Os Robôs da Alvorada

Os Robôs da Alvorada Isaac Asimov

Resenhas - Os Robôs do Amanhecer

Beto | @beto_anderson 01/04/2021

Bom, mas...
Até agora foi o que eu menos gostei da série. Achei que algumas cenas se estenderam além do necessários, com descrições, falas e pensamentos que em nada contribuíram para a história. Isso me desanimava na leitura por algumas vezes. A relação dos Elijah e do Daneel teve menos enfoque desta vez. O solução do problema foi interessante e não me passou pela cabeça.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/
Paulo Carvalho 06/04/2021minha estante
Eu adorei esse livro, mas acho que, como você, senti falta de mais interações entre Baley e Daneel - que foi o que me agradou muito nos dois anteriores.

Beto | @beto_anderson 06/04/2021minha estante
Espero que isso seja mais presente no quarto livro.

Luluz 19/03/2021

Não tão inovador, mas adorei
Pra mim é uma tarefa meio difícil falar dessa série de forma de imparcial. A forma que eu me apeguei ao Elijah, com todas as facetas humana dele, a evolução dele como personagem e investigador. Apesar dos três primeiro ter sido o meu menos preferido, não que isso o torne pouco espetacular. Mas achei meio lento inicialmente, o final sempre espetacular. E acho difícil a pessoa suspeitar de quem realizou o crime (quase impossível). Obrigado Isaac por toda essa experiência, cada vez mais apaixonado por tudo e com receio de pegar o último dessas saga. Aproveitem a leitura.

Caio Timbó 24/02/2021

Um fim para uma introdução
Gostei de como ele utilizou esse romance para servir de ponto de partida de alguns conceitos utilizados em outros livros dele.

Wagner 02/02/2021

Por Josafá
Desnecessariamente longo e por vezes repetitivo, Parceiro Elijah volta a campo dessa vez colocando o futuro da Terra em jogo

Assim como o antecessor, temos uma mescla muito boa de ficção científica e suspense policial, com uma linha investigativa muito bem delineada. O problema era o que não dizia respeito a isso (exceto dos traumas do protagonista), estendendo explicações já dadas e devaneios sem necessidade.

Uma revelação final muito impactante, mas tive certos poréns com ela.
Mas não esperava.

Aos leitores de Fundação, muito provavelmente ficarão felizes com as ligações entre os dois livros, mesmo que sejam espaçados por um longo período de tempo.

Matheus 01/02/2021

Uma incrível ficção
Em linhas gerais é possível ver a tentativa do Asimov de fazer um romance, como desde o início ele pretendia. Porém, ele deu um toque especial a ele. E as questões abordadas no livro junto com a conexão com os próximos livros nesse incrível universo criado pelo autor é simplesmente apaixonante. Genial.

Lucas.Macedo 29/01/2021

Lógica
O mistério e a resolução seguem a receita clássica do Asimov, que parte ele usou nos outros da série de Robôs e parte nos livros de Fundação, então, talvez o enredo em si não seja nada tão extraordinário

Por outro lado, o mundo que ele concebe é *sempre* extraordinário, o modo em que tudo é muito lógico e racional é extremamente atraente e, principalmente, esse livro tem a missão de começar a amarrar a história da Terra, desde Eu, Robô, até Fundação e o Império Galáctico.

Mistérios envolvendo as três leis da robótica são sempre quebra-cabeças de lógica, e esse é o ponto forte da série e de qualquer outro conto de Robôs que o Asimov escreveu

Romulo 28/01/2021

Excelente!
Dos três primeiros livros, achei o melhor. Discussões mais aprofundadas, muitos detalhes de Aurora e um final eletrizante!
Baley é o cara!
Agora esperar a Editora Aleph lançar o quarto e último volume!

Fêe 22/01/2021

Mais uma vez acompanhamos Elijah Baley e Daneel Olivaw em uma investigação, desta vez no planeta Aurora. Este terceiro livro tem um ótimo ritmo de leitura e, assim como os anteriores, a história nos prende e nos faz querer terminar logo para chegar ao fim do mistério. O final é surpreendente, e vai muito além do que eu imaginava. É brilhante como Asimov entrelaça a série dos robôs com Fundação. Que livro bom! Já se tornou um dos meus favoritos.

Laísa 18/01/2021

O livro tem um começo difícil e personagens que chegam a te tirar do sério de tão irritantes, mas no fundo até mesmo a prepotência dos personagens é algo muito bem pensado por Asimov. É mais uma vez um livro com muitas camadas, assim como os anteriores da série, porém o autor eleva a complexidade do crime e dos problemas políticos a um nível absurdo, sendo recheado de momentos em que quando você acha que entendeu algo, o autor faz uma volta e te mostra que na verdade não entendeu nada hahah. Enfim, não chega a ser meu favorito da série robôs mas ainda sim é um dos melhores livros que já li.
PS.: o final pelo amor de deus por mais que eu esperasse um envolvimento daquela personagem JAMAIS passou algo como aquilo pela minha cabeça, o Bom Doutor realmente era um escritor impecável.

João Victor 12/01/2021

Entrou pros favoritos da vida!
Terminar essa "trilogia" foi, sem sombra de dúvidas, uma experiência que vai me marcar pro resto da vida. Acompanhar todo o crescimento e evolução de Elijah Biley em relação a suas opiniões e seus relacionamentos, principalmente com Daneel, é algo muuuuuito bom de acompanhar. O jeito que Asimov mostra como o ambiente possui uma influência enorme sobre o indivíduo, desde hábitos simples aos mais complexos, foi o que mais me surpreendeu em toda a história e está muito presente nesse livro tbm. Me emocionei bastante com o "final" e espero muito que a Aleph publique Robôs e o Império logo.

Marcio 09/01/2021

A terra é o verdadeiro Mundo da Alvorada
Mas uma vez, ou seja pela terceira vez pois o livro é o terceiro da série dos robôs, e não perdeu em nada para os volumes anteriores, não perdeu o ritmo e nem a linha. O legal nesse número Isaac faz link claros e outros sutis nos seus trabalhos anteriores e também prepara alguns pontos para série fundação. A história em si um romance policial continua como os anteriores surpreendendo a cada página santo reviravoltas na história e na nossa mente.

Cesar 04/01/2021

Suspense do início ao fim
Já seria difícil desvendar um caso tão misterioso em sua terra natal. Imagine num mundo totalmente desconhecido? Essa é a missão do detetive Elijah Baley neste terceiro livro da série robôs de Asimov. Difícil imaginar um final tão criativo... Fica a dica para esta excelente leitura!