Coração Indomável

@donzelaobscura 08/01/2024

Simplesmente amei!
Lido em e-book pelo Kindle Unlimited
?Nota: 5/5 +??

Tive a oportunidade de conhecer a Sheila na Bienal de Pernambuco de 2023 e a partir daí vi que precisava conhecer seus livros!

A peste assolou a Europa no século XVII o que levou a vida dos pais de Elisa, que se viu abandonada e vivendo da caridade das casas de misericórdia e conventos de Lisboa.
A igreja católica com o intuito de repovoar o Brasil, mandou buscar órfãs para se carasem com os fidalgos e Elisa era uma delas.
É um romance histórico muito bem escrito e ambientado. Elisa é uma mulher forte e destemida, o que podemos perceber no decorrer da leitura.
Sheila soube com mestria conduzir a história e seus conflitos. Me fez se apaixonar pelos personagens. O livro destaca-se pela profundidade dos personagens e pela escrita fluida da Autora, o que me proporcionou uma experiência muito agradável. É uma obra que mergulha nos dilemas de Elisa de maneira sensível e envolvente. Me peguei muitas vezes querendo abraçá-la e dizer que vai ficar tudo bem.
Indico muito a leitura pra quem gosta do gênero!
Pretendo ler os outros livros em breve.

Carolina 06/01/2024

?? E afinal, quem se importa? ? Eu me importo! Maldição!?
As recomendações da Paola Aleksandra sempre dão certo, que saudades que eu estava de ler romances de época, voltei a minha fase.
O meu interesse nesse livro começou depois de ver a recomendação da Paola e fui procurar mais detalhes, né? Recebi um romance de época bom (uma trilogia!), que se passa no Brasil e pra ajudar em meio à tempos do processo de ?embranquecimento? do país, foi tudo novo, nunca tinha visto um livro que tinha esse momento como pano de fundo e nossa, a escrita da Sheila é um ponto a mais.
O livro conta a história da Elisa e do Felipe, o encontro dos dois já desperta uma chama de curiosidade em ambos. A Elisa veio de Portugal para se casar com um ?nobre? (aquele sistema que as meninas brancas vinham para o Brasil, casavam-se com um nobre branco e tentariam popular o Brasil com a população branca) e o Felipe foi o responsável por levar ela e as outras meninas que vieram também se casar, para a vila onde seriam redistribuídas.
O que ninguém esperava era que logo no início da jornada uma das moças fosse ser sequestrada por um nativo. É aí que a busca por ela começa, obviamente quem se coloca a procura é Felipe e Elisa o acompanha, tanto para poder ajudar a encontrar a amiga, quanto para preservar a sua honra dependendo da maneira que ela fosse encontrada.
No meio dessa jornada o desejo entre os dois cresce e eles acabam ficando mais conectados do que já estavam antes.
Como o encontro daquela moça que fugiu é papo de outro livro, só dá pra dizer que os dois foram e voltaram mais conectados e com muita confusão nas costas.
O que eles mais tem são desencontros, nunca vi um casal que se desencontrou tanto (principalmente no final pro meu desespero), mas eles passam por umas coisas muito boas, as provas de amor, tudo maravilhoso.
A escrita foi maravilhosa, a autora preferiu utilizar de uma linguagem mais clara e bem menos complicada do que a usada na época e isso é um toque a mais, depois que comecei a ler, não consegui parar!

Tacia7 12/12/2023

Clássico
Coração Indomável, primeiro livro da série Mulheres do Brasil, de Sheila Guedes, é com certeza, um clássico da nossa Literatura Nacional. Como aprendi e reaprendi a nossa história do Brasil tão lindamente e profundamente! A história se passa no Brasil colonial. Com isso, a Sheyla consegue transportarmos a essa época, em um enredo rico com detalhes bem descritos. Desde dos costumes, como em fatos históricos. A história de amor dos personagem principais, Elisa e Felipe é muito bem construída, e vai além de um romance clichê. Os dialetos da língua Tupi citados em toda a narrativa, só sublima mais o enredo. Importante ressaltar, que a autora não romantiza o que de fato aconteceu aos índios com a colonização exploratória e vergonhosa dos portugueses no Brasil, como também, não deixa de expor como os Bandeirantes contribuíram para esse horror, nem o outro lado da catequização dos jesuítas. A leitura super fluída, que me prendeu do começo ao fim. Super indico esse livro. Lindas e merecidas cinco estrelas!

