Os Robôs da Alvorada

Os Robôs da Alvorada Isaac Asimov

Resenhas - Os Robôs do Amanhecer

Patcha 13/03/2024

Robôs salientes
Partimos para a terceira aventura do detetive futurista mais blasé da literatura. Dessa vez, num planeta ainda mais estranho que o do livro anterior e, não com a morte de um outro humano, mas de um robô.

É muito legal ver o personagem de saga evoluir. Normalmente os autores os deixam presos sempre no mesmo arquétipo, evoluindo apenas o teor da história, mas aqui o Asimov faz questão de mostrar como os casos anteriores modificaram a visão de mundo de Elijah e como ainda têm modificado.

Aqui Elijah viaja para um mundo muito mais sensível do que a Terra de sua época, com conceitos que jamais esperei de um autor da época de Asimov. Vemos, por exemplo, banheiros sem gênero. E a genialidade do autor se mostra quando o protagonista age como alguém de seu tempo, olhando com maus olhos a ideia, enquanto que os nativos daquele mundo encaram com naturalidade e batem de frente com sua visão.

O que me incomodou no livro foi o seu lado mais erótico, pois o mistério principal se relaciona intrinsecamente com uma ideia de amor proibido. A questão é que, para um autor que mal descrevia cenários ou ações, aqui nos deparamos com cenas extremamente detalhadas dessa relação.

Para alguém acostumado com a linguagem menos descritiva que o autor mantinha nas obras anteriores, pode ser um choque. No entanto, essa mudança se justifica com a construção final e as discussões que são levantadas ao redor de tal. A melhor forma de descrever a sensação de ler esse livro é ?você está vendo um filme com seus pais aos 12 anos e começa uma cena de sexo.? Por mais natural que seja, nenhum de nós sabe como agir nessas horas.

Tiago.Evangelista 10/03/2024

Previsível mas ainda assim inesperado
Apesar de ser o mais previsível dos desfechos da saga Elijah Baley, esse livro ainda consegue surpreender da forma como amarra a história e lança as bases para a fundação.

Jackson 26/02/2024

Mesmo sendo uma leitura maçante em alguns momentos, esse livro é responsável por interligar outras obras de Isaac Asimov, o que torna tudo ainda mais interessante. O detetive Elijah tem mais um mistério a desvendar, enfrentando seus medos e se envolvendo em novos romances, além de conhecermos um um robô que vai fazer toda diferença no final.

Bella 21/02/2024

Este livro da série chega a ser melhor que o Sol Desvelado. O final é surpreendente e não percebemos o que realmente aconteceu até o último capítulo. Me incomodou alguns trechos que considerei desnecessários quando o autor retratou mulheres. A parte do romance também não me agradou muito. Mas no geral é um ótimo livro. Asimov é um verdadeiro mestre do sci fi e é muito bom ver o universo dos seus livros se interligando, as explicações que este volume traz acerca de coisas que vão ser melhor exploradas nos livros da Fundação.

Michele Alberton 16/02/2024

Já tinha lido esse livro e acabei relé do para tentar vencer a Saga Fundação. Só digo que a Gladia é um porre e que apesar de adorar Asimov, ele é péssimo quando do se dispõe a colocar romance nos seus livros...
Pedro 16/02/2024minha estante
É impossível um gênio científico ser romântico.

Lucão 15/02/2024

Três quartos
Puta livro foda, pega tudo de bom que tem nos dois primeiros e aumenta muitas vezes para melhor.
Essa série dos robôs está sendo algo muito divertido para mim, e saber que ela faz referências as outras obras de Assimov (ainda não li trilogia do império), me deixa mais animado ainda.
O livro possui muito mais detalhes e explora muito mais a mente e as ações do personagem. Assim como nos outros dois, apenas no finalzinho do livro é que sabemos toda a verdade, que aqui, assim como no segundo, acaba sendo deixada, de certa forma, de lado na resolução dos problemas.
Leitura muito gostosa e magnífica, Assimov sempre fazendo um trabalho foda demais.

Hiego 14/02/2024

Os Robôs da Alvorada, terceiro volume da Série dos Robôs, de Isaac Asimov é uma mistura de ficção científica e romance policial. Dessa forma, ele mantém o mesmo estilo noir dos outros livros da série, considerada uma das mais populares do gênero. Lançado em 1983, este é o romance responsável por conectar todo o universo criado por Asimov

Lora_Bee 12/02/2024

Gostei bastante, finalmente a história tá fechando
Acho que é o primeiro final de livro no qual o Asimov consegue me surpreender. Gostei bastante. Eu também tô começando a gostar de como o universo dele tá se interligando aos poucos. Continuo com uma série de dúvidas sobre alguns elementos, como a explicação para alguns personagens de Fundação. Acho que isso aos poucos vai continuar me surpreendendo.

