Coração Indomável

Coração Indomável Sheila Guedes

Resenhas - Coração Indomável

Steh18 17/04/2021

Uma história de época no Brasil
Recentemente dediquei algumas horinhas a conhecer o trabalho da autora Sheila Guedes. Na realidade, eu estava em busca de romances de época que saíssem do cenário inglês e viesse para o Brasil. Por que embora não tenham sido tão cheios de pompa como a família real inglesa, também tivemos nobres nessa terrinha.

Eu acho de uma coragem enorme escrever um romance num cenário tão complicado como o brasileiro naquele período do império.

A questão dos Índios sendo dizimados, além dos escravizados trazidos da África e tudo mais. Não é, DE FATO, um cenário nem um pouco bonito e apaixonante. Todavia a autora criou personagens encantadores, uma narrativa leve na medida do possível e foi uma leitura muito bacana.

Eu não conhecia a autora, foi meu primeiro contato com suas obras. Estou curiosa para conhecer as demais, mas aproveito e deixo aqui mais essa indicação.
Lívia 05/03/2022minha estante
Leia ?O amor nos tempos do ouro?, acho que vai gostar

Lívia 05/03/2022minha estante
Eu li e amei

Priscila 18/06/2021

Recomendo para quem gosta de Romances históricos
Eu decidi ler porque se passa em um período que não vemos em muitos livros, os personagens são envolventes, mas confesso que estou ansiosa para os próximos livros onde acredito que os personagens serão mais interessantes.
Simone 18/06/2021minha estante
Me interessou...?

Priscila 20/06/2021minha estante
Vale a pena..

Isabella.Wenderros 06/07/2021

Devorei!
Em meados do século 17, a Igreja Católica decidiu que era necessário povoar a Colônia brasileira, além de fortalecer o domínio cristão numa terra que acabara de ser colonizada. Assim, decidiram enviar jovens órfãs para se casarem com os portugueses que viviam nas terras além-mar. Os noivos custeariam as despesas da viagem, elas não seriam mais um problema para as casas de misericórdia em Portugal e criariam lares religiosos para suas famílias.

Elisa perdeu os pais ainda na infância e passou sua juventude entre conventos. Sem nenhum parente ou dote que garantisse sua segurança, sabia que seu futuro era incerto. Quando chega à Corte uma solicitação para que algumas donzelas sejam enviadas para o Brasil, ela está entre as escolhidas. Se casar com um desconhecido em uma terra estranha não é seu desejo, mas não existem outras opções. Assim, a protagonista embarca numa viagem perigosa que a levará para um lugar completamente diferente de tudo o que conhece e descobre que seu destino pode ser melhor do que jamais imaginou.

Felipe é filho de portugueses e vive uma vida incerta: nunca fica muito tempo no mesmo lugar, está sempre embrenhado no sertão em busca de ouro. Quando recebe a incumbência de ir até o porto buscar algumas jovens que serão casadas com homens da região, aceita a tarefa contra sua vontade, mas parte. Assim que chega e encontra o grupo de mulheres, uma se destaca e chama sua atenção. A atração surge de maneira instantânea, mas ele sabe que não existe chance de proximidade. Entretanto, no meio da viagem algo ocorre e os dois saem em busca de uma pessoa raptada. É assim, em meio ao mato, sujeira e perigo, que um amor floresce e o destino mostra que tem as rédeas da situação.

Entrei nessa leitura sem grandes expectativas e já no começo percebi que seria difícil parar. Sheila conseguiu prender minha atenção do início ao fim, me transportou para um Brasil pós-colonização onde a tensão entre os nativos e os portugueses estava em ebulição e criou um romance que me encantou. A pronta atração entre os protagonistas foi tão intensa que eu consegui sentir através das páginas, foi do jeito que gosto e não me pareceu forçado.

Elisa é uma personagem forte, que sempre sonhou em ter a liberdade de tomar suas próprias decisões, mas nunca teve essa chance. Sua beleza foi o que chamou a atenção de Felipe, mas sua coragem e resiliência foram os fatores que fincaram raízes no coração daquele homem, que ao perceber esses traços, incentivou que ela continuasse assim e não tentou modificar suas características mais marcantes. Além de valorizar as qualidades na jovem, também fazia algo raro: respeitava os povos que já estavam ali antes que qualquer Europeu pisasse naquelas terras, apesar de ter um passado repleto de violência quando se tratava dos índios. Nas páginas finais, fiquei angustiada e com medo de que a nova felicidade dos dois fosse destruída e que, mais uma vez, a moça fosse tratada como um objeto para ser vendida a quem pagasse mais.

