Os Robôs da Alvorada

Os Robôs da Alvorada Isaac Asimov

Resenhas - Os Robôs do Amanhecer

Wagner47 02/02/2021

Por Josafá
Desnecessariamente longo e por vezes repetitivo, Parceiro Elijah volta a campo dessa vez colocando o futuro da Terra em jogo

Assim como o antecessor, temos uma mescla muito boa de ficção científica e suspense policial, com uma linha investigativa muito bem delineada. O problema era o que não dizia respeito a isso (exceto dos traumas do protagonista), estendendo explicações já dadas e devaneios sem necessidade.

Uma revelação final muito impactante, mas tive certos poréns com ela.
Mas não esperava.

Aos leitores de Fundação, muito provavelmente ficarão felizes com as ligações entre os dois livros, mesmo que sejam espaçados por um longo período de tempo.

Christofaro 26/10/2020

A Aventura Final de Elijah Baley
O último volume da trilogia é bem mais longo que os anteriores. Por ser o caso mais complexo do detetive e seu amigo Daneel Olivaw, ás vezes, a história parece se desenvolver de forma um pouco lenta, o que é compensado por um (duplo) final eletrizante.
O grande mérito do livro é o desenvolvimento profundo dos personagens, o que não ficara tão evidente nos volumes anteriores. A luta de Baley para superar os medos primordias dos terráqueos, tão presentes no planeta sideral de Aurora, a busca de Gladia, e a relação entre humanos e robôs são os pontos altos da narrativa.
Um desfecho maduro e politizado para uma sequência de romances policiais, que torna a trilogia um grande entretenimento para qualquer amante de ficção científica.

andreiaflores 04/04/2023

Pré fundação: Um mundo de terráqueos, espaciais lutando pelo direito de colonizar outros mundos galáticos, e no fim os robôs que têm o conhecimento da "psico - história" e decidem como será o futuro da galáxia. ?

Natália Tomazeli 05/12/2021

O livro menos legal dessa série
Depois de investigar um assassinato de um humano na Terra e de outro fora da Terra, Elijah e Daneel agora precisam encarar um outro desafio: desvendar o assassinato de um robô! É assim que partem para Aurora, um dos mais importantes Mundos Exteriores.

E vamos para mais um livro de Asimov aqui no perfil! Dessa vez, o livro 3 da "Série dos Robôs" que foi uma experiência bacana, porém muito cansativa.

Nesse terceiro volume da "Série dos Robôs" Baley, o protagonista que lembro de ter odiado tanto no primeiro livro, mostra um evolução gigante! Considerando muito mais Daneel e tendo que enfrentar conflitos ainda mais complexos e profundos que envolvem política interplanetária e o destino de toda a humanidade, ele se mostra muito mais legal e interessante do que nos dois primeiros volumes. Adorei acompanhar essa evolução que foi muito bem construída pelo autor.

Mas nem tudo são flores... Enquanto eu (ainda até hoje) tenho dificuldades em definir se é o primeiro ou o segundo volume o meu favorito da série, tenho certeza de que o terceiro foi meu menos favorito. Apesar do final extremamente incrível, achei a experiência, como um todo, muito morosa e anti-clímax. Esperava mais sobre política e sobre Aurora e encontrei muito drama e muita coisa que não se pareceu em nada com o estilo que os outros dois livros vinham apresentando. Me senti realmente frustrada, achei que o número de páginas (são quase 600) nem foi tão necessário assim, já que foram preenchidas com várias cenas desinteressantes.

Sigo aguardando a publicação do quarto volume aqui no Brasil, enquanto isso, vou lendo outros livros do autor que já estão aqui!

Anny F5 23/07/2022

Ótimo
Meu favorito da série até agora, adorei temos levantados para reflexão, gostei do ritmo, e dos vários plots. Indico aos fãs de Asimov.

Fernanda2477 22/01/2021

Mais uma vez acompanhamos Elijah Baley e Daneel Olivaw em uma investigação, desta vez no planeta Aurora. Este terceiro livro tem um ótimo ritmo de leitura e, assim como os anteriores, a história nos prende e nos faz querer terminar logo para chegar ao fim do mistério. O final é surpreendente, e vai muito além do que eu imaginava. É brilhante como Asimov entrelaça a série dos robôs com Fundação. Que livro bom! Já se tornou um dos meus favoritos.

