Os Robôs da Alvorada

Os Robôs da Alvorada Isaac Asimov

Resenhas - Os Robôs do Amanhecer

Tipo Coelhos 18/05/2016

Acabei de ler "Os robôs da Alvorada" e estou com aquela perplexidade pós livro.
Conheci Asimov em 2012, de um jeito que os fãs mais...clássicos, assim por dizer, desdenhariam: por conta do filme homônimo com a obra "Eu, robô".
Sim, eu adooorava o filme (ainda gosto!), é bem do jeitinho que eu gosto, com porrada, explosões e futurista.
Eu entendo depois de ler o livro, porque a galera detesta: não tem absolutamente NADA a ver com ele, só leva o nome e as três leis da robótica, porque de resto, é totalmente contra os princípios do Asimov que é a "demonização" assim por dizer, dos robôs.
É mais do que natural do instinto humano achar que a qualquer momento os robôs podem se virar contra a gente, tal como o monstro de Frankstein e o próprio filme, mas nada, absolutamente nada nas obras que conheço de Asimov chegam perto ou permitem essa possibilidade.

Eu, robô é um livro de nove contos que nos permite conhecer um pouco dos robôs e do funcionamento das leis da robótica. Nunca fui muito fã de contos mas estes me ganharam, me levando pra próxima leitura, que foi Fundação. A mais aclamada e talvez mais conhecida obra dele. Honestamente...não é a minha favorita, não acho que entrei no espírito da coisa e vou tentar ler novamente esse ano, pra conseguir matar a trilogia (ou sextologia?).
E então...li o "o Fim da Eternidade". Um dia faço um post exclusivo sobre este livro, mas ele se tornou o meu favorito do autor e um dos meus favoritos da vida toda. É um livro fantástico, fora de série!

E finalmente chego na série da resenha, que é a série dos robôs: Caverna de aço, O sol desvelado e enfim, Robôs da alvorada.
Não é necessário ter lido nada do Asimov antes ou ter conhecimento mais do que simples das leis da robótica (que tem atrás da capa de todos os livros)

Comprei cavernas de aço despretensiosamente esperando por um pouco mais das sensações que tive com "O fim da eternidade" e me supreendi. Aborda ooouutro tema, mas é igualmente excelente.

Cavernas de aço fala sobre Elijah Baley, um detetive terráque e seu parceiro inusitado, o robô R. Daneel Olivaw.

A história se passa em um futuro tecnológico (?) em que a terra está super populosa e os humanos não habitam mais a superfície e sim vivem embaixo da terra, em "colméias" de aço e reclusos, ao passo que o universo está em expansão, com vários planetas habitados, com culturas e populações diferentes.
A relação da terra com suas ex-colônias, os Mundos Siderais, é crítica, visto que os Siderais não aceitam mais terrestres em seus planetas, cheios de preconceitos. Para piorar, os robôs estão "roubando" os trabalhos dos humanos, que mal tem condições de sobreviver. E nessa panela de pressão acontece uma situação crítica: um Sideral é assassinado na terra.
O investigador Elijah Baley é chamado para resolver o caso e enquanto tem de lidar com a responsabilidade de descobrir quem está por trás do assassinato do Sideral, tem que aprender a lidar com seus próprios preconceitos, visto que os Siderais mandaram nada mais que um robô, o R. Daneel Olivaw, para ajudá-lo neste caso.

A relação dos dois é simplesmente fantástica. Ao passo que tem aquela coisa gostosa de detetive (eu sou mega fã de livros policiais) tem todo um universo, com leis e culturas diferentes, os robôs com suas lógicas e aquela coisa humana de lidar com os preconceitos: os que as pessoas tem para com você e os que você tem. Os diálogos são gostosos e é um livro muito fácil, tanto que este primeiro eu li em um dia, devorando absurdamente.
Para minha sorte, tão logo eu acabei, ja tinha na mão o segundo para ler:

O sol desvelado.
Este conta de novo com a parceria Elijah/Daneel mas desta vez não se passa na terra e sim em um dos mundos siderais, Solaria, onde eles tem de desvendar o mistério do assassinato de um homem em que dos suspeitos um é um robô (logo, impossível) e o outro é uma pessoa que não estava (?) na cena do crime.
Mais uma vez: a escrita de Asimov é fantástica. Ela te ganha, não é difícil de compreender com termos absurdos de robótica e vai sutilmente te ensinando tudo o que precisa ensinar, afinal de contas, para o protagonista terráqueo tudo também é novo e a história e total do ponto de vista dele.
Acabei este também em um dia e desesperada para ler a sequência, que ia demorar pra sair.

