O Cortiço

O Cortiço Aluísio Azevedo

Resenhas - O Cortiço

Lucas Lobo 13/08/2023

Vulgo RJ
Baixaria por cima de baixaria, uma loucura esse livro kkkkk
Eu não gostei taaanto assim, mas é um livro bom.
Dona Erica 14/08/2023minha estante
????

Francisco240 18/11/2022

Muito e
Um livro que retrata fielmente a época em que foi escrito e com fortes emoções de com final deveras triste.

Samuel920 12/07/2021

Pombinha,Jerônimo,Rita baiana,João Romão, Bertoleza,Piedade,Miranda,são apenas alguns dos personagens que compõem esta obra.

Apesar de os personagens serem estereotipados, cada qual é escrito da maneira mais realista e crua possível, trazendo o leitor para bem próximo da realidade.

Blackthorne 31/03/2023

Caras, esse livro é muito bom.

O Cortiço é um livro bem conhecido por nós, brasileiros, por se um dos clásicos da literatura nacional e ser muito associado às leituras obrigatórias do vestibular. Eu nunca li a maiorias dos livros da categoria pra fazer enem, mas por gostar muito de ler, e esse, em específico, eu sempre ouvi falar muito bem, então decidi começar esse ano e foi uma das melhores leituras que eu ja fiz.

Em O Cortiço, não temos protagonistas humanos, pois o cortiço em si que nomeia o livro, é o plano de fundo da maioria das ações e histórias que acompanhamos, e ele mesmo, o protagonista.

Vemos o cotidiano de uma gama de personagens vivendo suas vidas, lutando pela sobrevivência, se entregando a desejos, egoísmos e sensos de identidade; a gente vê a dialética da coisa e tudo o mais do livro é sobre isso: uma série de recortes no espaço-tempo em que vemos as pessoas que vivem ali e ao redor vivendo, e vivendo, e mudando, se relacionando entre si de diversas formas... e tudo isso de forma muito crua e palpável, de forma que do jeito que aconteceu no século XIX, aconteceu no século XX, e continua acontecendo agora. São diferentes agentes de opressão e diferentes dinâmicas sociais no espaço, mas a base é a mesma.

Tipo, o que a gente vive hoje, é fruto de relações e ações históricas e esse livro acaba sendo uma fonte de ver como construções sociais que a gente vê hoje foram estabelecidas lá atrás.

O passado é crucial pra entender o agora e esse livro é importante pro presente por possibilitar a visualização disso através da ficção.

Rbn 03/06/2020

O Cortiço é o Personagem
Este livro é uma das principais obras do Naturalismo brasileiro, vale a leitura para compreender esta corrente de pensamento. Os comportamentos humanos dos personagens por muitas vezes se comparam a instintos animais, mostrando que na maior parte do tempo não agimos racionalmente. As condições sociais mostram essa dinâmica de manada, deixando os lugares (como o cortiço) como protagonistas.

Mari.cf 14/11/2023

Esse livro é basicamente um novelão da globo, tem briga, tem traição, tem prostituição, tem preconceito, tem festa, tem intriga, tem gente viada.... me entreti com os barracos. Ouvi o audiobook porque a leitura estava beeem cansativa, foi uma ótima ideia. Entendi o porque de ser um clássico, e acho que o objetivo do livro era justamente chocar os leitores com o preconceito e o racismo enraizado na sociedade da época, não era escondido. Me incomodou bastante em algumas partes, seja de racismo, seja de violência, passei muita raiva. O saldo final: foi uma ótima experiência

Sandro 14/02/2022

Uma história envolvente, com muita confusão e caos, que nos remetem para dentro do Cortiço e tudo que ali se vive Apesar de estar incluindo hoje na minha estante já li o romance 2 vezes.

Lucas_Callisto 12/01/2023

O homem é produto do meio.
É muito complexo e curto, mas abrange várias críticas sociais que ainda é pauta hodiernamente. O começo desse livro é tão lento e chato de compreender, infelizmente perdura durante um tempo e foi exatamente o que me fez desistir dele na primeira vez que li...

