O custo do discipulado Jonas Madureira

Resenhas - O custo do discipulado

@helen.olivio 05/08/2021

É sobre isso!
A cultura de discipulado como imitação de Cristo só será uma realidade em nossas igrejas se, em primeiro lugar, a igreja estiver disposta a assumir o custo do discipulado, que nada mais é que seguir Jesus e, pelo exemplo, ajudar outras pessoas a seguirem Jesus; e, em segundo lugar, se os oficiais da igreja derem o exemplo e se tornarem admiráveis justamente porque admiram e desejam imitar Jesus mais do que tudo ao seu redor.

Helio 31/01/2023

O Custo do Discipulado.
Para nossa reflexão! Eu sou um discípulo de Cristo? O quanto eu estou disposto a me sacrificar para que realmente seja considerado um discípulo de Cristo? Importa que eu diminua, para que a aparência de Cristo cresça em mim. Será que eu realmente sou um seguidor de Cristo? Vale a pena refletir sobre o tipo de seguidor que eu sou de Cristo e que eu possa servir de instrumento, para que outros sigam a Cristo.

Chellesbook 15/01/2021

O custo do discipulado
Em apenas 104 páginas, Jonas Madureira, conduz o leitor ao verdadeiro significado do discipulado e suas vertentes.

É o tipo de livro que deveria ser mais conhecido! Simplesmente PERFEITO!

@chelles_book

Fredderico.0 08/05/2022

Leiam!!
Nesse livro Jonas nos encoraja a viver como Cristo viveu, e como ele quer que vivamos. E quando estamos com Cristo, somos encorajados a ajudar pessoas a serem também imitadores de Cristo.

Pri de Luz 26/12/2022

Provavelmente o último livro lido do ano ??.

Que livro simples, rico e profundo!

Em geral, a palavra discipulado tem dois sentidos: ato de seguir Jesus (imitar Cristo), ato de ajudar alguém a seguir Jesus (ajudar outros na imitação de Cristo).

O discipulado como ato de seguir Jesus é uma decisão. Portanto tem um custo. Lucas 14:25-35 mostra que esse custo pressupõe três demandas:

1) amor; 2) sofrimento; 3) desapego.

A 'grande multidão' é o exemplo mais escandaloso de que é possível seguir a Jesus sem compromisso, ou seja, sem levar em consideração o custo do discipulado.

O discipulado começa com a admiração por Cristo e se transforma na imitação diária de Cristo, a ponto de sermos admirados por outras pessoas, não obviamente por quem somos, mas por quem imitamos: Jesus!
Emanuel.Müller 26/12/2022minha estante
Verdade! Pior que constatamos muita gente que diz crer no Senhor, mas infelizmente não sabem que crer no Senhor não é somente acreditar, mas confiar e cooperar com o seu Amor.
Edith Stein escreve em seu livro "O Mistério do Natal", que o amor cristão não visa levar as pessoas para si, mas sim conduzi-las ao Pai, assim como o Senhor Jesus Cristo o fez.
Aliás, acredito que o curto livro da Edith Stein possa te servir de complemento com este livro. Eu vou te enviá-lo, caso queira lê-lo.

Pri de Luz 26/12/2022minha estante
Que riqueza de comentário. Mande sim, quero ler o livro da Edith Stein

Emanuel.Müller 26/12/2022minha estante
Muito obrigado, Priscilla! Eu te enviei por e-mail ???

Emanuel.Müller 26/12/2022minha estante
Fico feliz que gostou do meu comentário

Paulo 02/05/2021minha estante
Eu também não li nada do Jonas Madureira, mas quando começar, vou fazer por esses, o tema é ótimo. Você só deu 3,5, não gostou tanto do livro. A propósito, boa resenha

Natha 02/05/2021minha estante
Oh as estrelas foi um erro Sem querer ? O livro é bom sim vale a leitura sobre o tema...

Paulo 03/05/2021minha estante
Obrigado, pelo esclarecimento. Uma ótima semana pra você e boa leituras :-D

Matheus 18/08/2020

Seguir e imitar
Quais as implicações de seguir a Cristo e o que significa imitá-lo? Perguntas magistralmente respondidas pelo Pastor Jonas Madureira. A primeira parte é dedicada às evidências bíblicas do discipulado, a partir do Evangelho de Lucas. A segunda é uma reflexão filosófica e teológica, com referências à Tim Keller, C. S. Lewis, Kierkegaard, Charles Taylor e, principalmente, René Girard e sua teoria mimética.