E assim que "Os robôs da alvorada saiu" eu o comprei....e deixei encostado por 6 meses. É uma loucura, eu sei. Eu estava no momento em outro clima, completamente envolvida com Game Of Thrones, e não queria não estar no clima certo para ler Asimov, que merece toda dedicação e coração, e fiz certo.
Peguei ele agora, com a cabeça fresquinha e só pra variar, não desapontou em nada.
Novamente temos Elijah e Daneel, desta vez eles vão desvendar um crime em outro planeta Sideral, Aurora e a vítima é diferente das vezes anteriores: um robô. Eles precisam descobrir quem foi o real "assassino" evitando assim que o grande roboticista que criou os robôs humaniformes (com carinha de humano , diferente daquelas latas brilhantes que conhecemos) seja injustamente acusado.
Este livro é um pouco maior que os dois anteriores e não deu pra ler em um dia rsrsrs maaaas, mantém a mesma tensão que os anteriores.
Cada vez que pegava para ler não queria parar e quase perdi minha estação algumas vezes... me peguei rindo sozinha pois os diálogos e as reações de Elijah são muito boas e depois das outras leituras, você ja está afeiçoado a ele e a Daneel. Neste livro achei que o Daneel ficou um pouco mais apagado em relação aos anteriors, e senti um pouco de falta da relação interessante dos dois, mas a relação dele para com os Siderais e o quanto Elijah mudou sua mente do primeiro para este livro é impressionante.
Ouso dizer que ja estou com saudades dele. É muito triste quando você termina uma série, sempre acha que o escritor podia ter escrito mais uns 20 livros desses e ainda ia ser pouco.

É divertido, leve, intrigante. Se você gosta de uma boa história de detetive e de robôs, não vai se decepcionar de forma alguma com a série. É uma delicia seguir a lógica e o raciocínio tanto do Elijah quanto dos robôs e é difícil não se afeiçoar a ambos.
É a combinação perfeira de ficção científica com literatura policial como nunca vi igual.
A nota é 5 de 5 favoritadíssimo e só posso dizer: leia leia leia e não vai se arrepender.

ps* Quero MUITO viver pra ter um robô! será que rola? rsrsrs

site: www.tipocoelhos13.blogspot.com.br

Ari 17/07/2020

O fardo da exploração da Galáxia.
Apesar de ser a continuação de "O Sol desvelado", 34 anos passaram-se entre os livros. Diante disso, as conexões sobre os assuntos abordados nas obras anteriores e livros correlacionados, nesse meio tempo, formam um escopo surpreendente. Ter lido sobre a robô psicologia (tarefa de Susan Calvin), e o título "As visões de Robô" fizeram todo sentido para uma maior compreensão desta obra.

Após dois anos na Terra, Baley é convocado a investigar a morte cerebral de Jander, o segundo robô humaniforme da saga, além de R.Daneel, criado por Dr. Fastolfe. A saga ganha um grande clímax, pois, além de sua postura profissional a ser zelada, Baley carrega o peso de resguardar a Terra diante de sua decadência e estagnação.

O volume é irrigado com grandes doses de questões comportamentais e filosóficas. A relação entre Baley e Gladia se intensifica e torna o livro mais voltado à condição humana. Não que seja maçante (longe disso). O dilema não se fixa somente nesse crivo, vai além, é abordado diante galáxias, compreendendo os siderais e as suas ligações com os robôs. Estas ligações são apresentadas ante o egocentrismo humano, o individualismo e a incapacidade de unir conceitos morais para uma solução conjunta.

Perante a estagnação humana frente a novos mundos a serem descobertos e povoados, estabelece-se um paradigma entre a solução do "roboticídio" e o impasse sideral. Em um atrito ferrenho entre os globalistas e os individualistas, quem irá chefiar a colonização da galáxia?

Esse é livro é um Sci-fi/romance policial como somente Azimov soube escrever.