Fui positivamente surpreendida, me envolvi com o romance, gostei dos personagens e não consegui parar até terminar. Já estou com o próximo livro da trilogia no Kindle e mal posso esperar para conhecer ainda mais Catharina.
e ele tinha o coração indomável, o verso é repetido 84 vezes kkkkkkk

ela *

Isabella.Wenderros 07/07/2021minha estante
Meu Deus, sim! Essa frase poderia ter sido dita só uma vez ?

KKKKKKKKKKKK

Regina 26/03/2023

Mais do mesmo
Gosto muito de romance de época. Escolhi este por se passar no Brasil, mas confesso que a história não me envolveu. Foi mais do mesmo. Apesar de a autora tentar trazer traços da cultura brasileira, dos nativos, e retratar a época das entradas e bandeiras, o início da pecuária, as fazendas de cana de açúcar, a personagem principal não me cativou, o romance principal foi bem "morninho" e não houve nenhum evento que me prendesse.

giu 30/07/2021

romance colonial
casal fofo, curtinho e nacional? tudo que amo!

Apesar de ser um clichê no romance de época tem todo o diferencial por ser passar no Brasil Colônia. Assim, com bandeirantes, jesuítas, indígenas e recém chegados na Terra Nova a história fica muito mais interessante??

Eu amei a protagonista: leitora, super independente e sonhadora?

??só esperava mais do plot e que fosse mais slow??

Importante ressaltar: bandeirante bonzinho só o Filipe, okay? o resto foi genocida

Helenapessoa 20/12/2020

Nacional bem brasileiro
Coração indomável é um romance de época *nacional* (o que eu acho muito legal) que se passa no Brasil de 1600 (pelo o que me recordo de acordo com a estória).

Eu particularmente não sou muito fã de romance, ainda mais de época, mas esse me chamou atenção pelo seu contexto histórico, citando os bandeirantes, índios, a época do "branqueamento" do Brasil, etc.

Eu adorei a narrativa da autora, é muito rápida e fluida. Um livro muito gostoso para se ler em uma tarde (como eu fiz kkk).

Acho uma ótima recomendação para quem gosta do gênero. O romance é bem abordado assim como a interpretação da miscigenação em nosso país.

Anaille.Oliveira 06/04/2021

Um romance no Brasil imperial
Elisa, uma órfã, que vive em casas de misericórdia em Portugal,sem muitas oportunidades de escolha é enviada para o Brasil com um casamento já prometido. Mas eis que as coisas mudam ao chegar nas terras brasileiras e então se depara com Felipe, as trocas de olhares já acontecem nos primeiros capítulos e o romance está lançado.

Karin Cristine 07/05/2023

Perfeito!!!
? Mas se a vida lhe der uma oportunidade de ser feliz, agarre-a com unhas e dentes?

? O livro coração indomável, conta a história de Elisa que veio de Portugal para o Brasil, pra se casar com um desconhecido, até sua amiga ser rapidad@ por um nativo, e ela é Felipe vão tentar encontrar ela com vida, o que era difícil naquela época porque existia muitos índios canibais. Até que um lindo amor surge entre os dois, sendo que um não conta ao outro o que sente.

? O amor desses dois é de alma, lindo, puro, intenso e claro eu AMEIIIII demais o final!!!!

? A escrita é super fluida e muito gostoso de lê, promete muitos suspiros e coração quentinho e algumas vezes um pouquinho de medo do que está por vir. A moça é forte e indomável!!!

? Clarooooo que super recomendo!!!!!

? Ameiii conhecer um pouquinho da história do Brasil, o livro te prende muito, a ponto de não querer largar, e sim eu degustei cada pedacinho dele.

? É um livro que te faz acreditar que amor verdade existe sim, um dia vou encontrar o meu kkkkk te faz refletir em como era naquela época. Ameiii demais a leitura.

? Meu coração indomável finalmente encontrou o seu lugar no mundo.

? A conexão que se estabelece entre nós dois, é algo que transcende o espaço e o tempo.

? Escute sei coração, Elisa, ele sempre será o melhor juiz de todos. Os olhos por vezes nos enganam, mas o coração jamais!