Henrique.Alves 20/09/2020

Isaac Asimov
Não precisa falar muito, esse nome já diz a qualidade da obra, uma mistura de ficção futurista , suspense policial de alta qualidade e filosofia. O livro é fantástico em todos os sentidos, principalmente a relação que faz com outras obras como eu robô e Fundação. É perfeito em todos os sentidos

Vicente 15/05/2021

Excelente
Os robôs da Alvorada é o terceiro volume da Série dos Robôs de Asimov. Esse volume mantém o mesmo tom de romance policial dos outros dois. Elijah Baley e seu parceiro robótico R Daneel investigam um crime de roboticídio em um outro planeta, onde robôs e humanos convivem em harmonia. Essa série é excelente pra quem quer começar a ler ficção científica. A linguagem é simples e a trama e o futuro imaginado pelo autor é fascinante.

Nícolas 24/05/2020

E nasce a psico-historia
No último livro da trilogia robôs, Asimov segue seu projeto de construir todo um universo unificando os acontecimentos da série Fundação com a série robôs. Construção essa que já havia sido iniciada no "Limites da Fundação".

Recomendo que os livros de ambas as séries sejam lindos na mesma ordem que foram escritos para proporcionar toda a experiência que o autor quis criar.

Neste livro vemos o início do que um dia será a psico-historia de Hari Seldon além de uma trama de investigação envolvente num novo planeta, Aurora, que é diferente tanto da Terra quanto de Solaria em seus costumes.

Asimov, como sempre, usa seu livro para fazer várias críticas ao estilo de vida humano.

Para quem é fã de Asimov não tem erro. Mais uma obra prima do escritor!

Cantiolinha 29/03/2023

Sensacional
Se pudesse dar mais de cinco estrelas, com certeza daria. Me identifiquei com a escrita do Asimov, suas histórias e a forma de contá-las, desde o primeiro contato, em Eu, Robô (que, embora não seja obrigatório, eu recomendaria ler antes dos livros de Elijah Baley), e novamente ele não decepcionou.

Apesar do livro ter 544 páginas, é uma leitura super rápida e confortável, a maneira que ele constrói seus mistérios com base nas limitações das Três Leis é interessantíssima. Nunca consegui resolver nenhum dos casos, mas nesse terceiros livro cerio que Asimov se superou.

Além da cultura, geografia e etc. de outros planetas (e a própria Terra, sendo tão diferente da que conhecemos), às quais somos apresentados nos dois primeiros livros, e também o mistério em si, nesse livro ficamos mais familiarizados à política intergaláctica. E a resolução do caso, nossa, que sabor! O livro como um todo é excelente, mas fiquei até arrepiada nas últimas vinte páginas, simplesmente amei.

Marina 14/06/2023

Pra mim o Bailey é uma versão futurista e menos arrogante do Poirot da Agatha Christie hahaha um raciocínio rápido e mordaz, adorei acompanhar esse terceiro livro da série dos Robôs. Embora conheça pessoas que acham esse o mais fraco até então (ainda falta o quarto volume), eu AMEI e DEVOREI esse livro. Chego cada dia mais na conclusão de que ficção científica é um dos meus gêneros favoritos. O livro só tem um problema de excesso de páginas, único motivo pelo qual não o considero perfeito, já que alguns diálogos e descrições se repetem e poderiam diminuir o livro em pelo menos umas 80 páginas. Mas é um livro gostoso de ler, inteligente, que, em tempos de inteligência artificial, faz pensar muito nos limites da tecnologia em detrimento do que é humano. Traz uma reflexão extremamente atual. Isaac Asimov seu lindo. Agora minha meta, depois de ler o quarto volume, é retomar a leitura de Fundação, já que só li o primeiro volume e não curti tanto na época (devo ter lido errado rs).

Emerson 29/04/2021

Excelente final para a Série dos Robôs
Neste livro, Elijah Baley, o investigador terráqueo, tenta desvendar um crime peculiar, o de roboticídio, na maior potência planetária dos mundos exteriores.

Porém, em meio a discussões filosóficas sobre temas polêmicos e tabus como sexologia, xenofobia, eugenia e tantos outros, descobre-se que até mesmo o futuro império galáctico visto na saga da Fundação pode estar sendo decidido.

Este livro trás várias referências a obras como "O Homem Bicentenário", "Eu, Robô", "As Cavernas de Aço", "O Sol Desvelado" e a trilogia da Fundação. Dessa forma, é mais prazerosa para um já fã de Asimov, apesar de poder ser entendido até mesmo por alguém que está lendo pela primeira vez (apesar de, talvez, ficar em dúvidas sobre algumas referências diretas aos casos anteriores de Baley).

100% recomendado!