Os Robôs da Alvorada

Os Robôs da Alvorada Isaac Asimov

Resenhas - Os Robôs do Amanhecer

Aline221 24/10/2023

O livro que menos gostei da saga
Diferente dos outros dois livros da saga, achei esse um pouco lento, o que deixou alguns momentos cansativos de ler (Esses dois fatores fizeram com que eu demorasse dois meses para ler o livro). Também não gostei muito da volta de uma personagem. Achei que o foco de investigação foi deixado de lado e se destacou mais questões filosóficas e sociais. Senti também falta de mais momentos com os robôs, mas, tirando esses detalhes, teve momentos interessantes na história, principalmente perto do final. A conclusão do caso foi satisfatória e o final teve um plot twist bem interessante.

Elvis 20/10/2023

A despedida da duplinha
Cara, não teve a despedida do Elijah com o Daneel, que crueldade.

Este livro acaba o ciclo de parceria entre a duplinha, já que o próximo irá se passar dois séculos depois. Mas é inevitável como essa saga cresce de um livro pro outro, claro que isso se deve a diferença de anos de uma publicação a outra, e o desenvolvimento científico e de escrita que ele passou durante as fases da sua vida.

Quando li que os livros da década de 80 dele eram os melhores eu não imaginava que o salto seria tão grande. Nesse livro ele aprofundou ainda mais o quesito sociológico dos mundos e suas diferenças.

Tive surpresas altamente positivas, primeiro que na minha concepção ele melhorou o desenvolvimento de personagens femininas (talvez seja o ponto fraco da sua obra), mas gosto como ele as escreve sempre com personalidades muito fortes e nada dóceis. Além desse aspecto, fiquei chocado de ler um livro dele que desenvolvesse tão abertamente o quesito de gênero e sexualidade dentro de uma obra de ficção científica da época. Como os livros as vezes partem do ponto de vista pessoal dos autores, prefiro acreditar que ele não era um homem atrasado e ignorante em relação a esses assuntos intrínsecos ao ser humano e a sociedade.

Também tive uma supresa negativa. Definitivamente não gostei como ele desenvolveu o romance, principalmente por se tratar de um laço extraconjugal, que em nenhum momento o esposo teve o mínimo de decência de pensar e respeitar a própria família (apesar de não ser tão incomum na realidade), contudo acho que os trechos românticos do Asimov poderiam ter sido anulados do processo de escrita kkk.

Por fim, muito ansioso pra terminar a saga e me despedir dos robôs queridos dessa estória s2.

Cristiane 30/09/2023

O melhor livro da série
Apesar de sentir que o Asimov segue uma fórmula para essa série, ?Os robôs da alvorada? foi o meu favorito até agora.

O ponto alto da história são as interações de Elijah com Daniel, e com os novo personagem robô, Giskard (que já virou meu favorito).

Gostei de como as histórias contadas em ?Eu, robô? são mencionadas.

Mesmo com a investigação de um mistério em andamento, o ponto principal do livro são as discussões envolvendo o futuro da terra, exploração do espaço e as origens da fundação de um império galáctico (outra série do autor).

?A própria terra é o verdadeiro mundo da Alvorada?

Italo.Lima 26/09/2023

Eu observo tudo.
Como sempre diálogos incríveis e refletivos, e um mistério que te faz pensar do começo ao fim, cada dialogo você fica querendo descobrir quem é o assassino, e uma resolução surpreendente como nos anteriores, em ordem meus preferidos são cavernas de aço, robôs da alvorada e o sol desvelado, porém nem tudo são flores rsrs, na verdade a única coisa que me incomodou foi algo que é gosto, esse livro é maior que os outros mais não tem conteúdo é cheio te descrições que não acrescentam em nada na história, em certa horas até te afastando, por exemplo, tem paginas só falando de banheiro, enfim, gosto pessoal, e também acreditando que esse seja a ultima aventura do baley, achei que o final final, poderia ter contado mais sobre ele.

