Memórias de um Cabo de Vassoura

Memórias de um Cabo de Vassoura Orígenes Lessa

Resenhas - Memórias de um Cabo de Vassoura

rfalessandra 06/03/2022

Napoleão. - Oa! Oa!
Memórias de um Cabo de Vassouras é extremamente engraçado e divertido, recomendo a leitura, mesmo que você não esteja mais na idade de ler livros infanto-juvenis. É um livro para todas as idades.

Ah! Dona Sara, Dona Sara, Deus proteja a "senhara"...
Eu sei que é senhora que se diz, mas eu precisava rimar...
Marlon 06/03/2022minha estante
Rsrsrs... gostei da rima! Tem livros que não estão no gênero comédia, mas são bem mais engraçados do que muito livros de comédia, né? Eu tenho um exemplo, 50 TONS DE CINZA. O livro é tão ridículo, tão clichê ruim, que chega a ser engraçado, mas muito engraçado. Rsrsrsrs. Ah, e o filme, não fica atrás não. Rsrsrsrs. Vejo que este que vc resenhou aqui é engraçado, mesmo, porque é engraçado, né, e não engraçado por ser muito ruim, ridículo. Uma boa noite pra vc e uma ótima semana, Alessandra.

Icaruz 04/07/2022minha estante
Kkk li com meus 16... Hj as 36 procuro novamente para ler aos meus filhos

rfalessandra 04/07/2022minha estante
Nossa que legal ??

Ingrid_mayara 09/11/2017

Leitura de descanso
Desde a primeira vez em que escutei o título desse livro (há uns dez anos), fiquei bastante curiosa para lê-lo, mas nunca anotava o título e por isso nunca me lembrava de comprá-lo e não fazia ideia do autor, nem do gênero, nem da sinopse. Um dia desses, pesquisando livros com a temática "memórias", finalmente o encontrei.

Capa nada chamativa, mas mesmo assim fiquei empolgada para iniciar a leitura. Não posso dizer que foi um dos melhores da minha vida, mas certamente foram duas horas que valeram a pena. No início, pensei até que sentiria tamanha empatia a ponto de chorar - não pelo personagem em si, e sim porque me levou a refletir um pouco sobre o comportamento humano - e a partir da metade começou a ficar meio engraçado, com intrigas familiares, tudo sob o ponto de vista de Napoleão, o cabo de vassoura.

Recomendo esse livro às pessoas que gostam de narrativas em primeira pessoa, e já aviso que na minha opinião ele é bem escrito, mas não chega a aprofundar muito a história. Vale a pena a leitura? Acho que sim.

site: Se quiser me seguir no instagram: @ingrid.allebrandt
Joelma 09/11/2017minha estante
Eu li esse livro quando eu tinha uns 10 ou 11 anos. Lembro que gostei. Na mesma linha "autobiográfica", o mesmo autor tb escreveu "Confissões de um vira lata", tb infanto juvenil. Tb li maisou menos na mesma época.

Joelma 09/11/2017minha estante
Li esse livro quando eu tinha uns 10 ou 11 anos. Lembro que gostei. Na mesma linha "autobiográfica", o autor escreveu "Confissões de um vira lata", tb infanto juvenil.

Ingrid_mayara 09/11/2017minha estante
Obrigada pela dica! Vou procurar pra dar de presente hehe

z..... 11/11/2017minha estante
Li na 5ª série, como atividade escolar, mas quero reler em resgate de um bom momento do qual já não lembro muita coisa além do entusiasmo jovem na leitura. Não vai ser a mesma coisa, mas será também legal.

Ingrid_mayara 11/11/2017minha estante
Pois é RC, infantojuvenil é ótimo para equilibrar livros mais adultos.

Raquel Lima 14/07/2012

Muito bom!
Este livro me inspirou em muitas escritas na minha vida. Dar vida aos seres inanimados sempre foi uma brincadeira,imaginava meus brinquedos falando, com personalidade, as plantas, os objetos da cozinha... O autor consegue criar um grande " ser humano" nesta vassourinha !...A amamos, sofremos com ela.

michele. 19/05/2021

li esse livro quando era criança e me marcou tanto q lembro até hoje, como que eu poderia imaginar me apegar a um cabo de vassoura? eu juro
Michela Wakami 19/05/2021minha estante
Eu também li na minha pré adolescência, e não me esqueço do quanto gostei.
Olha que faz tempo.?
????????

Mateus 23/05/2010

Compramos vassouras, usamos vassouras, as guardamos no ármario. Para nós elas são apenas objetos, nada mais do que isso. Mas alguém já parou para pensar que vassouras também tem sentimentos, e que possuem uma história para contar? Memórias de um Cabo de Vassoura vem nos mostrar exatamente isso, uma história de uma vassoura desde seu nascimento, quando era uma árovore, até quando foi parar no armário da casa de uma garoto.
Este é um livro que deliciosamente nos comove. Por incrível que pareça, nos vemos comovidos com a história do cabo de vassoura. Por mais que tudo não seja real, Origenes Lessa faz com que paressa. Incrivelmente, a vida desse cabo de vassoura foi mais agitada do que a vida de muitas pessoas! Memórias de um Cabo de Vassouras é extremamente engraçado e divertido, recomendo a leitura, mesmo que você já não esteja mais na idade para ler livros infanto-juvenis. É um livro para todas as idades.
Jubs 16/10/2010minha estante
Com certeza, chegou no ponto certo : Um livro pra todas as idades. Vi muita gente falando por aí que o livro é de criança, mas não precisa ser uma criança pra se sentir comovido com essa história, basta ser sensível :]