Saudade do colégio e principalmente das aulas de literatura. A temática desse livro é importante como paradidático, mas na minha situação passei anos para tentar lê-lo novamente pois não é meu tipo de leitura, e minha primeira experiência foi péssima, muitos personagens para assimilar, alguns super estereotipados, situações repugnantes, porém cabíveis e tive que engolir devido à época em que se passa. É a nata do naturalismo, Aluísio foi pioneiro e o principal representante dessa escola literária no Brasil.

Tudo tem seu tempo, dessa vez não tive como abandonar, mas só a partir da metade do livro em diante a história fica mais fluida e hipnotizante. Certas situações me deixaram tão incrédulo, repulsivo, transbordei de raiva. A expressão “?Queima, quengaral!”? se aplica direitinho aos acontecimentos aqui, e como apreciador de uma boa fofoca saí edificado.

O cortiço é o protagonista dessa história, e foi muito bom mesmo ver o Aluísio dar características animalescas aos humanos, e características humanas ao cortiço. O final é revoltante, eu fiquei muito P da vida e não consigo parar de pensar, e quanto mais penso mais sinto raiva, mas infelizmente é a realidade, nua e crua.

Não é um livro para todo mundo.

Iuri Alves 30/06/2022

Mazelas do século XIX que se perpetuam até os dias de hoje.
O ponto forte da narrativa não está nos personagens em sí, uma vez que a obra se abstém de apresentar um protagonista definido. Por conseguinte, o foco se revela na narrativa que se desenrola na maior parte do tempo de forma fluida e divertida,apesar dos temas abordados, com raros momentos arrastados.
Leitura recomendada.

esparramalho 24/04/2022

Esse livro cresce cada vez que o leio, tenho um apego grande pq ele e Dom Casmurro fizeram eu me interessar por literatura clássica brasileira. O enredo traz o pior do ser humano com uma realidade insalubre pouco comentada à época, além da zoomorfização humana e a personificação do cortiço, fatores que é muito legal de perceber nos detalhes. O que falar de Bertoleza, a trajetória dela sempre me quebra :'(
Gadi 24/04/2022minha estante
É um dos meus favoritos enquanto leitor e professor de literatura.

marcuswco 12/10/2020

Desconfortável do começo ao fim. João Romão é um protagonista odiável, talvez o mais digno de ódio que eu já conheci. Bertoleza então é muito injustiçada. Sofri por ela Por se tratar de um cortiço, existem vários personagens e por vezes me perdi, sobretudo naqueles menos importantes.

LetAciaNaves 21/11/2023

Eu acho o fim da Bertoleza muito injusto, ela merecia viver feliz, eu sei que o livro é sobre realidade, mas eu sou uma daquelas pessoas que gostam de finais justos, e foi muito injusto a pobre coitada ser enganada DENOVO por alguém que confiava e o cara se dar super bem no final, maior sacanagem

Beto | @beto_anderson 22/01/2021

Maravilhoso
Aluísio Azevedo consegue trazer um panorama da realidade brasileira do final do século XIX e que, infelizmente, perdura até os dias de hoje: racismo, preconceitos, pobreza, espertalhice. Personagens marcantes, mas a mais interessante com certeza é Bertoleza, vítima dessa sociedade doente, muito bem representada nos últimos parágrafos do livro.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Luizoms 11/08/2021

Apenas o indispensável.
Esta obra é simplesmente incrível. Não acredite que lerá um conto de fadas pois não será. Prepare seu estômago para o fim do século XIX. Um Brasil pós-escravidão retratado no cortiço de São Romão. Deixo aqui minha admiração por Aluísio que conseguiu compactar tanto de um país num simples pedaço de terra.
Jefferson 11/08/2021minha estante
A melhor parte é na hora que a jovem menstrua e mãe sai pelas vielas mostrando a calcinha suja de sangue kkkk