Excelente.

_gabrielmoraisss 14/04/2021

É um livro bem direto a cerca da temática proposta, carrega um conhecimento muito rico a respeito do discipulado e traz a tona um cristianismo que por vezes negligenciamos. Recomendo a leitura e so digo uma coisa, se prepare pra ser confrontado.

Ana Bruno 21/12/2021

Ser e fazer discípulos
Sejamos imitadores de Cristo. Reflexões sobre nosso compromisso com a vida cristã, sobre as escolhas que fazemos de nossos modelos bem como do modelos que estamos sendo para os futuros discípulos.

Gui Fernandes 28/03/2021

O custo do discipulado
Mais um grande presente que o teólogo Jonas Madureira entrega para nós. Um livro curto mas de uma riqueza enorme, excelente leitura pra quem deseja aprender mais sobre o tema.

Gregory.Nobrega 04/05/2023

Que conclusão!
Esse livro não é daqueles que tem altos e baixos ou melhor partes chatas e partes muito boas. Desde a introdução até o final é uma leitura leve sem enrolação e ao mesmo tempo com grandes reflexões. Quem conhece sabe, Jonas Madureira é didático e profundo. Contudo como coloquei no título dessa resenha, a conclusão desse livro ardeu meu coração a viver uma vida com Cristo como um lírio que nasce no campo. Que lírio? Bem, talvez o mesmo que você deve estar pensando mencionado em Mateus 6:18 mas só entenderá o que quero dizer quando você concluir essa leitura. Vem viver como um lírio do campo também, vem!

Madu 24/11/2020

Não queira ser único. Cristo já fez isso! Seja discípulo
Ganhei este livro de aniversário e estava enrolando há algum tempo para lê-lo, e sem dúvida quando peguei o livro de cara já me arrependi de tanto tempo de espera.
Uma obra fantástica, muito didática e de fácil compreensão, fácil de sintetizar, mas não muito fácil de cumprir (afinal o caminho é estreito). Porém, ao ver exposto as escrituras, referentes ao discipulado, sinto novamente desejo de me dedicar a ele.
Jonas Madureira, traz dois significados para o discipulado, o discipulado - de quem segue a Cristo e o discipulado - de quem segue ao seguidor de Cristo, o ato de ajudar outros a seguirem Jesus. Para ficar mais fácil é só lembrar de Paulo, dizendo para sermos seguidores dele como ele é de Cristo.
O livro é dividido em duas partes, que tratam dos dois tipos de discipulados. Em sua primeira metade, o autor traz quatro ensinamentos baseados em Lucas 14.25-35
O discipulado - de seguir Jesus, exige
1? amor: de seguir ao Senhor e amo-lo mais do que tudo
2? sofrimento: de ser perseguido por seguir a Deus
3? desapego: de si mesmo, e de sua autossuficiência
4? se você não for um discípulo verdadeiro de Jesus, que calcula os custos do discipulado, você é como o sal que não salga.

Nele é reforçado a ideia de autoesquecimento, trazida também no livro Ego transformado, que foi bem citado.

A leitura foi muito agradável, em uma tarde tranquilamente você é capaz de finaliza-lá. Espero que ela te edifique tanto quanto a mim : )

Wesley David 21/04/2021

Seja o mais parecido com Cristo.
O autor escreve esse livro por ser uma inspiração ao participar de uma sequência de palestras onde tratou o tema do discipulado.
O livro trata sobre o ato da imitação de Cristo, sobre realmente ser discípulo dele.
E ser discípulo não se resume apenas em seguir, mas em imitar aquele a que se está seguindo.
A imitação de Cristo permite que nós venhamos a ser como discípulos que aplicam o discipulado a outros pelo fato de refletir os ensinamentos do Mestre. Assim sendo, todo aquele que busca imitar Cristo é aquele a quem Cristo mais reflete.
O livro relembra vários teólogos como exemplo Tomás de Kempis. Ótimo e muito objetivo em todos os seus pontos.

Bruna Laessa 28/12/2021

Uma leitura necessária
Um livro simples e curto com um tema necessário. Ser discípulo e fazer discípulo, duas coisas ligadas e impossíveis de serem separadas.
Todo o ensinamento foi um grande balde de água fria para o eu, seguir a Cristo é negar a si mesmo conscientemente, tomar a cruz e permanecer até o fim.
O eu sempre quer sobressair e dar um jeitinho de atrapalhar a jornada.
Essa é uma leitura que vale a pena e é necessária.