? A moça parece ser feita de fibra de bambu. Enverga, mas não quebra com facilidade.

Jeh Xavier @dramatica.literaria 09/07/2020

"Sempre soube que a felicidade não é algo a ser alcançado. Não é um pote de ouro no final do arco-íris que você deve arduamente tentar encontrar. E se fosse, dificilmente eu encontraria."

Elisa era apenas uma criança quando ficou órfã, sem ninguém no mundo ela vive de caridade nos conventos de Lisboa. Agora com 19 anos ela não teve escolha senão aceitar se casar com um homem que não conhece e ir para as terras brasileiras.

Elisa e mais outras garotas foram compradas para se casarem com fidalgos portugueses com o intuito de povoar a colônia brasileira. Mesmo não gostando nada disso Elisa não tem outra alternativa e embarca para as terras desconhecidas.

Chegando lá ela se depara com uma terra com costumes diferentes dos seus e povoada de índios. É nessa nova terra que Elisa conhece Felipe, um homem atraente que logo chama a atenção dela.

Felipe é um desbravador dos sertões, um homem justo e honesto, á muito tempo ele foi um bandeirante, mas não concordou com a violência que o grupo cometia contra os índios e o hoje ele desbrava as terras em busca de ouro. Quando ele vai buscar um grupo de noivas vindas do além mar ele não imaginava que uma delas lhe chamaria tanta a atenção e nem que se encantaria tanto com aquela mulher de coração indomável.

"Seus traços delicados escondem uma força interior enorme."

Que livro maravilhoso, eu estou encantada com essa história, Elisa é uma mulher forte, corajosa e tudo que ela mais quer é ser livre para fazer suas próprias escolhas e Felipe que homem é esse, eu estou completamente apaixonada, temos aqui mais um crush literário na minha lista, um homem íntegro, amoroso e que reconhece e admira a força que sua amada tem, ele sabe respeitar Elisa e seu amor por ele é algo que nos toca. Como eu torci por esses dois, não só por eles mas também pela felicidade de uma amiga da Elisa que encontrou o amor onde menos se esperava.

Uma história de amor que se passa no Brasil colonial, Sheila fez uma ambientação incrível para essa história e eu já estou ansiosa para conhecer a proxima personagem dessa série de mulheres do Brasil.

@estantenuminosa 14/01/2021

Autora nacional
Nunca imaginei que leria um romance de época no Brasil colonial e já fiquei intrigada logo que soube dessa autora. Acabei decidindo que seria a primeira leitura do ano e acertei demais. Li super rápido e adorei a história da Elisa. Queria muito saber a história por trás das outras personagens do livro e com certeza lerei a continuação logo.

Andressa.Mikaely 16/04/2021

Adorei!!! Não sou muito de romances de época mas esse eu adorei. A escrita da autora é super gostosa, os personagens cativantes e claro, se passa no Brasil colonial, é muito interessante ver isso em um livro de romance!
A única coisa que senti falta foi de mais diálogos entre Elisa e Felipe mas fora isso, o livro é incrível! Recomendo ??

Nanda 23/07/2022

Morno
No começo, estava gostando bastante e me vi bem interessada na história. Só que do meio em diante ficou meio sem graça. Pode ser que eu esteja em um mau momento para apreciar esta leitura e, esteja soando meio amarga, mas achei meio água de chuchu.?

Joyce.Silva 06/09/2021

Elisa
Foi interessante conhecer uma mulher tão forte como a Elisa, apesar de todo sofrimento e com um futuro incerto ela encontra o amor em um lugar tão difícil como o Brasil colônia. E foi muito bom ver a interação das três damas que fazem parte do Box Mulheres do Brasil.

Lunað 27/02/2022

Não me cativou!
O livro se passa no Brasil colonial e tem muitos elementos históricos. Mesmo eu amando romances de época, a escrita e os protagonistas não me envolveram, faltou desenvolvimento das suas personalidades e seus diálogos eram sem sentido. Fiquei decepcionada, esperava mais

Nanda 14/03/2021

Amei
No início parece só mais um romance, mas com o desenrolar da história, se ver que é além disso. Tudo é muito bem descrito, os sentimentos, ter dois pontos de vistas faz a gente querer enlouquecer as vezes.
Incrível, cheio de reviravoltas e descobertas novas. Eu amei!!!