Pê Santos (@semanariol) 23/10/2023

Um pouquinho dos primórdios do Brasil
Eu queria muito conhecer a escrita da Sheila. Tinha certeza que iria amar os livros dela porque ela não só escreve o meu gênero favorito, como também é formada em história e isso trás todo um diferencial ao descrever o Brasil nos seus primeiros anos após o início da colonização.

Dentre as três mulheres abordadas na série, a história da Elisa é a que menos me fascinou, mas não deixa de ser importante. Ela chegou em um país completamente novo, com uma mão na frente e a outra atrás, com um noivo que ao menos de importava se ela chegaria viva e só tinha a cara e a coragem para lidar com todos os desafios que viriam.

Eu adorei a maneira que a Sheila retratou os costumes, as pessoas e as decisões. A Elisa e o Felipe são um casal que apesar dos perrengues, tem o desenvolvimento mais tranquilo e com menos impedimentos para ficarem juntos.

Lê Rocha 06/06/2023

Inovador no romance de época
Eu como historiadora, e leitora voraz de romances de época e históricos, fico encantada de ver um livro desse gênero trazendo o Brasil como palco e nossa história como pano de fundo.

Amo os romances ambientados na nobreza inglesa, mas há um mundo gigantesco a ser explorado, e por que não o Brasil?

Vamos valorizar nossos escritores e a nossa história, que juntos criam a magia para todo leitor!

Meus parabéns e agradecimentos a autora!

Jezinha 27/05/2023

Amei a diversidade e a escrita da Sheila
Catharina e Aracaê foram destinados a ficar juntos. Só tem um pequeno detalhe que pode impedir que o destino se cumpra: ela está noiva de um nobre português que ela nunca viu antes na vida e ele é um nativo indígena, visto pelos karaíbas como selvagem.

A relação de Catharina e Aracaê começa com nosso herói sequestrando a mocinha mas é impossível nutrir algum ódio por esse personagem, ele é a imagem da gentileza, do cuidado, da paciência, tolerância e do amor e Catharina com o tempo percebe isso nesse homem tão diferente mas tão especial.

A história de amor deles enfrenta muitos desafios e supera tudo porque vemos que se trata de um encontro de almas.
Ao se tornar Atiaia, Catharina não aceita apenas Aracaê mas todo o seu povo e seu modo de vida. E impossível não se emocionar ao longo dessas páginas com a cumplicidade e compreensão entre esse casal. Eles sequer precisam de palavras para se entender, basta um olhar, um gesto.

Meu coração está profundamente quentinho e digo que já quero ler os outros livros dessa série que traz mulheres fortes, guerreiras e à frente do seu tempo.

Karin Cristine 07/05/2023

Perfeito!!!
? Mas se a vida lhe der uma oportunidade de ser feliz, agarre-a com unhas e dentes?

? O livro coração indomável, conta a história de Elisa que veio de Portugal para o Brasil, pra se casar com um desconhecido, até sua amiga ser rapidad@ por um nativo, e ela é Felipe vão tentar encontrar ela com vida, o que era difícil naquela época porque existia muitos índios canibais. Até que um lindo amor surge entre os dois, sendo que um não conta ao outro o que sente.

? O amor desses dois é de alma, lindo, puro, intenso e claro eu AMEIIIII demais o final!!!!

? A escrita é super fluida e muito gostoso de lê, promete muitos suspiros e coração quentinho e algumas vezes um pouquinho de medo do que está por vir. A moça é forte e indomável!!!

? Clarooooo que super recomendo!!!!!

? Ameiii conhecer um pouquinho da história do Brasil, o livro te prende muito, a ponto de não querer largar, e sim eu degustei cada pedacinho dele.

? É um livro que te faz acreditar que amor verdade existe sim, um dia vou encontrar o meu kkkkk te faz refletir em como era naquela época. Ameiii demais a leitura.

? Meu coração indomável finalmente encontrou o seu lugar no mundo.

? A conexão que se estabelece entre nós dois, é algo que transcende o espaço e o tempo.

? Escute sei coração, Elisa, ele sempre será o melhor juiz de todos. Os olhos por vezes nos enganam, mas o coração jamais!

