Os Robôs da Alvorada

Os Robôs da Alvorada Isaac Asimov

Resenhas - Os Robôs do Amanhecer

Bruno 10/03/2023

Inteligência artificial e a relação entre humanos e robôs.
"Os Robôs da Alvorada" é um livro de ficção científica escrito por Isaac Asimov e publicado originalmente em 1983. É o quarto livro da série "Robôs" e continua a explorar a relação entre humanos e robôs, apresentando uma trama complexa e intrigante.

A história se passa em um futuro distante em que robôs são cada vez mais comuns e desempenham papéis importantes na sociedade. O protagonista, o detetive Elijah Baley, é chamado para investigar um assassinato em um planeta que abriga uma colônia de robôs e humanos, mas logo percebe que há mais em jogo do que um simples crime.

Asimov apresenta uma visão fascinante do futuro, com conceitos científicos e tecnológicos avançados que ainda são relevantes e inspiradores. O autor também explora questões filosóficas e éticas, como a natureza da inteligência artificial e a relação entre humanos e robôs.

A edição publicada pela Editora Aleph é excelente, com uma tradução cuidadosa e uma diagramação atraente. "Os Robôs da Alvorada" é uma leitura envolvente e inteligente, recomendada para todos que gostam de ficção científica e para aqueles que se interessam por questões filosóficas e éticas. A obra é uma das melhores da série "Robôs" e um verdadeiro clássico da literatura.

Henrique Vaz Martins 26/02/2023

Sem dúvidas esse livro apresenta Baley em seu apogeu... Mais humano do que nunca mas ao mesmo tempo sem deixar de mostrar uma capacidade incrível de raciocínio rápido.

Na minha opinião este livro apresenta o melhor desenvolvimento e o mistério mais bem escrito. Em suma os livros anteriores servem como um excelente prólogo para a obra prima apresentada nesse volume.

_Du_ 21/02/2023

Um final satisfatório
Eu demorei nessa história... Achei o devolver meio lento. Tem seus momentos, mas pareceu não progredir, acredito que o Asimov guardou tudo para o final, pois foi um final muito satisfatório e deu até um gostinho bom para quem vem lendo toda a coleção em ordem, por que faz referências ao primeiro li rô da série.

Larissa 17/02/2023

Grandiosidade de Asimov
Novamente, Asimov surpreende os leitores, com as tramas que cria! Que fantástico ler livros que você pode esperar de TUDO e até o mais impossível acontecer! Os crimes que parecem não ter soluções, sempre tem uma resposta, um culpado! E nesse livro não poderia ter sido diferente!

Pipuli 17/02/2023

Referências... muitas referências!!!
Que história incrível, que final! Depois de uma certa parte no começo fica realmente difícil ter de parar de ler e você começa a buscar algumas soluções para o caso junto com o Baley rs.

Desta vez o detetive Elijah Baley é chamado para resolver um caso de “assassinato” de um robô em Aurora, o primeiro e mais importante Mundo Sideral, ou talvez podemos chamar de “roboticídio”.

Temos a volta de alguns personagens já conhecidos como o Dr. Fastolfe, Gladia e é claro o ilustre e inseparável R Daneel Olivaw, e também novos personagens como Gremionis, Dra, Vasilia e R Giskard, este último na minha opinião roubou a cena na história.

Porém o que está por trás de tudo não é apenas mais um caso que deva ser solucionado para punir o criminoso, na verdade provavelmente esse seja o objetivo mais irrelevante, o que está em jogo é o destino da colonização de outros planetas e o da Terra e se os terráqueos ficarão confinados nela ou se poderão sair do planeta mãe e desbravar as galáxias, talvez iniciando um possível “Império Galáctico”.

Pegou a referência? Não?... pois existem essa e muitas outras dentro do livro, o que eu achei incrível, são referências às histórias passadas, que nos instigam a lê-las e às histórias futuras, que nos deixam ansiosos para chegar até elas e, no meu caso, curioso para saber se haverá alguma referência aos acontecimentos deste livro no futuro.

Se você olhar para os três livros isoladamente as histórias são um pouco parecidas, há um crime, Baley é chamado, ocorre uma investigação e no final o quebra-cabeça é montado e o mistério desvendado. Porém essa é uma forma muito simplista de ver as coisas. Olhando para o todo, temos um cenário único sendo montado e preparado, acontecimentos que mudam ideias e personagens e vemos um possível nascimento de coisas e situações importantes.

Estou ansioso para ver o que o quarto e último livro da série tem a nos mostrar, porém com um pouco de tristeza, pois sei que esse terceiro livro é o último com o querido parceiro Elijah Baley.

