Memórias de um Cabo de Vassoura

Memórias de um Cabo de Vassoura Orígenes Lessa




Resenhas - Memórias de um Cabo de Vassoura


30 encontrados | exibindo 16 a 30
1 | 2


Luis.Henrique 19/02/2020

doce infância...
Aqueles que são fãs de Toy Story, são de fato os primeiros para quem eu indico esse livro, pois a infância é muito mais do que um simples brinquedo novo... esse livro é para todas as idades...
comentários(0)comente



Ingrid_mayara 09/11/2017

Leitura de descanso
Desde a primeira vez em que escutei o título desse livro (há uns dez anos), fiquei bastante curiosa para lê-lo, mas nunca anotava o título e por isso nunca me lembrava de comprá-lo e não fazia ideia do autor, nem do gênero, nem da sinopse. Um dia desses, pesquisando livros com a temática "memórias", finalmente o encontrei.

Capa nada chamativa, mas mesmo assim fiquei empolgada para iniciar a leitura. Não posso dizer que foi um dos melhores da minha vida, mas certamente foram duas horas que valeram a pena. No início, pensei até que sentiria tamanha empatia a ponto de chorar - não pelo personagem em si, e sim porque me levou a refletir um pouco sobre o comportamento humano - e a partir da metade começou a ficar meio engraçado, com intrigas familiares, tudo sob o ponto de vista de Napoleão, o cabo de vassoura.

Recomendo esse livro às pessoas que gostam de narrativas em primeira pessoa, e já aviso que na minha opinião ele é bem escrito, mas não chega a aprofundar muito a história. Vale a pena a leitura? Acho que sim.

site: Se quiser me seguir no instagram: @ingrid.allebrandt
Joelma 09/11/2017minha estante
Eu li esse livro quando eu tinha uns 10 ou 11 anos. Lembro que gostei. Na mesma linha "autobiográfica", o mesmo autor tb escreveu "Confissões de um vira lata", tb infanto juvenil. Tb li maisou menos na mesma época.


Joelma 09/11/2017minha estante
Li esse livro quando eu tinha uns 10 ou 11 anos. Lembro que gostei. Na mesma linha "autobiográfica", o autor escreveu "Confissões de um vira lata", tb infanto juvenil.


Ingrid_mayara 09/11/2017minha estante
Obrigada pela dica! Vou procurar pra dar de presente hehe


z..... 11/11/2017minha estante
Li na 5ª série, como atividade escolar, mas quero reler em resgate de um bom momento do qual já não lembro muita coisa além do entusiasmo jovem na leitura. Não vai ser a mesma coisa, mas será também legal.


Ingrid_mayara 11/11/2017minha estante
Pois é RC, infantojuvenil é ótimo para equilibrar livros mais adultos.




Nélio 29/10/2017

O desafio era ler algum livro já lido. Uma nostalgia literária! Escolhi um dos que li quando jovenzinho! Perguntei-me o que havia de tão bom que fazia querer sempre mais do mesmo autor, do mesmo estilo. Não me preocupei com a resposta, pois foi super legar a nova leitura.
O cabo de vassoura é uma metáfora para nós seres humanos. Quem somos? Para que estamos aqui? Tudo carregado com humor e ironias...
Valeu a pena!
comentários(0)comente



Lillian.Holanda 23/06/2016

Minha infancia
Eu li esse livro quando eu era bem pequena , tipo uns 10 anos, e eu tenho o maior carinho por ele, pois foi o primeiro livro que eu li de verdade .
comentários(0)comente



Tamires 10/03/2016

Um achado
Quando eu era criança, passava muito tempo na biblioteca da escola estadual que minha mãe trabalhava. Lá encontrei esse livro, e foi um daqueles achados maravilhosos de bicicleta: um livro quando ninguém mandou você ler, quase ninguém conhece, que consegue te conquistar e ter um carinho especial por ele.
comentários(0)comente



Ste 16/12/2012

~ Cabo de vassoura falante?
E não é somente isso. Em si, é uma estória é que Napoleão - como foi nomeado por seu dono Mario - narra todo o livro em 1º pessoa, desde que fora retirado da árvore, passado processo pelas máquinas para se transformar numa vassoura e ser transportado para Mariozinho. Na estória acompanhamos Napoleão e sabemos sobre seus pensamentos mais íntimos e humorísticos. Principalmente seus desejos e suas conversas com seus outros amigos - que são os eletrodomésticos de casa -.
Napoleão amou com todas as fibras de sua madeira Mariozinho, que o proporcionou os melhores momentos de sua humilde vida.

