A república

A república Platão

Resenhas - A república

@pedro.h1709 05/01/2024

A República
A República de Platão é uma obra que traz ainda muitas reflexões sobre os dias de hoje, sobre os princípios morais da sociedade e sobre as maneiras de fazer política.

É muito diferente, no entanto, o Sócrates relatado em A República e aquele descrito em Fedro, Mênon e o Banquete, por exemplo. Nestes últimos, o filósofo busca, através do diálogo com seus interlocutores, alcançar uma verdade sobre o que se investiga partindo da percepção e interpretação de mundo e da sociedade daqueles com quem conversa. Já na República, ainda que a formatação do texto permaneça na forma de diálogos, Sócrates é protagonista na condução de sua investigação, creditando vários pressupostos como verdadeiros, para então ampliar as consequências de suas proposições; parece que o filósofo apresenta crenças de senso comum da tradição do povo grego para alcançar suas ideias finais. Esta foi minha percepção dos textos, e posso estar enganado.

De maneira geral, o tema principal do qual parte este título é a discussão sobre os malefícios e benefícios da justiça e da injustiça, partindo para a construção de uma cidade ideal, a qual não pode ser alcançada senão pela razão; chega à discussão sobre as formas de governo, o Timocrático, o Oligárquico, o Democrático e por fim a Tirania, sendo nesta ordem maior o nível de degradação de gestão da cidade assim como da qualidade de seus cidadãos. Platão, através da figura de Sócrates apresenta ainda a concepção do verdadeiro filósofo, através da alegoria da caverna, e discursa sobre o seu dever de voltar à caverna levando luz aos seus concidadãos; e por fim fala sobre a imortalidade da alma, sobre os favores dos deuses, sobre a vida pós morte e sobre o livre-arbítrio das almas.

Ler esse texto me teouxe a vontade de revisitar outros textos de Platão, que certamente consultarei em breve.