Chelsea.Archer 04/02/2023

Excelente!
O terceiro livro da Saga dos Robôs traz a viagem de Elijah Bailey ao planeta Aurora para participar de uma investigação no mínimo inusitada.

Ainda na nave, à caminho do planeta, ele reencontra seu amigo R. Daneel Olivaw com quem já havia investigado os dois crimes dos livros anteriores. A partir daí a dupla volta a trabalhar para desvendar o mistério em Aurora.

Continuo impressionada com a criatividade de Asimov na proposta de tantas inovações, principalmente considerando a época em que o livro foi escrito.

Gilberto 02/02/2023

Inesperado
Inesperado é a palavra que resume Os Robôs da Alvorada pra mim: desde a mudança pra uma forma mais prolixa de contar a história, passando por assuntos abordados ao longo do livro e chegando até a resolução do caso.

As duas últimas partes do livro foram sensacionais! Sem palavras!

É perceptível a força do tempo na escrita de Asimov nesse terceiro volume, afinal, foram anos entre este e o volume anterior.

Robôs da Alvorada tem todos os elementos que o autor trouxe nos dois primeiros volumes da série, mas com um enredo muito mais denso e com muito mais discussões a serem feitas.

Daniela 26/01/2023

O melhor dos melhores ou quase isso
O terceiro livro da série é perfeito, dá sequência a evolução dos robôs e dos terráqueos de um jeito tão sutil e termina deixando todo mundo pasmo. Mesmo na releitura eu me surpreendi. Asimov nunca erra. ?

John 24/01/2023

Não é uma mera investigação
Finalmente chegamos ao terceiro livro da série dos robôs e a um desfecho muito bem construído pelo autor.

Aqui o conflito se dá em cima de uma premissa relativamente simples, o assassinato de um robô, ou "roboticídio" como descrito no livro.
Contudo, ao aprofundar a leitura, descobrimos que não se trata de um robô qualquer e o crime em si, não é um crime qualquer e todo o processo de investigação é cheio de tensões e dilemas bastante instigantes em relação à mente e à consciência.

Tem vários clichês no meio do livro, mas nada que atrapalhe. Também um problema com alguns aspectos da personalidade do Elijah, mas isso também pode ser visto como positivo por demonstrar mais "humanidade" ao personagem por conta de seus defeitos.

A edição é muito bonita (particularmente prefiro as capas dessa edição do que a edição mais recente da Aleph) e a diagramação é bem agradável de ler.

Recomendo a leitura para todo fã de sci fi e para quem adora os temas envolvendo Inteligência Artificial e a mente humana.

Nerdvino 09/01/2023

O ápice da saga dos robôs
É impressionante o que o Bom Doutor faz nesse livro, a cada volume da saga dos robôs a série fica mais incrível. Muitas vezes rivalizando com a Fundação e em outras tantas superando-a.

Rodrigo 08/01/2023

Os robôs da alvorada
Neste terceiro livro da série dos robôs o Detetive Baley tem a impossível missão de provar a inocência de um único suspeito em um caso de "roboticídio".

A história se passa dois anos após os eventos tratados no segundo livro e dessa vez Baley, com a ajuda dos robôs Daneel e Gliskard, é colocado a prova em uma intrincada investigação interplanetária onde o destino da terra e sua reputação dependem unicamente de suas habilidades.

Mais uma vez Asimov discute questões sociais e tabus em meio a uma aventura de ficção científica.

Rafael467 05/01/2023

Leia ?Eu, robô? antes se possível
De longe o meu favorito da série robôs. O planeta Autora é tão interessante quanto Solaria (até mais) e nos permite, além de se dedicar em descobrir o mistério, apreciar uma nova cultura de uma humanidade extraterrestre.

O mistério, pelo menos pra mim, foi bem imprevisível e nos guia pra uma discussão que no final não tem muita importância?? Kkkkkk o livro nos engana e nos faz crer que tudo aquilo é o foco principal, mas não passa de distrações de algo que estava na nossa cara o tempo todo.

O final é muito lindo no padrão Asimov e me chocou de novo pois eu pensava que era algo TOTALMENTE diferente. Enfim, livrasso.
Rafael467 05/01/2023minha estante
leve comentário: eu acho que as vezes o Asimov explica um pouco a mais do que o necessário, mas nada que tenha me incomodado!

Igor 04/01/2023

"Se nós estivermos cercados por uma civilização mais interessada e mais vibrante, vamos definhar com o simples poder da comparação; nós morreremos quando percebermos o que nos tornamos e o potencial que desperdiçamos."