Peter Pan e Wendy

J. M. Barrie

Resenhas - Peter Pan e Wendy

1 | 2 | 3 | 4

DominicSReynaldo 20/11/2023

Livros infantis da Inglaterra do inicio do século são bem sombrios
Eu imagina algo diferente, mas a culpa foi toda minha, e da ilusão principesca da disney.
Pan é uma criancinha cruel em muitos momentos, e o autor o descreve de forma maliciosa em alguns momentos, como se ele fosse capaz de seduzir mulheres mais velhas (tanto que levou o beijo na Sra Darling)

maria.e.sousa.7 02/10/2023

Não é um livro para crianças!
Esse livro foi feito para crianças???
Não creio!
Definitivamente não é literatura para crianças!

Eu não estava preparada para Peter e Wendy. E foi realmente chocante encontrar a família Darling e a sua estrutura caricata, de pai e mãe e crianças. A senhora Darling, a super mulher, a super mãe-deusa, ao mesmo tempo anjo-santa, como seria a boa mulher cristã, e ao mesmo tempo sedutora, como a anima que habita o masculino. A doce e arguta Senhora Darling, ao redor de quem tudo orbita e funciona. E o pai, pretensamente provedor, dominando todos os assuntos objetivos, mas cheio de complexos embaraçosos, decididamente colocado para o leitor como um ?bobão?.

As crianças fogem para a Terra do Nunca, com Peter para barrarem o crescimento, e é impressionante notarmos que elas vão para a Terra do Nunca, para não crescerem e lá passam todo o tempo brincando de ser adultas. Wendy torna-se a mãe de todos; Peter é o pai ? um pai narcisista e muito irresponsável, é verdade; as demais crianças, mesmo não sabendo direito o porquê ? já que algumas têm idades muito próximas aos seus ?pais? ? são os filhos. Eu tinha, decididamente me esquecido de como crianças brincam o tempo todo de serem adultas, como um ensaio para a maturidade que as aguarda lá na frente.

É uma história absolutamente constrangedora ao retratar a estrutura das famílias e da sociedade do início do século XX ? A história se passa na Inglaterra vitoriana. A sua estrutura rígida, moralista, cada um com seu papel fixado.

Resolvi ler este livro ao estudar o arquétipo do Puer Aeternus, o arquétipo da eterna juventude. Aqui encontramos de forma magistral a dinâmica desse arquétipo, vivenciado por Peter Pan. A sua negação de crescer, de amadurecer, de tornar-se adulto. A sua negação do mundo real, da vida comum, com a sua banalidade, com as obrigações e dificuldades. Peter está na negação, de tudo isso, esqueceu-se como é ter mãe e apenas lembra que disse aos pais que jamais iria crescer! Não tem memória de nada e é a memória que nos lembra da idade e do tempo, a partir das muitas experiências já vividas, assim, ao não reter a memória, Peter evita o tempo e o envelhecer. Aliás, isso também está claro na contraparte do Puer, que é o Senex, apresentado na figura do Capitão Gancho, que tem pavor do crocodilo que engoliu o relógio que faz, tic-tac, tic-tac ? uma metáfora para o medo de sermos engolidos pelo tempo!

É uma história extremamente complexa, com muitas camadas interpretativas! Vale muito a pena! Definitivamente recomendo!

5 / 5

pinkdiamondgirl 16/09/2023

Fofo demais
Esse livro é perfeito. acredito que como muitos, meu primeiro contato com a história foi através do filme em animação da disney, que desde quando eu era criança era meu favorito. a terra do nunca é o melhor lugar do mundo para se escapar e pensar em ser criança pra sempre. várias coisas sobre esse livro me acompanham e eu acho que todo mundo deveria ler, mesmo sem ter o fator nostalgia pelo filme ou pela história, porque apesar de ser um livro infantil, ele é muito gostoso e mágico de se ler.

yas_minbooks 22/07/2023

Muito bom!
A história do livro é bem intrigante. Em um momento comecei a achar meio chato, mas as aventuras que eles tiveram juntos foram muito legais. Em um momento eu não consegui parar de ler por estar ansiosa com o que ia acontecer. Eu já conhecia a história do Peter Pan por filmes e desenhos por isso não fiquei surpresa com o final. Mesmo sendo um clássico a leitura é super fácil e fluida.

romancejunkie 08/04/2023

Lindo
"Toda criança se traumatiza quando sofre uma injustiça pela primeira vez. Elas acreditam em uma lealdade recíproca inegociável nessas situações. Quando alguém é desleal com uma criança, pode até ser que um dia ela volte a amar essa pessoa, mas a criança nunca mais será a mesma. Ninguém se recupera da primeira injustiça sofrida, exceto Peter."

