Amando a Deus no mundo

Amando a Deus no mundo Heber Campos Jr.

Resenhas - Amando a Deus no mundo

marcelinho 20/08/2021

Amando a Deus no Mundo, do Heber Campos, é a melhor e mais completa introdução ao tema da cosmovisão reformada.

Heber Jr. trabalhou o conceito de cosmovisão e as definições sobre cosmovisão de vários autores. A melhor definição sobre o tema encontrei nesse livro que tem uma carga teológica e histórica muito forte. Ele tratou a cosmovisão como uma questão do coração.

Apesar de ser uma introdução ao tema, o livro é muito completo (703 pág). Ele não deixou a desejar em nenhum capítulo. Suas aplicações em diferentes áreas (ciência, política, arte, educação, ética, trabalho e missão) ajuda a entender que o senhorio de Cristo é senhor em todas as áreas. Heber Jr. Nos chama a vida cristã integral, sem dicotomia.

Heber Jr. é muito feliz ao usar os quatro Pilates da fé reformada: criação, queda, redenção e consumação. Esse pilares nos ajudam a enteder a história da redenção como uma grande narrativa Divina. Saber e entender esses quatro Pilates da fé reformada, ajudará a entender que Deus nos criou a sua imagem e semelhança, porém o homem pecou e deformou a imagem de Deus em seu ser, porém Cristo veio com redenção, agora esperando a consumação de todas as coisas. A Trindade fará essa restauração completa em nosso ser, porém de uma forma mais gloriosa.

Esse livro deve ser lido por toda a cristandade. Deve ser usado por professores de escola bíblica. É um grande material feito por um brasileiro. Nós, cristãos, temos muito o que aprender com Heber Campos Jr.

Ricardo 06/02/2022

Este é o livro.
Se você quer conhecer sobre cosmovisão cristã e só esta disposto a ler um livro sobre o assunto, então, este é o livro.
A maioria dos capítulos são resumos bem comentados dos principais livros sobre cosmovisão cristã reformada. Todos os principais autores sobre o assunto são mencionados. Mas o autor vai além de meramente resumir o que já foi escrito. Além de fazer um excelente uso do livro de Daniel para tratar pastoralmente o tema, Heber Campos Júnior assume posicionamentos quando os autores comentados divergem entre si ou deixam de lado aspectos que o autor acha relevantes.

Ana 01/07/2020

Versão brasileira, com fontes especificas e especializadas no assunto, de "Cristianismo Puro e Simples."
Adorei justamente por isso, pois os argumentos todos tem embasamentos teóricos e bíblicos.

Mayhara 22/10/2021

Quero um físico pra marcar bem muito! O/
Só de dizer isso já dá pra saber que o livro é bem rico né?
Neste livro Héber Jr. faz, como ele mesmo diz, "uma série de exposições no livro do profeta Daniel a fim de demonstrar que princípios reformados de cosmovisão podem ser extraídos de uma reflexão bíblica".
Héber então inclui seus estudos sobre teologia sistemática no campo da cosmovisão, a fim de corrigir equívocos em alguns livros de cosmovisão (ia dar um spoiler de um dos autores, mas leiaaa! Só digo que tá na página 580 no ebook, cap 23 rs) e deixar a discussão do assunto ainda mais interessante, além de trazer aplicações ao decorrer do livro.

Pra quem se interesa pela temática de Cosmovisões, e mais especificamente Cosmovisão Reformada, indico bastante. É um livro que não pode faltar na sua coleção!
Nati 22/10/2021minha estante
Conseguiu acabar? Hahahah

Mayhara 23/10/2021minha estante
Consegui, quase três meses ?

Nati 25/10/2021minha estante
e eu que comecei no começo do ano KKKKKKK quando pegar de novo pra ler, vou ter que voltar na página 1

Mateus Guarnieri 09/03/2022

Perfeito
O livro é simplesmente maravilhoso, o autor trata de forma muito abrangente e prática os conceitos de cosmovisão. Gostei da maioria das críticas feitas pelo Héber, e dos pontos acerca de pressuposicionalismo, neocalvinismo e missões. Vale muito a pena ser lido, só senti falta de uma conclusão retomando de forma rápida todo o conteúdo, mas não interfere em nada na qualidade.

Sandro 25/05/2022

Eu li o livro, onvindo a voz do Heber Campos Jr
Meu primeiro livro especificamente sobre o tema cosmovisão. Já tinha assistido a vários vídeos de palestras do Heber Campos Jr (autor) no Youtube.
Alguns exemplos destas palestras estão no livro, bem como algumas conclusões.
Isto me fez ver que o livro é uma construção de muito tempo. O que de fato ele declara no início dele.
Até pela quantidade de páginas (conteúdo) e pela complexidade do tema essa construção à longo prazo é interessante. Pois basicamente o que é apresentado passou pelo teste do tempo. Não são ideias pensadas e registradas tão somente, mas ideias que foram testadas.
Há no livro inúmeras citações de outras obras, o que demonstra a capacidade dialogal com o que até então estava escrito sobre o tema. Estas são trazidas não apenas para apoiar ideias, mas para, por vezes, serem antagônicas gerando uma espécie de "contraditório" para se ter uma apologia.
O livro possui em seus primeiros capítulos um trabalho para definir cosmovisão. Capítulos estes densos. Apesar de serem tratados como uma introdução ao tema, considerei bem difícil, uma vez que não tenho tanta bagagem a este respeito.
Todavia, recomendo que, mesmo "aos trancos e barrancos", você os supere pois o que vem depois é de uma beleza incomensurável.

