máximas do naturalismo, e um livro muito importante da literatura brasileira. A história tem como cenário uma habitação coletiva(O Cortiço), e o romance difunde as teses naturalistas, onde se explicam o comportamento dos personagens com base na influência do meio, da raça e do momento histórico.

Falando sobre a história, a narrativa vai contar o cotidiano dos personagens no Cortiço, e vamos conhecer João Romão, ele é dono do cortiço, da taverna e da pedreira e durante a narrativa vamos acompanhar a sua busca pela acumulação de capital, e para isso ele explora seus empregados, e se utiliza até de furtos para conseguir alcançar seus objetivos. Bertoleza, é sua amante e ela o ajuda de domingo a domingo, trabalhando sem descanso.

A história ganha um novo contorno com a chegada de Miranda ao Cortiço, ele é um comerciante bem estabelecido, e isso irá gerar uma acirrada disputa com João Romão. O taverneiro tem inveja de Miranda devido a sua posição social.

E paralelamente a essa história também vamos conhecer os demais personagens que moram no Cortiço como a Rita Baiana, Capoeira Firmo, Jerônimo, Piedade e entre outros, o interessante é que o autor desenvolve muito bem todos os personagens então você acaba conhecendo com muita facilidade as características de cada um.

Opinião: Eu só tenho a dizer que a primeira vez que li O Cortiço eu estava no ensino médio e acabei lendo meio que por obrigação devido ao vestibular, mas agora pegando ele para ler sem cobranças acabei me interessando muito mais pela história e gostando muito da leitura, o autor soube trabalhar muito bem todos os personagens e conduzir uma crítica social muito bem fundamentada levando em consideração o contexto da época.

Victor almeida catende 10/10/2023

Perfeito
Uma das melhores leituras de 2023, aqui se entende o Brasil do final do século XIX, período de constante mudança, onde a única variável que não mudou, foi a exploração e sofrimento das pessoas negras. Triste ver onde a ambição leva os homens, enxugando qualquer gota de remorso.

Terminei essa leitura com um misto de sentimentos, quase como um soco no estômago.

Gio 14/09/2020

Muito bom! Com uma narrativa envolvente que prende a cada capítulo, acompanhamos a vida das pessoas que viviam nos cortiços durante o crescimento urbano do século XIX. Acho que o que mais gostei foi a construção dos personagens que, por mais ruins que fossem, eram muito reais. Além disso, é incrível o modo como Aluísio critica a sociedade e suas desigualdades. Realmente, é um livro muito necessário.

@estantenuminosa 27/09/2020

Opinião
Admito que foi um pouco difícil ler tanto racismo, porém tentava me lembrar o tempo todo da época em que foi escrito. É uma leitura muito envolvente e, apesar de ter uma infinidade de personagens, você devora o livro pra saber o desfecho de todos. Eu adorei!

Déh Favalli 06/06/2020

"Temas como desonestidade, avareza, exclusão social, inveja, escravismo, violência, prostituição, discriminação sexual e adultério são trabalhados de maneira crua e explícita..." A cada capítulo a história fica mais intrigante!

Jayline 06/01/2021

O cortiço é considerado um dos mais importantes livros do realismo/ naturalismo brasileiro, pois mostra e revela o que a sociedade da época não queria enxergar, é uma grande crítica social, política e moral.

27/04/2020

É um livro trágico que nos apresenta a realidade nua e crua, o ser humano egoísta, cruel e covarde; mas apesar disso podemos ver pessoas que com tão pouco ainda sim conseguem aproveitar momentos de felicidade.

A única dificuldade que eu tive com o livro foi o excesso de personagens, achei bem difícil distinguir eles uns dos outros.