Marivaldo.Barreto 08/07/2020

Sou suspeito para falar sobre qualquer coisa de Isaac Asimov. Assim como os outros livros da série, sua imaginação nos leva a um futuro muito interessante.

Carlos531 23/06/2020

Saudades!
Sabe quando você lê uma série de livros e, no final, você sente saudades dos personagens? Pois é, essa trilogia fez isso comigo!

Eu já conhecia o universo de Asimov, mas saber sobre personagens tão humanos, tão simples, frágeis, e com boas doses de mistério e investigação, acabam fazendo você querer mais livros, querendo saber o que acontece com os personagens depois de tudo o que passaram.

Não deixem de ler essa série, vocês vão gostar muito de cada personagem e de sua evolução com o passar do tempo, além é claro de ter um certo plot Twist no final que é incrível!

Procurem e leiam esta excelente obra!

prof.vinic 12/06/2020

Um grand finale para uma obra única!
Este ano tirei para me atualizar em Asimov, e com este aqui terminei a trilogia do detetive Baley. Neste vamos visitar o planeta mais importante dos siderais, Aurora. Segue como continuação direta do livro 2, se passando alguns anos depois. O detetive agora tem que investigar a "morte" de um robô praticamente humano (diríamos gêmeo de Daneel seu companheiro robótico nas aventuras anteriores), com esta história Asimov fecha o seu grande ciclo de histórias de robôs. Vários outros livros são citados aqui, alguns como lendas antigas (a história da Dra. Susan Calvin, de Eu Robô) e outras como hipóteses futuras (psico-história, da Fundação), e de alguma forma todas estas histórias são interligadas deixando a entender que tudo pertence ao mesmo universo.

No entanto o enredo não é o mais cativante, eu por vezes fiquei desanimado de começar a ler um capítulo por não estar tão interessado assim (sou destes que só termina de ler no final do capítulo). Para mim o melhor dos três foi o primeiro mesmo, mas o autor conseguiu dar um bom plot twiste no final que eu não consegui prever. Os detalhes do planeta e a forma como seus habitantes vivem foram explicados en passant o que me agradou mais do que no livro anterior. E por falar nisso, o prefácio é o mesmo do livro 1 e 2, escrito pelo Asimov explicando as obras, mas eu acho que mais informações seriam interessantes.

Resumo da ópera, não é o melhor livro do Asimov, mas fecha bem esta trilogia e dá um senso de continuidade ao universo do autor. Ou seja, uma leitura agradável e uma boa diversão!

Rafaela (@exlibris_sc) 11/06/2020

Rumo à um desfecho espetacular!
Assim como uma escada rumo ao paraíso, Asimov galga os degraus da excelência de forma gradativa e primorosa a cada livro da série dos Robôs (conhecida também como do Elijah Baley). Se você pensa que ficção científica é só robô, tecnologia avançada, viagem para o futuro (ou passado) e colonização espacial não poderia estar mais enganado. Aspectos culturais e sociais, intelectuais e de sexo são amplamente e muito bem abordados neste volume que consegue ser ainda melhor, mais elaborado e enriquecedor que seu antecessor O Sol Desvelado.

Não à toa o Bom Doutor demorou bons 34 anos para escrever sua continuação!

Como uma tapeçaria tecida com extrema expertise, Asimov traz referências de todo o seu universo em cada título. Em vários momentos lembrei das outras leituras do projeto #leiaasimov com menções à contos presentes em “Eu, Robô” bem como o tão falado Império Galáctico que não vejo a hora de ler mais sobre!

Neste, vamos com Baley à Aurora, o planeta líder, por assim dizer, dos Siderais que, se vocês não lembram ou não sabem, eram originalmente humanos. A sociedade auroreana é tão divergente quanto a solariana em relação à Terra de Baley e mais ainda da nossa.

Não existe diferença entre robôs e auroreanos, ao menos no papel porque na prática pequenos gestos, proibições e hábitos diferem-os claramente dos siderais. Temos a volta da melhor dupla que já vi, Elijah e Daneel, este último cada vez menos robô aos olhos do terráqueo que já o considera um amigo!

