Os Robôs da Alvorada

Os Robôs da Alvorada Isaac Asimov

Resenhas - Os Robôs do Amanhecer

Priscila.Freitas 06/07/2023

Simplesmente maravilhoso. Uma história interessante, bem instigadora, gostei muito da experiência de leitura.

Marina 14/06/2023

Pra mim o Bailey é uma versão futurista e menos arrogante do Poirot da Agatha Christie hahaha um raciocínio rápido e mordaz, adorei acompanhar esse terceiro livro da série dos Robôs. Embora conheça pessoas que acham esse o mais fraco até então (ainda falta o quarto volume), eu AMEI e DEVOREI esse livro. Chego cada dia mais na conclusão de que ficção científica é um dos meus gêneros favoritos. O livro só tem um problema de excesso de páginas, único motivo pelo qual não o considero perfeito, já que alguns diálogos e descrições se repetem e poderiam diminuir o livro em pelo menos umas 80 páginas. Mas é um livro gostoso de ler, inteligente, que, em tempos de inteligência artificial, faz pensar muito nos limites da tecnologia em detrimento do que é humano. Traz uma reflexão extremamente atual. Isaac Asimov seu lindo. Agora minha meta, depois de ler o quarto volume, é retomar a leitura de Fundação, já que só li o primeiro volume e não curti tanto na época (devo ter lido errado rs).

Eddie 31/05/2023

O terceiro título da saga dos robôs de Asimov nos mostra mais uma vez Elijah Bailey como protagonista. A astúcia do investigador sempre me impressiona. Aqui outros personagens também ganham destaque, tendo um desenvolvimento muito satisfatório. A trama é bem diferente do comum, como visto nos outros dois livros. O final, simplesmente incrível, referenciando as ideias do livro eu, robô.

Steffani5 25/05/2023

Gostei, mas poderia ser menor
Os livros anteriores da série dos Robôs se desenrolaram de forma muito mais rápida e dinâmica, o que fez com que me prendesse à história.
Porém, esse livro pra mim foi muito arrastado e poderia ter sido mais enxuto.

Dito isso, a história é boa e o final é muito empolgante, estou curiosa sobre o final da saga!

rafa_._cardoso 12/05/2023

Um pouco arrastado
Terceiro livro da série dos robôs, o mais longo dos três e também o mais prolixo deles.
Aqui temos a expansão do universo da série, porque além de mais um caso para Baley resolver (já ficou claro nesse terceiro livro que a investigação em si é apenas um start para questões da mente humana, ética e avanços tecnológicos), dessa vez em Aurora, o mais importante dos mundo siderais, temos também um início temático da série Fundação.
O caso da vez é um “assassinato” diferente, um roboticidio, em que o Dr. Hans Fastolfe (que apareceu no primeiro livro) é o principal investigado.

O livro é o mais denso quanto as questões sociopolíticas, que são levantadas em longos monólogos e análises e suas implicações, deixando a leitura (para mim) cansativa. É uma investigação que dela depende o futuro de dois planetas, mas em nenhum momento senti essa urgência. Tinha alguns momentos que parecia estar lendo um ensaio de sociologia.

Fui na vibe errada para esse livro, por isso não gostei, apesar de um último capitulo excelente e de ficar com um “NOSSA!” na cabeça.

Messyo 04/05/2023

Mistério quase sem solução
Mais uma vez o autor propôs um mistério, apresentou todas as pistas, algumas mais escondidas que outras, e desvendou tudo no fim. Dessa o que estava em jogo foi algo realmente grandioso, apresentado logo no primeiro livro da série, e mais uma vez houve uma verdade além da verdade. Uma excelente leitura.

Jujubacoutinho 01/05/2023

Os robôs da alvorada
Nesse terceiro livro da saga dos robôs de Isaac Asimov, você acompanha Baley em mais um caso que o futuro da Terra também depende de sua investigação. Dessa vez, o detetive vai até Aurora, o principal planeta Sideral, e terá que resolver outro caso de assassinato, contudo, dessa vez, a vítima é um robô, um dos dois únicos robôs humanoides já feito.