Wallace 13/10/2010

Valeu a intenção
Tenho em minhas mãos a 16ª edição, de bolso, deste livro de Orígenes Lessa, que recebeu o prêmio Mário de Andrade em 1975.
Comecei a lê-lo por indicação da minha madrinha que o leu na escola quando era pequena e disse que era bom. Aceitei conhecer a obra e, já que o livro era pequeno, mantinha-o junto ao computador para ler enquanto esperava algum video carregar, pois minha internet é lentox mesmo.
No começo foi tudo indo legalzinho, conhemos os lamentos de um pinheirinho que foi derrubado de sua floresta e trabalhado por homens até virar uma vassoura e ser vendido em um armazém. O livro é narrado pela própria vassoura, que não fica claro no livro em que momento ela adquiriu o dom de saber escrever, enfim...
Após esta introdução ela conta como é o dia-a-dia de uma familia tradicional. A empregada arruma a casa, a patroa briga e reclama, as crianças fazem barulho, etc.
A partir deste ponto eu já pedia a Deus para o livro acabar logo. E o livro, que parecia tão pequeninho antes de começar a ler, agora parecia maior que a saga de Harry Potter e a leitura tão maçante quanto O Lobo da Estepe, que foi o primeiro livro que eu desisti de ler.
Eu sei, eu entendo que é um livro infantil, mas se eu fosse uma criança eu ia preferir ler Umberto Eco... rs...
Mas uma coisa vale a pena: A intenção do autor. O livro, sem fugir do contexto da história, faz algumas criticas ao comportamento do homem moderno como violência, desmatamento, etc. Sem contar que em algumas partes pode ser bem comovente se você for uma criança.
Então é isso. Valeu a intenção. Mas você sabe o que dizem da boa intenção por aí.
Camila 13/01/2011minha estante
Concordo plenamente

Brunna Kelly 03/01/2018minha estante
Do funfo do meu coração....E queria gostar desse livro....no entanto eu tenho trauma dele... eu deveria ter uns 10 anos qndo a professora nos fez ler.... eu chorava de desespero, pq ele não acabava. Minha mãe vendo minha angustia lia ele p mim... mas eu sempre dormia...kkk.... se dependesse desse livro p eu gostar de ler, eu nunca mais pegaria em um livro.... essa foi minha experiencia com ele... mas tenho certeza que tem muita gnt q gosta.

mcbs 21/05/2022

Iniciei esperando nada, mas até que o desenvolver é legalzinho.
Realmente, um livro infantojuvenil.
Dá para usar em redação sobre sustentabilidade ou algo do tipo.
Fazer alguma analogia para vingança.
Relacionar com otimismo.
Argumentar sobre o racismo "É verdade que às vezes há uns mais claros, outros menos claros. Mas a diferença é só na cor (...)"
E ainda utilizar para argumentar a respeito de doação de brinquedos.
Enfim, não foi uma leitura jogada fora e isso que importa.

Ste 16/12/2012

~ Cabo de vassoura falante?
E não é somente isso. Em si, é uma estória é que Napoleão - como foi nomeado por seu dono Mario - narra todo o livro em 1º pessoa, desde que fora retirado da árvore, passado processo pelas máquinas para se transformar numa vassoura e ser transportado para Mariozinho. Na estória acompanhamos Napoleão e sabemos sobre seus pensamentos mais íntimos e humorísticos. Principalmente seus desejos e suas conversas com seus outros amigos - que são os eletrodomésticos de casa -.
Napoleão amou com todas as fibras de sua madeira Mariozinho, que o proporcionou os melhores momentos de sua humilde vida.

Atualmente, as pessoas dizem "não se deve julgar o livro pela capa", mas, aposto que se, encontrassem esse livro, não teriam nem a audácia de pegá-lo e se aventurar com ele. Por mais que sua capa não seja aquela coisa toda linda, extravagante e explorante, dentro de si a um conteúdo muito rico. De linguagem simples e engraçada mais que te prende até a ultima página do livro.
Então tenha a ousadia de entrar no mundo Napoleão.
Recomendo.

Luis.Henrique 19/02/2020

doce infância...
Aqueles que são fãs de Toy Story, são de fato os primeiros para quem eu indico esse livro, pois a infância é muito mais do que um simples brinquedo novo... esse livro é para todas as idades...

@leitora.ju 23/07/2022

Aqueceu meu coração... ???
23/07/2022
Esse livro é muito gostoso de ler, é engraçado e ainda nos faz refletir sobre alguns comportamentos dos homens... Recomendo, muito bom pra iniciantes na leitura. ?

Clever 07/07/2009

muito bom
Um livro muito engraçado
cheio de misterios
e muita ilusão
muitoo

Karoline67 10/12/2021

O velho Orígenes ??
Ai, que saudade dos meus livrin de infância!! Matei um pouco a do Origenes Lessa, um autor que eu AMO e que tem toda a inocência e a pureza necessárias para fazer um clássico desses. Eu amo! ??

Lígia (Ly) 28/05/2010

Livro comovente, com história bem movimentada e que nos prende.
O melhor desse livro, foi me enviar à infância, quando eu o li pela primeira vez...

Edu 17/10/2022

Um dos primeiros livros que li sem ser obrigado rs
Finalmente reli essa história que marcou tanto a minha infância. Muito bom poder constatar porque ele me cativou tanto na infância. O humor na medida certa e a trama em si que, por sinal, em alguns momentos me fez lembrar muito do garfinho em toy story ?