Esse é um dos aspectos mais brilhantes na série dos Robôs. Aos poucos vemos Elijah evoluindo como ser humano, se tornando alguém melhor que um terráqueo ou sideral.
Ele aprimora seu ser e elimina seus preconceitos, luta para vencer suas fobias de terráqueo e ver o povo da Terra fazendo parte da nova expansão pelas galáxias, seu método de investigação passa do “atirando para todos os lados até acertar” para um processo pensado e dedutivo que me lembrou bastante o senhor Holmes; e seu senso de certo e errado, desejo e compromisso que, apesar de discordar, fizeram todo o sentido durante a leitura.
Sem falar nas “previsões” asimovianas! Muitos dos comportamentos dos solarianos podemos ver atualmente em nossa sociedade, além das buscas para alcançar as tecnologias apresentadas no livro também se nota muitas referências no cinema, na tv e em jogos.
Poderia falar muito mais, mas digo apenas: leiam Asimov! Escolham um livro e leiam e leiam e leiam mais ainda!

site: https://www.instagram.com/p/CA34tfjDCDz/

Nícolas 24/05/2020

E nasce a psico-historia
No último livro da trilogia robôs, Asimov segue seu projeto de construir todo um universo unificando os acontecimentos da série Fundação com a série robôs. Construção essa que já havia sido iniciada no "Limites da Fundação".

Recomendo que os livros de ambas as séries sejam lindos na mesma ordem que foram escritos para proporcionar toda a experiência que o autor quis criar.

Neste livro vemos o início do que um dia será a psico-historia de Hari Seldon além de uma trama de investigação envolvente num novo planeta, Aurora, que é diferente tanto da Terra quanto de Solaria em seus costumes.

Asimov, como sempre, usa seu livro para fazer várias críticas ao estilo de vida humano.

Para quem é fã de Asimov não tem erro. Mais uma obra prima do escritor!

Kléver 22/05/2020

A alvorada de Asimov
Posso garantir que esse livro é o melhor (até o momento) da séries Robôs.

As complicações são tamanhas e a probabilidade de sucesso é mínima.

Conhecemos o mais antigo planeta sideral, Aurora.

Mais uma vez, o que mais chama a atenção são as diferenças que acercam o convívio social e, por incrível que pareça, a naturalização do sexo como um evento social.

A história começa a se desenhar e já podemos imaginar o futuro da humanidade (pelo menos os que escolherem partir das suas cavernas de aço) no espaço sideral.

Patcha 13/03/2024

Robôs salientes
Partimos para a terceira aventura do detetive futurista mais blasé da literatura. Dessa vez, num planeta ainda mais estranho que o do livro anterior e, não com a morte de um outro humano, mas de um robô.

É muito legal ver o personagem de saga evoluir. Normalmente os autores os deixam presos sempre no mesmo arquétipo, evoluindo apenas o teor da história, mas aqui o Asimov faz questão de mostrar como os casos anteriores modificaram a visão de mundo de Elijah e como ainda têm modificado.

Aqui Elijah viaja para um mundo muito mais sensível do que a Terra de sua época, com conceitos que jamais esperei de um autor da época de Asimov. Vemos, por exemplo, banheiros sem gênero. E a genialidade do autor se mostra quando o protagonista age como alguém de seu tempo, olhando com maus olhos a ideia, enquanto que os nativos daquele mundo encaram com naturalidade e batem de frente com sua visão.

O que me incomodou no livro foi o seu lado mais erótico, pois o mistério principal se relaciona intrinsecamente com uma ideia de amor proibido. A questão é que, para um autor que mal descrevia cenários ou ações, aqui nos deparamos com cenas extremamente detalhadas dessa relação.

Para alguém acostumado com a linguagem menos descritiva que o autor mantinha nas obras anteriores, pode ser um choque. No entanto, essa mudança se justifica com a construção final e as discussões que são levantadas ao redor de tal. A melhor forma de descrever a sensação de ler esse livro é ?você está vendo um filme com seus pais aos 12 anos e começa uma cena de sexo.? Por mais natural que seja, nenhum de nós sabe como agir nessas horas.

Wilson 05/02/2020

Ótimo
Mais uma peça importante para entender o universo criado por Asimov!

@biaentreleituras 18/10/2019

O detetive Elijah Baley é convocado para conduzir uma investigação em Aurora, um planeta altamente desenvolvido no qual robôs e humanos vivem em perfeita harmonia, em Aurora não há distinção entre eles e é crime qualquer ato que possa destruir ou danificar as máquinas, são tidas como seres vivos. E é justamente nesse planeta que aconteceu um crime sem precedentes, um roboticídio.