Acontece que Dr. Fastolfe, o roboticista criador dos robôs humanoides afirma ser o único capaz de conseguir paralisar um robô por completo, em contrapartida, ele também alega não ter cometido tal crime. Mas não era isso o que realmente preocupava o detetive terrestre. Fastolfe era uma grande influência para a política de expansão da Terra no universo, e se ele fosse incriminado, Baley e todos os terráqueos ficariam presos na Terra para sempre.

Tendo apenas três dias para solucionar o caso, com a ajuda de dois robôs, e quase nenhuma evidência ou testemunho, Baley realmente tem suas habilidades como investigador colocadas a prova, sendo, no momento, o maior influenciador sobre o futuro da Terra

Livia1405 28/04/2023

Baley continua chato
Foi um livro difícil, o protagonista é muito chato, os Robôs realmente são os personagens mais interessantes, mas aqui achei que faltou um pouco mais dos diálogos com eles do que diálogos sobre a cultura sexual do planeta. O final pelo menos da uma animada.

Marcos774 27/04/2023

Maravilhoso
O livro acompanha mais uma vez o investigador Elijah Baley e seu fiel companheiro Daneel, dessa vez com mais um ajudante, o robozinho Giskard.

Na história, Bailey é mais uma vez convocado para solucionar um mistério aparentemente insolúvel, o roboticidio de um robô humaniforme. Durante o desenrolar dos fatos somos apresentados a um desenvolvimento muito bacana do protagonista, juntamente com um aprofundamento de sua amizade com o seu amigo robô.

A parte investigativa embora um pouco mais maçante nesse do que nos outros (acredito eu por esse ser um livro maior), em nenhum momento fica verdadeiramente chato de ser ler, e o livro se desenvolve muito bem.

Robôs da Alvorada mostra o nascimento do Império Galático que nós conhecemos na Saga Fundação, e a forma com que isso acontece, pra mim, foi bastante inesperada e criativa. No mais, recomendo fortemente a leitura.

andreiaflores 04/04/2023

Pré fundação: Um mundo de terráqueos, espaciais lutando pelo direito de colonizar outros mundos galáticos, e no fim os robôs que têm o conhecimento da "psico - história" e decidem como será o futuro da galáxia. ?

Cantiolinha 29/03/2023

Sensacional
Se pudesse dar mais de cinco estrelas, com certeza daria. Me identifiquei com a escrita do Asimov, suas histórias e a forma de contá-las, desde o primeiro contato, em Eu, Robô (que, embora não seja obrigatório, eu recomendaria ler antes dos livros de Elijah Baley), e novamente ele não decepcionou.

Apesar do livro ter 544 páginas, é uma leitura super rápida e confortável, a maneira que ele constrói seus mistérios com base nas limitações das Três Leis é interessantíssima. Nunca consegui resolver nenhum dos casos, mas nesse terceiros livro cerio que Asimov se superou.

Além da cultura, geografia e etc. de outros planetas (e a própria Terra, sendo tão diferente da que conhecemos), às quais somos apresentados nos dois primeiros livros, e também o mistério em si, nesse livro ficamos mais familiarizados à política intergaláctica. E a resolução do caso, nossa, que sabor! O livro como um todo é excelente, mas fiquei até arrepiada nas últimas vinte páginas, simplesmente amei.

Henrique 21/03/2023

Chatinho
Não curti. Achei os dois anteriores sensacionais, mas esse foi de uma enrolação tremenda, com poucas surpresas. Terminei por honra, mas demorei mais de um mês, de tanto que relutei em continuar.

Naturebs 15/03/2023

Leitura finalizada ?
Demorei muito para ler esse livro kkkkk mas enfim...
Amei conhecer giskard (que robô maravilhoso) e amei rever Dannel Olivaw e Elijah Baley investigando juntos novamente!!! Foi um livro que levantou meu ânimo pela série novamente (a série robos é incrivel mas o segundo livro foi muito arrastado pra mim) e esse livro trouxe personagens novos, um ambiente novo, permitiu que a gente conhecesse melhor o dr fastofe e várias outras coisas. Super recomendo!!!