Marcelo.Castro 18/09/2023

Um final empolgante para um começo maçante
O terceiro livro da série dos robôs tem um começo bastante chato, que exige muito a paciência do leitor. É quase impossível não antipatizar com Baley, suas atitudes e seu meio de agir. As prolixas explicações dos sentimentos e sensações dos personagens tornam a história extremamente arrastada. Mas, felizmente, pouco antes da metade do livro temos uma virada de chave e a história ganha em dinamismo e ação. Reviravoltas e acontecimentos inesperados se sucedem de forma rápida e culminam com um final extremamente empolgante e inesperado (eu pelo menos não consegui antever a solução para o mistério). Um bom livro, que exige um pouco de empenho do leitor, mas o recompensa no final. E para quem acompanhou a saga do Império, essencial para se construir uma visão completa do eventos narrados. Recomendo.

Tuler 27/08/2023

Extraordinário
Que livro sensacional, leitura empolgante e divertida. Faltam adjetivos para descrever tamanha capacidade de raciocínio e de escrita do Isaac Asimov, meu autor preferido sem sombra de dúvidas, leiam por favor!

Victor 19/08/2023

O MELHOR LIVRO DA SAGA ROBÔS
Para minha pessoa, que foi capaz de ler a série de Asimov de trás para frente, ler "Os robôs da alvorada" foi sem dúvida a melhor das experiências no fechamento dos últimos capítulos. Tudo se explica agora de maneira coerente e animadora, a excitação de ler o livro se tornou constante no final, a ponto de eu quase chorar.

Asimov é o escritor ABSOLUTO de ficção científica, agradeço muito a Aleph por ter me proposto essa oportunidade de ler uma obra tão boa.

Com isso, fechamos diretamente a série "Robôs" e agora começaremos a série "Império" ou talvez tenhamos de ler os livros paralelos a série "Robôs".

Por causa de um constructo Gaia prevalecerá. Obrigado Giskard, meu rapaz.
Adamastor Portucaldo 19/08/2023minha estante
Asimov
Arthur Clarke
Robert Heinlein

juliannerib 05/08/2023

Até agora meu preferido da série
Tô adorando a amizade Elijah e Daniel, assim como tô adorando Giskard.
O final me surpreendeu. Nunca vejo o que pode acontecer rs.
Ansiosa pelas próximas histórias.

Luiza 26/07/2023

Final no nível da trilogia
Sempre é uma expectativa o final de uma trilogia, ainda mais como essa, mas o autor não decepciona. Já se passaram meses que terminei de ler e ainda me pego fazendo alusões à obra, Asimov realmente estava muito à frente do seu tempo.
Khai zr 30/07/2023minha estante
Mas são quatro livros, o último é "Robôs e império", que dizem ser incrível aliás.

Roberto.Vasconcelos 16/07/2023

Por Josafá!!!!
Que livro maravilhoso!!!
Cara o final é absurdo de bom e MDS , pega vc de surpresa total mas os detalhes tão ali o tempo todo e vc não percebe.
Os robôs do asimov são incríveis e roubam todo o brilho , e Giskard foi uma inclusão perfeita e se tornou meu robô favorito do asimov.
A história fica bem mais cheia de detalhes e referências a outras obras do asimov que vão interligando tudo, e cara ... Giskard é muito foda!
Conseguiu superar o anterior de forma arrebatadora e me deixou grandes expectativas pro próximo.

Caty 09/07/2023

Sensacional
Isaac Asimov segue sendo meu autor favorito de Ficção Cientifica e esse livro é um dos motivos. Eu simplesmente li a segunda metade desse livro todo em 1 dia e não casei. A leitura é fluida e surpreendente até o final, nunca sei o que esperar pq as regras do novo mundo são diferentes e a gnt aprende elas junto com o detetive. Apesar de não concordar com o "romance Bailey e Gladia", ele faz sentido para história. Pra mim, não ficaram pontas soltas e tudo foi muito interessante de ler e descobrir com o passar do tempo. Adoro a relação de Bailey e Daniel, mas também foi fascinante conhecer os outros personagens, todos muito distintos um do outro.