Elijah tem certa reputação nos Mundos Exteriores e é chamado para solucionar o caso, Elijah estava mesmo precisando do apoio de Aurora junto aos Siderais para que a Terra pudesse obter autorização para colonizar outros planetas e, assim, enviar naves ao espaço. No entanto, a situação da Terra pode se complicar ainda mais caso o detetive não chegue a um resultado satisfatório em sua investigação.

O dr. Han Fastolfe é um dos maiores roboticistas de todos os mundos e uma importante figura política, no assunto robôs humaniformes ele é referência e o único que possui a chave para criá-los, não tendo dividido o seu conhecimento com os demais cientistas. Fastolfe criou apenas dois robôs humaniformes, Daneel que já um conhecido de longa data do detetive e Jander, o robô que foi assassinado.

A destruição de Jander não foi mero acaso e para quem alguém pudesse conseguir realizar o bloqueio em seu cérebro seria necessário anos de prática e ainda assim não conseguiria chegar ao bloqueio que destruiu Jander, o cérebro de um robô humaniforme é tão complexo quanto o cérebro humano e Fastolfe é a única pessoa que seria capaz de confundi-lo ao ponto de seu cérebro ser danificado e destruído, mas o doutor afirma não ser o responsável pelo roboticídio ao mesmo tempo em que afirma que não há nenhum outro cientista com competência para isso.

Como provar a inocência de Fastolfe se não há ninguém mais com conhecimento suficiente para matar Jander? Elijah precisa investigar qualquer pista, por menor que seja, e descobrir quem está por trás do roboticídio. Tudo o leva a acreditar que a comunidade científica está tentando incriminar Fastolfe por ele não compartilhar seus conhecimentos, no entanto, como os cientistas seriam capazes de causar o dano irreparável em Jander se eles não entendem a complexidade do cérebro de um robô humaniforme? Será que Fastolfe, para não ferir a sua reputação, esconde que há outro cientista que possa superá-lo?

Conforme avança na investigação, Elijah descobre como era o cotidiano de Jander e se surpreende com os fins para os quais ele era usado e com os segredos que cercam os suspeitos pela sua morte. Todos têm algo a esconder e a destruição de Jander poderia trazer benefícios a muita gente. É um caso complicado, mas Elijah precisa solucioná-lo, pelo bem da Terra.

*Resenha completa lá no blog > http://bit.ly/32tN0HV

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com/

Jose R 23/03/2013

Mais um belo trabalho de Asimov.
Trabalhando com os mistérios de um mundo cheio de robos, cria um crime que faz com o detetive Elija Bailey tenha que ir àquele mundo de pessoas estranhas que detestam a humanidade do planeta Terra e seus costumes.
O leitor é posto em xeque a todo instante, se perguntando se Bailey irá desvendar o caso ou não, fato que só é revelado nas páginas finais. A revelação é tão grande e improvável que é impossível não parabenizar o escritor por mais uma obra prima.

Mitopacheco 20/02/2018

Uma ficção científica indescritível
Pretendo escrever algo curto, acabei de ler o livro e não quero que uma possível visão crítica surja (não acho que existam condições pra existência de alguma) e manche a notável impressão que ele deixou em mim, as tantas sensações e sentimentos que ele me fez ter, tudo que mais desejo é que os detalhes dessa obra fiquem guardados em minha memória pra sempre, sinto-me órfão ao acabar a trilogia dos robôs, mas recomendo à todos os curiosos leitores, e especialmente aos fãs de ficção científica, um dos melhores, se não o melhor, que já li.

etsilvio 20/01/2018

Mais uma obra incrível do Asimov
Em mais uma investigação, o policial Elijah Baley precisa ir a Aurora desvendar o caso de um robô paralisado, considerado um "roboticício", segundo as palavras do investigador. Lá ele se depara com o Dr. Fastolfe, criador deste robô, que possui características humaniformes. Junto de seu antigo parceiro Daneel (também um robô humaniforme) inicia a investigação e interrogatórios para descobrir quem teria "assassinado" o robô Jander, e quais motivos levaram a tal crime. Nesse percurso ele reencontra personagens de outrora e descobre uma trama para impedir que os terráqueos conquistem a Galáxia.