Isa 16/03/2023

Será que gostei?
Nunca tinha sentido que a linha entre detestar e gostar era tão tênue, e seja lá como, esse livro representa essa linha pra mim.

nuffells 24/02/2023

"Do You Believe In Magic?"
Suspeita pra falar, porque é uma das minhas histórias infantis favoritas, mas é perfeito. Primeiramente, é um livro muito levinho de ler, uma boa pedida pra sair de uma ressaca literária; a obra vai para além de ser apenas sobre aquele jovem garoto que tem pavor de crescer ou sobre a velha história do filme de 1953, trás consigo detalhes que não estão na animação (como geralmente ocorre com adaptações), e por isso vale muito a leitura.

Confesso que quando li, fiquei surpresa ao perceber como o Peter Pan pode parecer um "vilão" em determinadas ocasiões. Em contrapartida, o James Hook (Capitão Gancho), muitas vezes me impressionou com sua sensibilidade e cordialidade. O livro também trás mais profundamente o sentimento de perda de um filho (filhos, nesse caso) por uma mãe, você sente o pesar da senhora Darling e a sua inquietude pela esperança das crianças retornarem. O clássico trás perspectivas que não são dadas no filme, além de entregar curiosidades como a origem dos meninos perdidos.

Com o passar do tempo, naturalmente deixamos a nossa criança partir, a vida se torna menos colorida e brilhante. Sobre isso, eu trago um trecho traduzido da música "Do You Believe In Magic" de Lovin Spoonful: "Eu vou te contar sobre a mágica e isso vai libertar sua alma,
Mas é como tentar falar para um estranho sobre rock'n'roll"

Este livro te dá a nostalgia e a liberdade de acreditar em mágica, e como ela pode te fazer voar sem precisar do pó de fada.

Lívia 18/02/2023

Lindo, lindo, lindo!! me tocou mt, pensei q fosse bem infantil mas não é, gostei mt, uma leitura tocante.

Stephany.Ornato 11/01/2023

É meu clássico favorito, adoro reler a história de Peter Pan, adoro as suas aventuras e sua percepção de vida, de querer continuar sendo criança e mesmo sem saber muito sobre a vida adulta, sabe que é difícil. Se você ainda não mergulhou nesse mundo da terra do nunca, leia e desfrute, leitura super fluida.

Patcha 03/08/2022

Delicioso
Todo mundo já conhece a história de Peter Pan, do garoto imortal que vive numa terra mágica lutando contra piratas. O que nem todo mundo sabe que é esse livro é delicioso. Um livro infantil super bem escrito, com um universo fantástico divertido e que consegue prender o leitor até hoje. Por mais datado que alguns conceitos sejam, o universo lúdico acaba permitindo isso.
Recomendo muito a leitura, especialmente se você tiver filhos.

Yasss 08/07/2022

Foi uma experiência bem legal
Assim, ter esse contato com o livro foi mto top. Me senti como quando eu era criança kkkkkk
Obv que tem umas partes que vc fica meio assim KKKKKKKKK mas eu gostei até

Hj em dia eu não leria ele, deixaria pra mais dps

Mas foi bem legal

Mah 26/06/2022

Traumatizada kkkkk
Peter é um personagem odioso, egoísta e arrogante. Eu gostei ZERO dele, os próprios companheiros tinham medo dele e o final do livro me assustou.

A Disney faz a adaptação de milhões porque gente, sem condições.

Mel 04/03/2022

mágico
uma leitura leve, divertida que tem gostinho de infância e dá uma sensação de estar em casa??
A Terra do Nunca é um lugar mágico, acolhedor e aberto para qualquer um que queira fugir um pouco da realidade e ouvir as peripécias do maravilhoso (mas com um ego enorme) Peter Pan!

just b 12/02/2022

nostalgia
Desde criança eu amo essa história e ler
o livro me deu uma sensação de conforto
e nostalgia.

1 | 2 | 3 | 4