? A moça parece ser feita de fibra de bambu. Enverga, mas não quebra com facilidade.

Regina 26/03/2023

Mais do mesmo
Gosto muito de romance de época. Escolhi este por se passar no Brasil, mas confesso que a história não me envolveu. Foi mais do mesmo. Apesar de a autora tentar trazer traços da cultura brasileira, dos nativos, e retratar a época das entradas e bandeiras, o início da pecuária, as fazendas de cana de açúcar, a personagem principal não me cativou, o romance principal foi bem "morninho" e não houve nenhum evento que me prendesse.

Camila 01/02/2023

Uma queda...
Sim, foi assim que me senti lendo essa história. Me senti numa queda sem fim, porque foram tantos desencontros e emoções que desenrolaram nessa história, que me senti numa queda livre sem onde agarrar a não ser na esperança de um final feliz... Que uffa! A autora me deu kkkkk
Lindo, simplesmente linda a história!
Impressionante como essa autora consegue nos transportar pra dentro da história, imaginei de forma tão clara eu andando pelas trilhas e matagal do nosso Brasil colonial. E o amor...
Foi tocante e visceral, pude sentir a paixão do casal, como se estivesse vivendo isso e não como um simples telespectador.
Me senti estar apaixonada, sem estar. Eu amei isso!
Tirando o fato dos ensinamentos que esse livro implicitamente trouxe e que me fizeram repensar em muitos aspectos da minha vida, como o direito de escolha, sem inibições ou coaçoes, apenas o livre direito de escolher o caminho para a felicidade.

Eu amei a experiência dessa leitura! Obrigada Sheila, por escreve-la. ?

Naine 01/12/2022

Recomendo
Amei muito, todo cenário que retrata sobre o Brasil daquela época a química do casal perfeito, a escrita da Sheila não tem como largar muito bom

Michelle.Oliveira 14/09/2022

Romance no Brasil colonial
Um livro gostosinho de ler, com um casal envolvendo e um pano de fundo que até então foi minha primeira experiência.
Gostei da história envolver nomes de personagens que de fato existiram, sem contar na pesquisa que acredito muito que ela tenha feito, o pano de fundo não estava ali só por está.
Como bem tudo é perfeito, na minha opinião achei as falas um pouco trucada, não me pareceu uma interação natural entre personagens.
Odiei o termo enterrar nas cenas sexual. Quase enfartei de tanto rir imaginando ele enterrando o Piu Piu morto na xota dela.
Enfim, foi uma ótima experiência, fiquei curiosa com a história de outras personagens que aparece.

Nanda 23/07/2022

Morno
No começo, estava gostando bastante e me vi bem interessada na história. Só que do meio em diante ficou meio sem graça. Pode ser que eu esteja em um mau momento para apreciar esta leitura e, esteja soando meio amarga, mas achei meio água de chuchu.?

Regiane @agentejaleu 20/07/2022

Linda história.
O livro é muito bem escrito, é ambientado no Brasil de 1674 no início da história , com cenários que muita gente tantos anos depois conhece, como o Porto de Santos, foi muito legal a leitura. O casal de protagonistas são ótimos, Elisa que veio de Portugal para casar com um fidalgo português, era isso ou viver nas ruas de Portugal , e Felipe desbravador do sertão, tiveram suas vidas cruzadas e mudadas pra sempre. O livro é o primeiro de uma trilogia é com certeza quero ler os outros.

Milena964 30/06/2022

Recomendo
Este foi meu primeiro romance histórico, e eu simplesmente achei muito legal.
Confesso durante tive dois sentimentos, no começo tive uma pequena dificuldade com a fluidez da leitura mais com o decorrer dos capítulos foi ficando mais fácil.
Eu amei os personagens e como eles foram construídos. Temos uma mulher forte e descida, mais que não deixa de ser delicada, que tem medo e receoso e que deseja ser amada .. E Felipe será este homem que irá ajudar com que Elisa tenha mais confiança e que será seu companheiro e não dono, como ela imaginava.

Lili 29/06/2022

Amei!!
Fugindo um pouquinho dos clichês, é ambientado no Brasil Colonial, o que o torna diferente.
Traz uma leve crítica social para a realidade da época.
É um bom livro e com ótimos personagens. Muito leve de ser lido e deixa o coração quentinho.