Repim, o teninte

Repim, o teninte Farrel Kautely

Resenhas - Repim, o teninte

Ruth Roland 10/12/2020

Divertido
Peguei esse livro por acaso, nessas promos de e-books grátis da Amazon, e qual não foi minha surpresa... Num momento onde não estava indo muito bem nas leituras, essa história foi leve e super divertida.
Tiago, estudante de Biblioteconomia, começa a trabalhar na biblioteca Raveliana, com um supervisor osso duro, e ainda por cima, o fantasma de um famoso escritor, Repim de Azevedo, passa a perseguí-lo o tempo inteiro para que o estudante faça o que aquele quer, o pobre acaba internado como louco por isso.
A história vai se desenrolar e Tiago precisar achar um jeito de se livrar de Repim, que na verdade é um teninte, tipo de fantasma que o próprio Repim criou, e que está ligado a algum objeto pessoal de quando era vivo... E assim, as coisas vão acontecendo. No final das contas Tiago se livrar de Repim. Será mesmo?! Hehe
Enfim, foi uma boa leitura, bem descontraída. E flui bem.

Mandy do @blogsobrealeitura 22/09/2019

Diferente e divertido!
Tiago é um estudante na reta final do curso de Biblioteconomia quando consegue um emprego noturno de repositor de livros em uma biblioteca.

Desbancando vários concorrentes e deixando alguns até com inveja, Tiago está muito feliz de ter conseguido um emprego.

Até que em uma bela noite, depois da biblioteca receber como herança de um falecido autor, pessua coleção pessoal de livros redigidos por ele, a biblioteca fica sem luz e Tiago se depara com o teninte do autor tão claro e vívido que antes de saber como os livros foram parar ali acredita que o autor está vivo e tenha aparecido lá no meio da noite sem autorização do bibliotecário.

Mas precisamos saber o que é um teninte, certo? Eduardo Repim de Azevedo é o teninte. Ele, como autor, criou essa denominação de fantasma quando ainda estava em vida e acredita ter virado um após a morte. Ele diz que teninte nada mais é que um fantasma ligado a um objeto pessoal, que no caso dele são seus próprios livros.

Farrel Kautely nos leva de volta à Bela Vértice, cidade já conhecida por mim em Minúscula Pulga para trazer um livro de comédia divertidíssimo.

O bibliotecário é um velho rabugento, sarcástico e que muitas vezes beira o absurdo para conseguir o que quer.

Tiago, o jovem repositor de livros sofre na mão do teninte Eduardo de tal forma que chega beirar à loucura e as pessoas não acreditam nas palavras dele ao dizer que ele vê o fantasma do autor e questionam sua sanidade. Até seus pais duvidam dele já que somente ele pode ver o teninte.

Eduardo, o autor, é detestável, mas suas cenas com Tiago rendem boas risadas. Ele é exigente, reclamão, egocêntrico, mentiroso, um belo de um sacana cobrando favores de Tiago para deixá-lo em paz.

Enfim, devo dizer que Farrel mais uma vez me surpreendeu trazendo um enredo leve e diferente de tudo que já li. Vale muito a pena conferir!

Postado originalmente em www.sobrealeitura.com

Fran 17/10/2019

IG @rassumido
Tiago foi contratado pela Biblioteca Raveliana para fazer devolução de livros quando ela fechasse a noite. Trabalhar nesse horário seria perfeito para o jovem estudante de biblioteconomia, se não fosse a experiência que ele iria passar. Além das visitas para lá de estranhas do seu gerente Michelangelo, ele também começou a ser visitado pelo autor dos últimos livros doados ao acervo.
Você acredita em fantasmas? Tiago também não acreditava, mas o apego do autor as suas obras fez com ele "atormentasse" Tiago e o obrigasse a finalizar seu livro inacabado, com a promessa de deixá-lo em paz depois.
Depois de "Minúscula Pulga", fui presenteada com Repim, uma história fascinante e para lá de sensacional. Estou impressionada na maneira como o autor trata a história e nos tramite todas as emoções, angústias e medos dos personagens. Arrepiante nem tanto, mas bem divertido. Apesar de ter um enredo curto, entra com certeza, para o meu rol de favoritos. Super recomendo!