Ledss 02/05/2021

Essa obra é muito completa e um guia excelente para todo cristão desenvolver sua cosmovisão cristã no mundo.
A linguagem é de fácil entendimento e os exemplos são bem contextualizados.
Uma leitura muito edificante que com certeza virou um dos meus principais livros de referência no assunto cosmovisão.

Dansd1 01/03/2022

Indispensável.
As pessoas percebem e interpretam a realidade a partir de suas experiências e convicções. Mediante a isso, o autor traz o referencial bíblico como parâmetro para avaliação e correção da nossa compreensão sobre a vida.

Lucas 28/06/2022

O melhor!
Sem dúvidas o melhor livro sobre cosmovisão que já li! Além de uma excelente obra, o autor usar de bons referenciais teóricos.
Lucas 19/01/2023minha estante
usa*

Igor Roberto 26/01/2022

Obra prima!
Incrível o trabalho feito aqui pelo pastor Heber Campos Júnior, reunindo conceito de cosmovisão e diversas aplicações práticas para a vida cristã, além de fazer um estudo no livro de Daniel, baseando todo o conteúdo aqui apresentado.

Tratando de assuntos desde cultura, trabalho e família até missões, esse livro é uma maravilha e um deleite para quem busca se aprofundar mais no estudo da cosmovisão cristã! Recomendo fortemente.

MSaverna 30/07/2022

O título não corresponde com o teor do livro.
Muitas vezes tomo o livro pela capa ou título. Este foi o caso deste. Esperava algo totalmente diferente. Algo dentro da busca e encontro da espiritualidade profunda, de um encontro profundo com Deus. Mas este é um livro de muitos conceitos e definições. Talvez seja considerado por alguns um excelente livro, um tratado protestante. Mas não tem nada a ver com minha crença e me trouxe uma visão muito conceitual do reformismo. A leitura foi lenta e difícil, mas não deixo livro pra trás. Terminei.

Jonas.Cursino 30/09/2020

Teologia reformada - Dr. Heber Campos Jr. Cosmovisão.
Dr. Heber Campos Jr nos encanta com seu conhecimento teólogo e reformado. Um dos melhores livros atualmente de cosmovisão.
Ele destaca e demonstra a diferença existente do religioso e secular, como naturalmente fazemos distinções dessas coisas.
Amar a Deus no mundo é viver para ele, é seguir os seus passos e acreditar que não existe nada comparado a isso. É colocar a visão correta, sem enxergar com o seu achismos ou vontade.
Interpretar, entender e viver são coisas necessárias para um servo de Deus.

Gabriela Almeida 22/02/2021

Todo cristão precisar ler!
Heber Campos Jr. faz um belíssimo trabalho ao tratar sobre a cosmovisão bíblica e reformada, além de trazer aplicações preciosas para a vida cristã.

Jóckisan 18/01/2022

Para quem gosta de Teologia
O livro tem muitas páginas e seu objetivo é ser usado para quem quer estudar a cosmovisão reformada. Ele traz bons conteúdos e tem um estilo de apostila/livro didático, fazendo referências aos grandes autores da Teologia Reformada que também teorizaram sobre cosmovisão. Logo vê-se que não é um livro evangélico para um grande público, e sim um livro de Teologia (teórico), apesar de ter uma linguagem de simples entendimento. É um livro indicado para quem estuda ou gosta de Teologia, para quem se identifica com a Teologia Reformada e também para quem gosta de Filosofia. No meu caso, que não me enquadro em nenhum desses três grupos, a leitura foi longa e cansativa.

esmael.goncalves 02/02/2023

TODO MUNDO TEM UMA COSMOVISÃO
Nessa obra o autor se propõe a árdua tarefa de apresentar, conceituar e aplicar o conceito de cosmovisão Bíblia. Para os desavisados, o autor é reformado, logo irá trazer uma perspectiva baseada em sua tradução teológica, o que não deixa de contribuir e muito para os cristãos em geral.

Para o público brasileiro é um presente, pois diferente de outras obras do tipo, as aplicações são voltadas e direcionadas para a nossa realidade.

Heber Campos Jr., sobe sobre os ombros de James Sire (O universo ao lado e Dando nome ao elefante), Nancy Pearcey (Verdade Absoluta) entre outros expoentes e expositores do tema cosmovisão para nos presentear com essa obra.

A estrutura dos capítulos são simples e o livro está estruturado em tríades de capítulos na maior parte sendo: 1 - exposição do texto bíblico, 2 - pilares da cosmovisão reformada, 3 - aplicação.

?Choques culturais ilustram bem a diferença de cosmovisões, de enxergar o mundo, não só entre culturas, mas entre indivíduos.?

Uma ótima leitura! ?