Ketlin 12/02/2024

Peça chave pra entender todo o quebra-cabeça Asimov
Seguindo com a minha maratona Asimov, finalizo a leitura do terceiro volume da Saga dos Robôs, onde acompanhamos nosso querido detetive Elijah Baley - e seu parceiro fiel, Daneel Olivaw - tentando resolver mais um complicado enigma envolvendo um roboticídio.

Dessa vez, Baley é finalmente levado a Aurora e podemos conhecer bem mais sobre o primeiro dos Mundos Siderais. Apesar de parecer uma missão impossível, todos depositam suas fichas no trabalho do detetive, entregando a ele o destino da Terra, de Aurora e, consequentemente, o da humanidade.

Ao longo de todo o livro podemos ver a evolução e a mudança de postura do Baley com relação à autoconfiança e ao enfrentamento dos seus medos, sementinhas essas que foram plantadas no volume anterior, após a viagem à Solaria.

Em Aurora, nos deparamos com um Elijah muito determinado, que apesar de não esconder suas fraquezas e inseguranças em vários momentos, jamais abriu mão de lutar para superar os obstáculos e alcançar o seu objetivo.

Por outro lado, senti que o livro entrega muito mais sobre a relação entre Baley e Gladia do que sobre a investigação em si, o que não é de todo ruim, já que com isso conseguimos conhecer e nos envolver ainda mais com os personagens.

Também senti falta de mais interação e diálogos entre Baley e Daneel, que pra mim é a cereja do bolo dessa saga. Mas a inserção do Giskard na história foi um ótimo complemento, e simpatizei muito com ele.

O autor também inclui aqui diversos conceitos que são abordados em outras obras, e acho que isso interliga muito bem todo o seu universo, fazendo com que a gente queira ler literalmente tudo o que ele escreveu.

Pra finalizar, confesso que não foi o meu favorito dos três até aqui, mas sem dúvida "Os Robôs da Alvorada" é leitura obrigatória pra quem quer conhecer a fundo o Universo Asimov ou simplesmente é fã de uma boa ficção científica.
Pedro 12/02/2024minha estante
Excelente resenha!

Ketlin 12/02/2024minha estante
Obrigada, Pedro! Passei um bom tempo de ontem pra hoje deixando as ideias mais claras pra poder escrever, mas não poderia passar em branco ?

Pedro 12/02/2024minha estante
Ficou tão boa que eu já coloquei o box no meu carrinho da Amazon. ?

Victor108 04/02/2024

Fantástico, arrastado em alguns momentos, mas com um final que conecta toda a história dos últimos livros e a história da trilogia "fundação".
Agradecimentos especiais ao R. Giskard.

Beatriz 08/01/2024

Sempre divertido
Elija Baley vai agora a Aurora para investigar o "assassinato" do robô Jader e salvar o futuro da terra e o seu próprio.
Nesse livro há uma questão racial e de xenofobia mt forte e um apelo para nos comover com os robôs e nos apegar a eles, oq faz com maestria.
Entretanto, é uma história gostosinha, divertida, mas tbm um pouco longa demais.

Evelyn.Nardino 01/01/2024

Um dos melhores de Asimov
Ultimo da trilogia dos robôs e disparado o melhor. O primeiro é bom, o segundo um pouco devagar, mas este terceiro livro supera todos e fecha com chave de outro. Complexo em varios aspectos, ele costura de forma cirurgica passado e futuro da historia geral de outros livros, plantando a semente de uma unica historia maior. Seus questionamentos as convençoes sociais como regras sao muito a frente de seu tempo. Asimov mostra com esse livro sua mente visionaria em varios níveis.

William.Almeida 28/12/2023

Os robôs da alvorada são surpreendentes
Elijah Baley, espero te reencontrar em outras histórias. Essa versão puramente humana de Sherlock Holmes.

Muito além do jogo de reputações, principalmente ego, e da exploração do universo, mas sobre o futuro da própria Terra, encontramos aqui conflitos profundos e de grande crítica.

Mais uma vez, parabéns ao bom doutor!