Atualmente, as pessoas dizem "não se deve julgar o livro pela capa", mas, aposto que se, encontrassem esse livro, não teriam nem a audácia de pegá-lo e se aventurar com ele. Por mais que sua capa não seja aquela coisa toda linda, extravagante e explorante, dentro de si a um conteúdo muito rico. De linguagem simples e engraçada mais que te prende até a ultima página do livro.
Então tenha a ousadia de entrar no mundo Napoleão.
Recomendo.
comentários(0)comente



Ana Paula 11/08/2012

Primeiro livro
Foi o primeiro livro que eu li desde que me entendo por gente. Acho que li na quarta série ou por esta época entre os 8 e 10 anos.
Não consigo lembrar a história, mas lembro que eu ficava debaixo da coberta com uma lanterna acesa pra consegui ler a noite.
Muito bom encontrar um livro que faz parte da sua infância!
comentários(0)comente



Raquel Lima 14/07/2012

Muito bom!
Este livro me inspirou em muitas escritas na minha vida. Dar vida aos seres inanimados sempre foi uma brincadeira,imaginava meus brinquedos falando, com personalidade, as plantas, os objetos da cozinha... O autor consegue criar um grande " ser humano" nesta vassourinha !...A amamos, sofremos com ela.
comentários(0)comente



Wallace 13/10/2010

Valeu a intenção
Tenho em minhas mãos a 16ª edição, de bolso, deste livro de Orígenes Lessa, que recebeu o prêmio Mário de Andrade em 1975.
Comecei a lê-lo por indicação da minha madrinha que o leu na escola quando era pequena e disse que era bom. Aceitei conhecer a obra e, já que o livro era pequeno, mantinha-o junto ao computador para ler enquanto esperava algum video carregar, pois minha internet é lentox mesmo.
No começo foi tudo indo legalzinho, conhemos os lamentos de um pinheirinho que foi derrubado de sua floresta e trabalhado por homens até virar uma vassoura e ser vendido em um armazém. O livro é narrado pela própria vassoura, que não fica claro no livro em que momento ela adquiriu o dom de saber escrever, enfim...
Após esta introdução ela conta como é o dia-a-dia de uma familia tradicional. A empregada arruma a casa, a patroa briga e reclama, as crianças fazem barulho, etc.
A partir deste ponto eu já pedia a Deus para o livro acabar logo. E o livro, que parecia tão pequeninho antes de começar a ler, agora parecia maior que a saga de Harry Potter e a leitura tão maçante quanto O Lobo da Estepe, que foi o primeiro livro que eu desisti de ler.
Eu sei, eu entendo que é um livro infantil, mas se eu fosse uma criança eu ia preferir ler Umberto Eco... rs...
Mas uma coisa vale a pena: A intenção do autor. O livro, sem fugir do contexto da história, faz algumas criticas ao comportamento do homem moderno como violência, desmatamento, etc. Sem contar que em algumas partes pode ser bem comovente se você for uma criança.
Então é isso. Valeu a intenção. Mas você sabe o que dizem da boa intenção por aí.
Camila 13/01/2011minha estante
Concordo plenamente


Brunna Kelly 03/01/2018minha estante
Do funfo do meu coração....E queria gostar desse livro....no entanto eu tenho trauma dele... eu deveria ter uns 10 anos qndo a professora nos fez ler.... eu chorava de desespero, pq ele não acabava. Minha mãe vendo minha angustia lia ele p mim... mas eu sempre dormia...kkk.... se dependesse desse livro p eu gostar de ler, eu nunca mais pegaria em um livro.... essa foi minha experiencia com ele... mas tenho certeza que tem muita gnt q gosta.




Lígia (Ly) 28/05/2010

Livro comovente, com história bem movimentada e que nos prende.
O melhor desse livro, foi me enviar à infância, quando eu o li pela primeira vez...
comentários(0)comente



Mateus 23/05/2010

Compramos vassouras, usamos vassouras, as guardamos no ármario. Para nós elas são apenas objetos, nada mais do que isso. Mas alguém já parou para pensar que vassouras também tem sentimentos, e que possuem uma história para contar? Memórias de um Cabo de Vassoura vem nos mostrar exatamente isso, uma história de uma vassoura desde seu nascimento, quando era uma árovore, até quando foi parar no armário da casa de uma garoto.
Este é um livro que deliciosamente nos comove. Por incrível que pareça, nos vemos comovidos com a história do cabo de vassoura. Por mais que tudo não seja real, Origenes Lessa faz com que paressa. Incrivelmente, a vida desse cabo de vassoura foi mais agitada do que a vida de muitas pessoas! Memórias de um Cabo de Vassouras é extremamente engraçado e divertido, recomendo a leitura, mesmo que você já não esteja mais na idade para ler livros infanto-juvenis. É um livro para todas as idades.
Jubs 16/10/2010minha estante
Com certeza, chegou no ponto certo : Um livro pra todas as idades. Vi muita gente falando por aí que o livro é de criança, mas não precisa ser uma criança pra se sentir comovido com essa história, basta ser sensível :]




Milton Leite 01/02/2010

Tempo de escola...
Estudei este livro na Escola Olegario Mariano( Rocha Miranda, Rio de Janeiro )
comentários(0)comente



Clever 07/07/2009

muito bom
Um livro muito engraçado
cheio de misterios
e muita ilusão
muitoo
Bom
comentários(0)comente



@lex 28/03/2009

Napoleão
Sempre que colocam um personagem maluco chamam de Napoleão. O cabo de vasoura se chama Napoleão mas não tem nada de maluco. Maluco eh quem não gostou desse livro.
comentários(0)comente



Rubens 03/02/2009

O início
O primeiro livro que li quando criança. Muito bom
comentários(0)comente



30 encontrados | exibindo 16 a 30
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR