Coração Indomável

Coração Indomável Sheila Guedes

Resenhas - Coração Indomável

Helenapessoa 20/12/2020

Nacional bem brasileiro
Coração indomável é um romance de época *nacional* (o que eu acho muito legal) que se passa no Brasil de 1600 (pelo o que me recordo de acordo com a estória).

Eu particularmente não sou muito fã de romance, ainda mais de época, mas esse me chamou atenção pelo seu contexto histórico, citando os bandeirantes, índios, a época do "branqueamento" do Brasil, etc.

Eu adorei a narrativa da autora, é muito rápida e fluida. Um livro muito gostoso para se ler em uma tarde (como eu fiz kkk).

Acho uma ótima recomendação para quem gosta do gênero. O romance é bem abordado assim como a interpretação da miscigenação em nosso país.

Jeh Xavier @dramatica.literaria 09/07/2020

"Sempre soube que a felicidade não é algo a ser alcançado. Não é um pote de ouro no final do arco-íris que você deve arduamente tentar encontrar. E se fosse, dificilmente eu encontraria."

Elisa era apenas uma criança quando ficou órfã, sem ninguém no mundo ela vive de caridade nos conventos de Lisboa. Agora com 19 anos ela não teve escolha senão aceitar se casar com um homem que não conhece e ir para as terras brasileiras.

Elisa e mais outras garotas foram compradas para se casarem com fidalgos portugueses com o intuito de povoar a colônia brasileira. Mesmo não gostando nada disso Elisa não tem outra alternativa e embarca para as terras desconhecidas.

Chegando lá ela se depara com uma terra com costumes diferentes dos seus e povoada de índios. É nessa nova terra que Elisa conhece Felipe, um homem atraente que logo chama a atenção dela.

Felipe é um desbravador dos sertões, um homem justo e honesto, á muito tempo ele foi um bandeirante, mas não concordou com a violência que o grupo cometia contra os índios e o hoje ele desbrava as terras em busca de ouro. Quando ele vai buscar um grupo de noivas vindas do além mar ele não imaginava que uma delas lhe chamaria tanta a atenção e nem que se encantaria tanto com aquela mulher de coração indomável.

"Seus traços delicados escondem uma força interior enorme."

Que livro maravilhoso, eu estou encantada com essa história, Elisa é uma mulher forte, corajosa e tudo que ela mais quer é ser livre para fazer suas próprias escolhas e Felipe que homem é esse, eu estou completamente apaixonada, temos aqui mais um crush literário na minha lista, um homem íntegro, amoroso e que reconhece e admira a força que sua amada tem, ele sabe respeitar Elisa e seu amor por ele é algo que nos toca. Como eu torci por esses dois, não só por eles mas também pela felicidade de uma amiga da Elisa que encontrou o amor onde menos se esperava.

Uma história de amor que se passa no Brasil colonial, Sheila fez uma ambientação incrível para essa história e eu já estou ansiosa para conhecer a proxima personagem dessa série de mulheres do Brasil.

Juliana.Kathlen 14/01/2021

Autora nacional
Nunca imaginei que leria um romance de época no Brasil colonial e já fiquei intrigada logo que soube dessa autora. Acabei decidindo que seria a primeira leitura do ano e acertei demais. Li super rápido e adorei a história da Elisa. Queria muito saber a história por trás das outras personagens do livro e com certeza lerei a continuação logo.

Tâmara Moya 26/09/2020

Coração indomável é o primeiro livro da Série Mulheres do Brasil e é ambientado no Brasil colonial. É um livro que te prende do ínicio ao fim da leitura. A narrativa é feita em primeira pessoa, e os capítulos são narrados pelos personagens principais de forma intercalada. Entre mineradores, Bandeirantes, jesuítas, índios e escravos conhecemos a história de Elisa e Felipe. Elisa é uma mulher forte e corajosa e que deseja ser livre para fazer suas próprias escolhas. Felipe é um homem apaixonante, gentil, justo, honesto e amoroso. É impossível não torcer pelo casal. Um leitura sensível, que aborda perdas, recomeços, esperança e a força da mulher. A escrita da Sheila é fluída e muito envolvente! Amei a leitura e recomendo muito.

Dayane.Franca 19/09/2020

Livro fofo
Um livro que deixa um quentinho no coração. Gostei muito da ambientação, da parte histórica e principalmente dos personagens. Não da vontade de parar de ler. Pra quem gosta de romance clichê é uma excelente leitura.

Reh Souza 05/01/2021

Simplesmente perfeito! Encatantada estou com a escrita da Sheila Guedes ??

@leiturasdamiih 18/08/2020

Romance no Brasil colonial
Uma história repleta de aventuras, com personagens peculiares e fortes, cada um à sua maneira. ?
Escrito em 1 pessoa, intercalando os capítulos entre os personagens Elisa e Felipe. É uma leitura fluida e sensível.
Nos traz um pouco da história do Brasil colonial.?
Mineradores, Bandeirantes, jesuítas, índios, todos fazem parte dessa estória incrível.
Gostei muito do desfecho e já pretendo ler em breve a continuação da série "Mulheres do Brasil"

Mars Henrique 08/10/2020

Resenha do Mars
Oiê queridões, tudo bem com vocês? Hoje trago a resenha do livro Coração Indomável da autora Sheila Guedes, leitura realizada por mediação do Clube Literário Fer Avellar.
Em Coração Indomável conhecemos Elisa, uma jovem Portuguesa que está sendo enviada, junto com outras meninas, para o Brasil com o propósito de "desposar" fidalgos portugueses que vivem no além-mar.
Porém, o que nenhuma das moças imaginava era que essa terra de ninguém era pior do que imaginavam, já que não tinham ideia o que o futuro reservará para elas.
Além das moças portuguesas conhecemos Felipe, que é um desbravador do sertão, ele sai em meio ao serão procurando elementos preciosos. Logo que troca olhares com Elisa surge algo dentro de seu ser, porém ele não sabe ao certo o que é, até que alguns acontecimentos fazem com que os dois se aproximem, mas ela, uma moça pura, será que irá cair nos braços de Felipe?
Esse foi meu primeiro contato com a escrita da autora e confesso que super me encantei, consegui ler esse livro em poucos dias de tão fluido que a leitura é. A história consegue prender o leitor a partir de alguns acontecimentos que não quero mencionar para não dá spoilers, então a partir do desenvolvimento o que queremos é chegar ao final, porém não querendo que o fim chegue.
Um romance de época que se passa no Brasil Colonial, uma novidade pra mim que eu simplesmente adorei. O melhor que a autora é historiadora então coloca na obra vários elementos históricos mesmo, o que enriquece a narrativa.
Eu super indico esse livro, foi uma leitura incrível que vale a pena ler.
Um grande abraço, espero que tenham gostado da resenha de hoje.

site: https://www.instagram.com/p/CFx6_GEDLrh/

Cristiane.Rocumback 18/08/2020

Leitura rápida, romance leve
Ótima leitura para quem quer um romance com pano de fundo em solo brasileiro. A trama se passa no ano de 1674, quando moças de Lisboa são negociadas em casamento e enviadas para os futuros maridos no Brasil. Uma dessas moças é Elisa, que já tem um passado difícil de perdas e não tem esperança de felicidade.
Durante o trajeto da praia até a Vila onde serão recebidas, uma das garotas some e Elisa se oferece para ir encontrar a moça junto a Felipe, o moço que ficou responsável de levar toda comitiva em segurança. E aí a trama fica mais complexa, já que esses dois não podem negar que há atração demais entre eles...

mara sop 25/10/2020

Surpreendente e viciante
Coração Indomável, da Sheila Guedes, conta a história de uma jovem orfã que vivia em um convento e é enviada para o Brasil junto com outras moças para casarem com homens que nunca viram na vida.

Esse livro tem um background histórico pouquíssimo conhecido, mas no final do século XVI, o Padre Manoel da Nóbrega enviou uma carta à coroa portuguesa pedindo que enviassem mulheres brancas para o Brasil, orfãs e mulheres de má fama (prostitutas), para casarem com os colonizadores, que estavam vivendo em pecado com as índias, iniciando uma mestiçagem que não era aceitável para a Igreja. Então, Catarina da Áustria, enviou um grupo de jovens que ficaram conhecidas como as Orfãs da Rainha. Algo raramente mencionado quando se fala de história do Brasil e que eu só fui descobrir quando assisti Desmundo, uma adaptação do livro de Ana Miranda, um filme forte, cruel e brutal. Mas vamos voltar à Coração Indomável!

Agora que vocês conhecem o panorama histórico, bora falar do livro!

Em Coração Indomável, temos a história de Elisa, a única orfã de seu grupo que não teve escolha ao ter um casamento arranjado numa terra distante. Era isso ou ser jogada para mendigar nas ruas de Lisboa. Porém, embora ela tivesse "aceitado" seu destino, Elisa ainda relutava com a ideia de se casar com um desconhecido. Chegando ao Brasil, o grupo de orfãs é escoltado pelo jovem Felipe, mas durante o trajeto pela mata rumo a vila de São Paulo de Piratininga, um índio sequestra uma das moças, deixando a madre que acompanha o grupo sem saber o que dizer para o noivo da jovem. Então, após deixar as jovens nas mãos do padre da vila, Fernão e Elisa voltam para a mata em busca de Catharina, a jovem sequestrada.

Esse livro me pegou totalmente de surpresa, pois eu esperava que a história de Elisa seria a adaptação dela à nova vida em local totalmente primitivo com homens rudes. Como ela seria tratada pelo noivo/marido e como ela conseguiria se livrar dessa vida para viver com quem realmente amava, Felipe. Mas não! Elisa se aventura pelas matas, passando por todas as adversidades de forma impressionante, mesmo ferida e exausta de uma viagem de navio precária e incerta. O sentimento que vai surgindo entre ela e Fernão é latente desde que se conhecem, porém os dois resistem a ele duramente. Felipe por achar que não poderia dar uma vida digna para ela, e ela por achar que ele jamais se casaria com ela, uma moça sem dote que agora estava totalmente à deriva, já que seu noivo havia cansado de esperar a chegada no navio e desistido dela, deixando a moça "sem dono", algo que não lhe dava local nenhum na sociedade em questão. Com a madre e o padre se esmerando em arrumar um novo marido para ela, Elisa não tem a menor ideia do que aconteceria com ela quando essa aventura acabasse.

Coração Indomável é um livro que vai agradar tanto os fãs de romances histórico quanto de época, porque ele é muito bem embasado historicamente, retratando a vida desses primeiros europeus no Brasil, além de nos deixar muito bem ambientado com as descrições dos locais por onde Elisa passa. Consegui visualizar totalmente e me sentir lá. E ao mesmo tempo em que o livro tem essa crueza da época, aliado à presença de alguns personagens históricos conhecidos e que viraram nome de rodovia, rsrs, a história também tem uma leveza gostosa enquanto o amor entre o casal vai surgindo, ali pequenininho, mais como curiosidade, até se transformar naquele amor que faz com que a gente sonhe e fique com o coração quentinho.

A história é tão gostosa e instigante que me fez devorar o livro em um momento que mal tenho conseguido ler nada por problemas de saúde (alguém cancele 2020, por favor!) e esse livro caiu como uma luva, era exatamente o que eu estava precisando, me deixando ávida pelo segundo livro da série, que contará a história da jovem sequestrada. Então eu super recomendo pra quem está com dificuldade pra ler e precisa de um livro que aguce a curiosidade do por vir de um jeito que faça com que a gente simplesmente precise chegar logo no final.

site: https://www.facebook.com/romanceshistoricos/posts/2694839884066308

Marina Mafra 13/10/2019

Livro pra devorar!
O romance já ganharia o meu coração por seu encanto e sensibilidade, mas somar o cenário do Brasil Colonial foi de tirar o fôlego. A escrita é envolvente e direta. Impossível de largar até terminar. Ansiosa pelo próximo.

Taize @viagemliteral 06/02/2020

null
Aos amantes de romances de época aconselho não pensar duas vezes antes de procurar por esse livro, e aos que não são tão adeptos como eu, esperem só até lê-lo.
"Coração Indomável" é de fato uma história avassaladora!

No século XVII, a peste tirou de Elisa tudo que tinha: seu lar e sua família!
Ainda criança, passou a viver nos conventos e nas casas de misericórdia de Lisboa. Tal situação nunca fez de sua vida fácil, mas, viver a mercê de pessoas boas e ruins a transformou em uma jovem forte e destemida, que sempre ansiou por ser livre, mesmo sabendo que seu destino talvez fosse a prisão de um casamento sem amor e devoção.

Afim de povoar a terra esquecida no além-mar, a Igreja Católica junto a fidalgos portugueses, trouxe para o Brasil órfãs, que sem o direito de escolha, foram obrigadas a partir para uma nova vida, desconhecida e injusta. E em meio a elas, desembarcou Elisa, sem família e sem posses.

?"Não tenho a mínima ideia do que me espera no além-mar. Não tenho medo de morrer. O que me aterroriza é me tornar alguém sem personalidade. Sei que é desajuizado pensar assim. Mas, se meu espírito morresse subjugado por alguém, o que me sobraria? Nada."

Diante de uma sociedade ainda em construção, Elisa terá que enfrentar não apenas índios e bandeirantes, mas também travará uma batalha entre seu coração e o livre desbravador do sertão.

Nesse livro é apresentado um enredo rico em detalhes. Uma história que se passa na época em que o Brasil ainda estava em construção, é algo que nos faz viajar além das páginas.
Veremos uma história triste, de perdas, dores, de ânsia por liberdade; Mas também somos agraciados com a força e a benevolência, com a vontade e a busca, com o amor e a devoção.
Acompanhar todo o percurso que Elisa traçou, todos os percalços que enfrentou e mesmo assim mantendo sua cabeça erguida, é algo que emociona e cativa. Sem dúvidas sua força e coragem é uma inspiração para todos nós leitores.

?"Aprendi com a convivência com os nativos daqui, que os pássaros só cantam quanto estão em liberdade. O piar deles quando são aprisionados, não é um canto, mas sim um lamento."

Bi Faria 08/03/2020

Capa maravilhosa! E foi uma leitura com fortes emoções, vidas modificadas sem autorização pelos desejos dos outros, uma terra desconhecida e um grande amor. É favorito de 2019!
Elisa perdeu seus pais e irmã para a peste em Lisboa no século XVII, se viu sozinha sem nenhum parente vivo. De convento em convento, em casas para trabalhar, até ser comprada por um fidalgo português para casar-se.
A igreja católica intervinha na negociação, e as órfãs embarcam para terras que nem imaginam existir.
A viagem é longa, não há muito o que comer, mas ao desembarcarem não imaginavam encontrar somente florestas.
Elisa logo repara no homem rústico que as recebem, e ele também não não tira os olhos delas. Mas não têm tempo para isso, pois elas descobrem que terão que andar muito até chegarem à igreja local.
A irmã Matilde que as acompanha está muito cansada, então elas param para dormir.
O que ninguém esperava, é que Catharina, uma das moças, seria capturada.
Elas ficam preocupadas, mas precisam chegar ao local para saberem como achariam a moça.
O assombro ao chegarem é nítido, Elisa logo fica sabendo que seu futuro marido não a esperou, e ela não sabe o que seria do seu futuro.
Sempre desejou ser livre para tomar suas próprias decisões, e ao informar que iria com Felipe, o homem que as recebeu, procurar por Catharina, ele já sabia que estava perdido.
Por caminhos tortuosos, mata fechada, Elisa vê a beleza do lugar, fica sabendo sobre os Tupi, os bandeirantes e se encanta por Felipe, mas seu futuro ainda é incerto.
Felipe se apaixona por essa mulher forte e destemida. E ao encontrarem Catharina não imaginavam encontrar a cena a sua frente, eles não sabem o que fazer.
Retornam sem a moça e Elisa tem uma notícia que a deixa muito triste, Fernão Dias, um homem sem escrúpulos, pagou por suas dúvidas e vai se casar com ela.
Felipe sente o mundo ruir ao seus pés, pois isso não pode acontecer .

A autora com uma escrita fluída nos apresenta um Brasil entre bandeirantes, índios e uma civilização em construção. Vidas de mulheres sendo comandadas e um amor inesperado. A escravidão dos índios e a forma como lhes é imposta outra cultura.

Luciana Galvão 25/04/2020

Lindo
Elisa é jovem, porém já sofreu muito, é forte e determinada a realizar seu sonho ser livre e feliz, ledo engano que no Brasil será diferente.
Dom Felipe fica fascinado com tudo, e sabe que Elisa será a sua perdição, um homem honrado e íntegro.
Um livro intenso, cheio de aventuras, onde aborda perdas e recomeços, o livro te prende do início ao fim com um enredo cativante e você se vê torcendo para um final feliz, gostei muito.

Paloma Rizzon @wingardiumlivros 30/06/2020

Resenha - Coração Indomável @wingardiumlivros
Ameeeei poder acompanhar esse casal e suas descobertas! Eu devorava o livro querendo saber o que iria acontecer, mas também triste por estar chegando rápido ao fim.

Narrado em primeira pessoa, intercalando os capítulos no ponto de vista do casal, eu me envolvi nessa história de amor. Eu sou suspeita pra falar, mas um bom romance sempre fisga meu coração.

O único ponto negativo foram algumas falas que eu senti que os dois falavam coisas parecidas em alguns momentos, e a indecisão da Elisa também me irritava as vezes, mas isso é totalmente compreensível considerando o contexto em que esse casal esta inserido.

Amei o mocinho, super gentil e prestativo e achei que eles tem muita química e são lindos juntos! Já quero mais.

site: https://wingardiumlivros.blogspot.com/